Simulado SEMAR-PI | CONCURSO
SIMULADO SEMAR-PI
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no SEMAR-PI.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEMAR-PI que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores SEMAR-PI, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEMAR-PI contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no SEMAR-PI.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no SEMAR-PI. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO SEMAR-PI
Para realizar o simulado SEMAR-PI você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEMAR-PI você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para SEMAR-PI é aqui!
- #206608
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAR-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Está correto o uso do elemento sublinhado na frase que se encontra em:
- a) No cenário pessimista, a superfície da Terra, em cujas emissões crescem em ritmo acelerado, poderia aquecer até 4,8 °C ao longo deste século.
- b) Segundo representantes da comunidade científica, há evidências empíricas a partir da qual a Terra está aquecendo mais rápido do que se poderia prever.
- c) A ausência de estudos a respeito de um “hiato” no aumento das temperaturas foi criticada por pesquisadores para os quais a mudança climática seria um fenômeno natural.
- d) Seria desejável evitar o aquecimento terrestre no qual poderia fazer com que o nível dos oceanos chegue a 82 centímetros.
- e) Os cientistas têm alertado a classe política sobre os avanços do aquecimento global a cujas consequências seriam desastrosas.
- #206609
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAR-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O aquecimento global pode se intensificar.
Medidas devem ser tomadas.
Frear o desmatamento pode evitar a intensificação do aquecimento global.
O desmatamento deve ser freado especialmente nas regiões tropicais do planeta.
Evitando repetições desnecessárias, o conteúdo principal das informações acima está articulado com correção e lógica em:
- a) Medidas capazes de frear o desmatamento, especialmente nas regiões tropicais do planeta, devem ser tomadas; do contrário, o aquecimento global pode se intensificar.
- b) Ao passo que as regiões tropicais do planeta devem ser especialmente protegidas do desmatamento, o aquecimento global pode se intensificar; assim, frear-lhe é medida fundamental para evitá-lo.
- c) Frear o desmatamento evitaria a intensificação do aquecimento global; para tanto, deve-se impedi-lo, assim como é fundamental a proteção as regiões tropicais do planeta.
- d) Como o aquecimento global pode se intensificar, devem ser tomadas medidas para freá-lo, evitando assim sua intensificação, conquanto deve ser protegida especialmente, as regiões tropicais do planeta.
- e) Na medida que frear o desmatamento, especialmente nas regiões tropicais do planeta, poderia evitar que o aquecimento global se intensificasse, com as devidas medidas.
- #206610
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAR-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
De acordo com o Manual de Redação Oficial do Estado do Piauí, o pleonasmo passa a ser vicioso quando a repetição de ideia não traz nenhuma energia à expressão, devendo, nesse caso, ser evitado. Desse modo, contém pleonasmo a ser evitado a frase que se encontra em:
- a) Deve-se planejar o evento antecipadamente para evitar surpresas inesperadas de última hora.
- b) Para não haver imprevistos, todo evento deve ser planejado meticulosamente.
- c) É fundamental que o evento seja planejado com rigor a fim de assegurar o sucesso da empreitada.
- d) Quando se planeja um evento com eficiência, costuma sobrar tempo para cuidar de imprevistos.
- e) O planejamento de um evento bem-sucedido envolve a definição de etapas e métodos.
- #206611
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAR-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
À luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, ação popular movida perante o STF, visando à anulação de Decreto do Presidente da República que promove a supressão de unidade de conservação, por inadequação do instrumento empregado para esse fim, será
- a) inadmissível, por não possuir o STF competência para processar e julgar ações dessa natureza, embora, no mérito, seja procedente o argumento que lhe serve de fundamento.
- b) inadmissível, por não possuir o STF competência para processar e julgar ações dessa natureza, sendo, ademais, improcedente o argumento que lhe serve de fundamento, no mérito.
- c) admissível, por se tratar de ação de competência originária do STF, embora, no mérito, seja improcedente o argumento que lhe serve de fundamento.
- d) admissível, por se tratar de ação de competência originária do STF, sendo, ademais, procedente o argumento que lhe serve de fundamento, no mérito.
- e) inadmissível, por não poder a ação popular ser utilizada como substitutivo de ação de controle de constitucionalidade, embora possua o STF competência para o julgamento de ações populares que visem à anulação de atos do Presidente da República, e, no mérito, seja procedente o argumento que lhe serve de fundamento.
- #206612
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAR-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
À luz da Constituição Federal, eventual lei estadual em matéria de responsabilidade por dano ao meio ambiente será
- a) inconstitucional, por se tratar de matéria inserida na competência dos Municípios para atender ao interesse local.
- b) constitucional, na medida em que o Estado o faça em caráter suplementar, podendo, na inexistência de lei federal sobre a matéria, exercer a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.
- c) inconstitucional, por se tratar de matéria de competência legislativa privativa da União, a despeito de a proteção do meio ambiente ser competência material comum a todos os entes da federação.
- d) constitucional, desde que lei complementar federal autorize Estados e Municípios a legislarem sobre aspectos específicos da matéria e o Estado o faça para atender a suas peculiaridades.
- e) constitucional, desde que inexistente lei federal ou municipal sobre a matéria e o Estado o faça para atender a suas peculiaridades.
- #206613
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAR-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Considere as seguintes situações à luz da disciplina constitucional da função social da propriedade e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal:
I. Decreto estadual que declara de interesse social, para fins de reforma agrária, imóvel rural que não utiliza de maneira adequada os recursos naturais disponíveis, com vistas a destiná-lo ao estabelecimento de colônia agrícola.
II. Lei complementar federal que dispõe sobre procedimento especial de rito sumário para o processo judicial de desapropriação para fins de reforma agrária.
III. Constituição estadual que estabelece a obrigatoriedade de Municípios com mais de cinco mil habitantes aprovarem plano diretor, como instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, prevendo as exigências fundamentais de ordenação da cidade de acordo com as quais se aferirá o cumprimento da função social da propriedade urbana.
IV. Decisão judicial que reconhece direito a usucapião de área urbana de 200 metros quadrados a quem, não sendo proprietário de outro imóvel, por cinco anos ininterruptos e sem oposição, utilizou referida área urbana para moradia de sua família, deixando de observar, no caso, lei municipal que fixa o módulo urbano mínimo em 300 metros quadrados.
Está correto o que consta APENAS em
- a) I e III.
- b) I e IV.
- c) I, II e III.
- d) II, III e IV.
- e) II e IV.
- #206614
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAR-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em decorrência de evento danoso ao meio ambiente, tipificado em lei como crime ambiental, causado em razão da atividade empresarial de determinada pessoa jurídica, são adotadas duas providências simultaneamente pelo órgão do Ministério Público: a promoção de ação civil pública contra a pessoa jurídica em questão, para ressarcimento dos danos ambientais, e ação penal, em face exclusivamente da referida pessoa jurídica, sem a imputação simultânea de conduta criminosa a seus dirigentes. Nessa hipótese, à luz da Constituição Federal,
- a) não é possível pretender responsabilizar a mesma pessoa jurídica nas esferas cível e penal, por um único evento danoso, devendo ser dada precedência à ação penal, sempre que, como no caso relatado, uma conduta for tipificada em lei como crime ambiental.
- b) a ação penal deveria ter sido ajuizada primeiramente e, apenas em caso de condenação, poderia ser perseguida a reparação por danos ambientais na esfera cível, em face da pessoa jurídica.
- c) a ação penal deveria ter sido ajuizada primeiramente e incluído imputação de condutas criminosas a pessoas físicas, sob pena de ofensa ao princípio constitucional da individualização da pena, e, apenas em caso de condenação, poderia ser perseguida a reparação por danos ambientais na esfera cível, em face dos responsáveis.
- d) ambas ações são admissíveis, em tese, uma vez que a responsabilização civil e a penal em matéria ambiental são independentes e podem se dar simultaneamente, e tanto uma quanto outra ação podem prosseguir exclusivamente em face da pessoa jurídica.
- e) embora a responsabilização civil e a penal em matéria ambiental sejam independentes e possam se dar simultaneamente, a ação penal não poderá prosseguir exclusivamente em face da pessoa jurídica, sem a imputação concomitante de condutas criminosas a pessoas físicas, sob pena de ofensa ao princípio constitucional da individualização da pena.
- #206616
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAR-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Considere os seguintes excertos, extraídos de textos normativos e jurisprudenciais, referentes aos princípios ambientais do ordenamento jurídico brasileiro:
I. (...) quando exista ameaça de sensível redução ou perda de diversidade biológica, a falta de plena certeza científica não deve ser usada como razão para postergar medidas para evitar ou minimizar essa ameaça.
II. Determinado dispositivo da lei que institui o Sistema Nacional das Unidades de Conservação densifica o princípio ..., este a significar um mecanismo de assunção de responsabilidade social (partilhada, insista-se) pelos custos ambientais derivados da atividade econômica. (...) Nessa ampla moldura, é de se inferir que o fato de, aqui e ali, inexistir efetivo dano ambiental não significa isenção do empreendedor em partilhar os custos de medidas preventivas. Isto porque uma das vertentes do princípio ... é a que impõe ao empreendedor o dever de também responder pelas medidas de prevenção de impactos ambientais que possam decorrer, significativamente, da implementação de sua empírica empreitada econômica.
III. Para alcançar o ..., a proteção ambiental constituirá parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente deste, assim como os Estados devem reduzir e eliminar os padrões insustentáveis de produção e consumo, e promover políticas demográficas adequadas.
Os excertos acima transcritos referem-se, respectivamente, a aspectos dos princípios
- a) da precaução, do desenvolvimento sustentável e do usuário-pagador.
- b) do usuário-pagador, da precaução e do desenvolvimento sustentável.
- c) da precaução, do usuário-pagador e do desenvolvimento sustentável.
- d) do usuário-pagador, do desenvolvimento sustentável e da precaução.
- e) do desenvolvimento sustentável, da precaução e do usuário-pagador.
- #206617
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAR-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A teoria do risco integral, invocada para a responsabilização civil por danos ambientais, predica que as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviço público
- a) devem assumir todos os riscos e consequências da tutela ambiental, podendo, inclusive, ser responsabilizadas, de forma subsidiária, por atos comissivos de terceiros que infrinjam a legislação protetiva em suas propriedades.
- b) respondem objetivamente pelos danos causados por seus agentes, desde que comprovado dolo ou culpa e admitindo o direito de regresso em face do causador do dano.
- c) apenas serão responsabilizadas por danos a áreas alçadas à categoria de espaços territoriais ambientalmente protegidos, dada a integração das mesmas ao domínio público.
- d) possuem responsabilidade subjetiva por atos de seus agentes que causem dano ao meio ambiente, afastada a necessidade de comprovação de dolo ou culpa apenas em se tratando de conduta omissiva.
- e) respondem objetivamente pelos danos causados por seus agentes nesta qualidade, bastando a comprovação do nexo de causalidade entre a conduta e o dano.
- #206618
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEMAR-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Suponha que servidor integrante do órgão responsável pela gestão das rodovias estaduais tenha concedido licença para produtor local utilizar a faixa de domínio de determinada estrada vicinal para a venda de hortifrutigranjeiros e artesanato. Posteriormente, verificou-se que o ato concessório estava em desacordo com o diploma legal que disciplina a matéria, eis que não adequado às condições de segurança do tráfego na via em questão. Diante de tal situação,
- a) o ato concessório poderá ser convalidado por autoridade superior, se superados os vícios identificados, devendo ser revogado se confirmada a ausência de requisitos legais para a concessão.
- b) a licença deverá ser revogada, por razões e conveniência administrativa, pelo próprio servidor, ou anulada por seu superior hierárquico.
- c) o ato administrativo deverá ser anulado, pela própria administração, com base no poder de autotutela, cabendo também a anulação pelo Poder Judiciário.
- d) a autoridade prolatora do ato somente poderá anulá-lo mediante provocação, restando o mesmo convalidado se não houver oposição de terceiros.
- e) o ato somente poderá ser reformado pelo Poder Judiciário, que pode reavaliar o seu mérito em face da desconformidade com os requisitos legais.