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Simulado UFMT de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UFMT de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO UFJF DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UFJF.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFJF que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UFJF, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFJF de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UFJF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UFJF. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFJF
Para realizar o simulado UFJF você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFJF você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFJF é aqui!


#156928
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
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(1,0) 1 - 

A Avaliação Institucional (AI) proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) deve ser multidimensional e permanente, mas realiza-se por ciclos e de maneira complementar articulando autoavaliação e avaliação externa. Os processos que abarca têm prazos previamente definidos, e objetivam a análise e reflexão de um conjunto de dimensões, estruturas, relações, funções e finalidades da Instituição de Educação Superior (IES), buscando melhor cumprir as funções e finalidades a que se destina. Considerando o exposto e a regulamentação do SINAES que orienta a prática da avaliação institucional nas IES, analise as afirmativas.
I - Decorrido um ano, fecha-se um ciclo; os resultados e propostas de melhoria são apresentados no relatório final de avaliação institucional. II - A partir de 2007, foi instituída a cultura da autoavaliação nas instituições de ensino superior públicas e privadas. III - A autoavaliação institucional é obrigatória e imprescindível para todos os atos de regulação estatal (externa), bem como para a autorregulação. IV - Planejamento e avaliação constitui uma das dez dimensões que a autoavaliação institucional deve contemplar.
Estão corretas as afirmativas

  • a) III e IV, apenas.
  • b) I, II e III, apenas.
  • c) II e IV, apenas.
  • d) I, III e IV, apenas.
#156929
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Ao fazer a distinção entre pesquisa quantitativa e qualitativa, surgem muitas compreensões metodológicas equivocadas. Defendendo a ideia de que as escolhas no processo de pesquisa dependem principalmente de princípios epistemológicos e metodológicos adotados pelo investigador, é correto afirmar:

  • a) Todos os investigadores apoiam-se nos mesmos pressupostos em função do rigor e da objetividade.
  • b) Os investigadores seguem um padrão, apoiando-se na observação, na formulação e na verificação de hipóteses.
  • c) Os investigadores qualitativos interessam-se mais pelo processo do que simplesmente pelos resultados ou produto.
  • d) Os investigadores não podem influenciar a realidade que observam, de forma que o resultado da pesquisa seja válido.
#156930
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Concurso
UFMT
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(1,0) 3 - 

Com base nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, que agregam diferentes variáveis e fontes de insumos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não fornece insumos para avaliações no âmbito da Educação Superior, pois é realizado com alunos de outro nível de ensino. ( ) São fontes de insumos para indicar a qualidade de cursos de graduação: o Enade e o Enem. ( ) O Censo da Educação Superior é uma das fontes de insumos para a atribuição do conceito preliminar dos cursos de graduação. ( ) A Avaliação de Programas de Pós-Graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é independente da avaliação dos cursos de graduação, portanto, não oferece insumos para a avaliação de cursos de graduação.
Assinale a sequência correta.

  • a) V, F, F, F
  • b) F, V, F, V
  • c) V, F, V, V
  • d) F, V, V, F
#156931
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
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(1,0) 4 - 

No momento atual, convive-se, cada vez mais, com siglas que remetem a avaliações formais que buscam indicar a qualidade da Educação Superior. Tomando como foco o cálculo dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior de 2015, é correto afirmar:

  • a) O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) foi calculado pela média aritmética dos CPC dos cursos de graduação avaliados no triênio.
  • b) O Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos indicadores da Educação Superior, agregou em seu cálculo outro indicador, o Conceito Enade (CE).
  • c) O Conceito Enade (CE) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) foram calculados para cada conjunto de cursos de uma área específica do Enade, de uma mesma IES.
  • d) A existência de participantes afetados por problemas na aplicação do Enade 2015, automaticamente, afetou os cursos e instituições no cálculo dos indicadores.
#156932
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(1,0) 5 - 

A avaliação de programas de formação docente é um processo rigoroso e sistemático, que tem por finalidade coletar informações sobre as ações formativas para orientar as tomadas de decisão visando à sua melhoria. Sobre a avaliação de resultados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O principal objetivo dessa avaliação é responder exclusivamente ao controle e à fiscalização. ( ) A avaliação de resultados é a mais praticada em um programa formativo. ( ) A intenção de uma avaliação de resultados reside também no impacto, enquanto repercussões gerais de mudança. ( ) Essa avaliação costuma ser desenvolvida considerando três momentos distintos: início, meio e fim do processo formativo.
Assinale a sequência correta.

  • a) F, V, V, F
  • b) F, F, V, V
  • c) V, F, F, V
  • d) V, F, V, F
#156933
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(1,0) 6 - 

O ciclo de políticas públicas é um tema nuclear e de grande relevância para formuladores, implementadores e avaliadores de políticas. Sobre esse ciclo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É um esquema de visualização e interpretação que organiza a vida de uma política em fases sequenciais e interdependentes. ( ) Reflete a real dinâmica ou vida de uma política pública com todos os fatores que a influenciam e podem interferir nos seus resultados. ( ) Na literatura há um consenso entre os autores sobre o número de fases ou estágios com a definição de cinco fases no ciclo de políticas públicas, que compreendem a percepção e definição de problemas; agenda; elaboração de programas e de decisão; implementação de políticas; avaliação e correção de ação. ( ) Na fase da implementação, as intenções políticas são transformadas em ações concretas.
Assinale a sequência correta.

  • a) F, V, V, F
  • b) V, F, F, V
  • c) F, F, V, F
  • d) V, V, F, V
#156934
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(1,0) 7 - 

Sobre as universidades, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • a) As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.
  • b) As universidades podem admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.
  • c) A prerrogativa da autonomia universitária permite aos colegiados superiores dessas instituições deliberarem sobre as diretrizes curriculares dos seus cursos de graduação e pós-graduação.
  • d) As universidades obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
#156935
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(1,0) 8 - 

A coluna da esquerda apresenta perguntas às quais um projeto de pesquisa deve responder e a da direita, os elementos do projeto. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Quem e onde pesquisar? 2 - O que pesquisar? 3 - Por que pesquisar? 4 - Para que pesquisar? 5 - Como pesquisar? 6 - Quando pesquisar?
( ) Cronograma ( ) Justificativa ( ) Dados de identificação e tema ( ) Objetivo geral ( ) Problema e embasamento teórico ( ) Objetivos específicos e método Assinale a sequência correta.

  • a) 6, 3, 4, 2, 5, 1
  • b) 4, 1, 3, 5, 6, 2
  • c) 6, 3, 1, 4, 2, 5
  • d) 3, 2, 5, 4, 1, 6
#156936
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(1,0) 9 - 

Maria, Márcio e Margarida são estudantes do curso de Pedagogia. Maria e Margarida estão concluindo a graduação em 2017, no turno matutino; Márcio ingressou no curso no referido ano, numa turma do período vespertino. Os três estão inscritos para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2017. Devem obrigatoriamente realizar o exame:

  • a) Maria, Márcio e Margarida, se tiverem sido sorteados para compor a amostra dos estudantes ingressantes e concluintes.
  • b) Maria, Márcio e Margarida e demais estudantes ingressantes e concluintes inscritos; o exame terá caráter censitário.
  • c) Maria e Margarida, se tiverem sido sorteadas para compor a amostra dos estudantes concluintes.
  • d) Maria e Margarida, pois são estudantes concluintes e estão habilitadas a realizar o exame.
#156937
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(1,0) 10 - 

A educação brasileira registra, ao longo de sua história recente, uma série de iniciativas de planejamento para a orientação das políticas públicas educacionais. Sobre o desenvolvimento do planejamento educacional no Brasil, é correto afirmar:

  • a) Os primeiros planos tiveram grande preocupação com a qualidade e a educação infantil, tendo em vista a forte urbanização vivida pelo país a partir de 1930.
  • b) É caracterizado por uma mudança de enfoque: da ênfase no acesso e nos meios para a ênfase nos resultados e na gestão por desempenho.
  • c) O período dos governos militares significou o auge do planejamento governamental com a elaboração e a aprovação de planos de educação com ampla participação social e ênfase nas metas de expansão quantitativa do sistema educacional.
  • d) Com o lançamento do Plano de Ações Articuladas (PAR) em 2007, a metodologia de construção de planos de educação nos estados e municípios foi padronizada, considerando-se que as transferências automáticas do governo federal aos entes da federação ficaram condicionadas à elaboração do respectivo PAR.
#156938
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(1,0) 11 - 

De acordo com as perspectivas epistemológicas das abordagens qualitativas de pesquisa, é necessário reconsiderar a

  • a) separação do observador de seu objeto e estes de seu contexto temporal.
  • b) neutralidade em relação aos valores.
  • c) existência de uma realidade objetiva e única.
  • d) padronização de seus instrumentos e resultados de pesquisa.
#156939
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(1,0) 12 - 

As competências para as funções de regulação, supervisão e avaliação da educação superior no sistema federal de ensino são exercidas de forma articulada pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Compete ao INEP, de acordo com o Decreto n.º 5.773/2006:

  • a) Estabelecer diretrizes para a constituição e a manutenção do banco público de avaliadores especializados.
  • b) Realizar visitas para avaliação in loco nos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e nos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e sequenciais.
  • c) Avaliar anualmente as dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes do SINAES.
  • d) Deliberar sobre pedidos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e, em específico, para a oferta de cursos de educação superior a distância.
#156940
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(1,0) 13 - 

As instituições públicas de educação superior, no que se refere aos processos de gestão, deverão obedecer ao princípio da gestão democrática, que pressupõe

  • a) a incorporação da democracia representativa e da participativa, que se complementam por meio de instrumentos e espaços político-pedagógicos, como: órgãos colegiados deliberativos, assembleias, audiências públicas, plenárias, fóruns, conferências e outros espaços e mecanismos de deliberação coletiva.
  • b) a existência de mecanismos de accountability e utilização de tecnologias digitais para deliberação, considerando os altos custos de manter processos presenciais de deliberação coletiva.
  • c) uma forte política de publicidade institucional com ampla divulgação das ações do corpo de gestão da instituição.
  • d) a existência de órgãos colegiados deliberativos e de assessoramento ao reitor, de que participarão somente os segmentos da comunidade institucional.
#156941
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(1,0) 14 - 

Sobre a gestão universitária de instituições federais de educação superior, é INCORRETO afirmar:

  • a) É um fenômeno cultural, produzido pela linguagem, pelos discursos e um fenômeno político de construção de projetos e ideias que implica fazer opções, decidir quanto a regras de convivência e, portanto, um fenômeno político de relações humanas.
  • b) É consubstanciada na organização acadêmica, no seu quadro de docentes, técnicos e estudantes e na ação acadêmica formalizada em programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • c) Diz respeito ao pensar e fazer a universidade, no sentido da sua finalidade precípua, qual seja, ciência e educação, a qual lhe confere condição peculiar como instituição social.
  • d) Compreende o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado exclusivamente pelo reitor com vigência para o período do seu mandato e aprovado pelo Ministro da Educação, autoridade máxima do Sistema Federal de Ensino.
#156942
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(1,0) 15 - 

Sobre o planejamento educacional no Brasil, assinale a afirmativa correta.

  • a) O primeiro Plano Nacional de Educação (PNE) com força de lei, proposto pelo Poder Executivo e discutido e aprovado pelo Congresso Nacional, foi o PNE 2014-2024, aprovado por meio da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014.
  • b) Os grandes planos governamentais de caráter nacional elaborados no período de 1930 a 1980 não englobaram a educação e, por isso, essa área teve grandes avanços, sobretudo no tocante à expansão das oportunidades educacionais e melhoria do padrão de qualidade.
  • c) Durante os governos militares, o protagonismo do planejamento educacional foi fortalecido no âmbito do MEC e das Secretarias Estaduais de Educação com a criação das coordenadorias de planejamento educacional.
  • d) A ideia de um plano como instrumento de planejamento do poder público para as políticas públicas educacionais remonta ao surgimento da República, mas amadurece com força vital somente com o lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932.