Simulado UFPA | Pedagogo | CONCURSO
📚 Simulado UFPA | Pedagogo | cód.7811
Cada questão respondida é um passo rumo à aprovação. Bora pro simulado UFPA? 🏆
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado UFPA foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: UFPA
- 👔 Cargo: Pedagogo
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CEPS-UFPA
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado UFPA e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões UFPA
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso UFPA. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre UFPA
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso UFPA.
📢 Concursos Abertos para UFPA
Veja os concursos abertos da instituição UFPA. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #115885
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, componente importante da legislação educacional, constituem características de um sistema de educação os seguintes princípios:
- a) Interdependência e ação soberana.
- b) Centralização e descentralização.
- c) Gestão democrática e burocracia.
- d) Centralização e autonomia.
- e) Intencionalidade e organicidade.
- #115886
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, em seu artigo 3º, definem como fundamento para as políticas públicas educacionais desse nível de ensino a garantia dos seguintes aspectos:
- a) Cidadania e dignidade da pessoa humana.
- b) Qualidade social e meritocracia.
- c) Igualdade formal e equidade.
- d) Temas transversais e temas geradores.
- e) Educação formal e não formal.
- #115887
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Constitui característica estruturante da teoria sociocultural de educação a seguinte:
- a) Ter como base o processo de ensino no ensaio-erro, na pesquisa, na investigação e na solução de problemas, e é representada por Carl Rogers e seus seguidores.
- b) Aplicar a tecnologia educacional, especialmente os módulos instrucionais, destacando-se os pensadores behavioristas.
- c) Primar pelo estudo de comportamentos manifestos e mensuráveis, e seu maior representante é Skinner.
- d) Não levar em consideração o que ocorre dentro da mente do indivíduo durante o processo de aprendizagem, e seu maior representante é Bruner.
- e) Ser problematizadora da realidade, e seu expoente nacional se destaca na pessoa de Paulo Freire.
- #115888
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Sobre a teoria psicológica de Piaget, é correto afirmar:
- a) Segundo o autor, a sua teoria behaviorista, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre o estímulo e o condicionamento, e, assim, é considerada como um mecanismo autorregulador, necessário para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio ambiente.
- b) Para Piaget, o desenvolvimento humano obedece a certos estágios hierárquicos, que decorrem do nascimento até se consolidarem por volta dos 16 anos. A ordem destes estágios seria invariável e inevitável a todos os indivíduos.
- c) Ele tem como ideia central da sua teoria a necessidade de o professor e os alunos conhecerem a estrutura de uma determinada área de conhecimento. Quando o aluno está acomodado com os conhecimentos já adquiridos, cabe ao professor propor-lhe dúvidas, motivando-o a descobrir por si mesmo os princípios.
- d) Para o teórico, o desenvolvimento é caracterizado pelo domínio progressivo de três formas de representação do conhecimento: ativa, icônica e simbólica. Em todas elas a estrutura principal de sua ideia se baseia no fato de que a aprendizagem é um processo ativo baseado em conhecimentos anteriores.
- e) Em sua unidade conhecida como Behaviorismo Radical, o autor é ainda muito popular, crescendo anualmente em relação ao número de estudiosos. Segundo ele, os fenômenos mentais devem ser discutidos como padrões de comportamento.
- #115889
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Sobre a Teoria Psicológica de Skinner, é correto afirmar que
- a) a palavra-chave da sua teoria é interação, por isso ele é considerado sociointeracionista.
- b) a aprendizagem ocorre através de estímulos e significados, de modo que se torna construtivista.
- c) os comportamentos são obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçando ou incentivando o comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se torne automático.
- d) a aprendizagem concentra-se na aquisição de novos saberes a partir da experiência pessoal dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
- e) o ensino é obtido quando o que precisa ser ensinado pode ser colocado sob condições de dúvidas e questionamentos, já que a verdadeira aprendizagem não se baseia em aprendizagens mecanizadas.