Processando...

Questões comentadas Procon-RJ de Direito do Consumidor | 127543

#127543
Banca
CEPERJ
Matéria
Direito do Consumidor
Concurso
Procon-RJ
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

O Código de Defesa do Consumidor estabelece os objetivos e princípios da Política Nacional de Relações de Consumo. Nesse contexto, pode-se afirmar que existe:

Comentários da questão

  • - 17/11/2025 às 07:32

    Vamos analisar cada alternativa à luz do Código de Defesa do Consumidor (CDC, Lei nº 8.078/1990) e da Política Nacional de Relações de Consumo:

    a) Reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo

    • Correto. O CDC parte do princípio de que o consumidor é hipossuficiente frente ao fornecedor, reconhecendo sua vulnerabilidade e a necessidade de proteção especial (art. 4º, I).

    b) Ação governamental no sentido de proteger o fornecedor através da presença do Estado no mercado de consumo

    • O foco do Estado é proteger o consumidor, não privilegiar o fornecedor.

    c) Incentivo à criação de mecanismos de arbitragem entre consumidores e fornecedores

    • O CDC prioriza a defesa administrativa e judicial do consumidor, não cria obrigação de arbitragem.

    d) Estabelecimento de regras que excluem a atividade estatal dos casos de concorrência desleal

    • Pelo contrário, o Estado pode atuar para coibir práticas desleais de mercado.

    e) Manutenção dos serviços públicos, mesmo que eventualmente com falhas na prestação

    • O CDC não trata de manutenção de serviços públicos independentemente de qualidade; exige boa prestação de serviços.

    Resposta correta: A – Reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo