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Simulado SEPOG - RO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SEPOG - RO de Matérias Diversas para Cargos diversos

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#164741
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 16 - 

Com relação à distinção entre política pública e decisão política, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma política pública geralmente envolve mais de uma decisão e requer diversas ações estrategicamente selecionadas para implementar as decisões tomadas.

II. A decisão política corresponde a uma escolha dentre as opções de alternativas conforme a hierarquia das preferências dos atores envolvidos, expressando uma adequação entre os fins pretendidos e os meios disponíveis.

III. Embora uma política pública implique uma decisão política, nem toda decisão política chega a constituir uma política pública.

Está correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) I, II e III.
#164742
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 17 - 

Avaliar uma política pública pressupõe que exista definição prévia de critérios e padrões, monitorados por intermédio de indicadores.

Em relação ao momento em que se realiza a avaliação, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) ex ante – realizada com o intuito de verificar a viabilidade do programa ou projeto e ocorre em momento anterior ao início do mesmo.

( ) ex post – destina-se a investigar em que medida o programa ou projeto atingiu os resultados esperados por seus formuladores

( ) ex tunc – julga se o programa ou projeto deve continuar ou não.

  • a) V - F - F.
  • b) F - V - F.
  • c) V - V - F.
  • d) F - F - V.
#164743
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 18 - 

A literatura aponta as principais etapas ou fases para o processo de formulação de políticas públicas.

1. Identificação do problema

2. Construção da agenda

3. Formulação de alternativas (políticas públicas)

4. Tomada de decisão

5. Implementação

6. Avaliação

Assinale a opção que descreve como ficou conhecida essa dinâmica.

  • a) Ciclo de políticas públicas.
  • b) Manual de políticas públicas.
  • c) Problema público.
  • d) Diagnóstico situacional.
#164744
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

As avaliações administrativas combinam diferentes tipos de atividades de monitoramento e avaliação de impacto por parte dos gestores públicos.

As opções a seguir apresentam tipos de avaliação de políticas públicas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) Avaliações de esforços: são tentativas de medir a quantidade de insumos do programa envolvido na política (pessoal, comunicação, transporte etc.) e devem ser calculados em termos dos custos monetários. Seu propósito é estabelecer uma linha de base de dados.
  • b) Avaliações de desempenho: determina o que a política pública está produzindo, muitas vezes independentemente dos objetivos definidos, produzindo benchmark (ponto de referência) ou dados de desempenho, que são utilizados como insumos para as avaliações mais abrangentes e profundas.
  • c) Avaliações de processo: examinam os métodos organizacionais, incluindo as regras e os procedimentos operacionais, utilizados para executar programas. Seu objetivo normalmente é ver se um processo pode ser simplificado e tornado mais eficiente.
  • d) Avaliações de adequação de desempenho (ou de eficácia): são realizadas de forma ad hoc por atores como a mídia, partidos políticos, grupos de interesse, líderes comunitários e campanhas de relações públicas ou lobby lançadas por organizações não governamentais. Essas avaliações geralmente são realizadas para oferecer aconselhamento independente.
#164745
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEPOG-RO
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 20 - 

Correlacione as tipologias listadas a seguir aos seus respectivos conceitos.

1. Consistem na distribuição de recursos a determinados segmentos da sociedade ou a regiões especificas e, em geral, demandam controle social por meio de conselhos ou de outras formas de participação popular. Não implica em custos diretos (ou diretamente percebidos) para a parcela da sociedade não beneficiada.

2. Destinam-se à definição das “regras do jogo” político, em termos de estrutura e modo de acesso ao poder, bem como as formas de negociação política.

3. Tem o intuito de redistribuir renda e direitos, por meio do deslocamento de recursos das camadas mais privilegiadas financeiramente para as menos (ou economicamente ativas para inativas). Impõem perdas concretas para determinados grupos sociais e ganhos incertos para outros.

4. Normatizam o funcionamento de serviços públicos ou a oferta de recursos públicos. São concretizadas por meio de decretos, portarias, ordens e proibições. As normas produzidas podem tratar a comunidade de forma isonômica ou, por vezes, atender a interesses mais restritos.

( ) Políticas Distributivas

( ) Políticas Redistributivas

( ) Políticas Constitutivas

( ) Políticas Regulatórias

Assinale a opção que mostra corretamente a correlação, de cima para baixo

  • a) 1, 2, 3 e 4.
  • b) 1, 3, 2 e 4.
  • c) 1, 4, 3 e 2.
  • d) 1, 2, 4 e 3.