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Simulado SEDUC-PI | Professor – Filosofia | CONCURSO

Simulado SEDUC-PI | Professor – Filosofia

SIMULADO SEDUC-PI | PROFESSOR – FILOSOFIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-PI para o cargo de Professor – Filosofia .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca NUCEPE para o concurso SEDUC-PI. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Filosofia , contendo Filosofia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-PI | Professor – Filosofia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-PI.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#123620
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(1,0) 1 - 

Sobre as relações entre os conceitos de “alienação” e “ideologia”, marque a alternativa INCORRETA.

  • a) O conceito de alienação não foi originalmente articulado ao de ideologia em sua formulação, mas no pensamento marxista ideologia sempre pressupõe alguma forma de alienação daqueles que a possuem.
  • b) A articulação entre os conceitos de alienação e ideologia encontrou no pensamento de Karl Marx sua formulação mais precisa e importante na filosofia política e social.
  • c) Para Marx, ideologia significava uma falsa consciência compartilhada pelos membros de uma classe social particular, cuja formulação mascara a realidade da dominação política e econômica de uma classe social sobre outra.
  • d) Na filosofia política e social o termo ideologia sempre significou uma visão de mundo não alienada e, assim, essa compreensão permanece incólume no pensamento contemporâneo.
  • e) Originalmente, ideologia significava um conjunto de ideias destinadas a expressar uma certa visão de mundo, não estando associada conceitualmente a qualquer forma de alienação.
#123621
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(1,0) 2 - 

Sobre o problema do mal, podemos afirmar:

I - A existência do mal no mundo é um fato inegável e, como tal, seja como mal moral, seja como mal natural, gera o problema da crença na existência de um Deus.

II - A existência do mal conduz ao problema de como explicar a benevolência e a onipotência de Deus, uma vez que a existência de tantos males no mundo contradiz tais propriedades.

III - Alguns teóricos justificaram a presença do mal no mundo como necessária para possibilitar a realização de uma maior bondade moral, como por exemplo, a santidade. Sem o mal, a grande bondade moral de pessoas como Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce não seria possível.

IV - Alguns teóricos argumentam para justificar a presença do mal no mundo a partir de uma analogia artística: da mesma maneira que a harmonia de uma peça musical envolve dissonâncias que são posteriormente resolvidas, o mal contribui para a harmonia ou beleza geral do mundo.

V - Uma outra tentativa de solução para o problema do mal é aquela chamada de defesa do livre-arbítrio: o mal é uma consequência necessária da liberdade de escolha, caso contrário, sem liberdade de escolha, não haveria de fato livre-arbítrio.

Marque a alternativa CORRETA.

  • a) Somente as afirmações I e II estão erradas.
  • b) Somente as afirmações III, IV e V estão corretas.
  • c) Todas as afirmações estão corretas.
  • d) Todas as afirmações estão erradas.
  • e) Somente a afirmação V está errada.
#123622
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(1,0) 3 - 

Sobre a filosofia da linguagem comum, muitas vezes chamada de filosofia da linguagem ordinária, marque a alternativa INCORRETA.

  • a) J. L. Austin e P. F. Strawson são dois importantes representantes da chamada filosofia da linguagem comum.
  • b) Os filósofos da linguagem comum focalizam seus estudos na formalização lógica da linguagem ordinária.
  • c) Os filósofos da linguagem ordinária se dedicam a analisar as expressões tal como são usadas na linguagem natural buscando, com isso, dissolver alguns problemas filosóficos tradicionais.
  • d) A teoria de J. L. Austin, em seu livro “Como fazer coisas com palavras” (1962), foi uma fonte importante para o desenvolvimento da pragmática filosófica.
  • e) Strawson, ao analisar linguisticamente conceitos do senso comum, como corpo, pessoa, tempo e espaço, buscou desenvolver o que ele chamou de uma “metafísica descritiva”.
#123623
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(1,0) 4 - 

Sobre a Estética, seus problemas e teorias, podemos afirmar que

I - um problema central da Estética é o do gosto e, como resultado de suas investigações, este ficou definitivamente estabelecido como algo que não se pode discutir.

II - a arte é um dos objetos de estudo da Estética, refletindo sobre questões como: O que torna um objeto obra de arte? Qual a relação entre forma e conteúdo numa obra de arte?

III - o objetivismo estético sustenta que as qualidades estéticas são propriedades inerentes aos objetos e que, por conseguinte, a experiência estética nos proporciona conhecimento delas.

IV - o subjetivismo estético sustenta que as qualidades estéticas não são inerentes aos objetos, mas dependem da resposta do sujeito, ou seja, a experiência estética não oferece um conhecimento de tais propriedades.

Marque a alternativa CORRETA.

  • a) Apenas a afirmação I está errada.
  • b) Apenas a afirmação II está correta.
  • c) Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
  • d) Todas as afirmações estão erradas.
  • e) Todas as afirmações estão corretas.
#123624
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(1,0) 5 - 

Em relação aos argumentos sobre a existência de Deus, marque a alternativa INCORRETA.

  • a) O argumento ontológico sobre a existência de Deus teve sua primeira formulação por Santo Anselmo em seu livro Proslógio.
  • b) Já a versão mais famosa do argumento cosmológico sobre a existência de Deus é a de Tomás de Aquino na Suma Teológica.
  • c) O argumento teleológico em defesa da existência de Deus tem sua versão mais famosa em William Paley em seu livro Natural Theology.
  • d) Renê Descartes é também famoso pelo seu argumento cosmológico em favor da existência de Deus.
  • e) O problema do mal é considerado o mais importante dos argumentos contra a existência de Deus.
#123625
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(1,0) 6 - 

O problema ambiental se tornou central nas discussões contemporâneas em todas as esferas, desde a política e a economia, passando pela alimentação, organização das cidades e educação. E no âmbito da filosofia, um dos focos é a conexão entre ética e ecologia, pensada a partir do que veio a se chamar de ética ambiental. Sobre isso, marque a alternativa CORRETA.

  • a) A problematização filosófica da Ética ambiental se define apenas a partir do horizonte do direitos dos animais não-sencientes.
  • b) Ética e ecologia se interseccionam no horizonte cosmológico dos determinantes naturais que configuram a organização do mundo ideal.
  • c) A dimensão ética do problema ambiental se restringe ao papel que os animais ocupam nos ecossistemas
  • d) A ética ambiental tem a tarefa de definir quais ecossistemas devem ser preservados e quais não o devem.
  • e) A ética ambiental consiste em teoria e prática sobre a preocupação adequada com valores e deveres em relação ao mundo natural.
#123626
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(1,0) 7 - 

Sobre a teoria da justiça de Robert Nozick, marque a alternativa INCORRETA.

  • a) Segundo Nozick, os direitos individuais são constitutivos da justiça, requerendo um respeito absoluto a eles, estabelecendo restrições absolutas ao que os outros ou o Estado podem fazer.
  • b) Em Nozick há uma renovação da ideia lockeana de “propriedade de si mesmo”.
  • c) Segundo Nozick, para que se faça a justiça, é necessário que o Estado intervenha nas aquisições e transferências dos indivíduos através de um processo redistributivo.
  • d) A posição de Nozick é costumeiramente caracterizada como libertarismo.
  • e) Para Nozick, o Estado deve ter apenas uma função protetora da auto-propriedade, não podendo ter funções redistributivas.
#123627
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(1,0) 8 - 

Sobre a teoria da justiça de John Rawls, marque a alternativa CORRETA.

  • a) Um conceito central no contratualismo de Rawls é o de Estado de Natureza.
  • b) Em Rawls a justiça é definida como equidade, baseada em princípios formulados por sujeitos situados no que denominou de “posição original”.
  • c) Rawls defende um versão renovada do utilitarismo na formulação de seu conceito de justiça.
  • d) Segundo Rawls, uma sociedade justa eliminaria toda a desigualdade natural entre os homens.
  • e) Na teoria rawlsiana da justiça como equidade há uma prevalência do bem sobre o justo.
#123628
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(1,0) 9 - 

Sobre teorias da verdade, marque a alternativa INCORRETA.

  • a) A teoria da verdade como correspondência afirma que uma crença (proposição, sentença, declaração, etc) é verdadeira quando existe uma descrição no mundo coerente com ela
  • b) A teoria da verdade como coerência sustenta que uma crença é verdadeira quando é parte de um sistema de crenças que é consistente e “harmonioso”.
  • c) A teoria pragmática da verdade define que uma crença é verdadeira na medida em que produz resultados desejáveis, ações bem sucedidas.
  • d) Teorias deflacionárias da verdade sustentam que a função da verdade não é descrever proposições, como se pode pensar a partir de sua forma sintática, mas sobretudo nos permitir construir certos tipos de generalizações.
  • e) Entre as teorias deflacionárias, destacam-se a teoria da redundância de Frege, a teoria minimalista e a teoria descitacional.
#123629
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(1,0) 10 - 

Sobre a ética utilitarista, marque a alternativa CORRETA.

  • a) O utilitarismo é uma ética conceitualmente voltada para o egocentrismo, uma vez que toma como critério definidor do agir moral aquilo que resulta ser o mais útil para o indivíduo dentre os cursos de ação possíveis.
  • b) Segundo o utilitarismo, o conteúdo do agir correto se define pela maior quantidade de prazer ou utilidade para o indivíduo produzido pelo curso de ação indicado.
  • c) A ética utilitarista é uma ética do tipo deontológico, uma vez que não raciocina com a ideia de um fim último para o agir humano.
  • d) A ética utilitarista opera da perspectiva de um agir com consequências coletivas, ou seja, o valor moral da ação se define pela maior quantidade de bem-estar ou utilidade para o maior número de pessoas dentre os cursos de ação possíveis.
  • e) A ética utilitarista se reduz, ao final, a um hedonismo individual, uma vez que opera com o conceito central de prazer em sua estrutura teórica.
#123630
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(1,0) 11 - 

Sobre as éticas deontológicas, marque a alternativa INCORRETA.

  • a) Para uma ética deontológica, o conceito central é o de Dever.
  • b) Em sua formulação contemporânea, uma ética deontológica assume a prioridade do justo sobre o bem.
  • c) Em Kant, a ética deontológica preconiza uma razão prática autônoma em relação às inclinações naturais, de caráter universal.
  • d) Para uma ética deontológica, o único sentimento apropriado é o de respeito à lei moral, dada a precedência das normas sobre os desejos.
  • e) Para uma ética deontológica, o conteúdo do dever universal é configurado a partir das consequências do curso de ação escolhido.
#123631
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(1,0) 12 - 

Sobre a ética das virtudes, marque a alternativa INCORRETA.

  • a) Na ética das virtudes os conceitos de eudaimonia (felicidade) e phronésis (sabedoria prática) são centrais.
  • b) O principal representante clássico da ética das virtudes é o filósofo Aristóteles, já no período medieval destaca-se Tomás de Aquino; mas as raízes mais antigas da ética das virtudes se estendem também à filosofia chinesa.
  • c) Na perspectiva da ética das virtudes, não podemos pensar o agir moral somente a partir de normas, mas estas enquanto articuladas a um bem.
  • d) Os principais representantes contemporâneos da ética das virtudes são Peter Singer e Mangabeira Unger.
  • e) A ética das virtudes assumiu um papel importante no debate filosófico contemporâneo a partir do artigo de E. Anscombe “Modern Moral Philosophy” (1958).
#123632
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(1,0) 13 - 

Sobre o problema mente-corpo no âmbito da filosofia da mente, podemos afirmar que as seguintes questões fazem parte do campo de investigação:

I - “Qual é a ontologia dos estados mentais?”

II - “Qual é a natureza dos sujeitos ou portadores dos estados mentais?”

III - “Como os estados mentais e os sujeitos se relacionam com o mundo físico?”

IV - “Se pensar e sentir dor são ambos fenômenos mentais, em que tipo de meio o pensar e a experiência de sentir dor ocorrem?”

V - “Podem os fenômenos mentais existir independentemente dos fenômenos físicos, ou dependem destes para sua existência?”

Marque a alternativa CORRETA.

  • a) Todas as afirmações estão erradas.
  • b) Todas as afirmações estão corretas.
  • c) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
  • d) Apenas as afirmações IV e V estão erradas.
  • e) Apenas a afirmação IV está errada.
#123633
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(1,0) 14 - 

Sobre teorias que tratam do problema mente-corpo no âmbito da filosofia da mente, marque a alternativa INCORRETA.

  • a) Dualismo.
  • b) Materialismo ou fisicalismo.
  • c) Fundacionismo.
  • d) Funcionalismo.
  • e) Monismo não-redutivo.
#123634
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(1,0) 15 - 

Sobre a discussão entre internalismo e externalismo na epistemologia, marque a alternativa CORRETA.

  • a) O internalismo defende a tese de que a justificação do conhecimento consiste em relações internas entre crenças, por exemplo, uma relação vertical de apoio entre crenças básicas e outras dependentes delas.
  • b) O internalismo é a tese de que a justificativa do conhecimento advém de fatores íntimos do sujeito humano, ou seja, de sua interioridade psicológica, ou seja, de suas emoções.
  • c) O externalismo é a tese de que a justificativa do conhecimento advém de fatores aos quais o sujeito humano tem acesso cognitivo imediato, dependendo de interioridade psicológica, ou seja, de suas emoções.
  • d) O externalismo defende a tese de que a justificação consiste numa relação de sustentação mútua de crenças em um sistema apropriadamente compreendido.
  • e) Segundo o externalismo, uma crença pode ser justificada por um sujeito na medida em que ele tem acesso ao que proporciona a justificação, de fato ou por princípio.