Processando...

Prova de Português

Prova de Português

Saiba o que cai em concurso público de Nível Fundamental.

A língua portuguesa é uma das mais belas do mundo, tendo palavras que expressam significados únicos.

Em contrapartida, é uma língua que gera inúmeras dúvidas nos estudantes, uma vez que é composta por diversas regras que nem sempre são compreendidas de forma integral.

Para quem está estudando para concursos a língua portuguesa é uma das matérias que mais geram dúvidas e é um também um dos assuntos com maior peso na nota final do candidato.

Se você está se preparando para prestar concursos públicos, dê atenção especial aos estudos da língua portuguesa.

Veja um pouco mais sobre Prova de Português:

  • O que cai em prova de português?
  • Como se preparar para uma prova de português?
  • O que cai na prova de concurso público ensino fundamental?
  • Como fazer prova de português da FGV?

O que cai em prova de português?

Interpretação de texto

Basicamente, todas as questões possuem como elemento central a interpretação de textos.

Além disso, há as questões que cobram justamente este conteúdo (ou seja, algumas questões cobram a interpretação de forma direta e outras indiretamente).

Ao estudarmos português para concursos, a interpretação de textos é um dos assuntos mais importantes que merecem a sua atenção.

Ler bastante é fundamental para se dar bem em provas de português para concursos

Para ser um bom interpretador de textos, a melhor dica é que você faça da leitura um hábito diário e se tem dificuldades com o assunto, tente anotar suas impressões sobre os materiais que você lê;

Concordância nominal e verbal

É um assunto cobrado em concursos de todos os níveis. Para dominar esse assunto você deve estudar principalmente os tipos de sujeito, que é o que grande parte dos exercícios exige;

Uso da crase

Um assunto que tem pouca atenção dos estudantes, mas é muito cobrado em concursos públicos é a crase.

Para dominar o assunto, entenda de forma integral qual é o sentido da crase nas frases e saiba quando ela deve ou não ser utilizada;

Morfologia

A morfologia diz respeito aos processos de formação e estruturação das palavras.

Para facilitar seu entendimento sobre o tema, agrupe o conteúdo em adjetivo, pronome, preposição, advérbio, substantivo, artigo, adjetivo, interjeição e conjunção;

Pontuação

A pontuação é também um assunto da língua portuguesa que recebe pouca atenção dos estudantes, porém é extremamente cobrada em concursos públicos.

Não existe uma forma especifica em que o assunto aparece nas questões, entretanto, dominar o uso dos pontos é de grande importância para o concurseiro;

Acentuação

Pode parecer um pouco simplista, mas a acentuação é dos conteúdos que mais geram erros nas provas de concursos públicos.

Isso ocorre porque muitas vezes a pessoa não está atenta às regras gramaticais ou porque acreditam que dominam o assunto e não dão atenção ao conteúdo;

Sintaxe

A sintaxe é um assunto da gramática que diz respeito à forma com que as palavras são dispostas na frase, bem como a relação lógica entre as mesmas.

Na sintaxe, estão os assuntos comuns de coesão e coerência e são estes os assuntos mais cobrados em concursos públicos. Para dominar o assunto é necessário leitura e estudo sobre o tema;

Semântica

Já a semântica diz respeito aos significados das palavras e, somente a partir do conhecimento da semântica que é possível construir e/ou interpretar uma mensagem.

Nos concursos públicos, a semântica é cobrada de diversas formas, por isso é importante que o candidato conheça de forma integral os fatos linguísticos (como sinônimos, antônimos, parônimos, homônimo, polissemia, figura de linguagem, conotações e vícios de linguagem).

Como se preparar para uma prova de português?

Ler muito: ler irá te ajudar em diversos aspectos, mas principalmente irá facilitar sua interpretação de textos. Tire um tempo diário para dedicar-se a leitura. Você pode também ler materiais e livros sobre outros assuntos que serão cobrados no concurso que você irá prestar (por exemplo: leis ou atualidades);

Planejamento: o planejamento nos estudos de português para concursos é fundamental. Aqui é necessário separar um tempo para teoria do conteúdo, outro para pratica e outro para revisão do conteúdo. O indicado é que você não faça longos períodos entre os tempos supracitados;

Faça exercícios de provas anteriores: busque exercícios de provas anteriores ao edital que você se inscreveu. Essa dica vale para todas as disciplinas cobradas no conteúdo programático e não somente as de português;

Use a internet a seu favor: veja vídeos e aulas disponíveis na internet sobre português, atualmente existe uma infinidade deles e o melhor: a maioria é inteiramente gratuita.

O que cai na prova de concurso público ensino fundamental?

As provas de Nível Fundamental tendem a ser muito mais simples do que os de outros níveis de ensino, tanto em relação ao menor número de questões, quanto ao menor número de disciplinas exigidas.

Como fazer prova de português da FGV?

Na hora de fazer uma prova de concurso, o Português acaba por ser subestimado por muitos candidatos na hora de estudar. Isso porque os terrores costumam ser Direito e Matemática e Raciocínio Lógico, não é mesmo?

Só que negligenciar a Língua Portuguesa nos estudos é um erro!

Comum em praticamente todos os concursos, alcançar uma ótima pontuação nessa prova é determinante para ter uma boa colocação.

A disciplina, em sua essência, é igual em todos os programas. Porém, você deve estar atento ao modo que a matéria será abordada. Uma das provas de Português para concursos mais complexas é a da Fundação Getulio Vargas (FGV), com uma abordagem diferente das outras organizadoras.

Os concursos públicos estão, cada vez, mais sendo procurados por candidatos preocupados com estabilidade e segurança financeira. Essa constante busca tem se intensificado desde a crise econômica que vem afetando o Brasil nos últimos anos, levando ao aumento da concorrência em cada edital.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z