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Simulado UFG | Técnico em Assuntos Educacionais | CONCURSO

Simulado UFG | Técnico em Assuntos Educacionais

📚 Simulado UFG | Técnico em Assuntos Educacionais | cód.7844

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#116371
Banca
CS-UFG
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFG
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 16 - 

As políticas nacionais para a educação das relações étnico-raciais implicam em medidas de ações afirmativas, tais como:

  • a) reparação, reconhecimento e valorização da cultura afrodescendente.
  • b) emancipação, reparação e segregação da cultura afrodescendente.
  • c) legitimação, imposição e reconhecimento da cultura afrodescendente.
  • d) valorização, compreensão e subordinação da cultura afrodescendente.
#116372
Banca
CS-UFG
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFG
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 17 - 

Leia o texto.
Quando se contrapõe a discriminação subjacente aos fatos mencionados com o princípio de igualdade que teoricamente rege o sistema educativo, chega-se à conclusão de que se educa para a crença na igualdade de direitos e pratica-se a discriminação. As práticas sociais que regulam as ações e as que sistematizam as crenças não somente são distintas, mas se sustentam em princípios éticos opostos. Essa divergência dificulta enormemente a socialização de alunos e alunas. A força do costume faz com que se aceite com naturalidade que os textos escolares situem os homens e os meninos em um status social superior ao das mulheres e das meninas; faz com que os meninos sejam representados realizando atividades socialmente valorizadas enquanto se relegam às meninas atividades consideradas de segunda ordem. Também a força do costume faz com que os rapazes sejam estimulados a se identificar com modelos de comportamento agressivo que dificultam sua entrada no mundo das relações interpessoais e dos vínculos afetivos; isso acaba condenando-os a resolver os problemas por caminhos violentos. Existe, portanto, uma importante discriminação por razões de gênero. MORENO, Montserrat et al. Realidades silenciadas. In: Falemos de sentimentos: a afetividade como um tema transversal. São Paulo: Moderna, 1999. p. 17-25.
De acordo com o excerto, o gênero (masculino e feminino) é definido fundamentalmente por aspectos

  • a) biológicos.
  • b) sociais.
  • c) psíquicos.
  • d) sexuais.
#116373
Banca
CS-UFG
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFG
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 18 - 

Observe o cartum.

Simulado UFG  | Técnico em Assuntos Educacionais  B



O cartum subentende uma crítica ao modelo de educação

  • a) construtivista, espontaneísta e ativo.
  • b) tecnicista, racional e funcional.
  • c) libertário, não diretivo e heterogêneo.
  • d) tradicional, intelectualista e livresco.
#116374
Banca
CS-UFG
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFG
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

A experiência social do indivíduo contemporâneo é inacabada, pois à medida que as referências sociais e identitárias compartilhadas se ampliam e diversificam, criam-se alternativas de escolhas possíveis aos indivíduos, multiplicando as possibilidades de participação em grupos e espaços de identidade. Assim, a experiência social dos sujeitos se dá

  • a) no curso da primeira infância.
  • b) durante a puberdade.
  • c) no início da vida adulta.
  • d) ao longo de toda a vida.
#116375
Banca
CS-UFG
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFG
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 20 - 

A representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência e espontaneidade com várias práticas, comportamentos e atitudes que vigoram no ambiente escolar se refere à ideia de um currículo

  • a) prescrito.
  • b) real.
  • c) oculto.
  • d) oficial.