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Matéria: Gestão de Qualidade em Nutrição x
#224881
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Gestão de Qualidade em Nutrição
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Um indicador é uma unidade de medida que permite a avaliação da qualidade de diferentes aspectos de um serviço, como meio ambiente, estrutura, processos e resultados. Um indicador pode ser representado por uma taxa, um coeficiente, um índice ou um número absoluto. Para a facilitação do planejamento de ações e da busca por soluções, existem diversas ferramentas de qualidade. No que concerne a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O fluxograma é a representação gráfica que dispõe todas as causas de um problema, permitindo visualizar as relações entre causas e efeitos de um processo, para que se possa atuar no sentido de remover tais causas.

#224880
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Um indicador é uma unidade de medida que permite a avaliação da qualidade de diferentes aspectos de um serviço, como meio ambiente, estrutura, processos e resultados. Um indicador pode ser representado por uma taxa, um coeficiente, um índice ou um número absoluto. Para a facilitação do planejamento de ações e da busca por soluções, existem diversas ferramentas de qualidade. No que concerne a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O diagrama de Pareto é um gráfico que permite a visualização das diferentes causas de uma questão e a identificação da principal entre elas, sendo essencial para o estabelecimento de prioridades.

#224879
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Acerca de alimentação institucional, julgue os itens a seguir.

O conceito de Homo economicus surgiu no bojo da teoria das relações humanas como consequência das experiências de Howthorm.

#224878
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Uma unidade de alimentação e nutrição prepara diariamente feijão para seus colaboradores, utilizando um caldeirão. A receita-padrão leva os seguintes ingredientes: 5 kg de feijão carioca; 70 g de sal; 60 g de alho; e 100 g de óleo de soja. O rendimento dessa receita é de 160 porções de 100 g. Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Para calcular se o caldeirão da unidade teria capacidade de cozinhar todo o feijão de uma só vez, seria necessário conhecer a relação entre o volume do feijão e o seu peso.

#224877
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Uma unidade de alimentação e nutrição prepara diariamente feijão para seus colaboradores, utilizando um caldeirão. A receita-padrão leva os seguintes ingredientes: 5 kg de feijão carioca; 70 g de sal; 60 g de alho; e 100 g de óleo de soja. O rendimento dessa receita é de 160 porções de 100 g. Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Para preparar esse feijão para mil pessoas, conforme essa receita, seria necessário utilizar 300 g de sal.

#224876
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Uma unidade de alimentação e nutrição prepara diariamente feijão para seus colaboradores, utilizando um caldeirão. A receita-padrão leva os seguintes ingredientes: 5 kg de feijão carioca; 70 g de sal; 60 g de alho; e 100 g de óleo de soja. O rendimento dessa receita é de 160 porções de 100 g. Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

O rendimento do feijão é de 16 kg.

#224875
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Uma unidade de alimentação e nutrição prepara diariamente feijão para seus colaboradores, utilizando um caldeirão. A receita-padrão leva os seguintes ingredientes: 5 kg de feijão carioca; 70 g de sal; 60 g de alho; e 100 g de óleo de soja. O rendimento dessa receita é de 160 porções de 100 g. Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

O fator de cocção do feijão é igual a 4.

#224874
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Uma unidade de alimentação e nutrição prepara diariamente feijão para seus colaboradores, utilizando um caldeirão. A receita-padrão leva os seguintes ingredientes: 5 kg de feijão carioca; 70 g de sal; 60 g de alho; e 100 g de óleo de soja. O rendimento dessa receita é de 160 porções de 100 g. Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

O fator de correção do sal é igual a 1.

#224873
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Uma unidade de alimentação e nutrição prepara diariamente feijão para seus colaboradores, utilizando um caldeirão. A receita-padrão leva os seguintes ingredientes: 5 kg de feijão carioca; 70 g de sal; 60 g de alho; e 100 g de óleo de soja. O rendimento dessa receita é de 160 porções de 100 g. Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Considerando-se que a porção de feijão por refeição corresponda a 35% do prato, é correto afirmar que a quantidade de sal utilizada nessa receita deveria ser reduzida para atender à recomendação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que estipula um limite de 600 mg de sódio per capita, por refeição.

#224872
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Uma unidade de alimentação e nutrição prepara diariamente feijão para seus colaboradores, utilizando um caldeirão. A receita-padrão leva os seguintes ingredientes: 5 kg de feijão carioca; 70 g de sal; 60 g de alho; e 100 g de óleo de soja. O rendimento dessa receita é de 160 porções de 100 g. Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Para aumentar o rendimento do feijão, recomenda-se que este fique de remolho, pois isso aumenta a absorção da água pelo grão e diminui a concentração de fitatos.