(1,0) A resolução n° 1, de 11 de fevereiro de 2009, estabelece diretrizes operacionais para a implantação do programa emergencial de segunda Licenciatura para os professores em exercício na educação básica. Este programa destina-se aos professores
(1,0) “Aprovada como a mais recente solução para atender à demanda na formação de professores e para o aprimoramento da Educação no País. [...] Alicerçada no acelerado avanço tecnológico, vai revolucionar a estrutura do sistema de ensino” (PALHARES, 2007) Trata-se de (Assinale a opção correta.)
(1,0) Aprovado pela Emenda Constitucional nº 53/2006, o FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, visa garantir uma educação pública universal e de qualidade para o Brasil. Sobre ele não é possível afirmar: (Assinale a opção adequada.)
(1,0) “Entre 1963 e 2001, 2.092 pessoas foram assassinadas pela simples razão de serem gays, transgêneros ou lésbicas. Somente em 2000, foram 130 assassinatos, dos quais 69% gays, 29% travestis e 2% lésbicas. O País não passa três dias sem que um gay, uma travesti ou uma lésbica não sejam brutalmente assassinados, vítimas do preconceito (MOTT e CERQUEIRA, 2001).” Infelizmente este cenário não se alterou nos últimos 10 anos. A homofobia está presente na sociedade por algumas razões como:
(1,0) A atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, regulamentada pelo decreto n.º 6.571, de 17 de setembro de 2008, fere o direito da família da pessoa com deficiência em relação à escolha do programa educacional almejado para o atendimento educacional de seu filho. Isso se deve a este decreto
(1,0) Qual o conceito que melhor define Orientação Sexual?
(1,0) O Brasil somente construiu uma certa unidade nacional a nível de ensino, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais na década de 90 e, posteriormente, com as Diretrizes Curriculares Nacionais, que surgem para facilitar a aplicação das avaliações externas. Daí, a origem do tema norteador da CONAE 2010:
(1,0) Enquanto o liberalismo político clássico colocou a educação entre os direitos do homem e do cidadão, o neoliberalismo, segundo Tomás Tadeu da Silva (GENTILI & SILVA, 1995, p. 21), promove uma regressão da esfera pública, à medida que aborda a escola no âmbito do mercado e das técnicas de gerenciamento, esvaziando assim o conteúdo político da cidadania, substituindo-o pelos direitos do consumidor. A educação não vem mais sendo vista como direito social, mas como prestação de serviço, em decorrência
(1,0) Não é raro nos centros urbanos brasileiros que algumas crianças fiquem aos cuidados de outra pessoa que não o pai ou a mãe. É essa pessoa quem estabelece os vínculos com a escola – leva e busca a criança, participa das reuniões de pais, acompanha o rendimento escolar, etc, desempenhando o papel de guardião de fato da criança. Em casos como esse, a guarda de direito poderá ser concedida a essa pessoa. De acordo com o artigo 28 do Estatuto da Criança e do Adolescente, sempre que for possível, a criança deverá ser ouvida previamente e sua opinião devidamente considerada. Na apreciação do pedido de guarda, também deverão ser levados em conta aspectos como:
(1,0) As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental destacam que é preciso reverter o quadro de discriminação e exclusão existente no interior das escolas, perpetrado pelo racismo, sexismo e preconceitos originados por situações socioeconômicas, regionais, culturais e étnicas. Sendo assim, ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar, dentre outros aspectos:
(1,0)
“O aluno é colocado diante de um painel onde aparece uma questão relativa a algo que ele já conhece e, ao mesmo tempo, uma nova informação sobre o mesmo tema. O aluno deve responder à questão apresentada e, se acertar, a máquina passará automaticamente para a questão seguinte, que será referente à informação dada imediatamente antes. Se não acertar, não poderá prosseguir, devendo retornar a algum passo anterior.” (Fontana e Cruz) Essa é uma breve descrição do funcionamento da “máquina de ensinar” idealizada por Skinner. Dessa “máquina de ensinar”, derivou, na educação formal, o:
(1,0) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional considera despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino as que são realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis. Assinale a alternativa que indica a despesa que se enquadra no conceito de manutenção e desenvolvimento do ensino:
(1,0) De acordo com a Constituição Federal de 1988, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Preparação competente para o mercado de trabalho. III. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. V. Avaliação nacional periódica do desempenho dos alunos. VI. Garantia de padrão de qualidade. Está correto o que se afirma APENAS em
(1,0) A Constituição Federal de 1988 estabelece que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: I. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos. II. Proibição de trabalho perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos. III. Proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos. IV. Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei. Está correto o que se afirma APENAS em
(1,0) A escola pública brasileira, mediante a forma como organiza seu trabalho pedagógico e estabelece seus regulamentos, ritmos e rituais, ainda está longe de
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