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Simulado UFAC de Geografia | VESTIBULAR

Simulado UFAC de Geografia

SIMULADO UFAC DE GEOGRAFIA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFAC.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFAC que foi organizado pela UFAC . Estas questões são de Geografia, contendo os assuntos de Geografia Física , Relevo, Geografia Econômica, População , Crescimento, Urbanização , Urbanização brasileira, Agropecuária , Agricultura brasileira, Meio Ambiente na Geografia , Aquecimento global, Amazônia, Cartografia , Escalas, Geografia Política, Clima, Hidrografia, Solo , Geologia que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFAC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFAC de Geografia contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Geografia, Geografia Física , Relevo, Geografia Econômica, População , Crescimento, Urbanização , Urbanização brasileira, Agropecuária , Agricultura brasileira, Meio Ambiente na Geografia , Aquecimento global, Amazônia, Cartografia , Escalas, Geografia Política, Clima, Hidrografia, Solo , Geologia para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFAC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFAC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFAC
Para realizar o simulado UFAC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFAC você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFAC é aqui!


#120215
Banca
UFAC
Matéria
Geografia Diversas
Concurso
UFAC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

Sobre o relevo do Acre, é correto afirmar que sua formação é predominantemente composta de rochas do tipo:

    • a) Sedimentares
    • b) Metamórficas
    • c) Ígneas
    • d) Basálticas
    • e) Platônica
    #120216
    Banca
    UFAC
    Matéria
    Geografia Diversas
    Concurso
    UFAC
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 2 - 

    Considerada a “região-problema” do país, o Nordeste enfrenta graves conflitos sociais e econômicos: área de repulsão de população, analfabetismo, mortalidade infantil, concentração de renda e de terra, seca, falta de oportunidades de emprego. De acordo com o IBGE pode ser dividido em quatro sub-regiões, a saber:

    • a) Jalapão, Sertão, Agreste e Brejo.
    • b) Agreste, Brejo, Polígono das Secas e Vale do Jequitinhonha.
    • c) Zona da Mata, Brejo, Recôncavo Baiano e Jalapão.
    • d) Mata dos Cocais, Zona da Mata, Agreste e Brejo.
    • e) Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata.
    #120217
    Banca
    UFAC
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    Geografia Diversas
    Concurso
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    Múltipla escolha
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    (1,0) 3 - 

    Sobre o crescimento da população brasileira, é correto afirmar que:

    • a) A variação nas taxas de natalidade e de mortalidade não refletiu no crescimento da população.
    • b) Não houve uma redução gradual nas taxas de fecundidade, ou seja, da redução do número de filhos por mulher.
    • c) A inserção da mulher no mercado de trabalho permitiu que as famílias aumentassem o número de filhos em razão das facilidades em educar.
    • d) Todas as Unidades da Federação entre 1980 e 2000 tiveram um aumento de população, em alguns casos chegando a triplicar como aconteceu com o Acre.
    • e) Entre o primeiro recenseamento oficial do Brasil, realizado em 1872, até o Censo de 2000, verificou-se o aumento constante da população brasileira, que chegou a crescer dez vezes no século XX (1901-2000).
    #120218
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    Geografia Diversas
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    (1,0) 4 - 

    A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar:

    • a) Falta de infra-estrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.
    • b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infra-estrutura e todas as formas de violência.
    • c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.
    • d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.
    • e) Luta pela posse da terra, falta de infra- estrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.
    #120219
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    (1,0) 5 - 

    Apesar de serem muitas as formas de praticar a agricultura, todos os sistemas agrícolas têm três fatores comuns:

      • a) O capital, a terra e o trabalho.
      • b) Produção, o trabalho e a tecnologia.
      • c) A tecnologia, o mercado consumidor e o trabalho.
      • d) O capital, a tecnologia e o mercado consumidor.
      • e) O trabalho, o mercado consumidor e o preço único por produto.
      #120220
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      Geografia Diversas
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      (1,0) 6 - 

      Conforme o tempo decorrido para a sua formação, o carvão apresenta maior ou menor teor de carbono e maior ou menor poder calorífero. Quanto mais antigo for o carvão, maior teor de carbono e poder calorífero ele possui. Podemos considerar as seguintes fases da formação do carvão:

        • a) Turfa, Arenito, Calcário e Piroxênio.
        • b) Antracito, Hulha, Linhito e Turfa.
        • c) Linhito, Feldspato, Calcário e Anfibólio.
        • d) Biotita, Hulha, Linhito e Antracito.
        • e) Antracito, Hulha, Piroxênio e Biotita.
        #120221
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        Geografia Diversas
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        (1,0) 7 - 

        O aquecimento global é o maior, mas não é o único responsável pelas mudanças climáticas pelas quais o planeta tem passado. Entre esses fenômenos, podemos destacar:

        • a) O El Niño e o La Niña.
        • b) O comportamento das chuvas e das temperaturas.
        • c) As chuvas ácidas e as Ilhas de calor.
        • d) Os ventos alísios e a falta de áreas verdes.
        • e) O El Niño e as chuvas ácidas.
        #120222
        Banca
        UFAC
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        Geografia Diversas
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        (1,0) 8 - 

        Podemos distinguir na floresta Amazônica três níveis de vegetação em relação ao relevo e às margens dos rios, a saber:

          • a) A mata Atlântica, a mata da Caatinga e a mata de Cerrado.
          • b) A mata de Terra Firme, a mata Atlântica e a mata de Várzea.
          • c) A mata de Igapó, a mata de Várzea e a mata de Terra Firme.
          • d) A mata Ciliar, a mata de Igapó e a mata da Caatinga.
          • e) A mata de Araucária, a mata Atlântica e a mata de Igapó.
          #120223
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          Geografia Diversas
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          (1,0) 9 - 

          O campus da UFAC em Rio Branco dista, aproximadamente 630 km do campus de Cruzeiro do Sul. No mapa do Acre essa distância em linha reta é de 9 cm. A escala do mapa é de:

            • a) 1: 9.000.000
            • b) 1: 6.300.000
            • c) 1: 630.000
            • d) 1: 900.000
            • e) 1: 7.000.000
            #120224
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            Geografia Diversas
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            (1,0) 10 - 

            De acordo com a escala, podemos classificar os mapas e as cartas em:


            • a) Cadastrais, Topográficos e Geográficos.
            • b) Geográficos, Gerais e Temáticos.
            • c) Topográficos, Temáticos e Geográficos.
            • d) Cadastrais, Gerais e Temáticos.
            • e) Temáticos, Cadastrais e Topográficos.
            #120225
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            (1,0) 11 - 

            A figura abaixo apresenta uma visão parcial da Ilha de Fernando de Noronha, pertencente ao Estado de Pernambuco.

            Sobre o processo de formação da Ilha de Fernando de Noronha, podemos afirmar que:

            • a) É uma ilha formada na plataforma continental, também chamada de ilha costeira. Pode ser de origem vulcânica, sedimentar ou biológica.
            • b) É uma ilha oceânica de origem vulcânica.
            • c) É considerada uma ilha oceânica de origem biológica.
            • d) É uma ilha costeira de origem sedimentar.
            • e) É uma ilha de origem metamórfica.
            #120226
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            Geografia Diversas
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            (1,0) 12 - 

            Observe a imagem abaixo:

            Com auxílio da figura, pode-se concluir que:

            • a) Áreas frias (ou de alta pressão), como as polares e as subtropicais, são dispersoras de massas de ar e ventos e recebem o nome de áreas ciclonais.
            • b) As áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica, como as equatoriais, são receptoras de massas de ar e ventos que recebem o nome de áreas ciclonais.
            • c) O ar aquecido das zonas de baixas latitudes próximas ao equador se expande, torna-se leve e sobe (ascende), criando uma área de alta pressão ou ciclonal.
            • d) Os movimentos do ar (massas de ar e ventos) resultam da distribuição homogênea de energia solar nas zonas de baixas, médias e altas latitudes.
            • e) A diferença de temperatura do ar atmosférico exerce uma função muito importante na formação de áreas de baixa e alta pressão atmosférica, porém não interfere no movimento das massas de ar e dos ventos.
            #120227
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            (1,0) 13 - 

            O terrorismo é uma forma violenta de protesto conhecida desde a Antigüidade, sendo uma tentativa de desestabilização de algum regime.


            A imagem acima se refere ao atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 em Nova York. Este tipo de atentado trata-se:

            • a) Da primeira “onda terrorista”, iniciada no final do século XIX e início do XX. Nessa época, ninguém se sentia seguro e a salvo do terrorismo. No ano de 1894, por exemplo, um anarquista italiano assassinou o presidente francês Sai Carnot.
            • b) De uma forma de terrorismo, bem semelhante à guerra. Sua principal finalidade é controlar algum território sem semear pânico.
            • c) De um atentado que aborda o “velho terrorismo”, especialmente aquele do fim do século XIX e início do XX, formado por organizações anarquistas ou nacionalistas com propostas políticas bem definidas.
            • d) Do terrorismo atual, também chamado de pós- moderno ou de global. O atentado que destruiu as duas torres do World Trade Center, em Nova York representa bem o “novo terrorismo”.
            • e) Do terrorismo que procura eliminar figuras estratégicas do regime que combate, evitando atingir pessoas inocentes. A destruição das torres gêmeas em Nova York é um exemplo clássico.
            #120228
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            (1,0) 14 - 

            Ele já foi um dos países mais prósperos da região, possui solos férteis, clima favorável e excelente posição geográfica para o comércio mundial. O Líbano é um pequeno país, em geral montanhoso, com 10.452 km² e de aproximadamente 4 milhões de habitantes. Em relação ao Líbano, não podemos afirmar:

            • a) São dois os grandes problemas do Líbano: avizinhança com Israel (com a presença de refugiados palestinos) e a divisão de sua população em muçulmanos e cristãos.
            • b) O Líbano, chamado de “Suíça do Oriente Médio”, após a sua independência em relação à França, era considerado o país mais estável da região. O turismo gerava muitos recursos, o comércio era intenso e a agropecuária uma das mais desenvolvidas da região.
            • c) A guerra civil libanesa, iniciada em 1975 e aparentemente terminada em 1990, arrasou o país, destruindo prédios, plantações, afugentando o turismo e diminuindo drasticamente o comércio e as finanças.
            • d) Desde 1990, o Líbano vive um período menos conturbado, onde vem aos poucos se recuperando, recebendo ajuda financeira de diversos países, exportadores de exportadores de inclusive dos países árabes exportadores de petróleo.
            • e) No Líbano, cerca de 90 % da população são muçulmanos, divididos em sunitas e xiitas, e o restante da população (10 %) é composta principalmente por cristãos maronitas, além de gregos ortodoxos, católicos, cristão armênios, cristãos assírios, dentre outros.
            #120229
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            (1,0) 15 - 

            De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem três tipos de chuvas: frontal, orográfica e convectiva (ou de verão):

            A chuva demonstrada na figura é do tipo:

            • a) Frontal – esse tipo de chuva resulta do deslocamento horizontal e eventual choque entre massas de ar com diferentes características de temperatura e pressão. O contato entre elas forma uma faixa de instabilidade, onde ocorrem as chuvas.
            • b) Orográfica – barreiras no relevo levam as massas de ar a atingir grandes altitudes, o que causa queda de temperatura e condensação do vapor. As chuvas costumam ser localizadas, intermitentes e finas.
            • c) Convectiva – atingindo altitudes elevadas, a temperatura aumenta e o vapor se condensa em gotículas que permanecem em suspensão. O ar fica mais denso, desce frio e seco para a superfície e inicia novamente o ciclo convectivo. Após a precipitação claro novamente.
            • d) De verão ou convectiva – são causadas pela ascensão ou pela descida lenta (subsidência) do ar. O ar mais próximo da superfície terrestre se aquece e ascende na atmosfera ao atingir camadas mais frias da troposfera. O vapor d’água se condensa, formam-se nuvens e chove. Geralmente são chuvas torrenciais de curta duração acompanhadas de raios e trovões.
            • e) Frontal – geralmente ocorre em zonas de contato entre duas massas de ar com características semelhantes. Logo, inicia-se o processo de condensação do vapor e a precipitação da água na forma de chuva.