(1,0)
Quanto ao sexo, é CORRETO afirmar:
Quanto ao retardo mental, é CORRETO afirmar:
Quanto às pessoas com esquizofrenia, é CORRETO afirmar:
Quanto às pessoas com transtornos de personalidade, é CORRETO afirmar:
Quanto aos transtornos de impulso, é CORRETO afirmar:
Com relação à identificação humana, julgue o item a seguir.
Considere que um crânio apresente as seguintes características: fronte verticalizada, côndilos occipitais longos e estreitos e rebordas supra-orbitárias rombas. Nessas condições, é correto afirmar que esse crânio apresenta duas características masculinas e uma feminina.
Um crânio do tipo hipsicrânio é aquele que, visto lateralmente, aparenta ser baixo.
O exame radiográfico de um jovem com aparência de dezoito anos de idade determina se este será enquadrado no Código Penal ou no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Geralmente, a mineralização dentária dos incisivos se completa primeiro no arco superior que no inferior.
Os pontos craniométricos bregma, ínion, lambda e násio são ímpares, enquanto os pontos ptérion, astérion e pórion são pares.
A respeito da transmissão química e ação de fármacos no sistema nervoso central, analise as afirmações abaixo.
I. Os processos básicos da transmissão sináptica no sistema nervoso central são essencialmente similares aos que operam na periferia.
II. As células gliais, particularmente os astrócitos, participam ativamente da sinalização química, funcionando essencialmente como “neurônios inexcitáveis”.
III. Os mediadores químicos, incluindo o glutamato, o óxido nítrico e os metabólitos do ácido araquidônico são produzidos tanto pela glia quanto pelos neurônios.
IV. Muitos mediadores controlam alterações de longo prazo no cérebro, principalmente afetando a transcrição do gene.
Está correto o que se afirma em:
A respeito da transmissão química e ação de fármacos no sistema nervoso central, analise as afirmativas abaixo.
I. A maioria dos tipos básicos de alvos dos fármacos ocorre em várias isoformas moleculares diferentes, originando diferenças na função e na farmacologia.
II. Muito dos fármacos neuroativos são relativamente inespecíficos, afetando vários alvos diferentes.
III. A relação entre o perfil farmacológico e o efeito terapêutico dos fármacos neuroativos é, com frequência, transparente.
A respeito da classificação geral dos fármacos que atuam no sistema nervoso central, assinale a alternativa que apresenta a correlação incorreta entre o fármaco e sua classe.
Analise as afrmativas abaixo sobre o mecanismo de ação dos fármacos antipsicóticos, e assinale a alternativa correta.
I. Os fármacos antipsicóticos são antagonistas ou agonistas parciais nos receptores D2 de dopamina e não bloqueiam outros receptores de monoamina.
II. A potência dos antipsicóticos, em geral, corre paralela à atividade dos receptores D2, mas atividades em outros receptores podem reduzir os efeitos extrapiramidais adversos.
III. A atividade nos receptores muscarínicos, H1 e α pode determinar o perfl de efeitos colaterais.
A depressão é afecção psiquiátrica extremamente comum, e no seu tratamento são usados vários tipos de fármacos. Sobre os fármacos antidepressivos, encontram-se, abaixo, algumas correlações e as suas respectivas ações principais, assinale a alternativa com a correlação incorreta.
Recuperar senha