Simulado UFMT de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado UFMT gratuito | cód.10765
Desafie-se com o simulado UFMT e descubra seu nível de preparo! 🥇
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado UFMT foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: UFMT
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado UFMT e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões UFMT
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso UFMT. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre UFMT
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso UFMT.
📢 Concursos Abertos para UFMT
Veja os concursos abertos da instituição UFMT. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #156928
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A Avaliação Institucional (AI) proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) deve ser multidimensional e permanente, mas realiza-se por ciclos e de maneira complementar articulando autoavaliação e avaliação externa. Os processos que abarca têm prazos previamente definidos, e objetivam a análise e reflexão de um conjunto de dimensões, estruturas, relações, funções e finalidades da Instituição de Educação Superior (IES), buscando melhor cumprir as funções e finalidades a que se destina. Considerando o exposto e a regulamentação do SINAES que orienta a prática da avaliação institucional nas IES, analise as afirmativas.
I - Decorrido um ano, fecha-se um ciclo; os resultados e propostas de melhoria são apresentados no relatório final de avaliação institucional. II - A partir de 2007, foi instituída a cultura da autoavaliação nas instituições de ensino superior públicas e privadas. III - A autoavaliação institucional é obrigatória e imprescindível para todos os atos de regulação estatal (externa), bem como para a autorregulação. IV - Planejamento e avaliação constitui uma das dez dimensões que a autoavaliação institucional deve contemplar.
Estão corretas as afirmativas
- a) III e IV, apenas.
- b) I, II e III, apenas.
- c) II e IV, apenas.
- d) I, III e IV, apenas.
- #156929
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Ao fazer a distinção entre pesquisa quantitativa e qualitativa, surgem muitas compreensões metodológicas equivocadas. Defendendo a ideia de que as escolhas no processo de pesquisa dependem principalmente de princípios epistemológicos e metodológicos adotados pelo investigador, é correto afirmar:
- a) Todos os investigadores apoiam-se nos mesmos pressupostos em função do rigor e da objetividade.
- b) Os investigadores seguem um padrão, apoiando-se na observação, na formulação e na verificação de hipóteses.
- c) Os investigadores qualitativos interessam-se mais pelo processo do que simplesmente pelos resultados ou produto.
- d) Os investigadores não podem influenciar a realidade que observam, de forma que o resultado da pesquisa seja válido.
- #156930
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Com base nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, que agregam diferentes variáveis e fontes de insumos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não fornece insumos para avaliações no âmbito da Educação Superior, pois é realizado com alunos de outro nível de ensino. ( ) São fontes de insumos para indicar a qualidade de cursos de graduação: o Enade e o Enem. ( ) O Censo da Educação Superior é uma das fontes de insumos para a atribuição do conceito preliminar dos cursos de graduação. ( ) A Avaliação de Programas de Pós-Graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é independente da avaliação dos cursos de graduação, portanto, não oferece insumos para a avaliação de cursos de graduação.
Assinale a sequência correta.
- a) V, F, F, F
- b) F, V, F, V
- c) V, F, V, V
- d) F, V, V, F
- #156931
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
No momento atual, convive-se, cada vez mais, com siglas que remetem a avaliações formais que buscam indicar a qualidade da Educação Superior. Tomando como foco o cálculo dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior de 2015, é correto afirmar:
- a) O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) foi calculado pela média aritmética dos CPC dos cursos de graduação avaliados no triênio.
- b) O Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos indicadores da Educação Superior, agregou em seu cálculo outro indicador, o Conceito Enade (CE).
- c) O Conceito Enade (CE) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) foram calculados para cada conjunto de cursos de uma área específica do Enade, de uma mesma IES.
- d) A existência de participantes afetados por problemas na aplicação do Enade 2015, automaticamente, afetou os cursos e instituições no cálculo dos indicadores.
- #156932
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A avaliação de programas de formação docente é um processo rigoroso e sistemático, que tem por finalidade coletar informações sobre as ações formativas para orientar as tomadas de decisão visando à sua melhoria. Sobre a avaliação de resultados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O principal objetivo dessa avaliação é responder exclusivamente ao controle e à fiscalização. ( ) A avaliação de resultados é a mais praticada em um programa formativo. ( ) A intenção de uma avaliação de resultados reside também no impacto, enquanto repercussões gerais de mudança. ( ) Essa avaliação costuma ser desenvolvida considerando três momentos distintos: início, meio e fim do processo formativo.
Assinale a sequência correta.
- a) F, V, V, F
- b) F, F, V, V
- c) V, F, F, V
- d) V, F, V, F
- #156933
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O ciclo de políticas públicas é um tema nuclear e de grande relevância para formuladores, implementadores e avaliadores de políticas. Sobre esse ciclo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É um esquema de visualização e interpretação que organiza a vida de uma política em fases sequenciais e interdependentes. ( ) Reflete a real dinâmica ou vida de uma política pública com todos os fatores que a influenciam e podem interferir nos seus resultados. ( ) Na literatura há um consenso entre os autores sobre o número de fases ou estágios com a definição de cinco fases no ciclo de políticas públicas, que compreendem a percepção e definição de problemas; agenda; elaboração de programas e de decisão; implementação de políticas; avaliação e correção de ação. ( ) Na fase da implementação, as intenções políticas são transformadas em ações concretas.
Assinale a sequência correta.
- a) F, V, V, F
- b) V, F, F, V
- c) F, F, V, F
- d) V, V, F, V
- #156934
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Sobre as universidades, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assinale a afirmativa INCORRETA.
- a) As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.
- b) As universidades podem admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.
- c) A prerrogativa da autonomia universitária permite aos colegiados superiores dessas instituições deliberarem sobre as diretrizes curriculares dos seus cursos de graduação e pós-graduação.
- d) As universidades obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
- #156935
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A coluna da esquerda apresenta perguntas às quais um projeto de pesquisa deve responder e a da direita, os elementos do projeto. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Quem e onde pesquisar? 2 - O que pesquisar? 3 - Por que pesquisar? 4 - Para que pesquisar? 5 - Como pesquisar? 6 - Quando pesquisar?
( ) Cronograma ( ) Justificativa ( ) Dados de identificação e tema ( ) Objetivo geral ( ) Problema e embasamento teórico ( ) Objetivos específicos e método Assinale a sequência correta.
- a) 6, 3, 4, 2, 5, 1
- b) 4, 1, 3, 5, 6, 2
- c) 6, 3, 1, 4, 2, 5
- d) 3, 2, 5, 4, 1, 6
- #156936
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Maria, Márcio e Margarida são estudantes do curso de Pedagogia. Maria e Margarida estão concluindo a graduação em 2017, no turno matutino; Márcio ingressou no curso no referido ano, numa turma do período vespertino. Os três estão inscritos para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2017. Devem obrigatoriamente realizar o exame:
- a) Maria, Márcio e Margarida, se tiverem sido sorteados para compor a amostra dos estudantes ingressantes e concluintes.
- b) Maria, Márcio e Margarida e demais estudantes ingressantes e concluintes inscritos; o exame terá caráter censitário.
- c) Maria e Margarida, se tiverem sido sorteadas para compor a amostra dos estudantes concluintes.
- d) Maria e Margarida, pois são estudantes concluintes e estão habilitadas a realizar o exame.
- #156937
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A educação brasileira registra, ao longo de sua história recente, uma série de iniciativas de planejamento para a orientação das políticas públicas educacionais. Sobre o desenvolvimento do planejamento educacional no Brasil, é correto afirmar:
- a) Os primeiros planos tiveram grande preocupação com a qualidade e a educação infantil, tendo em vista a forte urbanização vivida pelo país a partir de 1930.
- b) É caracterizado por uma mudança de enfoque: da ênfase no acesso e nos meios para a ênfase nos resultados e na gestão por desempenho.
- c) O período dos governos militares significou o auge do planejamento governamental com a elaboração e a aprovação de planos de educação com ampla participação social e ênfase nas metas de expansão quantitativa do sistema educacional.
- d) Com o lançamento do Plano de Ações Articuladas (PAR) em 2007, a metodologia de construção de planos de educação nos estados e municípios foi padronizada, considerando-se que as transferências automáticas do governo federal aos entes da federação ficaram condicionadas à elaboração do respectivo PAR.
- #156938
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
De acordo com as perspectivas epistemológicas das abordagens qualitativas de pesquisa, é necessário reconsiderar a
- a) separação do observador de seu objeto e estes de seu contexto temporal.
- b) neutralidade em relação aos valores.
- c) existência de uma realidade objetiva e única.
- d) padronização de seus instrumentos e resultados de pesquisa.
- #156939
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
As competências para as funções de regulação, supervisão e avaliação da educação superior no sistema federal de ensino são exercidas de forma articulada pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Compete ao INEP, de acordo com o Decreto n.º 5.773/2006:
- a) Estabelecer diretrizes para a constituição e a manutenção do banco público de avaliadores especializados.
- b) Realizar visitas para avaliação in loco nos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e nos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e sequenciais.
- c) Avaliar anualmente as dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes do SINAES.
- d) Deliberar sobre pedidos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e, em específico, para a oferta de cursos de educação superior a distância.
- #156940
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
As instituições públicas de educação superior, no que se refere aos processos de gestão, deverão obedecer ao princípio da gestão democrática, que pressupõe
- a) a incorporação da democracia representativa e da participativa, que se complementam por meio de instrumentos e espaços político-pedagógicos, como: órgãos colegiados deliberativos, assembleias, audiências públicas, plenárias, fóruns, conferências e outros espaços e mecanismos de deliberação coletiva.
- b) a existência de mecanismos de accountability e utilização de tecnologias digitais para deliberação, considerando os altos custos de manter processos presenciais de deliberação coletiva.
- c) uma forte política de publicidade institucional com ampla divulgação das ações do corpo de gestão da instituição.
- d) a existência de órgãos colegiados deliberativos e de assessoramento ao reitor, de que participarão somente os segmentos da comunidade institucional.
- #156941
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Sobre a gestão universitária de instituições federais de educação superior, é INCORRETO afirmar:
- a) É um fenômeno cultural, produzido pela linguagem, pelos discursos e um fenômeno político de construção de projetos e ideias que implica fazer opções, decidir quanto a regras de convivência e, portanto, um fenômeno político de relações humanas.
- b) É consubstanciada na organização acadêmica, no seu quadro de docentes, técnicos e estudantes e na ação acadêmica formalizada em programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão.
- c) Diz respeito ao pensar e fazer a universidade, no sentido da sua finalidade precípua, qual seja, ciência e educação, a qual lhe confere condição peculiar como instituição social.
- d) Compreende o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado exclusivamente pelo reitor com vigência para o período do seu mandato e aprovado pelo Ministro da Educação, autoridade máxima do Sistema Federal de Ensino.
- #156942
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Sobre o planejamento educacional no Brasil, assinale a afirmativa correta.
- a) O primeiro Plano Nacional de Educação (PNE) com força de lei, proposto pelo Poder Executivo e discutido e aprovado pelo Congresso Nacional, foi o PNE 2014-2024, aprovado por meio da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014.
- b) Os grandes planos governamentais de caráter nacional elaborados no período de 1930 a 1980 não englobaram a educação e, por isso, essa área teve grandes avanços, sobretudo no tocante à expansão das oportunidades educacionais e melhoria do padrão de qualidade.
- c) Durante os governos militares, o protagonismo do planejamento educacional foi fortalecido no âmbito do MEC e das Secretarias Estaduais de Educação com a criação das coordenadorias de planejamento educacional.
- d) A ideia de um plano como instrumento de planejamento do poder público para as políticas públicas educacionais remonta ao surgimento da República, mas amadurece com força vital somente com o lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932.