(1,0)
Para o marxismo, as classes sociais se definem a partir do lugar que os indivíduos ocupam nas relações de produção, mais precisamente pela posição perante os meios de produção. As classes sociais, assim, são entendidas como um componente _____________ da sociedade capitalista e, ao mesmo tempo, como sujeitos _____________ que têm suas formas de consciência e de atuação determinadas pela dinâmica da sociedade.
A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a _____________do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. As instituições são, portanto, _____________ por essência, quer seja família, escola, governo, polícia ou qualquer outra; elas agem fazendo força contra as mudanças, pela manutenção da _____________.
A ideia de desenvolvimento comunitário como programa governamental surgiu no período pós-guerra, com a divisão do mundo nos blocos capitalista e socialista, como estratégia dos países capitalistas para garantir sua __________. Fundamentando-se na ideia de que a pobreza tornava os povos receptivos à propaganda __________ e de que a ajuda aos povos subdesenvolvidos reverteria em benefícios econômicos aos EUA, a proposta consistia na implementação de programas de __________ aos países pobres, principalmente na América Latina.
Nos campos de gestão social e acadêmico, tem-se dado relevância para a sistematização das concepções, tendências e metodologias de avaliação de políticas e programas sociais. Determinar se o programa teve os efeitos projetados em indivíduos, grupos e instituições, assim como se tais efeitos podem ser atribuídos, de fato, à intervenção do projeto é uma avaliação de
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, as “...atividades continuadas que visam à melhoria da vida da população e cujas ações estejam voltadas para as suas necessidades básicas, ordenadas em rede, de acordo com os níveis de proteção social: básica e especial, de média e alta complexidade”, são
Tradicionalmente, as políticas sociais que orientam a ação das instituições encarregadas da prestação de serviços sociais às classes populares são concebidas ___________, enquanto expressões da realidade. Observa-se, de modo geral, a organização em políticas ou planos que ___________ a realidade nas áreas de educação, saúde, habitação, etc, como se o social fosse ___________ desses setores.
Existe no contexto atual uma diversidade de organizações, movimentos, sujeitos sociais, que pautam suas ações, demandas e lutas a partir de uma variada gama de temas e questões. O movimento social de maior expressão na realidade brasileira e um dos de maior relevância na América Latina, que contribuiu para publicizar e politizar o tema da questão agrária no Brasil, é o Movimento
Os movimentos sindicais e trabalhistas e os movimentos de libertação nacional são tidos como movimentos clássicos de enfrentamento do capital e que visam à superação da ordem vigente, movimentos estes que surgem já no século XIX, atuando até nossos dias. Em meados do século XX, surgem movimentos que têm por vezes o objetivo ou a função de ser um complemento das lutas de classes dos movimentos clássicos e outras vezes são vistos como alternativos aos movimentos de classe tradicionais e aos partidos políticos de esquerda. São eles:
Os conceitos comunidade e sociedade fazem parte da tradição sociológica, indicando configurações sociais contrastantes, tais como o arcaico e o moderno, o afetivo e o racional, o sagrado e o secular. No século XIX, a noção de comunidade é ____________ , passando a simbolizar a imagem de uma ____________ . No século XX, o conceito de comunidade é empregado para todas as formas de ____________ caracterizadas por intimidade, profundeza emocional, engajamento moral e continuidade no tempo.
O atual regime de acumulação flexível, que se constituiu a partir da crise capitalista que se alastra desde 1973, com a crise do petróleo, é resultado da confluência de diversas configurações que caracterizam o cenário capitalista mundial e a ofensiva neoliberal. Diversas são as modalidades de combate do capital e do Estado, comandado por governos neoliberais, contra o trabalho, como forma de diminuir e até eliminar qualquer tipo de resistência ao processo de reformas neoliberais, dentre as quais destaca-se
Há consenso entre os estudiosos do EBES (Estado de Bem-Estar Social) de que este se define, de modo geral, pela responsabilidade do Estado pelo bem-estar de seus membros. Trata-se de manter um padrão mínimo de vida para todos os cidadãos, como questão de direito social, por intermédio de um conjunto de serviços provisionados pelo Estado, em dinheiro ou em espécie. No entanto, na visão marxista, o EBES é
Ao longo dos anos 1990, propagou-se na mídia falada e escrita e nos meios políticos e intelectuais brasileiros uma avassaladora campanha em torno de reformas. A era Fernando Henrique Cardoso (FHC) foi marcada por esse mote, que já vinha de Collor. Tratou-se de reformas orientadas para o mercado, num contexto em que os problemas no âmbito do Estado brasileiro eram apontados como causas centrais da profunda crise econômica e social vivida pelo país desde o início dos anos 1980. A garantia para o novo projeto de modernidade dar-se-ia pela Reforma do Estado, com ênfase especial
As estratégias para o enfrentamento da questão social tem sido tensionadas por projetos sociais distintos, que presidem a estruturação e a implementação das políticas sociais públicas e que convivem em luta no seu interior. Vive-se uma tensão entre a defesa dos direitos sociais e a mercantilização e a re-filantropização do atendimento às necessidades sociais, com claras implicações na(s)
Recuperar senha