Simulado UFAC de Geografia | VESTIBULAR
📚 Simulado UFAC | Vestibular | cód.8056
Desafie-se com o simulado UFAC e descubra seu nível de preparo! 🥇
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado UFAC foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Vestibular
- 🏛️ Instituição: UFAC
- 👔 Cargo: Vestibular
- 📚 Matéria: Geografia Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: UFAC
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado UFAC e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões UFAC
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso UFAC. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre UFAC
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso UFAC.
📢 Concursos Abertos para UFAC
Veja os concursos abertos da instituição UFAC. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #120230
- Banca
- UFAC
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
“A globalização é o atual momento da expansão capitalista. Pode-se afirmar que ela está para o capitalismo informacional assim como o colonialismo esteve para a sua etapa comercial ou o imperialismo para o final da fase industrial e início da financeira. Trata-se de uma expansão que visa aumentar os mercados e, portanto, o lucro, o que de fato move os capitais, tanto produtivos quanto especulativos, no mercado mundial [...]”
MOREIRA, João Carlos Moreira & SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2007. p. 175.
No Brasil, a expansão capitalista trouxe muitas mudanças, dentre elas:
- a) A adoção de uma política cambial favorável ao setor de importação e desfavorável ao setor de exportação, provocando retração nas vendas de muitas empresas sediadas em território brasileiro, gerando queda na produção e aumento do desemprego.
- b) O aumento das tarifas alfandegárias, incidentes sobre os produtos importados, refletiu na abertura de muitas empresas nacionais e na elevação das taxas de emprego.
- c) A privatização de grande parte das empresas estatais, onde o Estado passou, ao capital privado, o controle de apenas 10 % das ações das empresas que gerenciava.
- d) O avanço do setor bancário que estimulou o aumento de contratação de pessoal, melhorou a vida dos funcionários com a informatização e o surgimento dos caixas automáticos.
- e) O avanço do desemprego estrutural responsável pelo aumento de postos de trabalho, favorecendo a inclusão social onde a população garante sua permanência no mercado de trabalho.
- #120231
- Banca
- UFAC
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Com base na figura, aponte a alternativa correta:

- a) A massa de ar úmido (1), deslocando-se em direção ao continente, aumenta sua temperatura ao passar sobre a corrente de Humboldt, retardando as chuvas.
- b) A corrente fria de Humboldt, no Hemisfério Sul, causa queda da temperatura nas áreas litorâneas (2). Isso provoca condensação e precipitação. Ao chegar ao continente, a massa de ar se torna seca (3).
- c) Quando a massa de ar úmido (1) se desloca para o continente, refria-se ao passar sobre a corrente de Humboldt, atrasando o processo de precipitação e chegando ao continente como massa de ar seco (3).
- d) Ao chegar ao continente, as massas de ar estão quentes e úmidas e originam desertos, como o de Atacama (Chile) e o da Califórnia (Estados Unidos).
- e) A corrente do Golfo, por ser quente, impede o congelamento do Mar do Norte e ameniza os rigores climáticos do inverno na porção ocidental da Europa. Já a corrente de Humboldt causa queda da temperatura em áreas litorâneas, diminuindo o processo de condensação do ar e de chuvas no oceano.
- #120232
- Banca
- UFAC
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Cada rio tem suas próprias características, que podem variar bastante ao longo de seu curso. A figura abaixo, apresenta os quatro tipos fundamentais de canal fluvial:

Em relação aos canais apresentados na figura, é correto afirmar:
- a) O canal 4 é do tipo retilíneo, tem essa configuração porque geralmente ocorre em relevos com acentuada declividade, assim, as águas escoam com grande velocidade.
- b) O canal 2 é do tipo anastomosado, ocorre em relevos com presença de vários morros, colinas ou pequenas elevações. Os cursos d’água se dividem e se entrelaçam construindo um rio com canal principal.
- c) O canal 1 é do tipo meandrante, adquire essa feição por atravessar relevos planos, onde a baixa declividade e velocidade das águas tornam os desvios mais acentuados.
- d) O canal 2 é do tipo entrelaçado, caracteriza um rio permeado por ilhas e barras formadas por assoreamento de material transportado em suspensão por suas próprias águas.
- e) O canal 3 é do tipo anastomosado, ocorre em relevos com presença de morros, colinas e elevações. Os cursos de água se dividem e se entrelaçam, constituindo um rio sem canal principal.
- #120233
- Banca
- UFAC
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Com relação à Hidrografia Brasileira, é incorreto afirmar:
- a) Em regiões planálticas, os rios brasileiros apresentam um enorme potencial hidrelétrico, bastante explorado no Centro-Sul e nos rios São Francisco e Tocantins.
- b) O Brasil não possui lagos tectônicos, pois as depressões tornaram-se bacias sedimentares.
- c) Em vários pontos do país há corredeiras, cascatas e, em algumas áreas, rios subterrâneos, o que favorece o turismo.
- d) A Bacia Amazônica é a maior do planeta, drena cerca de 56 % do território brasileiro e tem suas vertentes delimitadas pelos divisores de água da Cordilheira dos Andes, pelo Planalto das Guianas e Planalto Central.
- e) Todos os rios brasileiros possuem regime simples pluvial.
- #120234
- Banca
- UFAC
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
O carvão mineral é uma rocha sedimentar de origem orgânica, resultante da transformação de antigos vegetais submetidos a certas condições, no decorrer do tempo geológico. No Brasil, o consumo de carvão mineral representa apenas 0,5% do mundial. Sobre o carvão mineral no Brasil, pode-se dizer:
- a) O carvão mineral é uma fonte de energia renovável. Quando queimado, emite gases poluentes na atmosfera, causando problemas de várias ordens para o meio ambiente.
- b) No Brasil, existem grandes jazidas de carvão mineral em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Acre. Entretanto, apenas Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná fazem exploração.
- c) O carvão mineral, extraído na Região Sul do Brasil, possui grande percentagem de sulfeto de ferro FeS2), na forma de cristais de pirita, popularmente conhecido como “ouro dos trouxas”, por sua cor amarela e brilho metálico. Uma vez trazido à superfície da terra, em contato com o oxigênio e a umidade do ar, dá origem ao ácido sulfúrico H2SO4, bastante tóxico e corrosivo.
- d) Até 1990, as companhias siderúrgicas eram legalmente obrigadas a utilizar uma mistura de 50 % de carvão nacional, com 50 % de carvão importado. Com a revogação dessa lei, as empresas passaram a consumir somente carvão mineral nacional.
- e) Na fase de extração a céu aberto ou em galerias construídas nas minas, os danos à paisagem são pequenos, já que o carvão mineral é uma fonte de energia renovável.