Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Pedagogia | 16158

#16158
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 -  Considere as afirmações abaixo. I. Ênfase no domínio do professor. II. Os alunos devem ser capazes de aprender e aceitar as explicações e as orientações. III. Os métodos são baseados em exposição verbal da matéria. IV. A preocupação básica da instituição educacional é a de adaptar os educandos à tarefa da aprendizagem. As características apresentadas estão relacionadas à concepção de educação

Comentários da questão

  • - 26/09/2013 às 10:27

    Na concepção tradicional de Educação, o aluno chega á escola com a ‘cabeça vazia’ , cabendo à escola colocar-lhe um conjunto de conhecimentos factuais e habilidades intelectuais, testando periódicamente a aquisição destes conhecimentos através de provas e exames. As habilidades intelectuais mais valorizadas são a linguística ( capacidade de ler, compreender e escrever textos ) e a lógica-matemática ( capacidade de processar informação quantitativa). Deste modo, o aluno atravessa um percurso, em que etapa após etapa, dum modo previamente estabelecido lhe são despejados conhecimentos que tem de assimilar com o objectivo &uacut e;nico de passar para a próxima fase. Deste modo, o conjunto de factos que lhes eram transmitidos não eram sinônimos de conhecimento adquirido, porque basicamente este método apenas incentivava a memorização dos fatos e não as capacidades cognitivas tais como a interpretação, julgamento e decisão dos factos, ignorando os estilos individuais de aprendizagem de cada aluno.

    ‘A ideia orientadora é ‘moldar’ os alunos para o mundo fabril que os espera, usando técnicas semelhantes a uma linha de montagem; salas de aulas isoladas e limitadas em recursos; mesas e cadeiras alinhadas em filas; o professores desempenhando a função de dono e empregador principal do conhecimento; e a apresentação da informação limitada aos livros-texto e do quadro negro duma forma linear e sequencial.’