Simulado UFG | Técnico em Assuntos Educacionais | CONCURSO
📚 Simulado UFG | Técnico em Assuntos Educacionais | cód.7844
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🧪 Este Simulado UFG foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: UFG
- 👔 Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CS-UFG
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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- #116352
- Banca
- CS-UFG
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFG
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(1,0) 1 -
A educação especial é modalidade educativa que perpassa todos os segmentos da escolarização, constituindo-se como desafio relevante para a escola. A educação inclusiva abrange as seguintes deficiências: 1º) deficiência visual e auditiva, 2º) deficiência intelectual, 3º) deficiência física, 4º) transtorno global, 5º) altas habilidades. Cada uma delas caracteriza necessidades educacionais especiais (NEE) que garantem ao aluno a requisição de benefícios específicos. De acordo com a ordem em que foram apresentadas as cinco deficiências constantes na educação inclusiva, constituem, respectivamente, apoios especializados:
- a) ensino de libras e braile, adaptações do material e do ambiente físico, estratégias diferenciadas para uniformização do comportamento, ampliação dos recursos educacionais e/ou aceleração de conteúdos, mediação holística para o desenvolvimento de estratégias de pensamento.
- b) ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, mediação para o desenvolvimento de estratégias de aceleração do pensamento, eliminação de escadas, disposição de equipe especializada e multidisciplinar, oferta de aplicativos educativos específicos.
- c) ensino de libras e braile, adaptações do material e do ambiente físico, estratégias diferenciadas para normalização do comportamento, ampliação dos recursos educacionais e/ou aceleração de conteúdos, mediação para o desenvolvimento de processos de memorização.
- d) ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, mediação para o desenvolvimento de estratégias de pensamento, adaptações do material e do ambiente físico, estratégias diferenciadas para adaptação e regulação do comportamento, ampliação dos recursos educacionais e/ou aceleração de conteúdos.
- #116353
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(1,0) 2 -
De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental, os componentes curriculares obrigatórios serão organizados em relação às áreas de conhecimento da seguinte maneira:
- a) linguagens (língua portuguesa, língua materna para populações indígenas, língua estrangeira moderna, arte, educação física), matemática, ciências da natureza, ciências humanas (história e geografia), ensino religioso.
- b) língua portuguesa (dialetos indígenas e quilombolas), educação matemática, educação científica (química, biologia, física), educação religiosa (judaísmo, cristianismo, islamismo), artes (visuais, cênicas).
- c) ciências da natureza, educação religiosa, linguagens (língua portuguesa, língua estrangeira moderna), artes (cênicas, visuais), ciências humanas (história, geografia, antropologia).
- d) matemática, educação física, linguagens (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, arte), educação científica (química, biologia, física), história (antiga, medieval, contemporânea).
- #116355
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(1,0) 3 -
Os princípios básicos que devem pautar a Educação Infantil são: 1) princípios éticos; 2) princípios políticos; 3) princípios estéticos. Constituem, respectivamente, exemplos desses princípios:
- a) solidariedade e respeito ao bem comum; valorização da sensibilidade e criatividade; direitos de cidadania.
- b) exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; respeito às diferentes culturas e singularidades; valorização das manifestações artísticas e culturais.
- c) condutas coletivas respeitosas; ações colegiadas; participação em exposições de arte e visitas a museus.
- d) valorização da solidariedade e respeito ao meio ambiente; direitos de cidadania; valorização da sensibilidade e criatividade.
- #116356
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(1,0) 4 -
A etapa de ensino da educação básica que tem maior duração é
- a) a Educação Superior.
- b) o Ensino Fundamental.
- c) o Ensino Médio.
- d) a Educação Infantil.
- #116358
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(1,0) 5 -
São referências conceituais que baseiam o projeto nacional de educação veiculado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação:
- a) igualdade de condições de acesso e permanência; excelência das instituições públicas em relação às instituições particulares; gratuidade no sistema oficial.
- b) vinculação entre educação escolar e mercado de trabalho; garantia de padrão de qualidade; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
- c) coexistência de instituições públicas e particulares; padrão de excelência; valorização da experiência familiar.
- d) gestão democrática do ensino público; igualdade de condições de acesso e permanência; respeito à liberdade e aos direitos.
- #116360
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(1,0) 6 -
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, são modalidades da educação básica:
- a) educação especial; educação escolar indígena; educação infantil; educação de jovens e adultos.
- b) educação quilombola; educação de adolescentes, jovens e adultos; educação das necessidades educativas especiais; educação indígena.
- c) educação profissional e tecnológica; educação básica do campo; educação de jovens e adultos; educação especial.
- d) educação a distância; educação de jovens e adultos; educação técnica; educação inclusiva.
- #116362
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(1,0) 7 -
O fragmento a seguir é de autoria de Carlos Drummond de Andrade.
[...] Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos...
Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocremente embalados nos livros didáticos descartáveis.
Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo, repetindo...
Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a cooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver [...]
A leitura do fragmento leva a pensar que
- a) os professores devem tanto enfatizar metodologias ativas de aprendizagem como instituir ações libertárias entre os alunos.
- b) a escola deve romper com práticas de memorização e passividade dos alunos, assim como constituir espaços de convivência respeitosa entre pessoas.
- c) os estudantes devem lutar para transformar as práticas mnemônicas da escola, bem como afirmar os propósitos da justiça e da paz.
- d) os pais devem se atentar para a didática empregada nas aulas dos filhos, assim como acompanhar as ações coletivas ofertadas pela escola.
- #116363
- Banca
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(1,0) 8 -
Até o ano de 2011 havia 115 milhões de pessoas com idade acima de 10 anos que possuíam celular (IBGE, 2013). Existe tanto pressão como resistência à inserção de smartphones e congêneres nas salas de aula. Algumas das desvantagens podem ajudar a entender a resistência de professores ao seu uso. Constituem, respectivamente, vantagem e desvantagem do uso de smartphones em sala de aula:
- a) adição de recurso à aula planejada pelo professor; produção da aula em laboratório experimental de infinitos recursos à aprendizagem exploratória.
- b) aumento das habilidades de cálculo; indistinção entre notícias impressionantes e notícias de conteúdo.
- c) redução das diferenças sociais; economia obtida com a diminuição de professores.
- d) criação de ambientes de aprendizagem rápidos e atraentes; propensão a diminuir o desejo de resolver cálculos mental ou manualmente.
- #116364
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(1,0) 9 -
Na sociedade de consumo há o deslocamento do poder do Estado para o poder do mercado, o que traz consequências para o cotidiano em âmbitos diversos e inclui a convivência na família, na escola, dentre outros.

O discurso publicitário difunde a necessidade da constante diferenciação individual, o gosto se torna estilo. O quê e como se consome assumem relevância na qualificação do indivíduo. Neste contexto, cabe às instituições educacionais:
- a) propor currículos nos quais a estética paute o ensinamento do ”bom gosto”.
- b) criticar o discurso universalizante e monocultural.
- c) promover reflexões que alertem para ações individuais cujo beneficiário é o mercado.
- d) estimular a diferença como forma de consolidar a subjetividade pós-moderna.
- #116365
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(1,0) 10 -
“Nos arredores da Universidade de Stanford, conheci outra universidade, não tão grande, que dá cursos de obediência. Os alunos, cães de todas as raças, cores e tamanhos, aprendem a não ser cães. Quando latem, a professora os castiga com um beliscão no focinho ou com um doloroso tirão na coleira de agulhões de aço. Quando calam, a professora lhes recompensa o silêncio com guloseimas. Assim se ensina o esquecimento de latir.” (GALEANO, E. De pernas pro ar: a escola do mundo avesso. (Porto Alegre: L&PM Editores, 2009. p. 230). O fragmento acima constitui uma metáfora do modelo de avaliação que contraria a humanização e promove a
- a) emancipação.
- b) domesticação.
- c) animalização.
- d) competição.
- #116366
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(1,0) 11 -
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento no qual se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos. O tratamento conferido aos dados e informações da instituição deve situar: 1º) dimensão, 2º) categoria de análise, 3º) respectivo indicador (Disponível em: <http://www2.mec.- gov.br/sapiens/Form_PDI.htm>. Acesso em: 28 fev. 2018). Num texto de PDI, constitui, respectivamente, dimensão, categoria de análise e indicador:
- a) corpo docente, formação e qualificação profissional, filiação ideológica.
- b) avaliação institucional, estágio supervisionado, coordenação de assistência acadêmica.
- c) organização institucional, projetos pedagógicos dos cursos, indicadores.
- d) instalações, biblioteca, equipamentos e espaço físico.
- #116367
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(1,0) 12 -
A estruturação de cursos deverá observar as áreas que preferencialmente “maior sintonia guardarem com as demandas de nível local e regional, de forma a contribuir com o fortalecimento das estratégias de desenvolvimento socioeconômico e cultural.” (Parágrafo único do Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006). A preocupação explicitada deve pautar a criação de cursos cujo objeto é a educação
- a) laboral.
- b) profissional.
- c) estratégica.
- d) prática.
- #116368
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(1,0) 13 -
São premissas da educação profissional definidas pelo Decreto-Lei n. 5.154/2004:
- a) centralidade do trabalho como princípio educativo, dissociabilidade entre teoria e prática.
- b) articulação de esforços de áreas (educação, trabalho e emprego, ciência e tecnologia), centralidade do trabalho como princípio educativo.
- c) indissociabilidade entre teoria e prática, política de pleno emprego e renda mínima.
- d) itinerários formativos optativos, articulação interministerial (trabalho, educação, ciência e tecnologia).
- #116369
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(1,0) 14 -
O tempo é elemento estruturante da educação escolar, sendo alvo da regulação da LDB, tal como se verifica na instrução de
- a) carga horária anual, jornada diária, duração do recreio, paridade horária dos componentes curriculares.
- b) carga horária dos componentes curriculares, idade mínima e ingresso à carreira docente, calendário de feriados, ampliação progressiva para tempo integral.
- c) faixa etária da educação obrigatória, calendário de avaliação, período de matrícula, ampliação progressiva da faixa etária obrigatória.
- d) jornada diária, carga horária anual, faixa etária da educação obrigatória, número de dias letivos.
- #116370
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- UFG
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(1,0) 15 -
De acordo com a LDB, a educação escolar brasileira se compõe de
- a) dois níveis: educação básica e educação superior.
- b) quatro níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior.
- c) duas etapas: educação básica e educação superior.
- d) quatro etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior.