Processando...

Simulado TCE-RO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado TCE-RO de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO TCE-RO DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso TCE-RO.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da TCE-RO que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores TCE-RO, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado TCE-RO de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso TCE-RO.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso TCE-RO. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO TCE-RO
Para realizar o simulado TCE-RO você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado TCE-RO você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para TCE-RO é aqui!


#140096
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa com a assertiva que responde corretamente à questão: O que é conhecimento cotidiano?

  • a) Conhecimento cotidiano é aquele gerado a partir da observação de fatores naturais sem a pretensão de torná-lo científico.
  • b) Conhecimento cotidiano é aquele que tem por base a experimentação, para depois tornar-se ou não conhecimento científico.
  • c) Conhecimento cotidiano é aquele que tem uma base ; experimental, utilizando diferentes fontes de conhecimento.
  • d) Conhecimento cotidiano é aquele que dispensa a existência ; de um contexto em sua produção e sistematização.
  • e) Conhecimento cotidiano é aquele inquestionável, baseado em afirmações generalizadas aplicadas em diversas situações.
#140097
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A respeito da brincadeira na formação da criança de 0 a 5 anos (MATURANA, 2004), NÃO se pode afirmar que

  • a) compreende uma forma particular de expressão, interação e comunicação infantil.
  • b) trata-se de uma atividade cotidiana e espontânea plenamente válida em si mesma.
  • c) é uma atividade tipicamente infantil provocada por fatores j intencionais e propositais.
  • d) pode se constituir em uma atividade que favorece o i desenvolvimento da linguagem infantil.
  • e) a imitação e pantomima podem ser formas da criança i representar comportamentos adultos.
#140098
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Analise as assertivas sobre o lúdico na aprendizagem e assinale a alternativa CORRETA.

I- O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois ele estimula as várias inteligências.

II- Com atividades lúdicas podem-se levar os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades.

III- O lúdico é algo extrínseco ao ser humano, que pode ser utilizado como recurso pedagógico em poucas áreas de conhecimento.

IV- A ludicidade pode ser usada como motivadora da construção de esquemas de raciocínio, pois possibilita uma forma de aprendizagem significativa.

  • a) Estão corretas somente as assertivas I, II e III
  • b) Estão corretas somente as assertivas II, III e IV.
  • c) Estão corretas somente as assertivas I, II e IV.
  • d) Estão corretas somente as assertivas I, III e IV.
  • e) Estão erradas todas as assertivas.
#140099
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Leia as asserções sobre a construção de conhecimentos matemáticos pela criança e assinale a alternativa CORRETA.

I- Desenvolve o raciocínio lógico, a capacidade para pensar e resolver situações-problema.

II- Considera-se desnecessário o trabalho com atividades matemáticas na Educação Infantil.

III- O contato com formas, grandezas, números, medidas e contagens é útil na vida da criança.

IV- Consulta a calendário e atos de compra e venda introduzem o aprendizado do uso social de números.

  • a) Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
  • b) Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
  • c) Somente as assertivas I, III e IV estão corretas.
  • d) Somente as assertivas II, III e IV estão corretas.
  • e) Todas as assertivas estão corretas.
#140100
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Segundo Emilia Ferreiro (1993), ao se alfabetizar, a criança se apropria do sistema de representação da escrita percorrendo níveis de conceitualização. Diante disso, analise a escrita abaixo, na qual foi solicitado ao aprendiz que escrevesse: ;BORBOLETA, CAVALO, SAPO e assinale a alternativa que corresponde ao nível da psicogênese da escrita que o aprendiz se encontra.

  • a) Pré-silábico 1
  • b) Pré-silábico 2
  • c) Silábico
  • d) Silábico-alfabético
  • e) Alfabético
#140101
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Assinale a alternativa com as palavras que completam corretamente a lacuna do trecho abaixo:

No caso dos_____________________, não há dúvida de que os adultos utilizam esse instrumento para contar às novas gerações como são as coisas que os pequenos desconhecem e propor-lhes a interpretação que lhes dá sua cultura. (COLOMER, 2007, P- 61)

  • a) livros infantis
  • b) atlas e globos
  • c) jogos didáticos
  • d) calendários e dados
  • e) brinquedos ao ar livre
#140102
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Leia as duas asserções sobre a corporeidade na educação infantil (VARGAS, 2015) e observe a relação entre elas.

A percepção e compreensão do próprio corpo são fundamentais ao desenvolvimento infantil;

POIS

No contato com as pessoas, a criança amplia suas relações e interações sociais e, nessas interações, ela compara, percebe as diferenças, explora seus limites e potencialidades e aprende sobre sua presença no mundo.

  • a) A primeira é uma asserção falsa e a segunda é verdadeira.
  • b) A primeira é uma asserção verdadeira e a segunda é falsa.
  • c) As duas são asserções falsas, ainda que apresentem temática semelhante.
  • d) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • e) As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
#140103
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Analise as etapas de desenvolvimento do plano de aula seguinte e assinale a alternativa que apresenta o objetivo geral do referido plano.

1° etapa - Apresente à turma diversos jogos de alvo para que conheçam como são (boliches, dardo ou bilhar, por exemplo). Leia suas regras e deixe que brinquem.

2° etapa - Disponibilize para as crianças os materiais e diga que façam seus jogos, em duplas, com as características dos conhecidos na etapa anterior e testem sua criação.

3ª etapa - Organize a turma em roda e peça que cada dupla apresente sua criação aos colegas.

4ª etapa - Convide um adulto para observar os jogos elaborados e dar dicas de como melhorá-los ainda mais (como no acabamento ou nas regras). Dê tempo para que possam fazer as alterações.

5ª etapa - Com base na leitura atenta de textos instrucionais, peça que as crianças ditem as regras de seus jogos e seja o escriba. Organize os dados no quadro e depois escreva em forma de texto em papel (esse texto vai acompanhar os jogos que serão oferecidos como um presente a um amigo).

(Adaptado de Nova Escola, 2015.)

  • a) Realizar brincadeiras espontâneas e de imitação em sala de aula.
  • b) Aprender a jogar boliche, compreendendo e escrevendo as regras do jogo.
  • c) Construir jogos de alvo para dar de presente na brincadeira de amigo-oculto.
  • d) Expressar-se oralmente para interagir com os colegas em atividade de grupo.
  • e) Receber instrução explícita sobre a finalidade do gênero textual regra do jogo.
#140104
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Na Educação Infantil, é importante criar situações para que as crianças contem suas próprias histórias e digam o que pensam e sentem. Considerando o conteúdo dos depoimentos das crianças a seguir, que temáticas estavam sendo abordadas em sala de aula?

- Eu moro lá em cima, no morro.

Eu não fico cansado de subir. Eu vou

pulando e contando os degraus. Ah,

também eu inventei uma brincadeira de

pular de dois em dois. A minha mãe é

que fica muito cansada. Eu não gosto

quando ela fica cansada. Ela fica triste.

- Eu gosto muito da minha casa.

Tem minha família. Mas eu não posso

brincar lá fora. Minha avó diz que é

perigoso e que eu posso pegar uma doença

no ralo que corre a água suja.

(Fonte: Deixa eu falar! Brasília: MEC, 2011.)

  • a) saúde e escola
  • b) família e moradia
  • c) mídias e cidadania
  • d) direitos e diversidade
  • e) brincadeiras e folclore
#140105
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Assinale a alternativa com o que não é correto afirmar sobre a rotina na organização do tempo pedagógico na Educação Infantil.

  • a) A rotina representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático.
  • b) O tempo educativo deve seguir uma sequência fixa de atividades padronizadas.
  • c) A rotina proporciona antecipações e organiza o dia a dia da : criança e do educador.
  • d) A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens
  • e) A organização do cotidiano deve se estruturar em função das necessidades da criança.
#140106
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Em relação aos procedimentos pedagógicos da avaliação da aprendizagem da criança em instituições de Educação Infantil é correto afirmar que se deve realizar:

  • a) múltiplos registros em relatórios, fotografias, desenhos e álbuns visando à classificação das melhores produções infantis.
  • b) a observação crítica das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano, com o objetivo de proceder à seleção da criança.
  • c) o registro das aprendizagens e do desenvolvimento infantil com vistas ao acompanhamento da criança e à avaliação do trabalho pedagógico.
  • d) documentação específica para que a família conheça o trabalho da instituição junto às crianças e a promoção do aluno para a próxima etapa de escolarização.
  • e) boletim mensal que permita às famílias conhecer o processo de desenvolvimento da criança para comunicação da possível aprovação ou retenção na Educação Infantil.
#140107
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Analise as assertivas acerca da importância dos contos de fadas na construção do imaginário infantil e marque a alternativa correta.

I- Contar histórias é uma atividade privilegiada na transmissão de conhecimentos e valores humanos.

II- A violência e a personificação do bem e do mal em certos personagens cria nas crianças uma visão negativa da realidade.

III- A ficção objetiva os fatos e as verdades que não podem ser expressos pela razão, que não são identificados pela lógica.

IV- Os contos de fadas são narrativas simbólicas capazes de transmitir experiências subjetivas complexas e vivências emocionais às crianças.

V- Em um conto de fadas, o herói ou a heroína passa por dificuldades, por um momento de impasse que raramente é solucionado.

  • a) Estão corretas somente as assertivas I, II e III.
  • b) Estão corretas somente as assertivas II, III e IV.
  • c) Estão corretas somente as assertivas III, IV e V.
  • d) Estão corretas somente as assertivas I, III e IV.
  • e) Estão corretas somente as assertivas I, II e V.
#140108
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Analise as assertivas quanto o que os sistemas de ensino devem assegurar visando à educação inclusiva e marque a alternativa correta.

I- métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

II- acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular;

III- tratamento especializado no atendimento a estudantes com necessidades especiais deve ocorrer, exclusivamente, na rede privada de ensino;

IV- formação de professores para o atendimento educacional especializado, bem como para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas nas classes comuns de ensino regular.

  • a) Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
  • b) Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
  • c) Somente as assertivas I, III e IV estão corretas.
  • d) Somente as assertivas II, III e IV estão corretas.
  • e) Todas as assertivas estão corretas.
#140109
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Dentre os possíveis objetivos de ensino na área das Ciências Naturais na Educação Infantil pode-se desenvolver projetos para:

I- ampliar a curiosidade das crianças:

II- construir conhecimentos sobre os seres vivos;

III- incentivar as crianças a levantar hipóteses sobre fenômenos físicos;

IV- estabelecer relação entre o homem e a natureza e entre o homem e as tecnologias;

V- possibilitar observação, experimentação e ampliação de conhecimentos científicos.

  • a) Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
  • b) Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
  • c) Estão corretas apenas as afirmativas III e IV
  • d) Estão corretas apenas as afirmativas IV e V.
  • e) Estão corretas todas as afirmativas.
#140110
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TCE-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

A respeito do ensino da arte a crianças na escola é CORRETO afirmar que:

  • a) deve-se reduzir a arte a mero pretexto para o ensino de conteúdos privilegiados na escola.
  • b) a arte constitui-se como experiência estética e humana, como área de conhecimento que tem seus conteúdos próprios.
  • c) dança, teatro, música e literatura não representam formas de expressão criadas pelo homem a serem trabalhadas com crianças.
  • d) a dimensão artístico-cultural na formação de crianças encaminha-se apenas como acesso à produção já existente.
  • e) a arte educativa deve funcionar como um recurso didático que dá acesso a conhecimentos de outras áreas e disciplinas.