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Simulado ENEM | SOCIOLOGIA | ENEM

Simulado ENEM | SOCIOLOGIA

📚 Simulado ENEM | Aluno ENEM | cód.6074

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🧪 Este Simulado ENEM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Enem
  • 🏛️ Instituição: ENEM
  • 👔 Cargo: Aluno ENEM
  • 📚 Matéria: Sociologia
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: INEP
  • ❓ Quantidade de Questões: 17
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 51 minutos

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#82458
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(1,0) 1 - 

FIGURA 1

Simulado ENEM 6074  SOCIOLOGIA   QUESTAO 01 -1

FIGURA 2

Simulado ENEM 6074  SOCIOLOGIA   QUESTAO 01 -2

Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Disponível em: http://rockandglamour.blogspot.com. Acesso em: 4 ago. 2012. 
As figuras indicam mudanças no universo feminino, como a

  • a) decadência da Monarquia, revelada pela aparição solitária e informal das nobres.
  • b) redução na escolaridade, simbolizada pela vida dinâmica e sem dedicação à leitura.
  • c) ampliação do status, conferida pela passagem do local rústico para os jardins do palácio.
  • d) inclusão na política, representada pela diferença entre o espaço privado e o espaço público.
  • e) valorização do corpo, salientada pelo uso de roupas mais curtas e pela postura mais relaxada.
#82461
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(1,0) 2 - 

Maria da Penha 
Você não vai ter sossego na vida, seu moço Se me der um tapa Da dona “Maria da Penha” Você não escapa O bicho pegou, não tem mais a banca De dar cesta básica, amor Vacilou, tá na tranca Respeito, afinal, é bom e eu gosto 
[...] 
Não vem que eu não sou Mulher de ficar escutando esculacho Aqui o buraco é mais embaixo A nossa paixão já foi tarde 
[...] 
Se quer um conselho, não venha Com essa arrogância ferrenha Vai dar com a cara Bem na mão da “Maria da Penha” 
ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007. 
A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)

  • a) mudanças decorrentes da entrada da mulher no mercado de trabalho.
  • b) formas de ameaça doméstica que se restringem à violência física.
  • c) relações de gênero socialmente construídas ao longo da história.
  • d) violência doméstica contra a mulher relacionada à pobreza.
  • e) ingestão excessiva de álcool pelos homens.
#82463
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(1,0) 3 - 

Em 1961, o presidente De Gaulle apelou com êxito aos recrutas franceses contra o golpe militar dos seus comandados, porque os soldados podiam ouvi-lo em rádios portáteis. Na década de 1970, os discursos do aiatolá Khomeini, líder exilado da futura Revolução Iraniana, eram gravados em fita magnética e prontamente levados para o Irã, copiados e difundidos. 

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século X X (1914-1991). São Paulo: Cia. das Letras, 1995.


Os exemplos mencionados no texto evidenciam um uso dos meios de comunicação identificado na

  • a) manipulação da vontade popular.
  • b) promoção da mobilização política.
  • c) insubordinação das tropas militares.
  • d) implantação de governos autoritários.
  • e) valorização dos socialmente desfavorecidos.
#82464
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(1,0) 4 - 

Existe uma cultura política que domina o sistema e é fundamental para entender o conservadorismo brasileiro. Há um argumento, partilhado pela direita e pela esquerda, de que a sociedade brasileira é conservadora. Isso legitimou o conservadorismo do sistema político: existiriam limites para transformar o país, porque a sociedade é conservadora, não aceita mudanças bruscas. Isso justifica o caráter vagaroso da redemocratização e da redistribuição da renda. Mas não é assim. A sociedade é muito mais avançada que o sistema político. Ele se mantém porque consegue convencer a sociedade de que é a expressão dela, de seu conservadorismo.

NOBRE, M. Dois ismos que não rimam. Disponível em: www.unicamp.br. Acesso em: 28 mar. 2014 (adaptado). 

A característica do sistema político brasileiro, ressaltada no texto, obtém sua legitimidade da

  • a) dispersão regional do poder econômico.
  • b) polarização acentuada da disputa partidária.
  • c) orientação radical dos movimentos populares.
  • d) condução eficiente das ações administrativas.
  • e) sustentação ideológica das desigualdades existentes.
#82465
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(1,0) 5 - 

Em 1879, cerca de cinco mil pessoas reuniram-se para solicitar a D. Pedro II a revogação de uma taxa de 20 réis, um vintém, sobre o transporte urbano. O vintém era a moeda de menor valor da época. A polícia não permitiu que a multidão se aproximasse do palácio. Ao grito de “Fora o vintém!”, os manifestantes espancaram condutores, esfaquearam mulas, viraram bondes e arrancaram trilhos. Um oficial ordenou fogo contra a multidão. As estatísticas de mortos e feridos são imprecisas. Muitos interesses se fundiram nessa revolta, de grandes e de políticos, de gente miúda e de simples cidadãos. Desmoralizado, o ministério caiu. Uma grande explosão social, detonada por um pobre vintém. 

Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado). 

A leitura do trecho indica que a coibição violenta das manifestações representou uma tentativa de

  • a) capturar os ativistas radicais.
  • b) proteger o patrimônio privado.
  • c) salvaguardar o espaço público.
  • d) conservar o exercício do poder.
  • e) sustentar o regime democrático.
#82466
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(1,0) 6 - 

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) reuniu representantes de comissões estaduais e de várias instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro organizações. O coordenador da CNV estima que, até o momento, a comissão examinou, “por baixo”, cerca de 30 milhões de páginas de documentos e fez centenas de entrevistas. 

Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).


A notícia descreve uma iniciativa do Estado que resultou da ação de diversos movimentos sociais no Brasil diante de eventos ocorridos entre 1964 e 1988. O objetivo dessa iniciativa é

  • a) anular a anistia concedida aos chefes militares.
  • b) rever as condenações judiciais aos presos políticos.
  • c) perdoar os crimes atribuídos aos militantes esquerdistas.
  • d) comprovar o apoio da sociedade aos golpistas anticomunistas.
  • e) esclarecer as circunstâncias de violações aos direitos humanos.
#82467
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(1,0) 7 - 

Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens.

J. P T Histoire de plusieurs voyages aventureux. 1600. In: DELUMEAU, J . História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).


Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de

  • a) gosto pela aventura.
  • b) fascínio pelo fantástico.
  • c) temor do desconhecido.
  • d) interesse pela natureza.
  • e) purgação dos pecados.
#82468
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(1,0) 8 - 

Simulado ENEM 6074  SOCIOLOGIA   QUESTAO 08

A discussão levantada na charge, publicada logo após a promulgação da Constituição de 1988, faz referência ao seguinte conjunto de direitos:

  • a) Civis, como o direito à vida, à liberdade de expressão e à propriedade.
  • b) Sociais, como direito à educação, ao trabalho e à proteção à maternidade e à infância.
  • c) Difusos, como direito à paz, ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente saudável.
  • d) Coletivos, como direito à organização sindical, à participação partidária e à expressão religiosa.
  • e) Políticos, como o direito de votar e ser votado, à soberania popular e à participação democrática.
#82469
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(1,0) 9 - 

Uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um acordo quanto à validade dessa norma. 

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. 


Segundo Habermas, a validez de uma norma deve ser estabelecida pelo(a)

  • a) liberdade humana, que consagra a vontade.
  • b) razão comunicativa, que requer um consenso.
  • c) conhecimento filosófico, que expressa a verdade.
  • d) técnica científica, que aumenta o poder do homem.
  • e) poder político, que se concentra no sistema partidário.
#82470
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(1,0) 10 - 

O cidadão norte-americano desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera. O prato é feito de uma espécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado na Itália medieval; a colher vem de um original romano. Lê notícias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha. 

LINTON, R. O homem: uma introdução à antropologia. São Paulo: Martins, 1959 (adaptado)

A situação descrita é um exemplo de como os costumes resultam da

  • a) assimilação de valores de povos exóticos.
  • b) experimentação de hábitos sociais variados.
  • c) recuperação de heranças da Antiguidade Clássica.
  • d) fusão de elementos de tradições culturais diferentes.
  • e) valorização de comportamento de grupos privilegiados.
#82471
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(1,0) 11 - 

TEXTO I

 

Não é sem razão que o ser humano procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.

LOCKE, J. Segundo tratado sobre governo: ensaio relativo à verdadeira origem, extensão e objetivo do governo civil. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (adaptado).

 

TEXTO II

 

Para que essas classes com interesses econômicos em conflitos não destruam a si mesmas e à sociedade numa luta estéril, surge a necessidade de um poder que, na aparência, esteja acima da sociedade, que atenue o conflito, mantenha-o dentro dos limites da ordem.

ENGELS, F. In: GALLINO, L. Dicionário de sociologia. São Paulo: Paulus, 2005 (adaptado).

 

Os textos expressam duas visões sobre a forma como os indivíduos se organizam socialmente. Tais visões apontam, respectivamente, para as concepções:

  • a) Liberal, em defesa da liberdade e da propriedade privada — Conflituosa, exemplificada pela luta de classes.
  • b) Heterogênea, favorável à propriedade privada — Consensual, sob o controle de classes com interesses comuns.
  • c) Igualitária, baseada na filantropia — Complementar, com objetivos comuns unindo classes antagônicas.
  • d) Compulsória, na qual as pessoas possuem papéis que se complementam — Individualista, na qual as pessoas lutam por seus interesses.
  • e) Libertária, em defesa da razão humana — Contraditória, na qual vigora o estado de natureza.
#82472
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(1,0) 12 - 

Imagine uma festa. São centenas de pessoas aparentemente viajadas, inteligentes, abertas a novas amizades. Você seleciona uma delas e começa um diálogo. Apesar do assunto envolvente, você olha para o lado, perde o foco e dá início a um novo bate-papo. Trinta segundos depois, outra pessoa desperta a sua atenção. Você repete a mesma ação. Lá pelas tantas você se dá conta de que não lembra o nome de nenhuma das pessoas com quem conversou. A internet é mais ou menos assim, repleta de coisas legais, informações relevantes. São janelas e mais janelas abertas.

Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 19 fev. 2013 (adaptado).

 

Refletindo sobre a correlação entre meios de comunicação e vida social, o texto associa a internet a um padrão de sociabilidade que se caracteriza pelo(a)

  • a) isolamento das pessoas.
  • b) intelectualização dos internautas.
  • c) superficialidade das interações.
  • d) mercantilização das relações.
  • e)   massificação dos gostos.
#82473
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(1,0) 13 - 

Ao longo das três últimas décadas, houve uma explosão de movimentos sociais pelo mundo. Essa diversidade de movimentos — que vão desde os movimentos por direitos civis e os movimentos feministas dos anos de 1960 e 1970, até os movimentos antinucleares e ecológicos dos anos de 1980 e a campanha pelos direitos homossexuais da década de 1990 — é normalmente denominado pelos comentadores do tema como novos movimentos sociais.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (adaptado).

 

Uma explicação para a expansão dos chamados novos movimentos sociais nas últimas três décadas é a

  • a) fragilidade das redes globais comunicacionais, como internet e telefonia.
  • b) garantia dos direitos sociais constitucionais, como educação e previdência.
  • c) crise das organizações representativas tradicionais, como partidos e sindicatos.
  • d) instabilidade das instituições políticas democráticas, como eleições e parlamentos.
  • e) consolidação das corporações transnacionais monopolistas, como petrolíferas e mineradoras.
#82474
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(1,0) 14 - 

Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder” , “de um mero imperialismo humano , mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.

CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico três enfoques. Scientiae Studia. São Paulo, v. 2, n. 4. 2004 (adaptado).

Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em

  • a) expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
  • b) oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
  • c) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
  • d) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
  • e) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.
#82475
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(1,0) 15 - 

O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser, de alojamento do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada, a instrução difundida; os encargos públicas aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito — tudo por uma simples ideia de arquitetura!

BENTHAM. J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra 0 poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencialmente por mecanismos

  • a) religiosos, que se constituem como um olho divino controlador que tudo vê.
  • b) ideológicos, que estabelecem limites pela alienação, impedindo a visão da dominação sofrida,
  • c) repressivos, que perpetuam as relações de dominação entre os homens por meio da tortura física.
  • d) sutis, que adestram os corpos no espaço-tempo por meio do olhar como instrumento de controle.
  • e) consensuais, que pactuam acordos com base na compreensão dos benefícios gerais de se ter as próprias ações controladas.