Sobre os deveres do estabelecimento de ensino, assinale a alternativa incorreta:
a)
Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
b)
Elaborar e executar sua proposta pedagógica;
c)
Omitir aos pais ou responsáveis informações sobre a frequência e rendimento dos alunos, uma vez que a própria instituição é competente para lidar de forma rígida com a situação;
d)
Administrar seu pessoal e seus recursos materiais financeiros.
Considerando-se as particularidades da faixa etária compreendida entre zero e seis anos e suas formas específicas de aprender criou-se categorias curriculares para organizar os conteúdos a serem trabalhados nas instituições de educação infantil. Dessa forma, assinale a alternativa correta:
a)
Esta organização visa a abranger diversos e múltiplos espaços de elaboração de conhecimentos e de diferentes linguagens;
b)
Visa distorcer a identidade das crianças criada pelos pais;
c)
Visa tornar a criança cada vez mais dependente dos espaço onde estuda;
d)
Tem por finalidade desconstituir o processo de socialização pela criança.
Sobre o surgimento das creches, assinale a alternativa incorreta:
a)
A primeira instituição voltada ao amparo de crianças surgiu na Europa Medieval e foi chamada de “roda dos expostos”.
b)
Antigamente as creches tinham caráter assistencialista e caritativo e tinha como objetivo encobrir a identidade das mães solteiras que geralmente pertenciam à corte.
c)
A roda dos expostos servia de subterfúgio para se regular o tamanho das famílias, dado que na época não havia métodos eficazes de controle da natalidade.
d)
A prioridade da roda dos expostos era o atendimento aos pequenos, e uma tentativa de resolver determinadas questões que fossem de caráter de urgência a sociedade da época.
As instituições de Educação Infantil devem assegurar a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.
Considerando a afirmação acima, é correto afirmar que:
a)
A organização das atividades de cuidado da criança não precisa ser parte integrante da proposta curricular da escola.
b)
Educar cuidando não inclui garantir a segurança, nem alimentar a curiosidade, a ludicidade e a expressividade infantis.
c)
Os atos de cuidar não contribuem para que a criança se aproprie dos modos culturalmente estabelecidos de promoção de saúde.
d)
As praticas envolvidas nos atos de cuidar, tais como alimentação, banho, controle dos esfíncteres garantem, apenas, o direito da criança de ser bem atendida.
e)
A criança bem pequena necessita da mediação do professor/monitor para adquirir autonomia no cuidar de si, o que torna evidente a relação indissociável entre o cuidar e o educar.
Digite o que procura. Exemplo: OAB, OAB Tributário, etc