Processando...

Questões comentadas ENEM de Sociologia | 82461

#82461
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
difícil

(1,0) 1 - 

Maria da Penha 
Você não vai ter sossego na vida, seu moço Se me der um tapa Da dona “Maria da Penha” Você não escapa O bicho pegou, não tem mais a banca De dar cesta básica, amor Vacilou, tá na tranca Respeito, afinal, é bom e eu gosto 
[...] 
Não vem que eu não sou Mulher de ficar escutando esculacho Aqui o buraco é mais embaixo A nossa paixão já foi tarde 
[...] 
Se quer um conselho, não venha Com essa arrogância ferrenha Vai dar com a cara Bem na mão da “Maria da Penha” 
ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007. 
A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)

Comentários da questão

  • - 17/11/2025 às 10:21

    A letra da canção de Alcione faz referência à Lei Maria da Penha, que é uma legislação brasileira criada para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

    Analisando as alternativas:

    • a) mudanças decorrentes da entrada da mulher no mercado de trabalho → Não é o foco da canção nem da lei.
    • b) formas de ameaça doméstica que se restringem à violência física → A lei abrange violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, então não se restringe à física.
    • c) relações de gênero socialmente construídas ao longo da história → Correto. A violência doméstica é resultado de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, ou seja, de construções sociais de gênero.
    • d) violência doméstica contra a mulher relacionada à pobreza → A violência não é restrita à pobreza; a lei vale para todas as classes sociais.
    • e) ingestão excessiva de álcool pelos homens → Pode ser um fator, mas não é o foco principal da lei ou da canção.

    ✅ A alternativa correta é c) relações de gênero socialmente construídas ao longo da história.