Simulado SEPOG - RO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado SEPOG-RO gratuito | cód.11194
O segredo da aprovação está nos treinos. E esse simulado SEPOG-RO é seu melhor aliado! 🎯
🔗 Vejam mais simulados SEPOG-RO
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado SEPOG-RO foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEPOG-RO
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado SEPOG-RO e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões SEPOG-RO
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEPOG-RO. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre SEPOG-RO
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEPOG-RO.
📢 Concursos Abertos para SEPOG-RO
Veja os concursos abertos da instituição SEPOG-RO. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para SEPOG-RO
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #164726
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
La inserción la Literatura Española en clase tiene garantizado su lugar, a la medida que:
- a) tiene pretensión puramente didáctica, como medio para la construcción de competencias variadas.
- b) la lengua y la cultura, la lengua y la literatura han de abordarse de un modo aislado.
- c) el docente debe centrarse en la construcción de la competencia literaria.
- d) la cultura, en el sentido más amplio del término, dentro de los nuevos parámetros programáticos, se convierte en parte accesoria del proceso de adquisición de la lengua.
- #164727
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
De acordo com Grinspun , “Ao declarar-se ‘incompetente’ ante o fracasso escolar, a escola abre caminhos para que o aluno internalize esse fracasso como algo pessoal, social ou biológico.” Cabe ao OE na escola auxiliar na discussão, contribuindo para:
- a) desnaturalizar essa lógica.
- b) reforçar o conceito.
- c) explicar o motivo psicologicamente.
- d) justificar através das diferenças individuais.
- #164728
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A supervisão ampliada na escola possui dois sentidos, o pedagógico e o:
- a) financeiro.
- b) hierárquico.
- c) social.
- d) individual.
- #164729
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
No momento atual, a ação do orientador junto aos demais educadores possui um caráter:
- a) estagnado.
- b) conformador.
- c) impositivo.
- d) mediador.
- #164730
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Estado apoia campanha de combate à exploração sexual infantil nocarnaval. “Durante o período de carnaval, aumenta o número de crianças e adolescentes em risco no que se refere à exploração sexual. Diante dessa realidade, a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Infantil, composta por vários órgãos e instituições, entre eles a Secretaria de Estado daAssistência Social (Seas), realizou a campanha “Faça Bonito. Violência Sexual Contra Crianças e Adolescente é Crime”. A campanha teve como objetivo conscientizar toda a sociedade para proteger e zelar pela população infanto-juvenil contra o abuso e exploração sexual, e denunciar esse tipo de crime através do Disk 100 ou aos conselhos tutelares presentes em todos os municípios. (Fonte: <http:// www.rondonia.ro.gov.br/ noticias.asp?id=16002 & tipo = Mais % 20> Noticias 15/01/2013) Além do crime contra crianças e adolescentes, eles podem também ser contaminados por DST's. Assinale abaixo qual das opções é uma DST.
- a) Hepatite B.
- b) Hepatite A.
- c) Hepatite E.
- d) Cólera.
- #164731
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O termo dialética assumiu significados distintos na história da Filosofia. Na Grécia antiga, onde teve origem, a dialética era a “arte do diálogo”. Na etapa moderna, é o modo de pensar as contradições da realidade. É correto dizer que a dialética é:
- a) em Aristóteles, a dedução feita a partir de premissas consideradas verdadeiras ou científicas.
- b) em Kant, a alma do progresso científico e o único princípio através do qual se pode estabelecer a verdade.
- c) em Hegel, o movimento da razão e do real, concebido como a sucessão contínua de uma realidade por outra nova, que aniquila totalmente a anterior.
- d) em Platão, o instrumento que permite a superação do mundo sensível e o alcance da ordem da verdade.
- #164732
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A atuação do supervisor junto à comunidade escolar no processo educacional deve ser de:
- a) fiscalizador das ações.
- b) homogeneizador.
- c) idealizador da legislação.
- d) articulador crítico.
- #164733
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Determine a mediana dos números 1, 2, 10, 13, 1,10, 2, 5, 7, 1, 10, 2.
- a) 1
- b) 2,5
- c) 5
- d) 3,5
- #164734
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas. Quem me dera saber escrever essas histórias, mas nunca fui capaz de aprender, e tenho pena. Além de ser preciso saber escolher as palavras, faz falta um certo jeito de contar, uma maneira muito certa e muito explicada, uma paciência muito grande – e a mim falta-me pelo menos a paciência, do que peço desculpa.
Se eu tivesse aquelas qualidades todas poderia contar, com pormenores, uma linda história que um dia inventei, mas que, assim como a vão ler,é apenas o resumo de uma história, que em duas palavras se diz …
(SARAMAGO, José A maior flor do mundo..[Ilustração: João Caetano] Lisboa: Editorial Caminho, 2001) Sobre o fragmento, é correto afirmar que o narrador-escritor:
- a) elenca elementos que não podem faltar na escrita para crianças.
- b) sente-se à vontade para escrever contos infantis.
- c) conta com pormenores como será seu conto.
- d) expõe a fórmula que usa para escrever histórias infantis.
- #164735
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Muitos textos sagrados hindus ensinam a tratar todos os seres com o mesmo cuidado e a mesma reverência com que tratamos nossas crianças. O salmo 103 da Bíblia Sagrada expressa a centralidade divina da misericórdia. São os textos que transmitem, conforme a fé dos seguidores, uma mensagem do Transcendente. Nas tradições religiosas que não possuem o texto sagrado escrito, a transmissão é feita por meio da:
- a) revelação.
- b) exegese.
- c) intuição.
- d) tradição oral.
- #164736
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Emilia Ferreiro eAnaTeberosky, em suas pesquisas, dizem ser de suma importância que o professor tenha maior conhecimento da psicogênese da língua escrita para entender a forma e o processo pelos quais a criança aprende a ler e a escrever, para detectar e entender os erros construtivos característicos das fases em que se encontra a criança e para saber desafiar seus alunos. Assinale a alternativa que apresenta um conceito que faz parte da teoria psicogenética.
- a) O objetivo da alfabetização é associar os processos de construção do pensamento aos progressos escolares, uma vez que o avanço escolar será dependente do progresso de conceitualização.
- b) A pedagogia deve encarar a aprendizagem da leitura como um mecanismo de correspondência entre o oral e o escrito.
- c) A escrita deve ser considerada uma cópia passiva dos modelos do mundo adulto.
- d) A escrita é um objeto de conhecimento, por isso, para ensiná-la é necessário levar em consideração as tentativas individuais infantis, a interação,o aspecto social da escrita.
- #164737
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
De acordo com Lück , “Mais recentemente, a supervisão escolar ganhou uma nova dimensão, mais dinâmica e com maior potencial de eficácia a longo prazo [...]” Essa nova dimensão de atuação do supervisor nas escolas refere-se à responsabilidade sobrea:
- a) verificação da aplicação da metodologia.
- b) formação continuada do professor.
- c) elaboração de mecanismos de controle.
- d) análise de desempenho dos gestores.
- #164738
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
A ponte que partiu
Foi durante as gravações do programa que estavam eu, Luís Fernando Guimarães, Fernanda Torres e Danielle Winits. Era um jantar e estávamos comendo um bobó de camarão. Durante esse jantar, rolavam uns beijos, cada um falava uma coisa, e aí mordiumcamarão. Eu estava fazendo um tratamento dentário, estava com um dente provisório na boca e, quando mordi o camarão, senti alguma coisa a mais que o camarão. Senti que o dente tinha saído, o tal provisório. A cena rolando e eu arregalando o olho. Rapidamente, passo a mão na boca, escondo o dente e continuo a falar com os outros e tal... apavorado com a situação. Terminou a cena, fui lá para trás, encaixei o dente e voltei para gravar a próxima cena, que era uma briga das duas meninas. A Danielle e a Fernanda brigavam no chão e eu tinha que pular em cima delas e separá-las. Quando eu pulei, o dente também pulou fora. Eu, desesperado, abaixei a cabeça: “Separa, separa, não faz isso!” e ficava procurando o dente, disfarçadamente. Pensei: “Meu Deus, será que a câmera pegou isso? Onde está esse dente?” Aí, “corta, corta!”, a cena tinha ficado legal. Ainda dei mais uma olhada e não achei nada. A Fernandinha levantou sorrindo, com o cabelo todo despenteado, e, quando olhei para ela, vi o dente preso no cabelo, perto da orelha. Eu rapidamente tive presença de espírito: “Pô, Nanda, te machuquei?” Passei a mão no cabelo dela pegando o dente[...] Ela nem sacou nada, ninguém sacou. Recapturei o dente e só depois comentei com o Luís Fernando o que tinha acontecido. Agente riu bastante. Foi uma típica cena de, Os Normais. (HERINGER, Arlete (org.). Evandro Mesquita. Paguei o maior mico . Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. p.39-40.) O fato principal relatado no texto é:
- a) o tratamento dentário no qual o ator colocou um dente provisório.
- b) a tranquilidade e a naturalidade do ator na situação corriqueira.
- c) o embaraço vivido por um ator quando, durante a gravação do programa, perde um dente.
- d) a perda do dente, provocada pela briga entre as atrizes do programa.
- #164739
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
A meiose é um processo complexo, e erros na disjunção (separação) dos cromossomos homólogos na meiose I ou das cromátides-irmãs na meiose II levam à formação de gametas com número anormal de cromossomos. Se um dos gametas anormais participar da fecundação, será formado um zigoto com número anormal de cromossomos, chamados aneuploidias, que são consideradas mutações cromossômicas numéricas. Nas aneuploidias, pode haver um número maior ou menor de cromossomos. Por exemplo: quando há um cromossomo a mais no par homólogo, fala-se de trissomia; quando há um cromossomo a menos, fala-se em monossomia. Um exemplo do que estamos falando é a Síndrome de Edwards, alguns dos sinais clínicos dessa síndrome são: cabeça pequena e estreita; olhos afastados; boca e queixo pequenos; pés deformados; anomalias graves no coração, nos rins e no sistema genital. Geralmente, os portadores sobrevivem até cerca de um 1 ano de idade, e possuem cariótipo com 47 cromossomos.
Essa aneuploidia acontece especificamente em qual par cromossômico?
- a) 13
- b) 21
- c) sexual
- d) 18
- #164740
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEPOG-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Predominou a tendência de uma interpretação científica, caracterizando-se pela aplicação das leis da matemática e dos princípios geométricos, além da representação do espaço e do volume, obtida através da perspectiva e do claro-escuro. Essa combinação contribuiu para o maior realismo das pinturas:
- a) renascentistas.
- b) expressionistas.
- c) românticas.
- d) medievais.