Processando...

Prova de Direito Processual Civil 16 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Direito Processual Civil 16 - Questões e Simulados

📚 Simulado Direito Processual Civil gratuito | cód.668

Cada questão é um passo rumo à aprovação. Bora treinar Direito Processual Civil? 🏆

 

🔗 Veja mais simulados de Direito Processual Civil

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar Direito Processual Civil e conquistar a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado de Direito Processual Civil foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado de Direito Processual Civil e saia na frente na sua preparação!


📚 Questões de Direito Processual Civil

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões de Direito Processual Civil


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube sobre a disciplina Direito Processual Civil. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Direito Processual Civil


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais atualizados de Direito Processual Civil.

Ver apostilas de Direito Processual Civil


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#4665
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa correta.

  • a) No procedimento ordinário, o réu, ao contestar, apresentará o rol de testemunhas e, se requerer perícia, formulará quesitos, podendo indicar assistente técnico.
  • b) No procedimento sumário não são admissíveis a ação declaratória incidental e a intervenção de terceiros, salvo a assistência, o recurso de terceiro prejudicado e a intervenção fundada em contrato de seguro.
  • c) Verificando o juiz que a petição inicial não preenche os requisitos exigidos por lei, ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor a emende, ou a complete, no prazo de cinco dias.
  • d) Ao réu, ao contestar, cabe manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petição inicial, presumindo- se verdadeiros os fatos não impugnados, ainda que apresentados pelo órgão do Ministério Público.
  • e) A contestação e a reconvenção serão oferecidas simultaneamente, em peças autônomas, e, assim como a exceção, serão processadas em apenso aos autos principais.
#4666
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

João ingressou com ação tratando de direitos indisponíveis em face de Maria e Antonio. Maria contestou o feito e Antonio deixou passar em branco o prazo para responder à ação. Diante disso, indique a alternativa correta.

  • a) Antonio se tornou revel, situação processual que afeta a resposta apresentada por Maria.
  • b) Antonio se tornou revel, reputando-se verdadeiros os fatos afirmados por João.
  • c) Antonio, como revel, não poderá mais intervir no processo, correndo os prazos independentemente de intimação.
  • d) Caso a ação fosse proposta somente em face de Antonio, sua revelia não permitiria a alteração do pedido inicial, ainda que se proceda nova citação.
  • e) A revelia de Antonio não reputa verdadeiros os fatos afirmados por João, por se tratar de discussão de direitos indisponíveis.
#4667
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

Nas ações de procedimento ordinário, é possível a cumulação de pedidos por parte do autor em sua inicial. Diante dessa informação, assinale a alternativa correta.

  • a) lícito formular mais de um pedido em ordem sucessiva, escolhendo o juiz conhecer pela ordem que julgar mais adequada.
  • b) permitida a cumulação, num único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, ainda que entre eles não haja conexão.
  • c) A admissibilidade da cumulação dos pedidos não importa que tenha competência para conhecer deles o mesmo juízo.
  • d) Os pedidos cumulados não necessitam ser compatíveis entre si, contudo, devem estar adequados ao mesmo procedimento.
  • e) A cumulação dependerá de anuência do réu, que pode ser tácita ou explicitamente impugnada na contestação.
#4668
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

Havendo falecimento da parte, durante o prazo de interposição de recurso de apelação,

  • a) não implicará nenhuma suspensão ou interrupção, por haver advogado constituído nos autos.
  • b) não implicará suspensão ou interrupção, a não ser que se trate do falecimento do advogado da parte.
  • c) implicará a interrupção do feito, até que seja nomeado inventariante da parte falecida, que assumirá o feito.
  • d) será o prazo restituído em proveito do herdeiro ou do sucessor, contra quem correrá o prazo restante depois de sua intimação.
  • e) será o prazo restituído em proveito do herdeiro ou do sucessor, contra quem começará a correr o prazo por inteiro depois da intimação.
#4669
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Em determinada ação, o juiz proferiu um despacho com conteúdo decisório. Inconformada, uma das partes requereu a reconsideração da decisão, contudo, o juiz não modificou sua deliberação. A parte impetrou então agravo de instrumento referindo-se a essa nova decisão e daí contando seu prazo. Em razão desses fatos, aponte a alternativa correta.

  • a) Antes de apresentar agravo de instrumento, a parte deveria ter impetrado agravo retido, pois é o único modo que permite ao juiz retratar-se da decisão anteriormente proferida.
  • b) O pedido de reconsideração não interrompe nem suspende o prazo para interposição de agravo de instrumento, que deve ser contado a partir do primeiro ato.
  • c) As decisões proferidas são independentes, ainda que se refiram à solução de um mesmo pedido, razão pela qual caberá interposição de recurso em face do segundo despacho.
  • d) As decisões não comportam nenhum tipo de inconformismo, visto que o poder decisório do juiz independe da vontade das partes, diante do princípio da imparcialidade e condução da causa.
  • e) Não poderá o juiz reconsiderar sua decisão, caso seja interlocutória, haja vista que poderá gerar o inconformismo da outra parte litigante no feito, que perderá seu direito de recorrer do primeiro despacho.
#4670
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Conforme o artigo 143 do Código de Processo Civil, incumbe ao oficial de justiça

  • a) designar pessoa para efetuar as citações, prisões, penhoras, arrestos.
  • b) realizar diligências, sempre na presença de testemunhas.
  • c) entregar o mandado em cartório no prazo de até 15 (quinze) dias após seu cumprimento.
  • d) executar as ordens do juiz a que estiver subordinado.
  • e) redigir, em forma legal, os ofícios, mandados e cartas precatórias.
#4671
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Assinale a afirmação correta sobre a disciplina das medidas cautelares prevista no Código de Processo Civil.

  • a) Só em casos excepcionais, expressamente autorizados por lei, determinará o Juiz medidas cautelares sem a audiência das partes.
  • b) Não pode o Juiz determinar que o requerente preste caução real ou fidejussória de ressarcir eventuais danos sofridos pelo requerido.
  • c) Cabe à parte propor a ação no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data do deferimento da medida cautelar.
  • d) Cessa a eficácia da medida cautelar, se não for executada dentro de 15 (quinze) dias contados da data de seu deferimento.
  • e) O requerente do procedimento cautelar sempre responde ao requerido pelo prejuízo que lhe causar a execução da medida.
#4672
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 8 - 

Assinale a afirmação correta quanto à forma dos atos processuais, disciplinada no Código de Processo Civil.

  • a) Quando se tratar de processo eletrônico, eventuais contradições na transcrição poderão ser suscitadas por escrito no prazo de 5 (cinco) dias.
  • b) Os processos que dizem respeito a casamento, divórcio, filiação, alimentos e guarda de menores correrão em segredo de justiça.
  • c) Pode o terceiro que demonstrar interesse jurídico requerer ao Juiz cópia do processo que tramita em segredo de justiça.
  • d) Não se admite a juntada aos autos de documento redigido em língua estrangeira.
  • e) Os atos processuais, via de regra, dependem de forma determinada em lei, reputando-se inválidos quando realizados de outro modo.
#4673
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Assinale a alternativa que apresenta incumbência própria do escrivão nos termos do Código de Processo Civil.

  • a) Realizar diligências, sempre na presença de três testemunhas.
  • b) Numerar e rubricar todas as folhas dos autos processuais.
  • c) Entregar em cartório o mandado, logo depois de cumprido.
  • d) Guardar e conservar os bens arrestados ou seqüestrados.
  • e) Efetuar avaliações dos bens penhorados ou arrecadados.
#4674
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 10 - 

Quanto ao que estabelece o Código de Processo Civil acerca dos deveres das partes e seus procuradores no processo, assinale a opção correta.

  • a) Os honorários advocatícios em favor do vencedor serão fixados, na sentença, consoante apreciação equitativa do juiz.
  • b) Será considerada litigante de má-fé a parte que produzir provas desnecessárias à defesa do seu direito.
  • c) Se o advogado empregar expressões injuriosas em petição interposta, o juiz mandará desentranhá-la dos autos.
  • d) As despesas a que se sujeita o vencido a pagar ao vencedor abrangem tão somente as custas dos atos do processo.
  • e) Se o juiz determinar de ofício a realização de um ato processual, caberá ao autor da ação adiantar as despesas.
#4675
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

A respeito da nulidade dos atos processuais, assinale a opção correta.

  • a) Quando a lei prescrever determinada forma para a prática do ato, sob pena de nulidade, a decretação não poderá ser requerida pela parte que causou o vício processual.
  • b) Se a lei prescrever determinada forma para a realização de um ato processual, o juiz deverá considerar válido o ato se, realizado de outro modo, for alcançada a finalidade.
  • c) Anulado um ato processual, serão reputados de nenhum efeito todos os atos subsequentes, ainda que dele não dependam.
  • d) O erro de forma do processo acarretará a anulação de todos os atos praticados.
  • e) A nulidade dos atos poderá ser alegada em qualquer fase do processo.
#4676
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 12 - 

Artur, representado por sua mãe, ajuizou ação de investigação de paternidade em face de Pedro, seu suposto pai, declinando na inicial a qualificação e o endereço residencial do réu. Nessa situação hipotética, a citação inicial se dará

  • a) por meio eletrônico.
  • b) pelo correio.
  • c) pessoalmente.
  • d) com hora certa.
  • e) por edital.
#4677
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 13 - 

Ressalvada a hipótese de perecimento de direito, será feita a citação

  • a) de quem estiver assistindo a qualquer culto religioso.
  • b) do filho, no dia do falecimento do seu pai e nos 7 dias seguintes.
  • c) do militar, em serviço ativo.
  • d) os noivos, nos 3 primeiros dias das bodas.
  • e) Nenhuma das alternativas
#4678
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 14 - 

Considerando as disposições da Lei n. 9.099/95 (Juizados Especiais Cíveis), é CORRETO afirmar

  • a) que a sentença ilíquida proferida em sede de Juizado Especial deverá ser executada, mediante arbitramento, nos próprios autos.
  • b) que, caso o Autor deixe de comparecer a quaisquer das audiências, o processo será extinto, sem resolução de mérito.
  • c) que o pedido contraposto deverá ser apresentado em peça autônoma.
  • d) que o prazo de recurso será interrompido, caso sejam opostos embargos de declaração contra a sentença.
  • e) Nenhuma das alternativas
#4679
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 15 - 

Sobre o rito sumário, segundo o Código de Processo Civil, é CORRETO afirmar que

  • a) o rito sumário deverá ser observado nas ações de cobrança de quaisquer quantias devidas ao condomínio.
  • b) a falta de apresentação de rol de testemunhas na petição inicial não implica preclusão.
  • c) a contestação deverá ser apresentada necessariamente em petição escrita, no prazo de 15 dias, contados da juntada do mandado de citação aos autos.
  • d) a impugnação ao valor da causa deverá ser decidida na audiência de conciliação.
  • e) Nenhuma das alternativas