Processando...

Prova de Legislação

Prova de Legislação

O que você precisa saber para passar na prova de legislação.

Decore todas as placas de sinalização conforme pedido pelo seu instrutor(a), sempre cai uma questão de cada tipo de placa além de facilitar as aulas práticas de direção.

Sempre será cobrada uma questão de sinalização por gestos, seja do condutor ou da autoridade de trânsito, além de uma questão sobre sinais sonoros.

Não se preocupe em gravar as infrações de trânsito, poderão ser cobradas aquelas que forem previamente selecionadas em sala por seu instrutor(a).

Todas das medidas administrativas começam com letra “R” ou “T” e não há nenhuma penalidade que comece com essas letras.

Na direção defensiva, lembre-se que seus elementos são sempre um “chá p/ dois” (conhecimento, habilidade, atenção, previsão e decisão)

Comportamento sub-esterçante é o desgarramento das rodas dianteiras e sobre-esterçante o desgarramento das rodas traseiras.

Serão três questões de Primeiros Socorros, mas tudo se resume a sinalizar o local e chamar as equipes de emergência.

Serão três questões de meio ambiente e convívio social, lembre-se que nos grandes centros urbanos as indústrias e os veículos são os grandes vilões.

Na prova de Legislação do DETRAN/MG mais de 60% das questões estarão concentradas em legislação, regra de circulação e direção defensiva.

Lembre-se que preferência é a regra de circulação e prioridade é o caráter de urgência

Veja um pouco mais sobre Prova de Legislação:

  • Quais são as questões que mais caem na prova do Detran?
  • Como fazer a prova de legislação?
  • O que levar no dia da prova do Detran?
  • Como saber o número de acertos na prova do Detran?

Quais são as questões que mais caem na prova do Detran?

numa prova de 30 questões, deveriam ser observadas as seguintes razões:

1. Legislação de Trânsito – 12 questões;

2. Direção Defensiva – 11 questões;

3. Primeiros Socorros – 3 ou 2 questões;

4. Meio Ambiente e Cidadania – 3 ou 2 questões;

5. Mecânica Básica de Veículos – 2 questões.

Entretanto, NÃO é exatamente o que temos presenciado nas provas aplicadas pelos Detran’s Brasil afora. O que está sendo praticado é o seguinte:

1. Legislação de Trânsito – 18 questões

1.1. Cinco (5) sobre SNT, Processo de Habilitação, Habilitação e Veículos;

1.2. Cinco (5) sobre Sinalização de Trânsito;

1.3. Três (3) sobre Infrações e Crimes de Trânsito e suas punições;

1.4. Cinco (5) sobre Normas de Circulação e Conduta);

2. Direção Defensiva – 5 questões;

3. Primeiros Socorros – 3 questões;

4. Meio Ambiente e Cidadania – 2 questões;

5. Mecânica Básica de Veículos – 2 questões.

Se no seu Estado o Detran aplica provas com 40 questões, considere 2 questões, a mais, em cada um dos itens citados.

Como fazer a prova de legislação?

A prova teórica de legislação do Detran é objetiva, ou seja, de múltipla escolha. O assunto das questões que cairão nessa prova está relacionado aos estudos realizados no curso teórico da autoescola.

Para habilitação A e B, o curso tem 45 horas, sendo subdivididas em: Legislação de Trânsito (18 horas/aula); Direção Defensiva (16 horas/aula); Noções de Primeiros Socorros (4 horas/aula); Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito (4 horas/aula); Noções Sobre Funcionamento do Veículo de Duas ou Mais Rodas (3 horas/aula).

A prova é composta por 30 questões e, para ser aprovado, você precisa acertar ao menos 70%, ou seja, 21 questões. Essas regras e conteúdos também valem para o simulado Detran.

O que levar no dia da prova do Detran?

É essencial levar um documento de identificação, que contenha seu RG e CPF. Se você não tem o número de CPF no seu RG, pode levar os dois documentos separados ou sua carteira de trabalho.

É essencial chegar com pelo menos uma hora de antecedência para que não ocorra nenhum imprevisto que faça você perder a prova ou lhe deixe com ansiedade para fazer o teste.

Não é obrigatório, mas se for fazer você se sentir melhore, leve uma garrafa de água e algum tipo de lanche rápido, como uma barra de cereal, para caso você precise ficar no local por mais tempo que o previsto.

Como saber o número de acertos na prova do Detran?

O resultado pode ser consultado logo após o término da prova do DETRAN. Para saber se você foi aprovado ou não, basta acessar o site do DETRAN, preencher os campos do formulário e conferir o resultado. Você também pode pedir para a autoescola verificar o resultado da sua prova.

É muito comum ver candidatos querendo saber quais questões cairão na prova dele, ou seja, ele quer saber exatamente como cada questão será apresentada, numa reprodução fiel, palavra por palavra. Percebe-se, com isso, que a intenção do aluno é chegar na prova e apenas marcar as respostas previamente decoradas. Claro que não é isso que se espera para a formação do condutor.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z