Simulado SEDUC-PI | Professor – Filosofia | CONCURSO
📚 Simulado SEDUC-PI | Professor - Filosofia | cód.8259
Um bom desempenho começa com preparação. Faça o simulado SEDUC-PI agora mesmo! 📊
🔗 Vejam mais simulados SEDUC-PI
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado SEDUC-PI foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEDUC-PI
- 👔 Cargo: Professor - Filosofia
- 📚 Matéria: Filosofia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: NUCEPE
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado SEDUC-PI e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões SEDUC-PI
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEDUC-PI. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre SEDUC-PI
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEDUC-PI.
📢 Concursos Abertos para SEDUC-PI
Veja os concursos abertos da instituição SEDUC-PI. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para SEDUC-PI
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #123635
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Sobre a Epistemologia, marque a alternativa INCORRETA.
- a) A epistemologia formula questões sobre o escopo e os limites do conhecimento, suas fontes e justificação.
- b) Epistemologia ou teoria do conhecimento é o ramo da filosofia que se ocupa da investigação sobre a natureza, as origens e a validade do conhecimento.
- c) A epistemologia lida com argumentos céticos concernentes a nossas pretensões de conhecimento e crença justificada.
- d) No âmbito da epistemologia, a definição clássica de conhecimento é a que o define como crença verdadeira justificada.
- e) Cabe à epistemologia ou teoria do conhecimento regular a pesquisa científica, estabelecendo os parâmetros daquilo que os cientistas devem pesquisar.
- #123636
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Sobre a história da atividade filosófica no Brasil, podemos afirmar que
I - “o quadro histórico da atividade filosófica no Brasil é ainda caracterizado por uma relação de dependência com os países centrais, especialmente Europa e Estados Unidos. A pesquisa filosófica brasileira é bastante frágil se pensada em termos de contribuição original ao debate filosófico corrente no mundo”.
II - “no período colonial brasileiro, o ensino e o estudo da filosofia é fortemente determinado pela vigência da Ratio Studiorum, código e método pedagógico dos Jesuítas, vinculados filosoficamente às concepções aristotélico-tomistas”.
III - “uma das correntes filosóficas mais importantes no Brasil foi o positivismo, ainda que a presença deste em terras tupiniquins se contrastasse com a tradição cultural brasileira da época, que era estranha a qualquer mentalidade de padrão científico. Sua forte presença no Brasil se deu pela acessibilidade como filosofia espontânea da república e do progresso, agradando ainda pelo seu conservadorismo político”.
IV - “o neotomismo tem grande influência no pensamento brasileiro. O seu marco no país é a fundação da Faculdade de Filosofia São Bento, em São Paulo, pelos monges beneditinos, em 1908. No período republicano teve pouca influência por força do desprestígio da Igreja Católica. A partir da década de 20 do século XX é que assumiu papel cultural importante no cenário brasileiro. Teve como representantes autores como Leonardo Van Acker, Alexandre Correia, Maurício Teixeira Leite Penido, Eduardo Prado de Mendonça e Alceu Amoroso Lima”.
Marque a alternativa CORRETA.
- a) Apenas a afirmação II está correta.
- b) Estão corretas apenas as afirmações I, III e IV.
- c) Apenas a afirmação I está errada.
- d) Todas as afirmações estão erradas.
- e) Todas as afirmações estão corretas.
- #123637
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Sobre a evolução histórica do pensamento filosófico ocidental, podemos afirmar que
I - “a filosofia ocidental emergiu na Grécia antiga, com sua especulação, problemas e argumentos estendendo-se dos pré-socráticos às principais escolas helenísticas”.
II - “a história da filosofia ocidental é marcada por uma radical descontinuidade, na qual os filósofos modernos e contemporâneos simplesmente ignoraram e/ou recusaram integralmente, por exemplo, as técnicas definidoras da filosofia e realizações teóricas (bem como os fracassos) das filosofias grega e medieval”.
III - “a filosofia ocidental moderna é marcada pela tematização privilegiada da natureza e limites do conhecimento humano, ou seja, por uma preocupação de seus filósofos em realizar uma investigação predominantemente epistemológica”.
IV - “a filosofia ocidental contemporânea é marcada pela forte tematização privilegiada da linguagem como medium do filosofar, ou seja, deu-se em seu âmbito histórico uma espécie de virada linguística”.
Marque a alternativa CORRETA.
- a) Apenas a afirmação II está errada.
- b) Apenas a afirmação IV está errada.
- c) Todas as afirmações estão corretas.
- d) Todas as afirmações estão erradas.
- e) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
- #123638
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Para uma caracterização dos campos, objetos ou áreas de investigação da filosofia, marque a alternativa INCORRETA.
- a) Linguagem, conhecimento, ética, política e vida social são objetos da filosofia através, respectivamente, da filosofia da linguagem, epistemologia, filosofia moral e filosofia social e política.
- b) Os objetos da reflexão filosófica são historicamente dinâmicos, constituindo novos campos de investigação, não se atendo somente àqueles estabelecidos em seus primórdios; podemos citar como desenvolvimentos recentes a filosofia da mente e a filosofia da tecnologia.
- c) O chamado “problema das outras mentes” é um ponto central da filosofia da linguagem, pois este se dá a partir da linguagem como medium da comunicação.
- d) A Metafísica é a área mais tradicional de investigação filosófica em sua história e, paradoxalmente, é aquela que mais tem sofrido ataques radicais sobre sua validade no âmbito do pensamento contemporâneo.
- e) Uma característica da investigação filosófica é que seus diferentes campos se entrelaçam, produzindo implicações teóricas de um campo para o outro; um exemplo disso é que questões éticas, epistemológicas e ontológicas se entrecruzam, ao lidarmos com o problema da natureza da tecnologia.
- #123639
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Sobre a filosofia e seu papel no conjunto da cultura humana contemporânea, marque a alternativa INCORRETA.
- a) A filosofia exerce o papel de crítica racional reflexiva das demais esferas da cultura humana, buscando pensar o sentido delas para a vida humana em sua totalidade, radicalidade e finalidade.
- b) O papel da filosofia no conjunto da cultura humana é dirigir as outras esferas da cultura, determinando o que cada uma deve fazer e o papel que devem exercer na vida humana, ou seja, ela é a principal diretriz da cultura contemporânea.
- c) A filosofia é também uma das esferas da cultura humana, estando articulada às demais por seu papel de crítica racional, sendo influenciada por elas em uma dialética de reciprocidade epistêmica e histórica, não se colocando acima delas.
- d) Como instância cultural, a filosofia tem o papel dinâmico de fazer o ser humano refletir sobre o sentido e a direção daquilo que ele está realizando no seu tempo histórico, de perguntar pelo conjunto de valores morais e epistêmicos que está operando em sua práxis.
- e) O trabalho filosófico é, mesmo quando realizado em um nível técnico muito específico, como, por exemplo, na análise lógico-linguística, sempre um trabalho de desconstrução do culturalmente instituído, buscando revelar tanto o que está vigendo como as outras possibilidades que foram deixadas para trás no percurso histórico.