Prova da PETROBRAS - Direito Marítimo 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado PETROBRAS | CESGRANRIO | cód.1088
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🧪 Este Simulado PETROBRAS foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: PETROBRAS
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Direito Marítimo
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CESGRANRIO
- ❓ Quantidade de Questões: 8
- ⏱️ Tempo do Simulado: 24 minutos
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- #17958
- Banca
- CESGRANRIO
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- Direito Marítimo
- Concurso
- PETROBRAS
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 - O contrato de afretamento, no qual o afretador tem a posse, o uso e o controle da embarcação, por tempo determinado, cabendo ao afretador a designação do comandante e da tripulação, é denominado afretamento,
- a) completo.
- b) a casco nu.
- c) direto.
- d) por viagem.
- e) por tempo.
- #17960
- Banca
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- Direito Marítimo
- Concurso
- PETROBRAS
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(1,0) 2 - A legislação brasileira sobre segurança marítima e de prevenção da poluição marinha é feita por órgãos reguladores internos e por legislação nacional e convencional, destacando-se a Marpol. A esse respeito, sabe-se que a,
- a) Marpol é uma organização internacional do sistema das Nações Unidas.
- b) Marpol 73/78 é uma convenção internacional, vigente no Brasil por ter sido devidamente ratificada.
- c) Convenção Marpol 73/78 não foi ratificada pelo Brasil.
- d) Convenção Marpol 73/78 foi derrogada pela Lei nº 9.966/00 (Lei do Óleo).
- e) Convenção Marpol, de 1973, foi substituída pela Convenção da ONU, de 1982.
- #17962
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(1,0) 3 - O Brasil possui um regime de portos de uso público e de uso privativo. Cabe à União explorar, diretamente ou mediante concessão, o porto organizado. A exploração de um terminal de uso privativo, por sua vez, pode ser feita,
- a) apenas por pessoa jurídica de direito público.
- b) apenas para movimentação e armazenamento de carga própria.
- c) apenas por pessoa jurídica de direito privado.
- d) por pessoa jurídica de direito público ou privado.
- e) por pessoa física, desde que para movimentação exclusiva de passageiros.
- #17964
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(1,0) 4 - Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, o Brasil pode explorar os recursos minerais da plataforma continental, observados os seguintes limites:
- a) do mar territorial, de 12 milhas marítimas.
- b) do mar territorial, de 200 milhas marítimas.
- c) o bordo exterior da plataforma continental ou 200 milhas marítimas.
- d) o bordo exterior da plataforma continental.
- e) da Zona Econômica Exclusiva de 188 milhas marítimas.
- #17967
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(1,0) 5 - A jurisdição do Tribunal Marítimo sobre embarcações nacionais e sobre embarcações estrangeiras NÃO inclui o(a),
- a) registro da propriedade naval de embarcações brasileiras de arqueação superior a 100 toneladas.
- b) registro da hipoteca naval sobre embarcações brasileiras, de qualquer arqueação bruta.
- c) registro dos armadores brasileiros.
- d) averbação de hipoteca naval outorgada no exterior em favor de credor brasileiro.
- e) jurisdição sobre os marítimos estrangeiros que estejam em águas territoriais brasileiras.
- #17968
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(1,0) 6 - A Lei Orgânica do Tribunal Marítimo (LOTM) estabelece que o Tribunal Marítimo Brasileiro tem jurisdição em todo o território nacional. Segundo a LOTM, com suas alterações posteriores, a jurisdição do Tribunal Marítimo NÃO se exerce sobre os(as),
- a) que exercem atividade a bordo das embarcações mercantes estrangeiras, em alto-mar.
- b) marítimos estrangeiros, em território ou águas territoriais brasileiras.
- c) embarcações mercantes brasileiras em águas estrangeiras.
- d) embarcações mercantes estrangeiras, em alto-mar, nos casos de estarem envolvidas em qualquer incidente de navegação, no qual pessoa física brasileira tenha perdido a vida.
- e) embarcações de qualquer nacionalidade empregadas em operações relacionadas com pesquisa científica marinha, prospecção, exploração, produção, armazenamento e beneficiamento dos recursos naturais, nas águas interiores, no mar territorial, na Zona Econômica Exclusiva e na Plataforma Continental brasileiros.
- #17969
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(1,0) 7 - Julgue os itens a seguir, relativos ao regime jurídico da exploração dos portos organizados e das instalações portuárias I. A autorização para exploração de instalações portuárias públicas de pequeno porte somente será concedida a estados ou municípios, os quais poderão, com prévia autorização do órgão competente e mediante licitação, transferir a atividade para a iniciativa privada. II. O operador portuário é responsável, perante a autoridade aduaneira, pelas mercadorias sujeitas a controle aduaneiro, no período em que essas lhe estejam confiadas ou quando tenha controle ou uso exclusivo de área do porto onde se acham depositadas ou devam transitar. III. O serviço de movimentação de carga a bordo da embarcação deve ser executado de acordo com a instrução de seu comandante ou de seus prepostos, que serão responsáveis pela arrumação ou retirada da carga no que se refere à segurança da embarcação, quer no porto, quer em viagem. IV. O trabalho portuário de capatazia, estiva, conferência de carga, conserto de carga, bloco e vigilância de embarcações, nos portos organizados, será realizado somente por trabalhadores portuários com vínculo empregatício a prazo indeterminado. V. O órgão de gestão de mão de obra responde pelos prejuízos causados pelos trabalhadores portuários avulsos aos tomadores dos seus serviços ou a terceiros. Somente está correto o que se afirma em,
- a) I, III e V.
- b) I, II e III.
- c) I, IV, V.
- d) II e V.
- e) IV e V.
- #17970
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(1,0) 8 - À luz do Decreto no 4.136/2002, que dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às infrações às regras de prevenção, controle e fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional, se uma empresa autorizada a exercer atividades pertinentes à indústria do petróleo contratar navio para transporte de óleo sem que a empresa transportadora esteja habilitada pelo Ministério dos Transportes, ficará sujeita à sanção de,
- a) destruição ou inutilização do produto.
- b) suspensão parcial ou total das atividades.
- c) multa de R$ 7.000,00 a R$ 70.000,00, no máximo.
- d) multa de R$ 7.000,00 a R$ 7.000.000,00, no máximo.
- e) multa de R$ 1.000,00 a R$ 50.000.000,00.