Processando...

Simulado UFPA | Pedagogo | CONCURSO

Simulado UFPA | Pedagogo

📚 Simulado UFPA | Pedagogo | cód.7811

Cada questão respondida é um passo rumo à aprovação. Bora pro simulado UFPA? 🏆

 

🔗 Vejam mais simulados UFPA

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado UFPA foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: UFPA
  • 👔 Cargo: Pedagogo
  • 📚 Matéria: Pedagogia
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: CEPS-UFPA
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado UFPA e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões UFPA

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso UFPA


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso UFPA. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre UFPA


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso UFPA.

Ver apostilas para UFPA


📢 Concursos Abertos para UFPA

Veja os concursos abertos da instituição UFPA. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para UFPA


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#115885
Banca
CEPS-UFPA
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, componente importante da legislação educacional, constituem características de um sistema de educação os seguintes princípios:

  • a) Interdependência e ação soberana.
  • b) Centralização e descentralização.
  • c) Gestão democrática e burocracia.
  • d) Centralização e autonomia.
  • e) Intencionalidade e organicidade.
#115886
Banca
CEPS-UFPA
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, em seu artigo 3º, definem como fundamento para as políticas públicas educacionais desse nível de ensino a garantia dos seguintes aspectos:

  • a) Cidadania e dignidade da pessoa humana.
  • b) Qualidade social e meritocracia.
  • c) Igualdade formal e equidade.
  • d) Temas transversais e temas geradores.
  • e) Educação formal e não formal.
#115887
Banca
CEPS-UFPA
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

Constitui característica estruturante da teoria sociocultural de educação a seguinte:

  • a) Ter como base o processo de ensino no ensaio-erro, na pesquisa, na investigação e na solução de problemas, e é representada por Carl Rogers e seus seguidores.
  • b) Aplicar a tecnologia educacional, especialmente os módulos instrucionais, destacando-se os pensadores behavioristas.
  • c) Primar pelo estudo de comportamentos manifestos e mensuráveis, e seu maior representante é Skinner.
  • d) Não levar em consideração o que ocorre dentro da mente do indivíduo durante o processo de aprendizagem, e seu maior representante é Bruner.
  • e) Ser problematizadora da realidade, e seu expoente nacional se destaca na pessoa de Paulo Freire.
#115888
Banca
CEPS-UFPA
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Sobre a teoria psicológica de Piaget, é correto afirmar:

  • a) Segundo o autor, a sua teoria behaviorista, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre o estímulo e o condicionamento, e, assim, é considerada como um mecanismo autorregulador, necessário para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio ambiente.
  • b) Para Piaget, o desenvolvimento humano obedece a certos estágios hierárquicos, que decorrem do nascimento até se consolidarem por volta dos 16 anos. A ordem destes estágios seria invariável e inevitável a todos os indivíduos.
  • c) Ele tem como ideia central da sua teoria a necessidade de o professor e os alunos conhecerem a estrutura de uma determinada área de conhecimento. Quando o aluno está acomodado com os conhecimentos já adquiridos, cabe ao professor propor-lhe dúvidas, motivando-o a descobrir por si mesmo os princípios.
  • d) Para o teórico, o desenvolvimento é caracterizado pelo domínio progressivo de três formas de representação do conhecimento: ativa, icônica e simbólica. Em todas elas a estrutura principal de sua ideia se baseia no fato de que a aprendizagem é um processo ativo baseado em conhecimentos anteriores.
  • e) Em sua unidade conhecida como Behaviorismo Radical, o autor é ainda muito popular, crescendo anualmente em relação ao número de estudiosos. Segundo ele, os fenômenos mentais devem ser discutidos como padrões de comportamento.
#115889
Banca
CEPS-UFPA
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Sobre a Teoria Psicológica de Skinner, é correto afirmar que

  • a) a palavra-chave da sua teoria é interação, por isso ele é considerado sociointeracionista.
  • b) a aprendizagem ocorre através de estímulos e significados, de modo que se torna construtivista.
  • c) os comportamentos são obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçando ou incentivando o comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se torne automático.
  • d) a aprendizagem concentra-se na aquisição de novos saberes a partir da experiência pessoal dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
  • e) o ensino é obtido quando o que precisa ser ensinado pode ser colocado sob condições de dúvidas e questionamentos, já que a verdadeira aprendizagem não se baseia em aprendizagens mecanizadas.