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Simulado TJ-PA | Analista Judiciário – Psicologia | CONCURSO

Simulado TJ-PA | Analista Judiciário – Psicologia

SIMULADO TJ-PA | ANALISTA JUDICIÁRIO – PSICOLOGIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TJ-PA para o cargo de Analista Judiciário – Psicologia.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESPE para o concurso TJ-PA. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – Psicologia, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TJ-PA | Analista Judiciário – Psicologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TJ-PA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#108187
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TJ-PA
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

A respeito de equipes multidisciplinares e interdisciplinares em saúde, assinale a opção correta.

  • a) Disciplinaridade refere-se ao conceito de comportamento ético esperado por todos os profissionais que trabalham em equipe.
  • b) Em equipes multidisciplinares, todos os profissionais atuam conforme um padrão de conduta preestabelecido.
  • c) Equipes multidisciplinares são caracterizadas por incluírem um psicólogo como membro efetivo.
  • d) Interdisciplinaridade é definida pela presença de profissionais de todas as áreas de saúde em determinado serviço.
  • e) Equipes multidisciplinares e interdisciplinares diferem principalmente quanto à forma de interação, atuação e tomada de decisões entre seus membros.
#108188
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TJ-PA
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Determinado órgão público disponibiliza um serviço de saúde aos seus servidores e respectivos dependentes. A equipe local conta com médicos, enfermeiros, psicólogos e assistente social. Quando um servidor busca o serviço, ele é atendido pelo profissional que ele solicita e, conforme a demanda, pode ser encaminhado a outro profissional da equipe ou a um serviço externo. Cada profissional que atende os servidores anota em prontuário sua avaliação e a conduta adotada.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

  • a) A equipe descrita na situação é multidisciplinar, mas atuará de modo interdisciplinar se os profissionais adotarem a discussão conjunta, além da troca e da interação entre os saberes do grupo.
  • b) Se um psicólogo atender um servidor com alto nível de estresse, possivelmente comprometedor da saúde física, e encaminhar esse paciente ao médico do mesmo serviço, ficará caracterizada a interdisciplinaridade.
  • c) Ao atender um servidor que tenha buscado o serviço com queixas de dificuldades no relacionamento com seus colegas ou seu chefe, o psicólogo, para preservar a privacidade do servidor, não deve levar o caso à equipe.
  • d) O psicólogo que atender um servidor e encaminhá-lo a outro profissional, fora do seu serviço, para dar continuidade ao tratamento não deverá mais manter contato com esse profissional ou oferecer informação adicional sobre esse paciente, porque não será mais responsável pelo caso.
  • e) A discussão de casos clínicos em equipes únicas no local de trabalho, como na situação em apreço, é inadequada porque expõe os limites de conhecimento de cada profissional e pode causar constrangimento entre essas pessoas no cotidiano.
#108189
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TJ-PA
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(1,0) 3 - 

A respeito de álcool e outras drogas que causam dependência química, assinale a opção correta.

  • a) Para uma pessoa dependente grave do álcool, a melhor proposta de tratamento é o consumo reduzido da substância, não a abstinência, mesmo que, em ocasiões anteriores, ela já tenha tentado reduzir o consumo e fracassado.
  • b) O álcool é uma substância teratogênica que, caso seja utilizada por uma gestante, pode comprometer o desenvolvimento neurológico do feto.
  • c) A tolerância, no uso do álcool ou da cocaína, significa que o organismo desenvolveu defesas e que as substâncias já não causam mais danos físicos ao organismo.
  • d) Entre os agentes evitáveis causadores de adoecimento, o tabaco é o que menos provoca doenças graves.
  • e) O uso de qualquer substância química caracteriza abuso, pois, mesmo que não venha a causar danos ao organismo, esse tipo de substância atua no sistema nervoso e pode causar reações emocionais adversas.
#108190
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TJ-PA
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(1,0) 4 - 

No que se refere ao tratamento de pessoas dependentes de álcool, assinale a opção correta.

  • a) Durante o tratamento, a recaída ocorre quando as técnicas utilizadas são inadequadas às necessidades do sujeito, ao seu padrão de consumo ou à existência de comorbidades.
  • b) O tratamento psicológico deve ocorrer apenas em um momento: antes ou depois do tratamento medicamentoso; a condução simultânea das duas intervenções pode reduzir a adesão do paciente à psicoterapia.
  • c) Estados emocionais positivos devem ser avaliados porque são fatores protetores contra a recaída, que é associada a emoções negativas.
  • d) Ao longo do tratamento, o desenvolvimento de habilidades sociais é relevante para auxiliar na prevenção de recaídas.
  • e) A motivação do paciente para tratar a dependência do álcool deve ser avaliada na primeira consulta e, após o início do tratamento, o assunto da dependência não deve mais ser retomado.
#108191
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TJ-PA
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(1,0) 5 - 

Um servidor que sofria de ansiedade devido a demandas trabalhistas procurou atendimento psicoterápico a fim de tratar essa condição. Ele informou que fazia uso de álcool e cigarro para obter relaxamento e lidar melhor com as atividades do cotidiano. Relatou, ainda, que não tinha conhecimento técnico para realizar tarefas solicitadas a ele em seu trabalho e informou que sofria assédio por parte de sua chefia. A avaliação inicial desse servidor revelou a dependência de álcool e recaídas anteriores.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • a) O treino em técnicas como o relaxamento muscular progressivo de Jacobson é contraindicado para o servidor.
  • b) O modo de enfrentamento relatado pelo servidor é centrado na emoção.
  • c) Não é adequado realizar a quantificação da autoeficácia desse paciente durante as sessões iniciais de terapia.
  • d) Se, durante a terapia, esse paciente alcançar um período de abstinência e, em seguida, fizer uso eventual de qualquer quantidade de álcool, ficará caracterizada a recaída.
  • e) No processo terapêutico desse servidor, a lembrança e o detalhamento de recaídas passadas e o temor de uma recaída futura devem ser evitados.
#108192
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TJ-PA
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(1,0) 6 - 

Com relação a técnicas cognitivas de intervenção em psicologia, assinale a opção correta.

  • a) Para dependentes de nicotina com problemas pulmonares e respiratórios, o uso da terapia cognitiva é inadequado, por evidenciar cognições que podem aumentar a fissura pelo cigarro.
  • b) O distanciamento consiste em treinar o paciente a reconhecer seu potencial para conviver com condições avaliadas como catastróficas.
  • c) A preocupação entre pessoas ansiosas deve ser investigada em termos de frequência e duração, mas o conteúdo da preocupação não deve ser discutido, pois isso poderia estimular sua recorrência.
  • d) Reatribuição consiste em uma técnica de treinar o paciente para atribuir tarefas a terceiros.
  • e) A identificação de pensamentos automáticos é relevante para auxiliar no reconhecimento de padrões de pensamentos adaptativos ou disfuncionais que podem subsidiar comportamentos.
#108196
Banca
CESPE
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Concurso
TJ-PA
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(1,0) 7 - 

No que se refere à terapia de aceitação e compromisso (ACT, sigla em inglês), técnica de terceira geração na clínica comportamental considerada uma das técnicas mais utilizadas e bem-sucedidas atualmente, assinale a opção correta.

    • a) Essa técnica desconsidera o contexto em que o comportamento ocorre, dando ênfase apenas às emoções decorrentes da experiência descrita.
    • b) A ACT tem como objetivo principal a mudança de comportamentos e de cognições inadequadas.
    • c) Sob o enfoque da ACT, esquiva experiencial é a principal técnica para obter alívio do sofrimento.
    • d) A defusão cognitiva favorece o entendimento claro e objetivo de eventos privados, como os pensamentos, de modo que o paciente possa entender e separar esses eventos daquilo que é realmente fato.
    • e) Conceitualmente, a ACT é equivalente à exposição e prevenção de resposta, e as duas abordagens utilizam as mesmas práticas.
    #108198
    Banca
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    TJ-PA
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    (1,0) 8 - 

    Uma pessoa com medo de avião e com muita dificuldade para falar e expressar suas opiniões em público buscou psicoterapia para tratar essas condições.

    Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta, a respeito de técnicas psicoterápicas.

    • a) É adequado o uso da dessensibilização sistemática para o tratamento das duas queixas apresentadas.
    • b) A técnica de relaxamento é inadequada para treinar a expressão de opiniões, porque, estando relaxada, a pessoa não vivencia adequadamente as variáveis causadoras de ansiedade nas interações sociais.
    • c) A psicoeducação é apropriada para tratar o medo de avião, desde que não sejam mencionadas as condições técnicas de segurança e manutenção das aeronaves.
    • d) O treinamento assertivo é indispensável no tratamento da fobia de avião.
    • e) A inoculação do estresse é uma técnica adequada às duas situações, porque trata os eventos temidos sem que ocorra nenhuma resposta fisiológica de estresse durante a terapia.
    #108199
    Banca
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    TJ-PA
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    (1,0) 9 - 

    Uma demanda frequente aos psicólogos organizacionais é a pesquisa de clima organizacional, que consiste em um levantamento sobre

    • a) os valores e crenças compartilhadas pelos membros da organização.
    • b) a avaliação positiva ou negativa do trabalhador a respeito de seu trabalho.
    • c) o nível de qualidade de vida percebido pelos trabalhadores.
    • d) o quanto os indivíduos gostam da organização e querem permanecer nela.
    • e) as percepções compartilhadas pelos empregados em relação a políticas, práticas, e procedimentos formais da organização.
    #108201
    Banca
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    TJ-PA
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    (1,0) 10 - 

    A motivação no trabalho é um dos fenômenos mais estudados e de grande interesse profissional. Por essa razão, diversas teorias a esse respeito foram desenvolvidas. Para que um psicólogo decida qual teoria utilizar, ele deve considerar critérios como apoio empírico à teoria e perspectiva de intervenção para reorientação do comportamento individual. Assinale a opção correspondente à(s) teoria(s) que melhor atende(m) a esses critérios.

    • a) teoria da hierarquia das necessidades
    • b) teoria X e teoria Y
    • c) teoria de dois fatores ou teoria da higiene-motivação
    • d) teoria da ação planejada
    • e) teoria do estabelecimento de metas ou da fixação de objetivos
    #108203
    Banca
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    (1,0) 11 - 

    Líderes transformacionais são carismáticos, oferecem estímulo intelectual e atenção individualizada a seus seguidores e os inspiram a transcender seus próprios interesses para o bem da organização. A base de poder predominante nesse estilo de liderança é denominada poder

    • a) coercitivo.
    • b) de recompensa.
    • c) legítimo.
    • d) de referência.
    • e) de especialista.
    #108204
    Banca
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    (1,0) 12 - 

    Ao ser solicitado para implementar ações que aumentem a efetividade de equipes de trabalho, o psicólogo organizacional deve

    • a) aumentar a coesão do grupo.
    • b) reduzir a complexidade das tarefas para que as equipes aumentem a autoeficácia.
    • c) oferecer suporte social e autonomia às equipes para que elas gerenciem seus próprios recursos e tomem decisões.
    • d) privilegiar um sistema de recompensas coletivas em detrimento de um sistema individual.
    • e) aumentar o nível de satisfação com o trabalho dos membros.
    #108205
    Banca
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    TJ-PA
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    (1,0) 13 - 

    Uma psicóloga organizacional avaliou a efetividade da ação de um treinamento por meio de questionário respondido pelos supervisores três meses após o término do evento. O documento abordava o uso das competências adquiridas no treinamento pelos participantes.

    Nesse caso, a psicóloga utilizou a avaliação de

    • a) reação.
    • b) aprendizagem.
    • c) comportamento no cargo.
    • d) valor final.
    • e) mudança organizacional.
    #108206
    Banca
    CESPE
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    TJ-PA
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    (1,0) 14 - 

    Para promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho, de acordo com a ergonomia da atividade, a principal ação que o psicólogo deve adotar inclui

    • a) oferecer aos funcionários sessões de ioga, a fim de reduzir o estresse.
    • b) oferecer cursos de meditação para que os funcionários aprendam habilidades de controle frente às demandas do trabalho
    • c) desenvolver um programa de coaching em saúde e estilo de vida para que as pessoas aprendam a equilibrar os diferentes papéis sociais.
    • d) criar salas antiestresse em locais de maior incidência de afastamentos por problemas de saúde.
    • e) desenvolver um programa fundamentado em uma avaliação realizada pelos próprios trabalhadores a respeito da sua qualidade de vida no trabalho.
    #108207
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    TJ-PA
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    (1,0) 15 - 

    A distribuição forçada é um dispositivo utilizado em alguns sistemas de avaliação de desempenho e que tem como principal vantagem

    • a) o aumento da motivação dos funcionários.
    • b) a redução dos conflitos.
    • c) a redução dos jogos de interesse.
    • d) o auxílio às chefias para diferenciar os desempenhos dos seus funcionários.
    • e) a redução dos vieses de avaliação.