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Prova de Administração Pública 4 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração Pública 4 - Questões e Simulados

📚 Simulado ESAF | . Cargos Diversos | cód.349

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#10050
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(1,0) 1 - 

Acerca do federalismo fiscal em nosso país, é correto afirmar que:

  • a) segundo recente decisão do Supremo Tribunal Federal, os critérios de rateio do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal têm vigência até o fi nal do exercício de 2012.
  • b) nos casos de guerra fi scal, a Constituição Federal faculta, ao Congresso Nacional, estipular alíquotas máximas para impostos estaduais.
  • c) de acordo com a LRF, é permitida a realização de transferências voluntárias para município que deixe de instituir, prever e arrecadar todos os tributos de sua competência.
  • d) em sua atual forma, a Constituição Federal estimula a guerra fi scal travada por estados e municípios contra a União.
  • e) aos estados é permitido, mediante lei complementar, instituir impostos que tenham fato gerador ou base de cálculo distintos dos previstos na Constituição Federal.
#10051
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Administração Pública
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fácil

(1,0) 2 - 

Em um contexto de gestão empreendedora, é incorreto afirmar que a administração fi scal deve:

  • a) coletar tributos visando atender, com maior efi cácia, o bem comum.
  • b) adotar princípios de gestão de negócios, como a proatividade e o controle por objetivos e metas.
  • c) ser gerenciada como uma empresa que visa maximizar o lucro, aqui medido sob a forma de arrecadação.
  • d) submeter seus resultados a avaliações feitas pela sociedade.
  • e) incorporar novas tecnologias, facilitando e estimulando a troca de informações com o cidadão-cliente.
#10052
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(1,0) 3 - 

Nas organizações públicas, a aplicação dos preceitos de gestão estratégica implica saber que:

  • a) o plano operacional deve ser concebido antes do plano estratégico.
  • b) a duração do plano estratégico deve se limitar ao tempo de mandato do chefe do poder executivo.
  • c) tal como ocorre na iniciativa privada, missão e visão devem ser estabelecidas.
  • d) por exercerem mandatos, os integrantes da alta cúpula não podem participar da tomada de decisões estratégicas.
  • e) o orçamento é a peça menos importante dentro do processo de planejamento.
#10053
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(1,0) 4 - 

No Brasil, o modelo de administração burocrática:

  • a) tinge seu ápice ao fi nal da década de 1950, com a instalação do Ministério da Desburocratização.
  • b) emerge nos anos 1930, sendo seu grande marco a criação do DASP.
  • c) permanece arraigado, em sua forma weberiana, até nossos dias, sendo esta a razão da falência do modelo gerencial.
  • d) eve-se mais à política do café-com-leite que ao início do processo de industrialização.
  • e) foi completamente substituído pelo modelo gerencial implantado ao fi nal do século XX.
#10054
Banca
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Administração Pública
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(1,0) 5 - 

Sobre a organização da administração pública brasileira, é correto afirmar que:

  • a) por serem qualificadas como autarquias de natureza especial, as agências reguladoras integram a administração direta.
  • b) ao contrário do que ocorre em relação às autarquias, a lei não cria empresas públicas, apenas autoriza sua instituição.
  • c) agências reguladoras e agências executivas são categorias de entidades pertencentes à administração indireta.
  • d) a Constituição Federal veda, aos municípios, a criação de autarquias.
  • e) no âmbito federal, as empresas públicas subordinam-se, hierarquicamente, aos ministérios a que se vinculem.
#10055
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Administração Pública
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(1,0) 6 - 

A partir de 1964, a reforma administrativa fez parte da agenda governamental do regime militar com grande recorrência. Uma das peças centrais nas iniciativas de reforma administrativa brasileira foi o Decreto-Lei 200, de 25/02/1967, que inclui todos os princípios norteadores abaixo, exceto:

  • a) reagrupamento de departamentos, divisões e serviços de planejamento na Secretaria de Planejamento da Presidência da República, com amplos poderes, superiores aos de qualquer outro ministério.
  • b) expansão das empresas estatais, de órgãos independentes (fundações) e semi-independentes (autarquias).
  • c) fortalecimento e expansão do sistema de mérito.
  • d) planejamento, descentralização, delegação de autoridade, coordenação e controle.
  • e) diretrizes gerais para um novo plano de classificação de cargos.
#10056
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(1,0) 7 - 

Os tipos primários de dominação tradicional são os casos em que falta um quadro administrativo pessoal do senhor. Quando esse quadro administrativo puramente pessoal do senhor surge, a dominação tradicional tende ao patrimonialismo, a partir de cujas características formulou-se o modelo de administração patrimonialista. Examine os enunciados a seguir, sobre tal modelo de administração, e marque a resposta correta. 1. O modelo de administração patrimonialista caracteriza-se pela ausência de salários ou prebendas, vivendo os 'servidores' em camaradagem com o senhor a partir de meios obtidos de fontes mecânicas. 2. Entre as fontes de sustento dos 'servidores' no modelo de administração patrimonialista incluem-se tanto a apropriação individual privada de bens e oportunidades quanto a degeneração do direito a taxas não regulamentado. 3. O modelo caracteriza-se pela ausência de uma clara demarcação entre as esferas pública e privada e entre política e administração; e pelo amplo espaço à arbitrariedade material e vontade puramente pessoal do senhor. 4. Os 'servidores' não possuem formação profi ssional especializada, mas, por serem selecionados segundo critérios de dependência doméstica e pessoal, obedecem a formas específicas de hierarquia patrimonial.

  • a) Estão corretos os enunciados 2, 3 e 4.
  • b) Estão corretos os enunciados 1, 2 e 3.
  • c) Estão corretos somente os enunciados 2 e 3.
  • d) Estão corretos somente os enunciados 1 e 3.
  • e) Todos os enunciados estão corretos.
#10057
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(1,0) 8 - 

A formação do Estado moderno, entre os séculos XII/ XIII e XVIII/XIX, consistiu em um longo e complexo processo que levou à normatização das relações de força por meio do exercício monopolístico do poder pelo soberano. Todos os enunciados abaixo sobre a formação do Estado estão corretos, exceto:

  • a) lém do desenvolvimento do Estado territorial institucional, a formação do Estado moderno envolveu a passagem do poder personifi cado do príncipe para o primado dos esquemas universalistas e abstratos da norma jurídica, que mais tarde daria origem ao Estado de Direito.
  • b) o processo de formação do Estado foi marcado pela tensão entre, de um lado, a expropriação dos poderes privados locais; e, de outro, a necessidade do soberano de recorrer às categorias ou camadas sociais para dispor de fundos para criar e manter seu quadro administrativo e um exército permanente.
  • c) o processo de formação do Estado foi marcado pela tensão entre, de um lado, a expropriação dos poderes privados locais; e, de outro, a necessidade do soberano de recorrer às categorias ou camadas sociais para dispor de fundos para criar e manter seu quadro administrativo e um exército permanente. além da distinção entre o espaço público e o privado, a formação do Estado implicou em substituir gradualmente a supremacia da dimensão individual do senhor feudal e do príncipe pelo princípio das categorias sociais como núcleos da sociedade civil, novos interlocutores do soberano.
  • d) a delimitação de um espaço das relações sociais, gerenciado de forma exclusivamente política, tornou-se possível graças à conquista, pelo príncipe, do apoio da esfera financeira à luta contra os privilégios, inclusive fiscais, da aristocracia.
  • e) a distinção entre o mundo espiritual e o mundano, sobre a qual se assentava o primado da Igreja e de sua concepção universalista da república cristã, acabou por fundamentar a supremacia da política.
#10058
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(1,0) 9 - 

O processo inexorável de racionalização da sociedade moderna, o avanço tecnológico, a crise de credibilidade da classe política e o crescente papel do Estado, entre outros fatores, têm tornado a burocracia um ator cada vez mais relevante nas sociedades modernas. A literatura sobre o assunto indica que a burocracia é capaz de preencher todos os requisitos abaixo, como condição para se tornar governo, exceto:

  • a) capacidade de formular intenções políticas, inclusive expressas como metas baseadas em visões de mundo próprias.
  • b) capacidade para superar a fragmentação dos interesses políticos e a desarticulação setorial e construir consensos amplos em torno de estratégias políticas abrangentes.
  • c) apacidade de competir pelo preenchimento de cargos governamentais, mediante a concorrência pela alocação de recursos orçamentários.
  • d) isponibilidade de qualificações para comando e gerenciamento das atividades governamentais e capacidade para controlar a implementação de decisões públicas.
  • e) capacidade de ajustar suas intenções a procedimentos governamentais já implementados, formulando políticas viáveis pela sua adequação às rotinas públicas pré-definidas.
#10059
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(1,0) 10 - 

Uma das mais instigantes questões acerca das relações entre política e administração diz respeito ao significado, à desejabilidade e aos limites da neutralidade burocrática nas democracias contemporâneas. O conceito de neutralidade é aparentemente muito simples, baseando-se nos princípios de separação entre as carreiras políticas e administrativas e de despolitização do serviço público. Com base no modelo típico-ideal weberiano, a separação entre política e administração está contemplada em todos os enunciados a seguir, exceto:

  • a) cumprimento, pela burocracia, de tarefas segundo regras calculáveis e 'sem relação com pessoas'.
  • b) execução conscienciosa, pelos burocratas, das decisões legais dos políticos, como se resultassem de suas próprias convicções.
  • c) preservação do envolvimento dos burocratas com partidos ou lideranças políticas, de modo a atuarem como instrumentos de qualquer governo legítimo.
  • d) seleção para o exercício de cargos, mediante sua competência técnica em arena de competição administrativa.
  • e) responsabilização pessoal dos burocratas pelas conseqüências políticas de decisões e ações executadas com base no poder e atribuições dos seus cargos.
#10060
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(1,0) 11 - 

Com a crescente racionalização da sociedade, ocorre uma extensão qualitativa das tarefas administrativas, aumentando a indispensabilidade do conhecimento especializado, que se torna, cada vez mais, a base da posição de poder do governante. Ocorre tipicamente que o senhor já não se satisfaz com a consulta ocasional a pessoas de sua confi ança pessoal, ou mesmo a uma assembléia dessas pessoas, convocada intermitentemente e em situações difíceis. Entre as formas institucionais abaixo, selecione aquela que deu origem à burocracia ocidental moderna.

  • a) As corporações de ofício que, na Idade Moderna, deram origem às organizações sindicais, com sua divisão de trabalho, conhecimento específico e lideranças especializadas.
  • b) Os parlamentos medievais, formados pela aristocracia e pelo clero, reunindo grandes detentores independentes dos feudos e cargos em estruturas políticas patrimoniais ou feudais.
  • c) As juntas de controle existentes nas estruturas burocráticas da moderna economia privada, que se completavam com a admissão de notáveis, incorporados pelo seu conhecimento especializado ou por seus vínculos com credores bancários.
  • d) Os órgãos colegiados, que deliberavam em sessão contínua, e cujo núcleo era constituído por funcionários e ex-funcionários, que dominavam o conhecimento especializado e que formaram estruturas duradouras, independentes da pessoa.
  • e) Os grupos de interesses econômicos privados, formados pelas camadas economicamente mais influentes, aos quais se associaram os membros das instituições religiosas, cujo poder estava em declínio, mas permaneciam sendo o repositório do conhecimento geral e especializado.
#10061
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(1,0) 12 - 

Nos últimos anos, o conceito de Capital Social tem ocupado espaço crescente no debate político, devido à percepção de seus impactos na reformulação das políticas de desenvolvimento. Todos os enunciados abaixo sobre capital social estão corretos, exceto:

  • a) o principal obstáculo à formação do capital social são os comportamentos maximizadores dos indivíduos e a ação egoística dos pequenos grupos, para os quais os custos da participação tornam mais vantajoso transferir para terceiros a ação coletiva para conquista de bens públicos.
  • b) no plano coletivo, o capital social ajudaria a manter a coesão social, pela obediência às normas e leis, pela negociação em situação de conflito e pela prevalência da cooperação sobre a competição, o que resultaria em um estilo de vida baseado na associação espontânea e no acatamento às normas de comportamento cívico, tais como os cuidados com os espaços públicos e os bens comuns.
  • c) o capital social se fundamenta nas relações entre os atores sociais que estabelecem obrigações e expectativas mútuas, que estimulam a confiabilidade nas relações sociais e agilizam o fluxo de informações internas e externas.
  • d) o conceito de capital social admite aplicação ao plano individual, apontando a capacidade de relacionamento do indivíduo, sua rede de contatos sociais baseada em expectativas de reciprocidade e comportamento confiáveis que, no conjunto, melhoram a eficiência individual.
  • e) o Estado desempenha um papel relevante na criação do capital social, já que evidencia-se uma correlação significativa entre o grau de confiança geral, as normas de cooperação prevalecentes na sociedade e o desenvolvimento econômico e social.
#10062
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(1,0) 13 - 

Grande parte do pensamento político ocidental tem, como principal objeto de estudo, os mecanismos pelos quais poderiam ser aperfeiçoadas as democracias. Um dos maiores desafi os, nesse sentido, é como evitar o impacto desagregador da regra da maioria em sociedades acentuadamente pluralistas. Como resposta para essa preocupação, formulou-se o Modelo de Democracia Consociacional ou Consociativa, cujas características não incluem:

  • a) partilha do poder executivo em amplas coligações.
  • b) sistema bicameral imperfeito ou assimétrico.
  • c) representação proporcional.
  • d) escentralização e federalismo territorial e não-territorial.
  • e) separação formal e informal dos Poderes.
#10063
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(1,0) 14 - 

Uma das grandes questões da ciência política refere-se a como se distribui e é exercido o poder político. A reflexão sobre essa temática deu origem aos chamados 'modelos' de distribuição do poder. Analise os postulados abaixo e marque a resposta correta. 1. Em toda sociedade, as relações entre indivíduos e grupos são relações de desigualdade, cuja principal causa é uma distribuição desigual do poder político. 2. Em toda sociedade existem vários grupos ou centros de poder que, mesmo em conflito uns com os outros, têm a função de limitar, contrastar, controlar e até impedir o centro de poder dominante. 3. Em toda sociedade, a única forma de neutralizar ou eliminar o conflito é a organização da coletividade com base na associação representativa dos interesses objetivos dos indivíduos e das categorias profissionais, com o reconhecimento e a intermediação do Estado. 4. Em toda sociedade existe um conjunto de pessoas que, embora sejam numericamente a maioria, não têm poder relevante ou porque não são organizadas, ou porque são organizadas pela classe dominante e estão a seu serviço.

  • a) Apenas os enunciados 2 e 3 referem-se ao pluralismo.
  • b) Todos os enunciados referem-se ao pluralismo.
  • c) Apenas os enunciados 1 e 4 referem-se ao elitismo.
  • d) Apenas os enunciados 1 e 3 referem-se ao elitismo.
  • e) Todos os enunciados referem-se ao elitismo.
#10064
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(1,0) 15 - 

Uma das mais importantes matrizes da ciência política tem como foco de sua atenção as relações entre a economia, as classes sociais e a política. Selecione entre os enunciados a seguir o único que está incorreto, de acordo com os postulados dessa vertente.

  • a) O Estado é o complexo das atividades práticas e teóricas com o qual a classe dominante não apenas justifica e mantém a dominação, como procura conquistar o consentimento ativo daqueles sobre os quais ela governa.
  • b) A unidade do poder do Estado é estabelecida por meio de uma cadeia de subordinação de certos aparelhos a outros e da dominação de um aparelho ou ramo do Estado, o qual cristaliza os interesses da fração hegemônica sobre os outros ramos ou aparelhos, centros de resistência de outras frações do bloco no poder.
  • c) No Estado capitalista, ocorre uma constante reorganização do poder do Estado e da sua relação com as classes dominadas, para preservar a hegemonia da classe dominante e excluir as massas de exercerem influência sobre as instituições econômicas e políticas.
  • d) Na ordem capitalista, a individualização e a privatização da sociedade dependem do exercício do poder das grandes corporações, que separam as pessoas de suas classes sociais baseadas na produção, e as isolam, como estratégia de luta para manter a hegemonia e o controle do Estado.
  • e) A persistência das relações de classes capitalistas não é determinada pelo controle direto da classe capitalista sobre os mecanismos reprodutivos do Estado ou pelas atividades do Estado autônomo.