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Simulado SEE-PB | Professor – Língua Portuguesa | CONCURSO

Simulado SEE-PB | Professor – Língua Portuguesa

📚 Simulado SEE-PB | Professor - Língua Portuguesa | cód.8205

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#122764
Banca
AOCP
Matéria
Português
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

Assinale a alternativa correta.

  • a) O alfabeto oficial da Língua Portuguesa apresenta cinco letras denominadas vogais. Contudo há 12 fonemas (sons) vocálicos em português: 7 orais e 5 nasais.
  • b) As 26 letras do alfabeto oficial da Língua Portuguesa são suficientes para representar todos os fonemas (sons) do português.
  • c) Em Língua Portuguesa, tanto as vogais quanto as consoantes podem isoladamente formar sílabas.
  • d) Uma letra do alfabeto oficial da Língua Portuguesa pode representar uma sequência de fonemas (sons), como acontece no caso dos dígrafos.
#122765
Banca
AOCP
Matéria
Português
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 17 - 

Assinale a alternativa em que a classificação da oração indicada no período está correta.

  • a) Em “De acordo com o jornal, o cartunista teve que deixar de produzir tirinhas para sair da depressão.”, a primeira oração é subordinada adverbial final.
  • b) Em “Para se livrar da depressão, o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas.”, a primeira oração é subordinada adverbial conformativa.
  • c) Em “Depois que ele se livrar da depressão, o cartunista Angeli poderá voltar a produzir tirinhas.”, a primeira oração é subordinada adverbial proporcional.
  • d) Em “O jornal veio com a notícia de que o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas.”, a segunda oração é subordinada substantiva completiva nominal.
#122766
Banca
AOCP
Matéria
Português
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 18 - 

O trecho “Essa reflexão deve ser feita primordialmente através das chamadas atividades epilinguísticas” pode ser reescrito, sem prejuízo para a compreensão global das ideias apresentadas, por

  • a) Essa reflexão deve ser feita essencialmente através das chamadas atividades metalinguísticas.
  • b) Essa reflexão deve ser feita sobretudo através das chamadas atividades epilinguísticas.
  • c) Essa reflexão deve ser feita tão somente por meio de atividades sobre a língua em contexto de uso.
  • d) Essa reflexão deve ser feita exclusivamente por meio das chamadas atividades epilinguísticas.
#122767
Banca
AOCP
Matéria
Português
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

Analise as asserções a seguir:

I. Em “Além da leitura e da escrita, também tem espaço em sala de aula para a reflexão sobre a língua e a linguagem.”, o emprego da vírgula é obrigatório.
PORQUE
II. Em “Além da leitura e da escrita, também tem espaço em sala de aula para a reflexão sobre a língua e a linguagem.”, a vírgula foi empregada para separar orações coordenadas sindéticas.

A respeito das asserções I e II e da relação estabelecida entre elas, assinale a alternativa correta.

  • a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
  • b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • d) As asserções I e II são proposições falsas.
#122768
Banca
AOCP
Matéria
Português
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 20 - 

Assim como abordado no Texto 3, todas as afirmações a seguir estão relacionadas à aprendizagem de leitura pautada na perspectiva dos gêneros textuais e no percurso uso-reflexão-uso, EXCETO

  • a) a leitura é considerada um processo em que o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e de interpretação do texto, pautado em objetivos claros, em seus conhecimentos prévios sobre o assunto, sobre o autor, sobre a língua e sobre as manifestações da linguagem.
  • b) a leitura deve ser realizada por meio de atividades focadas no reconhecimento de classes gramaticais, que nos orienta na leitura de textos diversos.
  • c) a leitura deve ser uma atividade que envolva estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação.
  • d) a leitura deve se pautar em textos autênticos que possibilitem a aprendizagem do funcionamento da língua e a construção de sentidos.