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Simulado SEJUC – RN | Agente Penitenciário | CONCURSO

Simulado SEJUC – RN | Agente Penitenciário

SIMULADO SEJUC – RN | AGENTE PENITENCIÁRIO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEJUC – RN para o cargo de Agente Penitenciário.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IDECAN para o concurso SEJUC – RN. Estas questões são especificamente para o cargo de Agente Penitenciário, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEJUC – RN | Agente Penitenciário contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEJUC – RN.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#121871
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
SEJUC-RN
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(1,0) 1 - 

As formas verbais “acreditasse” e “trocaria” em “Se eu não acreditasse na verdade daquilo que penso, trocaria meus pensamentos por outros. E se falo é para fazer com que aquele que me ouve acredite em mim, troque os seus pensamentos pelos meus.” (3º§) mesmo pertencendo a tempos e modos verbais diferentes,

  • a) pertencem cronologicamente ao passado, tendo seu uso favorecido no discurso narrativo.
  • b) situam os fatos num intervalo de tempo do qual faz parte o próprio momento da enunciação.
  • c) representam fatos como não concluídos e os situam num intervalo de tempo relativo a um universo hipotético.
  • d) estão associados com o aspecto concluso do processo, visto como consumado no momento da enunciação verbal.
#121872
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
SEJUC-RN
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(1,0) 2 - 

No 2º§, após a referência à fala de Bernardo Soares, um novo período é iniciado com o vocábulo “assim” cuja produção de sentido reflete:

  • a) Ideia de acréscimo.
  • b) Ideia de conclusão lógica.
  • c) Explicação, a razão do fato.
  • d) Ressalva que indica compensação.
#121873
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
SEJUC-RN
Tipo
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(1,0) 3 - 

Para se ouvir de verdade, isso é, para nos colocarmos dentro do mundo do outro, é preciso colocar entre parêntesis, ainda que provisoriamente, as nossas opiniões.” (3º§) Em relação ao trecho destacado anteriormente, pode-se afirmar que as correções linguística e semântica estão preservadas na reescrita:

  • a) Para se ouvir de verdade, para nos colocarmos dentro do mundo do outro, é preciso colocar entre parêntesis nossos juízos, ainda que provisoriamente.
  • b) Para: ouvir de verdade, colocarmos dentro do mundo do outro; é preciso colocarmos entre parêntesis, ainda que provisoriamente, as nossas opiniões.
  • c) Para nos colocarmos dentro do mundo, do outro, para se ouvir de verdade, isso é, precisa-se colocar entre parêntesis, ainda que provisoriamente, nossos conceitos.
  • d) Para ouvir de verdade – deste modo –, para nos colocar dentro do mundo do outro, é preciso colocar entre parêntesis, ainda que temporariamente, as nossas opiniões.
#121874
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
SEJUC-RN
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(1,0) 4 - 

A respeito da referência à fala de Bernardo Soares, no 2º§, pode-se afirmar que

  • a) constitui o desenvolvimento da principal ideia apresentada no texto.
  • b) reflete a diversidade de recursos e estilos linguísticos utilizados pelo autor em seu texto.
  • c) mostra a expressão de uma determinada ideia conceitual, a partir da qual o texto terá uma sequência lógica.
  • d) é considerada uma contra argumentação em relação às ideias expressas pelo autor acerca de seu posicionamento.
#121875
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
SEJUC-RN
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(1,0) 5 - 

Existem palavras que possuem regras diferentes quanto à concordância de acordo com a classe gramatical a qual pertencem como ocorre com o termo “meio” em “implica reconhecer que somos meio cegos...”. A concordância gramatical só NÃO está correta em:

  • a) A despesa com este projeto está cada vez mais caro, não havia tal previsão.
  • b) Digo que aquelas pessoas são bastante cuidadosas em relação ao trabalho que executam cotidianamente.
  • c) Foi um evento em que conheci bastantes pessoas cujo contato foi providencial para futuros planejamentos.
  • d) Nunca disse que tal trabalho custaria barato, pelo contrário, exige disponibilidade para grandes investimentos.
#121876
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
SEJUC-RN
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(1,0) 6 - 

Tendo em vista o foco narrativo do texto, pode-se afirmar que

  • a) a imparcialidade é fator fundamental para que o texto seja impregnado pelo ponto de vista do autor.
  • b) as entrelinhas do texto demonstram uma imparcialidade parcial do autor em relação ao assunto apresentado.
  • c) os fatos são relatados e descritos sem que haja a intenção de influenciar o leitor com observações ou opiniões, mas apenas de apresentá-las.
  • d) é marcado por características subjetivas, opiniões em relação aos fatos, unindo-se o autor aos leitores em determinadas afirmações.
#121877
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
SEJUC-RN
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(1,0) 7 - 

Sabendo-se que a coesão “ajuda a perceber a coerência na compreensão dos textos” (Koch; Travaglia, 1997), pode-se afirmar que em “E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos. Mas isso, admitir que o outro vê coisas que nós não vemos, implica reconhecer que somos meio cegos...” (1º§)

  • a) As duas ocorrências do vocábulo “isso” possuem o mesmo referente e, deste modo, a mesma função.
  • b) O processo de recorrência poderia ser intensificado acrescentando-se a expressão “ainda que” antes de “não com a cabeça”.
  • c) A retomada através do termo “nisso” demonstra a progressão textual, retomando a informação trazida anteriormente.
  • d) A partir do emprego do pronome “isso” é possível estabelecer conexões textuais em que funções diferentes contribuem para a progressão textual.
#121878
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
SEJUC-RN
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(1,0) 8 - 

O autor afirma que há uma necessidade de que reconheçamos “que não somos o umbigo do mundo”. Acerca da expressão empregada pelo autor pode-se afirmar que

  • a) há uma referência à palavra “mundo” que revela um juízo de valor de forma ostensiva e valorativamente negativa.
  • b) é possível reconhecer o efeito conotativo empregado com o objetivo de traduzir um posicionamento do enunciador.
  • c) Independente da situação comunicativa, os termos “umbigo” e “mundo” apresentam conceitos e sentidos imutáveis.
  • d) a referenciação jocosa do termo “umbigo” associado a “mundo” permite-nos concluir que o autor faz um alerta à sociedade.
#121879
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
SEJUC-RN
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(1,0) 9 - 

E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos.” (1º§) O período anterior é composto de orações cuja classificação sintática as distingue umas das outras. A oração “que o outro veja mundos” possui a mesma classificação sintática da oração destacada em:

  • a) É indiscutível que sua situação seja lastimável.
  • b) Espero apenas isso: que mudes teus conceitos.
  • c) Desejo que sua recuperação seja breve e satisfatória.
  • d) Creio que sua regeneração está mais próxima do que pensam.
#121880
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
SEJUC-RN
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(1,0) 10 - 

Acerca das ideias trazidas ao texto pode-se afirmar que:

  • a) É necessário que o outro reconheça o que somos para que ele seja compreendido.
  • b) A visão do outro é diferente da nossa, de modo que aquilo que o outro enxerga podemos ver, mas sob outra perspectiva.
  • c) Sair de si mesmo é condição fundamental para que a visão que possuímos sobre as coisas seja ampliada ou até mesmo modificada.
  • d) Para que a nossa visão seja ampliada, todo o entendimento prévio deve ser reputado como nada, para a partir daí estabelecermos novos paradigmas.
#121881
Banca
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Português
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SEJUC-RN
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(1,0) 11 - 

Algumas imagens produzidas no texto, utilizando termos como “acorrentados”, “presidiários”, “atados” e “armadilha” demonstram:

  • a) Repetitividade para que haja reconhecimento da ideia desenvolvida.
  • b) Uma produtividade metonímica em que ocorre uma síntese na identificação dos elementos.
  • c) O uso de metáforas como recurso de expressão que permite a projeção de determinadas analogias.
  • d) Um efeito expressivo que conduz o leitor a uma conclusão de que há um valor negativo, segundo o pondo de vista narrativo em relação aos fatos apresentados.
#121882
Banca
IDECAN
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Português
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SEJUC-RN
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(1,0) 12 - 

De acordo com as normas da linguagem padrão, assinale a afirmativa correta.

  • a) Em substituição a “se lhe dera de presente” é facultativo o emprego de “se lhes deram de presente”
  • b) Com as devidas adequações, a substituição de “quem manda livros aos presidiários” por “quem lhes manda livros” estaria correta.
  • c) Em “[...] quem segura sem temor uma lagartixa e lhe faz [...]”, a substituição de “lagartixa” por “lagartixas” provoca a alteração para o plural da forma verbal “faz”.
  • d) A substituição das ocorrências de “quem” por “aquele que” exigiria o uso do acento grave indicativo de crase em função da regência verbal, resultando em “àquele que”.
#121883
Banca
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Matéria
Português
Concurso
SEJUC-RN
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(1,0) 13 - 

Em relação ao conto de Paulo Mendes Campos, analise as afirmativas a seguir.

I. O cotidiano é apresentado sob uma nova perspectiva, saindo do comum, do habitual.

II. A subjetividade característica do gênero textual apresentado é reforçada, também, pela escolha do campo semântico utilizado no texto.

III. O tema abordado é constituído a partir de elementos descritivos que compõem um cenário em que o próprio leitor pode se reconhecer, tendo em vista a universalidade da matéria tratada.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • a) I.
  • b) III.
  • c) I e II.
  • d) II e III.
#121884
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
SEJUC-RN
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(1,0) 14 - 

“[...] todos eles são presidiários da ternura e andarão por toda a parte acorrentados, atados aos pequenos amores da armadilha terrestre.” O fragmento destacado anteriormente promove, no contexto,

  • a) a compreensão do sentido das sequências anteriores.
  • b) uma quebra de expectativa causando surpresa ao leitor.
  • c) a continuidade do mesmo procedimento estrutural anterior.
  • d) uma segmentação do texto de caráter opositivo aos fatos anteriores.
#121885
Banca
IDECAN
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Português
Concurso
SEJUC-RN
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(1,0) 15 - 

Acerca da estrutura textual é possível afirmar que

  • a) o narrador surpreende pela objetividade com que trata os fatos apresentados.
  • b) por meio da exposição de fatos, a progressão textual é comprometida propositalmente.
  • c) por meio da narrativa, o texto produz um efeito de “estranhamento” a partir de marcas subjetivas.
  • d) o tema abordado é explorado a partir da exposição de fatos e dinâmica narrativa, predominantemente.