As imagens mostram:
Imagem da esquerda: Uma igreja com arquitetura barroca (provavelmente em Minas Gerais ou Nordeste), típica do período colonial ou imperial do Brasil.
Imagem da direita: Um edifício de arquitetura moderna, com curvas e linhas limpas (provavelmente o Congresso Nacional em Brasília ou outro edifício projetado por Oscar Niemeyer).
O enunciado enfatiza que o patrimônio cultural brasileiro é variado e tem uma íntima relação com o espaço geográfico, e as duas imagens refletem momentos distintos dessa arquitetura.
🔎 Análise das Alternativas
a) a paisagem é um conceito geográfico caracterizado pela combinação do território com a cultura, como comprova a arte gótica exposta nas duas imagens.
Incorreta. A paisagem é a combinação de território e cultura, mas a arquitetura da primeira imagem é barroca, e a segunda é moderna, e não gótica.
b) a produção do espaço é uma ação exclusivamente antrópica em que o meio físico não apresenta relevância em sua construção.
Incorreta. A produção do espaço é predominantemente antrópica (humana), mas o meio físico (o território, o clima, a geologia) sempre apresenta relevância. A localização de cidades coloniais (na primeira imagem) ou a forma de integração da arquitetura moderna (na segunda imagem) no planalto, por exemplo, demonstram a relevância do meio físico.
c) o espaço é uma acumulação desigual de tempos, como pode ser observado nas arquiteturas barroca e moderna, expostas nas imagens.
Correta. A Geografia entende o "espaço" como uma acumulação de diferentes camadas históricas (tempos) e sociais que se sobrepõem no mesmo lugar. O Brasil é um exemplo disso: o mesmo território abriga paisagens com arquitetura barroca do século XVIII e arquitetura moderna do século XX, mostrando a coexistência e a acumulação de diferentes tempos no espaço.
d) o espaço é estático; a cultura, dinâmica; e o papel da geografia é fazer a descrição do momento presente, como ocorre nas imagens do século XX, expostas anteriormente.
Incorreta. O espaço não é estático, ele é transformado pela ação humana, sendo dinâmico. Além disso, a primeira imagem é do período colonial/imperial (anterior ao século XX).
e) a globalização impôs tal padronização cultural aos lugares que extinguiu a preservação da arquitetura histórica, legando ao território uma convivência exclusiva com a arte contemporânea.
Incorreta. A globalização impõe tendências de padronização, mas não extinguiu a arquitetura histórica. As imagens demonstram exatamente o contrário: a convivência da arquitetura histórica (barroca) com a arte contemporânea (moderna) no mesmo espaço geográfico.
A alternativa c) é a que melhor define o conceito geográfico de espaço, que é construído pela acumulação de tempos históricos (o barroco e o moderno) em um mesmo território.
A resposta correta é a c).