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A estrutura de fases permite que o projeto seja segmentado em subconjuntos lógicos para facilitar o gerenciamento, o planejamento e o controle. O númerode fases, a necessidade de fases e o grau de controle aplicado dependem do tamanho, do grau de complexidade e do impacto potencial do projeto. São características das fases de um projeto:
I. Para iniciar uma nova fase do projeto, é necessário que a fase anterior esteja conclusa. II. Quando as fases são sequenciais, o encerramento de uma fase termina com alguma forma de transferência ou entrega do produto do trabalho produzido como finalização da fase. III. O trabalho de uma fase terá foco diferente de quaisquer outras fases. Isso envolve geralmente diferentes organizações e conjunto de habilidades. IV. A principal entrega ou objetivo da uma fase requer um grau superior de controle para ser atingido com sucesso em relação à fase anterior. V. Caso haja atrasos no cumprimento dos objetivos da fase de um projeto, é possível compensá-los, acelerando a próxima fase.
Quais estão corretas?
Quando os projetos têm várias fases, estas são parte, em geral, de um processo sequencial, projetado para garantir um controle adequado à fim de obter o produto, o serviço ou o resultado desejado. As relações possíveis que podem ocorrer entre as fases de um projeto são:
I. Conflitantes. II. Dependentes. III. Sequenciais. IV. Sobrepostas. V. Interativas.
Os projetos são frequentemente utilizados como forma de atingir o plano estratégico de uma organização. Os projetos são normalmente autorizados como resultado de uma ou mais das seguintes considerações estratégicas:
I. Demanda de mercado. II. Oportunidade estratégica de negócios. III. Solicitação de cliente. IV. Avanço tecnológico. V. Requisito legal.
O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas relativas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas de 42 processos agrupados logicamente em 05 grupos, na seguinte ordem, quais sejam:
O gerenciamento de programas se concentra nas interdependências do projeto e ajuda a determinar a melhor abordagem para gerenciá-los. As ações relacionadas a essas interdependências incluem:
I. Solução de restrições e/ou conflitos de recursos que podem afetar múltiplos projetos no sistema. II. Alinhamento da orientação estratégica/organizacional que afeta as metas e objetivos do projeto e do programa. III. Solução de problemas e gerenciamento de mudanças emuma estrutura de governança compartilhada. IV. Efetuar uma mudança de estrutura, de pessoal ou de estilo de uma organização. V. Implementação de um novo procedimento ou processo denegócio.
Os processos de gerenciamento de projetos estão organizados em categorias denominadas de grupos de processos de gerenciamento de projetos, quais sejam:
I. Grupo de processos de iniciação.
II. Grupo de processos de planejamento.
III. Grupo de processos de execução.
IV. Grupo de processos de monitoramento e controle.
V. Grupo de processos de encerramento.
O grupo de processos de planejamento consiste nos processos realizados para estabelecer o escopo total do esforço, definir e refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar esses objetivos. Entre as opções a seguir, marque a que contém somente processos do grupo de planejamento.
A natureza integrativa de projetos e gerenciamento pode ser entendida considerando-seoutros tipos de atividades realizadas durante a execução de um projeto. São exemplos de atividades realizadas pela equipe de gerenciamento:
I. Analisar e entender o escopo. II. Entender como capturar a informação identificada e transformá-la em um plano de gerenciamento do projeto usando uma abordagem estruturada como a descrita no Guia PMBOK®. III. Realizar atividades para produzir as entregas do projeto. IV. Medir e monitorar todos os aspectos do progresso do projeto e tomar as medidas necessárias para atender seus objetivos.
O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para concluí-lo com sucesso. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de processos de gerenciamento do escopo do projeto às suas respectivas definições.
Coluna 1
1. Coletar os requisitos. 2. Definir o escopo. 3. Criar a EAP. 4. Verificar o escopo. 5. Controlar o escopo.
Coluna 2
( ) Processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. ( ) Processo de monitoramento do progresso do escopo do projeto e do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha base do escopo. ( ) Processo de definição e documentação das necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto. ( ) Processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. ( ) Processo de formalização da aceitação das entregas terminadas do projeto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O gerenciamento de custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que esse possa terminar dentro do orçamento aprovado. São processos de gerenciamento dos custos do projeto:
I. Estimar os custos. II. Determinar o orçamento. III. Controlar os custos. IV. Cortar os custos. V. Realocar recursos.
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os processos de gerenciamento de recursos humanos do projeto às suas respectivas definições.
1. Desenvolver o plano de recursos humanos.
2. Mobilizar a equipe do projeto.
3. Desenvolver a equipe do projeto.
4. Gerenciar a equipe do projeto.
( ) Processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para concluir as designações doprojeto. ( ) Processo de identificação e documentação de funções, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, além da criação de um plano de gerenciamento de pessoal. ( ) Processo de melhoria das competências, integração da equipe e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. ( ) Processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.
Assinale V para os itens que representam processos de gerenciamento dos riscos do projeto, e F para os que não representam.
( ) Planejar o gerenciamento dos riscos. ( ) Mensurar os riscos do projeto. ( ) Realizar a análise qualitativa dos riscos do projeto. ( ) Reportar a análise quantitativa dos riscos do projeto. ( ) Planejar as respostas aos riscos do projeto.
As alíquotas do ICMS nas operações internas com refrigerantes e nas prestações de serviço internas de transporte aéreo são, respectivamente:
Não integra a base de cálculo do ICMS nas operações com mercadorias:
Na substituição tributária:
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