Processando...

Simulado SHDIAS - Português | CONCURSO

Simulado SHDIAS - Português

OBJETIVOS | Simulado SHDIAS - Português

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado SHDIAS - Português

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso SHDIAS.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado SHDIAS - Português

Este simulado contém questões da banca Prefeitura de São Sebastião – SP, para nível Médio do cargo de Secretário Escolar. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SHDIAS.

*Conteúdo Programático do Simulado SHDIAS - Português .

FONÉTICA E FONOLOGIA: Conceitos básicos – Classificação dos fonemas – Sílabas – Encontros Vocálicos – Encontros Consonantais – Dígrafos – Vogais – Semivogais – Separação de sílabas. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos – O Alfabeto – Orientações ortográficas – Uso do "Porquê" – Uso do hífen – Ortoépia. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos – Acentuação tônica – Acentuação gráfica – Os acentos – Aspectos genéricos das regras de acentuação – As regras básicas – As regras especiais – Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras – Derivação e Composição – Prefixos – Sufixos – Afixos – Radicais – Tipos de Composição – Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares – Verbos auxiliares – Verbos defectivos – Classe de Palavras – Flexão nominal e verbal – Emprego de locuções – Substantivo – Artigo – Adjetivo – Numeral – Pronome – Locução verbal – Advérbio – Preposição – Conjunção – Interjeição – Vozes verbais. SINTAXE: Predicação verbal – Concordância nominal – Concordância verbal – Regência nominal – Regência verbal – Pontuação – Colocação dos pronomes – Orações Coordenadas e Subordinadas – Termos ligados ao verbo: Adjunto adverbial, Agente da Passiva, Objeto direto e indireto, Advérbio, Vozes Verbais – Termos Essenciais da Oração – Termos Integrantes da Oração – Termos Acessórios da Oração – Período – Sintaxe de Concordância – Sintaxe de Regência – Sintaxe de Colocação – Funções e Empregos das palavras “que” e “se” – Sinais de Pontuação. SEMÂNTICA: Sinônimos – Antônimos – Denotação e Conotação – Figuras de Linguagem: Eufemismo; Hipérbole; Ironia; Prosopopeia; Catacrese; Paradoxo – Figuras de Palavras: Comparação; Catacrese; Metonímia – Figuras de construção: Elipse; Hipérbato; Pleonasmo; Silepse – Figuras de pensamento: Antítese – Vícios de Linguagem. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase. ANÁLISE, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: Tipos de Comunicação: Descrição – Narração – Dissertação – Tipos de Discurso – Coesão Textual. Conteúdos Programáticos do Ensino Médio.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português .

#44409
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Sobre o texto acima é incorreto afirmar que:

  • a) A autora descreve ações do cotidiano urbano.
  • b) Há no segundo verso uma interpretação totalmente denotativa.
  • c) O último verso apresenta a conclusão do poema, o que representa uma visão frustrada diante da relação homem/trabalho.
  • d) O último verso sugere uma reflexão do eu-lírico, mas pode representar qualquer pessoa que presencie situações do mundo globalizado em que o trabalho seja massacrante.
#44410
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Ocorre coesão textual no poema acima, principalmente:

  • a) porque a conjunção e adiciona as ideias relacionando um verso a outro.
  • b) no uso da conjunção e para contrariar as ideias anteriores.
  • c) a partir do uso da conjunção e antecipando as ideias dos versos.
  • d) na determinação do último verso sugerindo o advérbio hoje.
#44411
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Apesar de ser um poema e apresentar um eu-lírico é possível afirmar sobre o poema:

  • a) sugere um momento descritivo em “Subi pela escada e assim que entrei em casa,/dormi.”.
  • b) é composto por traços dissertativos como em “Comi pão dormido e o café estava frio, (...).”. 
  • c) ocorrem traços narrativos no decorrer do texto todo.
  • d) apresenta somente traços narrativos em “Cheguei atrasado no trabalho”.
#44412
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Assinale a alternativa incorreta a respeito da definição e do exemplo de cada figura de construção: 

  • a) Elipse: é a supressão de uma palavra facilmente subentendida num texto. Exemplo: Agora no balcão, apenas dois copos.
  • b) Hipérbato: consiste na alteração da ordem natural (direta) dos termos da frase. Caracteriza-se pelas inversões sintáticas. Exemplo: Passeiam cansados os turistas europeus.
  • c) Pleonasmo: consiste na repetição de uma palavra ou expressão para realçar uma ideia, torná-la mais redutiva. Trata-se de redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem. Exemplo: Vi com meus próprios pés.
  • d) Silepse: ocorre quando se realiza a concordância com a ideia e não com os termos expressos. Exemplo: Campos do Jordão está linda este mês.
#44413
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Observe os itens seguintes:

I. O bolo de chocolate, assei-o por 20 minutos.

II. O dinheiro, Alice o trazia em suas mãos.

Assinale a alternativa em que o(s) item(s) apresenta(m) objeto direto pleonástico:

  • a) Apenas o item I apresenta objeto direto pleonástico.
  • b) Apenas o item II apresenta objeto direto pleonástico.
  • c) Todos os itens apresentam objeto direto pleonástico.
  • d) Nenhum item apresenta objeto direto pleonástico. 
#44414
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

A forma de tratamento adequada para sacerdotes é:

  • a) Vossa Excelência;
  • b) Vossa Santidade;
  • c) Vossa Reverência;
  • d) Vossa Senhoria.
#44415
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Assinale a alternativa que contém uma conjunção coordenativa explicativa:

  • a) Leve o agasalho porque vai esfriar.
  • b) Reinaldo se esforçou muito, portanto merece o prêmio.
  • c) Maurílio é forte como um touro.
  • d) A aluna fez o trabalho conforme a professora pediu.
#44416
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 8 - 

Leia o trecho seguinte:

“O Airbus 320-200 da AirAsia, está desaparecido desde último domingo. Encontraram intacta a caixa-preta do avião. Ontem um navio que participa das operações de busca conseguiu determinar com precisão a localização da aeronave graças ao uso de um sonar, afirmou a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia.”

Fonte:[http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/mais-vitimas-do-voo-da-airasia-sao-localizadas.html – ADAPTADO]

No trecho “Encontraram intacta a caixa-preta do avião”, o termo destacado é:

  • a) Objeto direto e indireto.
  • b) Predicativo do objeto.
  • c) Sujeito determinado composto.
  • d) Predicativo do sujeito.
#44417
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Analise a frase seguinte:

Você querendopodemos ir ao cinema.”

               I                            II

Os termos destacados I e II referem-se respectivamente a:

  • a) oração subordinada adverbial condicional reduzida de gerúndio; oração principal.
  • b) oração subordinada adjetiva restritiva; oração principal.
  • c) oração principal; oração coordenada sindética aditiva.
  • d) oração subordinada adjetiva restritiva; oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de infinitivo.
#44418
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Observe os itens e as preposições em destaque abaixo:

I. A menina ficou mais forte com as aulas de musculação.

II. As flores foram dadas com muito amor.

III. O Corinthians jogou com o Palmeiras ontem.

As preposições estabelecem respectivamente:

  • a) causa – oposição – companhia.
  • b) causa – modo – oposição.
  • c) companhia – modo – modo. 
  • d) oposição – causa – causa.
#44419
Banca
SHDias
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Sebastião-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 11 - 

Dos itens abaixo, qual deles possuem uma palavra denotativa?

I. Ricardo foi à escola  hoje.

II. Sabrina faltou  à aula de Inglês.

Assinale a alternativa correta:

  • a) Apenas o item I está com uma palavra denotativa. 
  • b) Apenas o item II está com uma palavra denotativa. 
  • c) Todos os itens estão com uma palavra denotativa. 
  • d) Nenhum item está com uma palavra denotativa.