Exame-Prova da OAB 2011 4 - Questões e Simulados | OAB
📚 Simulado OAB | Exame de Ordem Unificado - OAB | cód.775
Você está a um simulado de distância da sua melhor versão. Treine para o concurso OAB! 💡
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado OAB foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Oab
 - 🏛️ Instituição: OAB
 - 👔 Cargo: Exame de Ordem Unificado - OAB
 - 📚 Matéria: Matérias Diversas
 - 🧩 Assuntos do Simulado:
 - 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
 - ❓ Quantidade de Questões: 100
 - ⏱️ Tempo do Simulado: 300 minutos
 
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado OAB e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões OAB
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso OAB. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso OAB.
📢 Concursos Abertos para OAB
Veja os concursos abertos da instituição OAB. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #14378
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - 1
 
(1,0) 76 -
A  supressão  de  vegetação  primária  e  secundária  no  estágio   avançado de regeneração somente poderá ser autorizada em  caso de  utilidade pública,  sendo que a  vegetação  secundária  em  estágio  médio de  regeneração poderá  ser  suprimida  nos  casos  de  utilidade   pública  e  interesse  social,  em  todos  os  casos  devidamente   caracterizados  e  motivados  em  procedimento  administrativo  próprio,   quando  inexistir  alternativa técnica e locacional ao empreendimento  proposto,  conforme  o  disposto  no  art.  14  da  Lei  11.428/2006,   que  dispõe  sobre  a utilização e proteção da  vegetação nativa  do   bioma Mata Atlântica.  
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
- a) Um advogado de proprietário de terreno urbano afirma ser possível a obtenção de licença ambiental para edificação de condomínio residencial com supressão de Mata Atlântica com base em utilidade pública.
 - b) A licença ambiental de empreendimento de relevante e significativo impacto ambiental localizado em terreno recoberto de Mata Atlântica não pode ser concedida em hipótese alguma.
 - c) Um produtor de pequena propriedade ou posse rural entende que é possível a obtenção de licença ambiental para atividade agroflorestal sustentável, tendo como motivo o interesse social.
 - d) Desde que obtida a autorização de supressão de vegetação de Mata Atlântica, com base na Lei 11.428/2006, não é aplicável a legislação que exige a licença ambiental, de acordo com a CRFB/88, a Lei 6.938/81 e o Decreto 99.274/90.
 
- #14379
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - 1
 
(1,0) 77 -
Em  sua  primeira  viagem  com  seu  carro  zero  quilômetro,  Joaquim,   fechado  por  outro  veículo,  precisa  dar  uma  freada  brusca para   evitar um  acidente. O  freio não  funciona, o que  leva  Joaquim,   transtornado,  a  jogar  o  carro  para  o  acostamento e, em seguida,  abandonar a estrada. Felizmente,  nenhum  dano material  ou  físico   acontece  ao  carro  nem  ao  motorista,  que,  muito  abalado,  mal   consegue  acessar  seu  celular para pedir auxílio. Com a ajuda de  moradores locais, se  recupera  do  imenso  susto  e  entra  em  contato   com  seus  familiares.   
Na  qualidade  de  advogado  de   Joaquim,  qual  seria  a  orientação  correta  a  ser  dada  em  relação   às  providências  cabíveis?
- a) Propositura de ação de responsabilidade civil pelo fato do produto em face do fabricante do veículo.
 - b) Não há ação a ser proposta porque não houve dano.
 - c) Propositura de ação de responsabilidade civil pelo fato do produto em face da concessionária que vendeu o veículo a Joaquim.
 - d) Propositura de ação de responsabilidade civil pelo vício do produto em face do fabricante e da concessionária, uma vez que a responsabilidade é solidária.
 
- #14380
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - 1
 
(1,0) 78 -
Considerando a prática de ato infracional por criança ou adolescente, é correto afirmar que
- a) a prestação de serviços comunitários consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a 1 (um) ano, em entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais.
 - b) em se tratando de ato infracional com reflexos patrimoniais, a autoridade poderá determinar, se for o caso, que o adolescente restitua a coisa, promova o ressarcimento do dano, ou, por outra forma, compense o prejuízo da vítima.
 - c) a internação, por constituir medida privativa de liberdade do menor, não poderá exceder o período de 5 (cinco) anos.
 - d) entre as garantias processuais garantidas ao adolescente encontra-se o direito de solicitar a presença de seus pais ou responsável em qualquer fase do procedimento. Contudo, não poderá o menor ser ouvido pessoalmente pela autoridade competente, devendo em todo o caso ser assistido pelos genitores.
 
- #14381
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - 1
 
(1,0) 79 -
Pierre  de  Oliveira  nasceu  na  França,  filho  de  pai  brasileiro   (que à época se encontrava em viagem privada de estudos) e  mãe  francesa. Viveu até os 25 anos em Paris, onde se formou  em  análise  de   sistemas  e  se  pós-graduou  em  segurança  de  rede.  Em  2007,   Pierre  foi  convidado  por  uma  universidade  brasileira  para  fazer   parte  de  um  projeto  de  pesquisa  destinado  a  desenvolver  um   sistema  de  segurança  para  uso  de  instituições  financeiras.   Embora  viajasse  com  frequência  para a França, Pierre passou a   residir no Brasil, optando, em  2008,  pela  nacionalidade  brasileira.   No  início  de  2010,  uma  investigação  conjunta  entre  as  polícias   brasileira  e  francesa  descobriu que Pierre fez parte, no passado,  de uma quadrilha  internacional de hackers. Detido em São Paulo,  ele confessou  que, entre 2004 e 2005, quando ainda vivia em Paris,   invadiu  mais  de  uma  vez  a  rede  de  um  grande  banco  francês,   desviando  recursos  para  contas  localizadas  em  paraísos  fiscais.  
Com relação ao caso hipotético acima, é correto afirmar que
- a) se a França assim requerer, Pierre poderá ser extraditado, pois cometeu crime comum sujeito à jurisdição francesa antes de optar pela nacionalidade brasileira.
 - b) a critério do Ministério da Justiça, Pierre poderá ser expulso do território nacional pelo crime cometido no exterior antes do processo de aquisição da nacionalidade, a menos que tenha filho brasileiro que, comprovadamente, esteja sob sua guarda e dele dependa economicamente.
 - c) Pierre poderá ser deportado para a França, a menos que peça asilo político.
 - d) Pierre não poderá ser extraditado, expulso ou deportado em qualquer hipótese.
 
- #14382
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 80 -
Com relação aos procedimentos para a perda e a suspensão do poder familiar regulados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que
- a) a autoridade judiciária, ouvido o Ministério Público, poderá decretar liminar ou incidentalmente a suspensão do poder familiar, independentemente da gravidade do motivo.
 - b) o procedimento para perda ou suspensão do poder familiar dispensa que os pais sejam ouvidos, mesmo se estes forem identificados e estiverem em local conhecido.
 - c) o procedimento para perda ou suspensão do poder familiar terá início por provocação do Ministério Público ou de quem tenha legítimo interesse.
 - d) em conformidade com a nova redação dada pela Lei 12.010, de 3 de agosto de 2009, o prazo máximo para a conclusão do procedimento de perda ou suspensão do poder familiar será de 180 (cento e oitenta) dias.
 
- #14383
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 81 -
Em relação aos princípios previstos no Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta.
- a) O CDC é uma norma tipificadora de condutas, prevendo expressamente o comportamento dos consumidores e dos fornecedores.
 - b) A boa-fé prevista no CDC é a boa-fé subjetiva.
 - c) O princípio da vulnerabilidade, que presume ser o consumidor o elo mais fraco da relação de consumo, diz respeito apenas à vulnerabilidade técnica.
 - d) O princípio da transparência impõe um dever comissivo e um omissivo, ou seja, não pode o fornecedor deixar de apresentar o produto tal como ele se encontra nem pode dizer mais do que ele faz; não pode, portanto, mais existir o dolus bonus.
 
- #14384
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 82 -
A Conferência de Bretton Woods (1944), realizada no ocaso da Segunda Guerra Mundial, é considerada um marco na história do Direito Internacional no século XX porque
- a) estabeleceu as bases do sistema econômico e financeiro internacional, por meio da criação do Banco Mundial – BIRD, do Fundo Monetário Internacional – FMI e do Acordo Geral de Tarifas Aduaneiras e Comércio – GATT.
 - b) inaugurou uma nova etapa na cooperação política internacional ao extinguir a Liga das Nações e transferir a Corte Internacional de Justiça para a estrutura da então recém-criada Organização das Nações Unidas – ONU.
 - c) criou o sistema internacional de proteção aos direitos humanos, a partir da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
 - d) criou o Tribunal de Nuremberg, corte ad hoc responsável pelo julgamento dos principais comandantes nazistas e seus colaboradores diretos pelos crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.
 
- #14385
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 83 -
Em  junho  de  2009,  uma  construtora  brasileira  assina,  na  Cidade   do  Cabo,  África  do  Sul,  contrato  de  empreitada  com  uma   empresa  local,  tendo  por  objeto  a  duplicação  de  um  trecho da  rodovia que liga a Cidade do Cabo à capital do país,  Pretória.  As   contratantes  elegem  o  foro  da  comarca  de  São  Paulo  para   dirimir  eventuais  dúvidas.  Um  ano  depois,  as  partes  se   desentendem  quanto  aos  critérios  técnicos  de  medição  das  obras  e   não  conseguem  chegar  a  uma  solução  amigável.  A  construtora   brasileira  decide,  então,  ajuizar,  na  justiça paulista, uma ação  rescisória com o objetivo de colocar  termo ao contrato.  
Com relação ao caso hipotético acima, é correto afirmar que
- a) o Poder Judiciário brasileiro não é competente para conhecer e julgar a lide, pois o foro para dirimir questões em matéria contratual é necessariamente o do local onde o contrato é assinado.
 - b) o juiz brasileiro poderá conhecer e julgar a lide, mas deverá basear sua decisão na legislação sul-africana, pois os contratos se regem pela lei do local de sua assinatura.
 - c) o juiz brasileiro poderá conhecer e julgar a lide, mas deverá basear sua decisão na legislação brasileira, pois um juiz brasileiro não pode ser obrigado a aplicar leis estrangeiras.
 - d) o juiz brasileiro poderá conhecer e julgar a lide, mas deverá se basear na legislação brasileira, pois em litígios envolvendo brasileiros e estrangeiros aplica-se a lex fori.
 
- #14386
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 84 -
O prefeito de um determinado município resolve, por decreto  municipal,   alterar  unilateralmente  as  vias  de  transporte  de  ônibus   municipais,  modificando  o  que  estava  previsto  nos  contratos  de   concessão  pública  de  transportes  municipais  válidos  por  vinte   anos.  O  objetivo  do  prefeito  foi  favorecer  duas empresas  concessionárias específicas, com que mantém  ligações políticas e   familiares, ao  lhes  conceder os  trajetos e  linhas  mais  rentáveis.   As  demais  três  empresas  concessionárias  que  também  exploram  os   serviços  de  transporte de ônibus no município por meio de contratos  de  concessão sentem-se prejudicadas.  
Na qualidade de advogado dessas últimas três empresas, qual  deve ser a providência tomada?
- a) Ingressar com ação judicial, com pedido de liminar para que o Poder Judiciário exerça o controle do ato administrativo expedido pelo prefeito e decrete a sua nulidade ou suspensão imediata, já que eivado de vício e nulidade, por configurar ato fraudulento e atentatório aos princípios que regem a Administração Pública.
 - b) Ingressar com ação judicial, com pedido de indenização em face do Município pelos prejuízos de ordem financeira causados.
 - c) Nenhuma medida merece ser tomada na hipótese, tendo em vista que um dos poderes conferidos à Administração Pública nos contratos de concessão é a modificação unilateral das suas cláusulas.
 - d) Ingressar com ação judicial, com pedido para que os benefícios concedidos às duas primeiras empresas também sejam extensivos às três empresas clientes.
 
- #14387
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 85 -
São  considerados  agentes  públicos  todas  as  pessoas  físicas   incumbidas,  sob  remuneração  ou  não,  definitiva  ou   transitoriamente, do exercício de função ou atividade pública.  
Assim, é correto afirmar que os notários e registradores são
- a) agentes públicos ocupantes de cargo efetivo e se aposentam aos 70 (setenta) anos de idade.
 - b) agentes públicos vitalícios, ocupantes de cargo efetivo, e não se aposentam compulsoriamente.
 - c) delegatários de serviços públicos aprovados em concurso público.
 - d) os notários e registradores são delegatários de serviços públicos, investidos em cargos efetivos após aprovação em concurso.
 
- #14388
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 86 -
A revogação da licitação pressupõe
- a) mero juízo de conveniência e oportunidade da Administração, podendo se dar a qualquer tempo.
 - b) mero juízo de conveniência e oportunidade da Administração, podendo ocorrer até antes da assinatura do contrato.
 - c) prévia, integral e justa indenização, podendo, por isso, se dar por qualquer motivo e a qualquer tempo.
 - d) razões de interesse público decorrentes de fato superveniente, devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar essa conduta.
 
- #14389
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 87 -
Sendo o contrato administrativo nulo, é correto afirmar que
- a) a declaração de nulidade não opera retroativamente, obrigando o contratado a indenizar a Administração pelos danos por esta sofridos.
 - b) seu reconhecimento não exonera a Administração do dever de indenizar o contratado de boa-fé, por tudo o que este houver executado e por outros prejuízos comprovados.
 - c) a declaração não opera retroativamente, respeitando o direito adquirido ao término do contrato, caso tenha o contratado iniciado sua execução.
 - d) que essa nulidade só produzirá efeitos se o contrato for de valor superior a 100 (cem) salários mínimos, caso o contratado tenha iniciado a sua execução.
 
- #14390
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 88 -
Um  policial  militar,  de  nome  Norberto,  no  dia  de  folga,  quando   estava  na  frente  da  sua  casa,  de  bermuda  e  sem  camisa,  discute  com um  transeunte e  acaba desferindo  tiros  de uma arma  antiga, que seu avô lhe dera.   
Com base no relatado acima, é correto afirmar que o Estado
- a) será responsabilizado, pois Norberto é agente público pertencente a seus quadros.
 - b) será responsabilizado, com base na teoria do risco integral.
 - c) somente será responsabilizado de forma subsidiária, ou seja, caso Norberto não tenha condições financeiras.
 - d) não será responsabilizado, pois Norberto, apesar de ser agente público, não atuou nessa qualidade; sua conduta não pode, pois, ser imputada ao Ente Público.
 
- #14391
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 89 -
Determinado  servidor  público  foi  acusado  de  ter  recebido   vantagens  indevidas  valendo-se  de  seu  cargo  público,  sendo   denunciado  à  justiça  criminal  e  instaurado,  no  âmbito   administrativo,  processo  administrativo  disciplinar  por  ter   infringindo  seu  estatuto  funcional  pela  mesma  conduta.  Ocorre que  o  servidor  foi absolvido pelo Poder  Judiciário em  razão  de  ter   ficado  provada  a  inexistência  do  ato  ilícito  que  lhe fora  atribuído.  
Nessa situação, é correto afirmar que
- a) a decisão absolutória não influirá na decisão administrativa do processo administrativo disciplinar, por serem independentes.
 - b) haverá repercussão no âmbito do processo administrativo disciplinar, não podendo a administração pública punir o servidor pelo fato decidido na esfera penal.
 - c) em nenhuma hipótese a decisão penal surtirá efeito na esfera administrativa, mesmo que a conduta praticada pelo servidor seja prevista como ilícito penal e ilícito administrativo.
 - d) a punição na instância administrativa nunca poderá ser anulada, caso tenha sido aplicada.
 
- #14392
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 90 -
É correto afirmar que a desconcentração administrativa ocorre quando um ente político
- a) cria, mediante lei, órgãos internos em sua própria estrutura para organizar a gestão administrativa.
 - b) cria, por lei específica, uma nova pessoa jurídica de direito público para auxiliar a administração pública direta.
 - c) autoriza a criação, por lei e por prazo indeterminado, de uma nova pessoa jurídica de direito privado para auxiliar a administração pública.
 - d) contrata, mediante concessão de serviço público, por prazo determinado, uma pessoa jurídica de direito público ou privado para desempenhar uma atividade típica da administração pública.