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Simulado UFPA | Pedagogo | CONCURSO

Simulado UFPA | Pedagogo

SIMULADO UFPA | PEDAGOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFPA para o cargo de Pedagogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEPS-UFPA para o concurso UFPA. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFPA | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFPA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#115870
Banca
CEPS-UFPA
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFPA
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(1,0) 1 - 

Sobre a presença da temática da Educação em Direitos Humanos nos currículos da educação superior, é correto afirmar que

  • a) deverá orientar a formação inicial e continuada de todos(as) os(as) profissionais da educação, sendo componente curricular obrigatório nos cursos destinados a esses profissionais.
  • b) poderá orientar a formação inicial e continuada de todos (as) os(as) profissionais da educação, sendo componente curricular optativo nos cursos destinados a esse profissionais.
  • c) constitui componente curricular disciplinar obrigatório na organização dos currículos de todos os cursos de formação superior que tenham afinidade com as ciências humanas.
  • d) deverá ser inserida nas grades curriculares dos PPCS obrigatoriamente como um conteúdo específico de uma das disciplinas já existentes no currículo escolar do curso.
  • e) deverá estar presente na modalidade de disciplina obrigatória na formação inicial e de pós-graduação de todos (as) os (as) profissionais das diferentes áreas do conhecimento.
#115871
Banca
CEPS-UFPA
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFPA
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(1,0) 2 - 

A Educação em Direitos Humanos na construção dos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI); dos Programas Pedagógicos de Curso (PPC) das Instituições de Educação Superior; dos materiais didáticos e pedagógicos; do modelo de ensino, pesquisa e extensão; de gestão, bem como dos diferentes processos de avaliação, deverá ser considerada de modo

  • a) multicultural.
  • b) transversal.
  • c) gerador.
  • d) disciplinar.
  • e) pedagógico.
#115872
Banca
CEPS-UFPA
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Pedagogia
Concurso
UFPA
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(1,0) 3 - 

Na educação superior, estão previstos cursos de quatro categorias, quais sejam, os

  • a) sequenciais, os de graduação, os de pós-graduação e os de extensão.
  • b) de licenciatura, os de bacharelado, os de mestrado e os de doutorado.
  • c) de graduação, os lato sensu, os stricto sensu e os de pós-graduação.
  • d) técnicos profissionalizantes, os de graduação, os de mestrado e doutorado e os mestrados acadêmicos.
  • e) de graduação, os pós-médios, os de pesquisa e os de especialização.
#115873
Banca
CEPS-UFPA
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Pedagogia
Concurso
UFPA
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(1,0) 4 - 

Sobre o notório saber, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor, é correto afirmar que

  • a) deve ser reconhecido por uma universidade com curso de mestrado ou doutorado em área afim.
  • b) de forma alguma supre a exigência de um título acadêmico.
  • c) somente em caráter precário pode suprir a exigência de um título acadêmico.
  • d) deve ser reconhecido por uma universidade com curso de doutorado em área afim.
  • e) pode ser reconhecido por qualquer instituição, já que não se processa a certificação.
#115874
Banca
CEPS-UFPA
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFPA
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(1,0) 5 - 

Constitui característica da universidade

  • a) ser uma instituição pluridisciplinar de formação dos quadros profissionais de nível superior.
  • b) possuir pelo menos dois terços do corpo docente com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado.
  • c) possuir mais da metade do seu corpo docente em regime de tempo integral.
  • d) ser o lugar da produção científica privada.
  • e) a inexistência de profissionais com titulação de especialista.
#115875
Banca
CEPS-UFPA
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Pedagogia
Concurso
UFPA
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(1,0) 6 - 

Constitui uma das mais importantes inovações do Plano Nacional de Educação em vigor, em relação aos planos anteriores, a

  • a) sua promulgação por meio de Lei.
  • b) institucionalização do Custo Aluno Amazônico.
  • c) previsão do percentual do Produto Interno Bruto para o seu financiamento.
  • d) institucionalização do regime de colaboração entre os entes federados.
  • e) duração ampliada para 20 anos.
#115876
Banca
CEPS-UFPA
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Pedagogia
Concurso
UFPA
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(1,0) 7 - 

Constitui uma meta estruturante do atual Plano Nacional de Educação

  • a) elevar a taxa bruta de matrícula na Educação Superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.
  • b) universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência do Plano.
  • c) elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75%, sendo, do total, no mínimo, 35% de doutores.
  • d) valorizar os profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.
  • e) ampliar o investimento público em educação de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do País no quinto ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB no final do decênio.
#115877
Banca
CEPS-UFPA
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFPA
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(1,0) 8 - 

De acordo com a Lei De Diretrizes e Bases da Educação em vigor, o tratamento destinado aos alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos é o seguinte:

  • a) Mesmo diante da comprovação do desempenho extraordinário do aluno à instituição, é vedada a abreviatura do seu curso, devendo somente apostilar as congratulações institucionais no verso do diploma definitivo do aluno.
  • b) Considerando a premissa do tratamento isonômico previsto pela Constituição Federal, embora haja previsão da ocorrência do desempenho extraordinário, não há nenhum rito formal de tratamento diferenciado destinado ao aluno.
  • c) Demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos.
  • d) Diante da comprovação do desempenho extraordinário, via histórico escolar, constitui dever de ofício do coordenador do curso abreviar a sua duração ao estudante.
  • e) Não há necessidade de outra comprovação formal do desempenho extraordinário além das notas ou conceitos registrados no histórico escolar do aluno.
#115878
Banca
CEPS-UFPA
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Pedagogia
Concurso
UFPA
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(1,0) 9 - 

Sobre as previsões de oferta da educação a distância, de acordo com a legislação educacional vigente, é correto afirmar que o

  • a) Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, com exclusividade na educação básica.
  • b) Poder Público, com necessário apoio da iniciativa privada, incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, somente no ensino fundamental e médio.
  • c) Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, somente na educação superior e nos processos formativos de educação continuada.
  • d) setor privado incentivará o poder público ao desenvolvimento e à veiculação de programas de ensino a distância, somente na constituição dos itinerários formativos do ensino médio e na educação superior.
  • e) Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.
#115879
Banca
CEPS-UFPA
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Pedagogia
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UFPA
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(1,0) 10 - 

O Plano Nacional de Educação, ao deixar de ser uma disposição transitória na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e se tornar uma exigência constitucional, com periodicidade decenal, significa

  • a) a possibilidade de sua revogação antes do término de seu prazo.
  • b) que planos plurianuais estaduais e municipais devem tomá-lo como referência.
  • c) a desvinculação dos recursos do PIB para o financiamento da educação.
  • d) a implementação do Custo Aluno Qualidade Inicial.
  • e) a institucionalização do regime de colaboração entre os entes federados.
#115880
Banca
CEPS-UFPA
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(1,0) 11 - 

Sobre os usos dos recursos financeiros destinados à educação, serão consideradas como gastos em manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a(à)

  • a) subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural.
  • b) aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.
  • c) programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social.
  • d) obras de infraestrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar.
  • e) pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão.
#115881
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(1,0) 12 - 

Sobre os profissionais da educação, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor, é correto afirmar que o(a)

  • a) formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, oitocentas horas.
  • b) preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, obrigatoriamente em programas de mestrado e doutorado.
  • c) formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério não poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância.
  • d) acesso de professores das redes públicas de educação básica a cursos superiores de pedagogia e/ou licenciatura será efetivado por meio de processo seletivo diferenciado.
  • e) Ministério da Educação não poderá estabelecer nota mínima em exame nacional aplicado aos concluintes do ensino médio como pré-requisito para o ingresso em cursos de graduação para formação de docentes.
#115882
Banca
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Pedagogia
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(1,0) 13 - 

De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, os currículos dos cursos de formação de docentes terão por referência

  • a) as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
  • b) as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
  • c) a Base Nacional Comum Curricular.
  • d) o Plano Nacional de Educação.
  • e) os Parâmetros Curriculares Nacionais.
#115883
Banca
CEPS-UFPA
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(1,0) 14 - 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em vigor, no que se refere à Educação Especial, é correto afirmar que

  • a) haverá, obrigatoriamente, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
  • b) haverá, obrigatoriamente, serviços de apoio especializado, na escola especializada, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial da educação básica.
  • c) o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, em substituição à escolaridade formal regular.
  • d) entende-se por educação especial a etapa de educação escolar oferecida exclusivamente na rede regular de ensino das escolas de educação básica.
  • e) haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
#115884
Banca
CEPS-UFPA
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Pedagogia
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(1,0) 15 - 

No complexo legislativo da educação brasileira, ganha destaque a Resolução que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A aplicabilidade do conteúdo da referida norma deve ser observada pelas instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira, a partir da seguinte proposição:

  • a) As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos de formação inicial de professores, ou seja, nas licenciaturas, a Educação das Relações Étnico-Raciais, não sendo necessário incluir a temática nos cursos de bacharelado.
  • b) O não cumprimento das Diretrizes Curriculares referidas ocasionará primeiramente a elaboração de um termo de conduta pelo MEC para que o curso observe a obrigatoriedade da aplicabilidade do documento e, posteriormente, em não cumprindo as determinações do termo, acarretará a suspensão de ofertas de vagas no curso.
  • c) O cumprimento das referidas Diretrizes Curriculares, por parte das instituições de ensino, será considerado na avaliação das condições de funcionamento do estabelecimento.
  • d) A observância dos termos das Diretrizes referidas é obrigatória somente para as Instituições Públicas de Educação Superior, constituindo aspecto de aplicabilidade facultativa das instituições privadas.
  • e) As Diretrizes Curriculares em tela definem uma proposta de inserção de conteúdo da história indígena e afrodescendente com exclusividade na educação básica.