Processando...

OAB

OAB

Tudo o que você precisa saber sobre a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma instituição que representa os advogados enquanto classe profissional. Ela é encarregada de fiscalizar e orientar o exercício da advocacia, além de coibir práticas que infrinjam o Código de Ética.

A OAB foi criada no ano de 1930, com a publicação do Decreto 19.408/30. A organização substituiu o antigo Instituto de Advogados Brasileiros (IAB), devido a transformações que ocorreram com a Revolução de 1930, um movimento armado que depôs o presidente Washington Luís.

Veja um pouco mais sobre OAB:

Como descobrir OAB de advogado?

Como saber onde vou fazer a prova da OAB?

Qual é o papel da OAB?

Qual a importância da OAB para a sociedade?

Provas e Simulados

Concurso Aberto OAB

OAB

Como descobrir OAB de advogado?

Para isso, o interessado poderá consultar a informação na página da OAB de seu respectivo estado, basta consultar o Cadastro Nacional de Advogados (CNA) no seguinte endereço: http://cna.oab.org.br/ , lá você pode consultar pelo nome (completo ou não) ou pelo nº da OAB do advogado. Caso o profissional seja realmente advogado, você o encontrará e poderá verificar se sua situação está regular ou não.

Como saber onde vou fazer a prova da OAB?

Devido ao modo como é realizado o exame de ordem, com duas etapas de provas, a OAB divulga anualmente um calendário de eventos relacionados a prova. Portanto, o candidato pode acessar diretamente no site da OAB todas as informações, como data de inscrição, dia de lançamento do edital de abertura, locais das provas, realização das provas práticas e teóricas.

Então antes de qualquer revisão, procure deixar tudo planejado, para que chegue ao local do Exame sem maiores estresses e complicações.

Qual é o papel da OAB?

A OAB é importante em inúmeros sentidos para o advogado. Por meio da fiscalização e da orientação, sua atuação favorece as melhores práticas dentro da profissão, prezando pela atuação ética do advogado.

Além disso, com o Exame da Ordem, a OAB seleciona profissionais qualificados para atuarem de acordo com a melhor técnica jurídica. Somente advogados inscritos nos quadros da OAB podem exercer a profissão e quaisquer atos realizados por profissionais não habilitados são considerados nulos.

Qual a importância da OAB para a sociedade?

Com relação a sociedade a OAB instituição também é responsável pela realização do Exame de Ordem, que autoriza bacharéis em Direito a exercerem a atividade de advogado, caso sejam aprovados na prova.

Suas funções não se limitam, porém, à representação da classe da advocacia. A OAB também tem como função a defesa da Constituição, dos direitos humanos, do Estado de Direito e da justiça social. Para isso, vamos voltar ao tempo, falando da sua criação.

Provas e Simulados

Se você está estudando para o concurso OAB então não deixe de ver as provas anteriores, praticar com nossos simulados e realizar milhares de questões de concursos.

Provas Anteriores: https://www.concursosaz.com.br/provas-de-concursos

Questões de Concursos: https://www.concursosaz.com.br/questoes-de-concursos?f%5Bconcurso%5D=&f%5Bbanca%5D=&f%5Bmateria%5D=&f%5Bcategoria%5D=OAB&f%5Bcargo%5D=&f%5Btipo%5D=&f%5Bdificuldade%5D=

Simulados do Concurso: https://www.concursosaz.com.br/simulados?f%5Bconcurso_id%5D=&f%5Bbanca_id%5D=&f%5Bmateria_id%5D=&f%5Bcategoria_id%5D=8&f%5Bcargo_id%5D=&f%5Btipo%5D=&f%5Bdificuldade%5D=

Concurso Aberto OAB

Para que você não fique de fora dos concursos abertos em todo o Brasil você não poderá deixar de acessar a nossa lista diariamente. Veja os concursos abertos para OAB e para outros concursos similares.

Concursos Abertos: https://www.concursosaz.com.br/concursos-abertos

Quem atua na OAB deve obedecer à uma série de regras rigorosas. Esses profissionais não podem atuar em processos, nem redigir pareceres em processos que estejam tramitando na OAB. Da mesma maneira, esses profissionais não podem adquirir bens, nem realizar contratações onerosas com a OAB.