Processando...

Questões comentadas INSS de Direito Previdenciário | 23612

#23612
Banca
CESPE
Matéria
Direito Previdenciário
Concurso
INSS
Tipo
Certo/Errado
fácil

(1,0) 1 - 

Em cada um dos itens seguintes, apresenta-se uma situação hipotética referente à aplicação do conceito de salário-de-contribuição, seguida de uma assertiva a ser julgada.

 

A empresa em que Maurício trabalha paga a ele, a cada mês, um valor referente à participação nos lucros, que é apurado mensalmente. Nessa situação, incide contribuição previdenciária sobre o valor recebido mensalmente por Maurício a título de participação nos lucros.

Comentários da questão

  • binamjane - 10/07/2014 às 13:25

    Afirmação Correta de acordo com a Lei 8.212/91

    “Art. 28. Entende-se por salário-de-contribuição:

    § 9º Não integram o salário-de-contribuição para os fins desta Lei, exclusivamente: (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 10.12.97)

    j) a participação nos lucros ou resultados da empresa, quando paga ou creditada de acordo com lei específica; “

    Para entender isso teremos que ir para outra Lei, a que regulamenta a Participação nos lucros, a 10101/2000.

    “Art. 3o A participação de que trata o art. 2o não substitui ou complementa a remuneração devida a qualquer empregado, nem constitui base de incidência de qualquer encargo trabalhista, não se lhe aplicando o princípio da habitualidade.”

    Logo, a participação nos lucros que Maurício recebe por ser mensal, torna-se habitual ferindo o princípio citado na lei específica, então poderá incidir contribuição previdenciaria pois integra o salário.