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Prova da PETROBRAS - Direito Marítimo 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova da PETROBRAS - Direito Marítimo 1 - Questões e Simulados

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#17958
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 1 -  O contrato de afretamento, no qual o afretador tem a posse, o uso e o controle da embarcação, por tempo determinado, cabendo ao afretador a designação do comandante e da tripulação, é denominado afretamento,

  • a) completo.
  • b) a casco nu.
  • c) direto.
  • d) por viagem.
  • e) por tempo.
#17960
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 2 -  A legislação brasileira sobre segurança marítima e de prevenção da poluição marinha é feita por órgãos reguladores internos e por legislação nacional e convencional, destacando-se a Marpol. A esse respeito, sabe-se que a,

  • a) Marpol é uma organização internacional do sistema das Nações Unidas.
  • b) Marpol 73/78 é uma convenção internacional, vigente no Brasil por ter sido devidamente ratificada.
  • c) Convenção Marpol 73/78 não foi ratificada pelo Brasil.
  • d) Convenção Marpol 73/78 foi derrogada pela Lei nº 9.966/00 (Lei do Óleo).
  • e) Convenção Marpol, de 1973, foi substituída pela Convenção da ONU, de 1982.
#17962
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 3 -  O Brasil possui um regime de portos de uso público e de uso privativo. Cabe à União explorar, diretamente ou mediante concessão, o porto organizado. A exploração de um terminal de uso privativo, por sua vez, pode ser feita,

  • a) apenas por pessoa jurídica de direito público.
  • b) apenas para movimentação e armazenamento de carga própria.
  • c) apenas por pessoa jurídica de direito privado.
  • d) por pessoa jurídica de direito público ou privado.
  • e) por pessoa física, desde que para movimentação exclusiva de passageiros.
#17964
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 4 -  Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, o Brasil pode explorar os recursos minerais da plataforma continental, observados os seguintes limites:

  • a) do mar territorial, de 12 milhas marítimas.
  • b) do mar territorial, de 200 milhas marítimas.
  • c) o bordo exterior da plataforma continental ou 200 milhas marítimas.
  • d) o bordo exterior da plataforma continental.
  • e) da Zona Econômica Exclusiva de 188 milhas marítimas.
#17967
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 5 -  A jurisdição do Tribunal Marítimo sobre embarcações nacionais e sobre embarcações estrangeiras NÃO inclui o(a),

  • a) registro da propriedade naval de embarcações brasileiras de arqueação superior a 100 toneladas.
  • b) registro da hipoteca naval sobre embarcações brasileiras, de qualquer arqueação bruta.
  • c) registro dos armadores brasileiros.
  • d) averbação de hipoteca naval outorgada no exterior em favor de credor brasileiro.
  • e) jurisdição sobre os marítimos estrangeiros que estejam em águas territoriais brasileiras.
#17968
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 6 -  A Lei Orgânica do Tribunal Marítimo (LOTM) estabelece que o Tribunal Marítimo Brasileiro tem jurisdição em todo o território nacional. Segundo a LOTM, com suas alterações posteriores, a jurisdição do Tribunal Marítimo NÃO se exerce sobre os(as),

  • a) que exercem atividade a bordo das embarcações mercantes estrangeiras, em alto-mar.
  • b) marítimos estrangeiros, em território ou águas territoriais brasileiras.
  • c) embarcações mercantes brasileiras em águas estrangeiras.
  • d) embarcações mercantes estrangeiras, em alto-mar, nos casos de estarem envolvidas em qualquer incidente de navegação, no qual pessoa física brasileira tenha perdido a vida.
  • e) embarcações de qualquer nacionalidade empregadas em operações relacionadas com pesquisa científica marinha, prospecção, exploração, produção, armazenamento e beneficiamento dos recursos naturais, nas águas interiores, no mar territorial, na Zona Econômica Exclusiva e na Plataforma Continental brasileiros.
#17969
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 7 -  Julgue os itens a seguir, relativos ao regime jurídico da exploração dos portos organizados e das instalações portuárias I. A autorização para exploração de instalações portuárias públicas de pequeno porte somente será concedida a estados ou municípios, os quais poderão, com prévia autorização do órgão competente e mediante licitação, transferir a atividade para a iniciativa privada. II. O operador portuário é responsável, perante a autoridade aduaneira, pelas mercadorias sujeitas a controle aduaneiro, no período em que essas lhe estejam confiadas ou quando tenha controle ou uso exclusivo de área do porto onde se acham depositadas ou devam transitar. III. O serviço de movimentação de carga a bordo da embarcação deve ser executado de acordo com a instrução de seu comandante ou de seus prepostos, que serão responsáveis pela arrumação ou retirada da carga no que se refere à segurança da embarcação, quer no porto, quer em viagem. IV. O trabalho portuário de capatazia, estiva, conferência de carga, conserto de carga, bloco e vigilância de embarcações, nos portos organizados, será realizado somente por trabalhadores portuários com vínculo empregatício a prazo indeterminado. V. O órgão de gestão de mão de obra responde pelos prejuízos causados pelos trabalhadores portuários avulsos aos tomadores dos seus serviços ou a terceiros. Somente está correto o que se afirma em,

  • a) I, III e V.
  • b) I, II e III.
  • c) I, IV, V.
  • d) II e V.
  • e) IV e V.
#17970
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Marítimo
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 8 -  À luz do Decreto no 4.136/2002, que dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às infrações às regras de prevenção, controle e fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional, se uma empresa autorizada a exercer atividades pertinentes à indústria do petróleo contratar navio para transporte de óleo sem que a empresa transportadora esteja habilitada pelo Ministério dos Transportes, ficará sujeita à sanção de,

  • a) destruição ou inutilização do produto.
  • b) suspensão parcial ou total das atividades.
  • c) multa de R$ 7.000,00 a R$ 70.000,00, no máximo.
  • d) multa de R$ 7.000,00 a R$ 7.000.000,00, no máximo.
  • e) multa de R$ 1.000,00 a R$ 50.000.000,00.