Simulado SEE-PB | Professor – Língua Portuguesa | CONCURSO
📚 Simulado SEE-PB | Professor - Língua Portuguesa | cód.8205
Se você for prestar o concurso SEE-PB, não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis 📝.
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado SEE-PB foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEE-PB
- 👔 Cargo: Professor - Língua Portuguesa
- 📚 Matéria: Português
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: AOCP
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado SEE-PB e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões SEE-PB
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEE-PB. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre SEE-PB
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEE-PB.
📢 Concursos Abertos para SEE-PB
Veja os concursos abertos da instituição SEE-PB. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
(1,0) 1 -
A palavra que altera o sentido da frase ao substituir “de fato” no trecho “[...] as substitutas que se dizem ecológicas não são, de fato, sustentáveis.” é
- a) “possivelmente”.
- b) “com efeito”.
- c) “verdadeiramente”.
- d) “deveras”.
(1,0) 2 -
A fala de Imogen Napper, no primeiro parágrafo do Texto 5, é apresentada como argumento que fundamenta o ponto de vista do articulista por meio de uma citação. Assinale a alternativa que define e justifica corretamente o tipo de citação utilizada.
- a) Citação direta, pois o trecho reproduz o dizer da principal autora do estudo.
- b) Citação indireta, pois o trecho traduz o pensamento da principal autora do estudo.
- c) Citação direta, pois o trecho é uma paráfrase literal do dizer da principal autora do estudo.
- d) Citação indireta, pois envolve um processo de reescritura do dizer da principal autora do estudo, sem que isso implique alteração na ideia principal.
(1,0) 3 -
Em “De tão intactas, ainda aguentavam compras de supermercado.”, o correferente é “Oxobiodegradáveis, biodegradáveis e as sacolinhas convencionais”, caracterizado por um processo de coesão
- a) sequencial.
- b) lexical.
- c) elíptica.
- d) catafórica.
- #122752
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
As ideias defendidas no Texto 5 são encadeadas pelo uso de diferentes operadores argumentativos. A esse respeito, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Em “Mas um novo estudo mostra que [...]”, o operador argumentativo “mas” deixa subentendida a existência de uma escala com outros argumentos mais fortes. ( ) Em “Além da perda da área de superfície e da desintegração ao longo do tempo [...]”, o operador argumentativo “além da” introduz argumentos alternativos que levam a conclusões diferentes ou opostas. ( ) Em “[...] elas resistem mais do que deveriam.”, o operador argumentativo “mais do que” estabelece relação de comparação entre elementos, visando a uma determinada conclusão. ( ) Em “[...] como o Reino Unido e até o Brasil têm feito.”, o operador “até” introduz uma justificativa ou explicação relativamente ao enunciado anterior.
- a) V – V – F – V.
- b) F – F – V – F.
- c) V – F – F – V.
- d) F – F – V – V.
- #122753
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Qual alternativa a seguir NÃO trata do modo de organização do discurso dissertativo-argumentativo predominante no Texto 5?
- a) É construído em torno de um saber que provém da experiência humana, apresentado por meio de operações de raciocínio que podem ou não ser refutadas pelo interlocutor.
- b) Consiste em apresentar uma proposição (tese), problematizá-la, posicionar-se e provar informações sobre ela.
- c) Constrói-se em torno de um discurso persuasivo na tentativa de convencer o interlocutor da verdade expressa pelo locutor.
- d) Determina o lugar ocupado por seres no tempo e no espaço a partir de procedimentos de construção objetiva do mundo.
- #122754
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
São facetas que constituem o texto literário, EXCETO
- a) construção de objetos autônomos como estrutura e significado.
- b) forma de expressão, isto é, manifesta emoções e visão do mundo dos indivíduos e dos grupos.
- c) forma de conhecimento, inclusive como incorporação difusa e inconsciente.
- d) construção que enfatiza as funções utilitária e referencial das informações.
- #122755
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Sobre denotação e conotação, assinale a alternativa correta.
- a) As camadas semânticas que integram as palavras nas produções literárias podem ser estudadas de maneira estática, recebendo o nome de conotação.
- b) As camadas semânticas que integram as palavras nas produções literárias podem ser estudadas de maneira dinâmica, recebendo o nome de denotação.
- c) Na conotação, o sentido ou os sentidos das palavras são construídos na relação com as demais palavras empregadas no corpo do texto.
- d) Na denotação, as palavras possuem sentidos diversos àqueles do sentido comum, dicionarizado.
- #122756
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Assinale a alternativa que apresenta características clássicas de um soneto.
- a) Versos polimétricos, hendecassílabos.
- b) Versos livres, dodecassílabos.
- c) Versos regulares, decassílabos.
- d) Versos brancos, alexandrinos.
- #122757
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Assinale a alternativa que define corretamente o gênero literário do Texto 4.
- a) Gênero épico.
- b) Gênero lírico.
- c) Gênero dramático.
- d) Gênero teatral.
- #122758
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Assinale a alternativa que classifica corretamente as rimas das duas primeiras estrofes do Texto 4.
- a) As rimas são interpoladas e pobres.
- b) As rimas são encadeadas e ricas.
- c) As rimas são alternadas, pobres e ricas.
- d) As rimas são emparelhadas, pobres e ricas.
- #122759
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Assinale a alternativa que apresenta oração com verbo transitivo direto.
- a) As luzes destacam a imponente estátua.
- b) O táxi caiu no buraco formado pela força da chuva.
- c) O responsável pela turma concordou com a proposta dos professores.
- d) Eu acredito em dias melhores.
- #122760
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Analise as afirmações a seguir e identifique a sequência que define corretamente as relações semânticas apresentadas em I, II e III, respectivamente.
I. ‘Deferir’ e ‘diferir’ são palavras com pronúncia e grafia semelhantes e significados diferentes.
II. ‘Seção’, ‘sessão’ e ‘cessão’ são palavras pronunciadas da mesma forma, mas com significados diferentes. III. Colher (verbo) e colher (substantivo) são palavras idênticas na escrita, mas diferentes na pronúncia e no significado.
- a) Polissemia; Homonímia homófona; Paronímia.
- b) Homonímia homófona; Paronímia; Polissemia.
- c) Paronímia; Homonímia homófona; Homonímia homógrafa.
- d) Homonímia homógrafa; Polissemia; Homonímia homófona.
- #122761
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Assinale a alternativa correta em relação à grafia e à acentuação das palavras.
- a) O “Quê”, monossílabo tônico, é utilizado em início de frases interrogativas diretas.
- b) O “por quê” é utilizado em início de frases interrogativas indiretas, o que justifica a acentuação gráfica.
- c) Utilizado em posição final de frases exclamativas, “por que” é grafado separado e sem acento gráfico.
- d) Utilizado como conjunção causal em resposta, “porque” é grafado em uma única palavra e sem acento gráfico.
- #122762
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Analise as frases a seguir e assinale a alternativa que apresenta a correta classificação dos sujeitos nas frases I, II, III e IV, respectivamente.
I. Os jogadores da atual seleção brasileira são fantásticos. II. O vídeo da música “Despacito”, do cantor Luis Fonsi, é o mais visualizado do Youtube. III. Adultos e crianças felizes são mais saudáveis. IV. Passaram corriqueiros os dias e meses.
- a) Composto, simples, composto, simples.
- b) Simples, simples, composto, composto.
- c) Composto, composto, simples, simples.
- d) Simples, composto, composto, indeterminado.
- #122763
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Todas as frases a seguir apresentam correto emprego da crase, EXCETO qual delas?
- a) À medida que ficamos mais velhos, aprendemos a lidar melhor com nossas perdas.
- b) Toda vez que eu chegava à minha casa, notava uma movimentação estranha.
- c) À quem interessa essa prática danosa aos nossos produtores?
- d) Os policiais pertencem à mesma equipe que recuperou quadros que haviam sido furtados do Masp.