Simulado UFG | Técnico em Assuntos Educacionais | CONCURSO
📚 Simulado UFG | Técnico em Assuntos Educacionais | cód.7844
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🧪 Este Simulado UFG foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: UFG
- 👔 Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CS-UFG
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #116371
- Banca
- CS-UFG
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 16 -
As políticas nacionais para a educação das relações étnico-raciais implicam em medidas de ações afirmativas, tais como:
- a) reparação, reconhecimento e valorização da cultura afrodescendente.
- b) emancipação, reparação e segregação da cultura afrodescendente.
- c) legitimação, imposição e reconhecimento da cultura afrodescendente.
- d) valorização, compreensão e subordinação da cultura afrodescendente.
- #116372
- Banca
- CS-UFG
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 17 -
Leia o texto.
Quando se contrapõe a discriminação subjacente aos fatos mencionados com o princípio de igualdade que teoricamente rege o sistema educativo, chega-se à conclusão de que se educa para a crença na igualdade de direitos e pratica-se a discriminação. As práticas sociais que regulam as ações e as que sistematizam as crenças não somente são distintas, mas se sustentam em princípios éticos opostos. Essa divergência dificulta enormemente a socialização de alunos e alunas. A força do costume faz com que se aceite com naturalidade que os textos escolares situem os homens e os meninos em um status social superior ao das mulheres e das meninas; faz com que os meninos sejam representados realizando atividades socialmente valorizadas enquanto se relegam às meninas atividades consideradas de segunda ordem. Também a força do costume faz com que os rapazes sejam estimulados a se identificar com modelos de comportamento agressivo que dificultam sua entrada no mundo das relações interpessoais e dos vínculos afetivos; isso acaba condenando-os a resolver os problemas por caminhos violentos. Existe, portanto, uma importante discriminação por razões de gênero. MORENO, Montserrat et al. Realidades silenciadas. In: Falemos de sentimentos: a afetividade como um tema transversal. São Paulo: Moderna, 1999. p. 17-25.
De acordo com o excerto, o gênero (masculino e feminino) é definido fundamentalmente por aspectos
- a) biológicos.
- b) sociais.
- c) psíquicos.
- d) sexuais.
- #116373
- Banca
- CS-UFG
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 18 -
Observe o cartum.

O cartum subentende uma crítica ao modelo de educação
- a) construtivista, espontaneísta e ativo.
- b) tecnicista, racional e funcional.
- c) libertário, não diretivo e heterogêneo.
- d) tradicional, intelectualista e livresco.
- #116374
- Banca
- CS-UFG
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
A experiência social do indivíduo contemporâneo é inacabada, pois à medida que as referências sociais e identitárias compartilhadas se ampliam e diversificam, criam-se alternativas de escolhas possíveis aos indivíduos, multiplicando as possibilidades de participação em grupos e espaços de identidade. Assim, a experiência social dos sujeitos se dá
- a) no curso da primeira infância.
- b) durante a puberdade.
- c) no início da vida adulta.
- d) ao longo de toda a vida.
- #116375
- Banca
- CS-UFG
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
A representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência e espontaneidade com várias práticas, comportamentos e atitudes que vigoram no ambiente escolar se refere à ideia de um currículo
- a) prescrito.
- b) real.
- c) oculto.
- d) oficial.