Processando...

Exame-Prova do ENEM 2011 3 - Questões e Simulados | ENEM

Exame-Prova do ENEM 2011 3 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Estudantes de nível médio que pretende entrar em uma excelente universidade e para isto estarão prestando a prova do ENEM 2011.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  2. Ciências Humanas e suas Tecnologias
  3. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  4. Matemática e suas Tecnologias
    Fonte: Terra e COC

#14218
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 16 - 

O patrimônio cultural brasileiro é dos mais variados e apresenta íntima relação com o espaço geográfico. A seguir, dois momentos da arquitetura brasileira que remetem a esta reflexão:

1 Simulado ENEM 2011 - Pergunta 16

Sobre isso, pode-se afirmar que:

  • a) a paisagem é um conceito geográfico caracterizado pela combinação do território com a cultura, como comprova a arte gótica exposta nas duas imagens.
  • b) a produção do espaço é uma ação exclusivamente antrópica em que o meio físico não apresenta relevância em sua construção.
  • c) o espaço é uma acumulação desigual de tempos, como pode ser observado nas arquiteturas barroca e moderna, expostas nas imagens.
  • d) o espaço é estático, a cultura, dinâmica e o papel da geografia é fazer a descrição do momento presente, como ocorre nas imagens do século XX, expostas anteriormente.
  • e) a globalização impôs tal padronização cultural aos lugares que extinguiu a preservação da arquitetura histórica, legando ao território uma convivência exclusiva com a arte contemporânea.
#14219
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 17 - 

Analise:

1 Simulado ENEM 2011 - Pergunta 17

A luta dos negros pela igualdade de direitos contou, nos Estados Unidos, nas décadas de 1950 e 1960, com a liderança do pacifista Martin Luther King. No Brasil, por meio de sua música, Gilberto Gil é uma das vozes que denunciam as condições precárias de vida de parcela dessa população. O processo histórico que deu origem à exclusão social de parte considerável da população negra, tanto no caso norte-americano quanto no brasileiro, e uma de suas consequências estão relacionados em:

  • a) oficialização do apartheid - acesso a escolas segregadas.
  • b) implantação do escravismo nas colônias - desvalorização do trabalho manual.
  • c) empreendimento de política imperialista - restrição à ocupação de cargos de liderança.
  • d) existência de relações escravistas na África - uso diferenciado de meios de transporte coletivos.
  • e) declaração dos direitos humanos - manutenção da censura.
#14220
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 18 - 

Responda à questão com base na charge a seguir, referente à organização do mundo hoje.

1 Simulado ENEM 2011 - Pergunta 18

A charge:

  • a) representa uma divisão esquemática do mundo, representada pela linha do Equador, definida pela pobreza do Sul e riqueza do Norte.
  • b) caracteriza uma realidade vivenciada no capitalismo industrial, onde a poluição foi o fator dominante devido à falta de tecnologia preventiva.
  • c) mostra um conflito ideológico, e não econômico, já que representa a bipolarização da Guerra Fria e a preocupação com a ecologia.
  • d) indica que, embora o Sul fique separado do Norte por uma linha imaginária, há uma nítida ruptura causada pelas diferenças em administrar problemas ambientais.
  • e) evidencia um antagonismo entre ricos e pobres, num conflito onde a população pobre dos países do Sul é dominada pelo poder ideológico e econômico do Norte.
#14221
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 19 - 

O geógrafo Milton Santos propôs uma periodização para o espaço geográfico brasileiro, segundo uma sequência histórica de três meios geográficos: o "meio natural", o "meio técnico" e o "meio técnico-científico-informacional". Em relação aos meios geográficos, considere as proposições a seguir:



I. O "meio natural" é caracterizado pela importância da natureza nos processos produtivos, pela reprodução da economia através da extensão horizontal da ocupação do território, pela fraca divisão social do trabalho. Foi dominante no Brasil até a segunda metade do século XIX.

II. O "meio técnico" expressa a introdução, no país, das inovações produzidas pela Revolução Industrial, não só estendendo o espaço construído como fazendo-o crescer verticalmente, multiplicando e adensando áreas de concentração de atividades e de população. É acompanhado por uma maior divisão funcional e social do trabalho.

III. O "meio técnico-científico-informacional" inicia-se nos anos 1970/80. Expande-se o espaço virtual, transmitindo as imagens dos eventos em tempo real para todos os lugares. A informatização introduziu novas formas de produzir e criou o suporte técnico necessário para a globalização.

Podemos aceitar como correta(s) a(s) proposição(ões):

  • a) I, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#14222
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 20 - 

Enquanto os piauienses estão tomando o café da manhã, os italianos já estão almoçando e os japoneses já se preparam para o jantar. Isso ocorre porque foram estabelecidos diferentes fusos horários para os vários países do mundo, conforme a localização geográfica de cada um, com base nas diferenças de luminosidade decorrentes do movimento de rotação da Terra. Sobre essa questão, está correto afirmar que:

  • a) todos os países localizados ao longo de um mesmo paralelo têm o mesmo fuso horário.
  • b) a Terra está dividida em 24 faixas de meridianos, que equivalem a 15° cada uma, calculadas em relação ao Equador, chamadas de fusos horários.
  • c) o estabelecimento da "hora legal" tem base nos fusos horários, considerando as faixas de 15° formadas pelos meridianos terrestres, enquanto a "hora local" tem base na posição dos locais em relação às suas latitudes.
  • d) considerando que a Terra gira de oeste para leste, o Sol "nasce" primeiro nos países de fusos horários a leste do meridiano zero.
  • e) cada fuso horário contém paralelos de 15 graus, por isso ocorrem diferenças de horas nos países que se localizam no leste em relação aos do oeste do globo terrestre.
#14223
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 21 - 

Analise:

1 Simulado ENEM 2011 - Pergunta 21

A tira Hagar e o poema de Alberto Caeiro (um dos heterônimos de Fernando Pessoa) expressam, com linguagens diferentes, uma mesma ideia: a de que a compreensão que temos do mundo é condicionada, essencialmente:

  • a) pelo alcance de cada cultura. 
  • b) pela capacidade visual do observador.
  • c) pelo senso de humor de cada um.
  • d) pela idade do observador.
  • e) pela altura do ponto de observação.
#14224
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 22 - 

As figuras A e B apresentam formas de produção em espaços e tempos distintos no território brasileiro.

1 Simulado ENEM 2011 - Pergunta 22

A opção que descreve corretamente a estrutura socioespacial relacionada às figuras é:

  • a) Figura A: pequena propriedade, elevada produtividade em decorrência da expansão da fronteira agrícola, policultura. Figura B: grande propriedade, monocultura, trabalho escravo.
  • b) Figura A: grande propriedade, relações de trabalho servis, produtividade elevada devido à aplicação do conhecimento técnico-científico na produção. Figura B: grande propriedade, monocultura, trabalho escravo.
  • c) Figura A: grande propriedade, monocultura, produtividade relacionada à incorporação de terras e superexploração do trabalho. Figura B: pequena propriedade, monocultura, desmatamento em grandes proporções da mata Atlântica.
  • d) Figura A: grande propriedade, adoção do conhecimento técnico-científico no sistema produtivo, emprego de mão de obra pouco numerosa e qualificada. Figura B: grande propriedade, trabalho escravo, produtividade ligada à superexploração da mão de obra e à expansão da área de produção.
  • e) Figura A: pequena propriedade, monocultura, contaminação dos rios e lençóis freáticos. Figura B: grande propriedade, predomínio de relações escravocratas, desaparecimento da floresta de araucária.
#14225
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 23 - 

Na atualidade, a democracia brasileira passa por grandes desafios principalmente no tocante ao processo de inclusão social de grande parte da população. Essa inclusão social é um dos elementos fundamentais na garantia dos princípios democráticos. Parte da esquerda que faz oposição ao governo Lula defende, como forma de ampliar os direitos sociais:

  • a) manutenção da política econômica baseada na estabilidade monetária e no controle do déficit público.
  • b) o fim da política econômica de controle dos gastos públicos e de subordinação aos interesses do grande capital.
  • c) a adoção da política neoliberal, uma vez que esta possibilita a ampliação do setor produtivo e da oferta por empregos.
  • d) a redução dos índices inflacionários como elemento fundamental para a recuperação do poder aquisitivo dos salários.
  • e) o aumento dos impostos sobre a renda dos trabalhadores como forma de garantir ao Estado os investimentos em educação e saúde.
#14226
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 24 - 

Analise:

O perfil racial da Fundação Unipalmares é único na América do Sul e há poucas como ela no mundo. O projeto excita e atrai muita gente, como Jairo Abud, professor titular da Fundação Getulio Vargas, que se apresentou à Unipalmares no início de 2005. A diretora, acanhada, disse que não teria como pagá-lo. Ele respondeu: "Não estou perguntando quanto ou como a senhora vai me pagar, estou dizendo que vou dar aula aqui". Inevitável provocar a diretora sobre o tema da democracia racial: "Minhas opiniões sobre isso se aprofundaram. Hoje eu posso falar a partir de um conhecimento empírico. Eu discordava da democracia racial de Gilberto Freyre, sacava as dificuldades do negro. A importância disto aqui é que nossos alunos têm uma melhoria macro: observo mudanças no modo de eles falarem, de se comportar, a postura, as roupas, o padrão de consumo. Eles começam a ler e selecionar o que leem. Não importa o que aconteça daqui pra frente, nós já conseguimos fazer nosso aluno entender que aqui ele pode, e alguém da família dele pode também. Olha, estou vivendo a democracia racial pela primeira vez".
ZIBORDI, 2007, p. 8.


A questão racial no Brasil tem suas origens históricas na escravidão e na situação do negro após a Abolição. Ações políticas, como a da Unipalmares, representam, no contexto da sociedade brasileira:

  • a) uma comprovação da existência da democracia racial no país, fruto da miscigenação étnica que deu origem ao povo brasileiro.
  • b) uma política de ação afirmativa, que, por meio de mecanismos compensatórios, busca corrigir uma injustiça social no país.
  • c) o reforço do preconceito racial, pois prova a incapacidade intelectual dos negros para ingressarem na universidade sem mecanismos facilitadores.
  • d) a tese de que a diferenciação ocorre por critérios sociais e não de cor, na medida em que não existem manifestações de racismo na sociedade brasileira.
  • e) um retrocesso, ao permitir o ingresso na universidade de pessoas desqualificadas, utilizando-se apenas do critério racial e nenhum mecanismo de aferição de conhecimento.
#14227
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 25 - 

A eliminação do trabalho infantil é um dos principais desafios para os países em desenvolvimento, pois tem impacto direto sobre os seguintes indicadores sociais:

  • a) redução do índice de analfabetismo e retração da mortalidade infantil.
  • b) aumento da taxa de escolaridade e redução do crescimento populacional.
  • c) aumento da taxa de crescimento populacional e elevação da renda per capita.
  • d) elevação do índice de desenvolvimento humano e aumento da taxa de fecundidade.
  • e) ampliação do analfabetismo e da mortalidade infantil.
#14228
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 26 - 

Questões de 26 até 50 = Ciências da Natureza e suas tecnologias

 

Analise a imagem:

1 Simulado ENEM 2011 - Pergunta 26

Em uma cidade, o sistema de abastecimento de água foi projetado usando uma grande caixa-d'água e funciona atendendo com eficiência a todos os consumidores. Com a construção de um novo conjunto habitacional em um nível 3 m mais alto em relação ao plano da cidade, a distribuidora de água só poderá atender à nova ligação do conjunto se:

  • a) aumentar o volume da caixa-d¿água e diminuir a sua altura.
  • b) a altura da caixa-d'água for superior à do conjunto.
  • c) aumentar o volume da caixa-d'água mantendo sua altura.
  • d) a altura da caixa-d'água ficar a mesma.
  • e) a altura da caixa-d'água for inferior à do conjunto.
#14229
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 27 - 

Quando um objeto é iluminado, ele absorve algumas cores do espectro da luz incidente e reflete outras. A cor com que o objeto é visto será determinada pelas cores que ele reflete. Baseado no que foi exposto, analise as afirmações:


I. Um objeto branco, iluminado com luz verde, reflete a cor azul.
II. Um objeto vermelho, iluminado com luz branca, reflete a cor vermelha.
III. Um objeto preto é aquele que absorve todas as cores.
IV. Um objeto de vidro transparente azul tem essa cor porque reflete todas as cores.

As afirmativas corretas são:

  • a) I e II.
  • b) I e III.
  • c) II e III.
  • d) III e IV.
  • e) II e IV.
#14230
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 28 - 

Analise o texto:

1 Simulado ENEM 2011 - Pergunta 28

As ondas emitidas por esses sensores são:

  • a) eletromagnéticas.
  • b) sonoras.
  • c) radioativas.
  • d) mecânicas.
  • e) hidráulicas.
#14231
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 29 - 

A instalação elétrica de uma residência utiliza um circuito elétrico em paralelo, em que todos os equipamentos têm a mesma tensão. Quando o equipamento é ligado, ocorre variação na corrente elétrica do circuito, que é diretamente proporcional à potência (P) do aparelho. Observe a figura:

1 Simulado ENEM 2011 - Pergunta 29

Indique, em ordem crescente, as variações nas correntes elétricas causadas por esses eletrodomésticos.

  • a) A, B, C, D
  • b) B, A, C, D
  • c) D, C, A, B
  • d) D, C, B, A
  • e) A, D, C, B
#14232
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 30 - 

Nos estados do Tocantins e do Maranhão, a taxa de desmatamento chegou a 68,3% em 2000, segundo a ONG WWF Brasil. A supressão da floresta pode causar desequilíbrios entre populações de presas e de predadores. O gráfico relaciona o crescimento populacional de uma espécie de presa e o de uma espécie de predador em um determinado sistema.

1 Simulado ENEM 2011 - Pergunta 30

Analisando o gráfico, elaboraram-se as seguintes afirmações:

I. Presa e predador viviam em equilíbrio antes do desmatamento.
II. Após o desmatamento, a presa aumentou a capacidade de fugir do predador.
III. O predador se tornou mais eficiente após o desmatamento.
IV. A população de predadores foi extinta após o desmatamento.

Assinale a opção que contenha as proposições corretas.

  • a) II e IV
  • b) I e IV
  • c) II e III
  • d) I e III
  • e) III e IV