(1,0)
Para validação das medições de um termodensímetro para gás liquefeito de petróleo, a variação angular máxima admitida entre o seu eixo e a perpendicular com a superfície líquida do GLP é de:
Um prisma, com 80cm de altura e seção trapezoidal com bases de 20 e 26cm e altura de 15cm, tem um peso de 191,2N. Considerando g = 10m/s², a densidade do corpo, em kg/dm³, é de:
Um reservatório, em forma de tronco de pirâmide de base quadrada, tem aresta da base inferior com 800mm, aresta da base superior com 1600mm de lado e 2000mm de altura, contém 1013 litros de óleo, com peso específico de 8kN/m³. A pressão manométrica, em kPa, no fundo do reservatório, é, aproximadamente, de:
Uma tubulação com diâmetro interno de 30mm tem uma vazão de 0,18 (pi) litros/s. Nestas condições, a velocidade média de escoamento, em m/s, é de:
Um remador, treinando em um rio, parte de um certo cais e sobe o rio remando contra a corrente. Ao fim de 1km, ele cruza com uma tora de madeira, que desce o rio levada pela correnteza. Ele continua a remar rio acima durante mais meia hora e então volta, sempre remando no mesmo ritmo, só que agora a favor da correnteza. O remador passa em frente ao cais, de onde partira, junto com a tal tora de madeira. Qual a velocidade da correnteza do rio, em km/h?
Dois pulsos propagam-se ao longo de uma corda esticada, em sentidos contrários. O primeiro pulso propaga-se com velocidade de 2,5m/s e sua amplitude é de 10cm e o segundo, com a mesma velocidade escalar, mas com deslocamento vertical invertido e amplitude de 6cm. Em certo instante, a distância entre eles é de 30m. O tempo, em segundos, necessário para que os pulsos se encontrem, e a amplitude do pulso formado pela sua superposição, em cm, respectivamente, são:
declinação magnética de um certo lugar corresponde ao ângulo formado, no local, pelos meridianos magnético e geográfico. A inclinação magnética de um certo lugar corresponde ao ângulo que a agulha de uma bússola faz, no local, com o plano horizontal. A esse respeito, é correto afirmar que a(o):
Um calorímetro tem capacidade térmica de 12,0cal/?C e sua temperatura é 25?C. Um certo líquido de calor específico 0,5cal/g?C cuja temperatura é 38°C será armazenado no calorímetro. Que massa desse líquido, em gramas, é necessária para que o equilíbrio térmico seja estabelecido a 35?C?
Um astronauta em uma espaçonave que viaja com velocidade v = 0,8 c em relação à terra, mede o intervalo de tempo ?t = 3,0 min entre dois eventos que ocorrem no interior da nave. Para uma pessoa em repouso na terra, o intervalo de tempo medido entre os dois eventos é igual a:
Quando desejamos sintonizar certa estação de rádio, giramos o botão de sintonia, até que as freqüências das oscilações eletromagnéticas do rádio coincidam com a freqüência das ondas emitidas pela estação. Este é um exemplo do fenômeno de:
A equação de uma onda se propagando em um meio é y = 0,03cos(3x ? 9t), onde x e y são medidos em metros e t em segundos. Qual é a velocidade da onda?
Um menino, em frente a uma parede, emite um som e ouve o eco 0,4 s depois. Determine a distância entre o menino e a parede
Uma pessoa está a 5 m de um espelho plano. Considerando que ela se afasta perpendicularmente ao espelho com velocidade constante de 3,0 m/s, a distância entre a pessoa e a sua imagem após 5,0 s. é:
Uma pessoa deseja medir a altura H de um poste com o auxílio de uma régua de comprimento h = 50 cm. Para tal ela mede o comprimento D = 2,4 m da sombra que o poste projeta no solo e o comprimento d = 20 cm da sombra projetada pela régua, colocada verticalmente no solo. Pode-se concluir que a altura do poste é igual a:
Uma máquina térmica realiza um ciclo de Carnot, com as temperaturas das fontes térmicas iguais a T1 = 400 K e T2 = 300 K. Em cada ciclo, a quantidade de calor retirada da fonte quente é Q1 = 3200 J. Quantos ciclos são necessários para que a máquina realize um trabalho total de 40000 J.?
Recuperar senha