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Simulado SAEB-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SAEB-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos

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#156868
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Matérias Diversas
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(1,0) 1 - 

O Art. 10 da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher trata da esfera da educação e estabelece que para eliminar a discriminação contra a mulher e assegurar-lhe igualdade de direitos com o homem e condições de igualdade entre homens e mulheres, nessa esfera, considere:

I. As mesmas condições de orientação em matéria de carreiras e capacitação profissional, acesso aos estudos e obtenção de diplomas nas instituições de ensino de todas as categorias, tanto em zonas rurais como urbanas.
II. Igualdade de acesso aos estudos assegurada na educação pré-escolar, geral, técnica e profissional, incluída a educação técnica superior, assim como todos os tipos de capacitação profissional.
III. Acesso a currículos e exames especiais, pessoal docente do mesmo nível profissional, instalações e material escolar da mesma qualidade.
IV. Prioridade de oportunidades para acesso aos programas de educação supletiva, incluídos os programas de alfabetização funcional e de adultos.
Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I e II.
  • b) II e IV.
  • c) III e IV.
  • d) II e III.
  • e) I e III.
#156869
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SAEB-BA
Tipo
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(1,0) 2 - 

O direito à privacidade como elo da cidadania
Quando o STF vier a julgar a ação de inconstitucionalidade
movida pela Associação Nacional dos Editores de Livros contra
o artigo do Código Civil que prevê a autorização para biografias
comercializadas, os juizes estarão, mais uma vez, diante do
dilema da Justiça, dos dois pratos da balança e qual deles
fazer pesar mais com sua força. A liberdade de expressão de
um lado e o direito à privacidade do outro, e cada juiz, ainda
uma vez, diante do ato de decidir pela garantia de ambos
estabelecida na Carta Magna.
Ora, se preferirem dar ganho de causa à Adin dos
editores, fortemente apoiada pelos meios de comunicação
(TVs em especial), estarão contrariando os que, do outro lado,
clamam pela garantia do seu direito à privacidade. Se a estes
contemplarem com seu voto, estarão contrariando os primeiros,
os grandes interessados em que vidas pessoais sejam
livremente retratadas, transformadas em ativos comerciais de
grande valor para a montagem do espetáculo midiático que
está, hoje em dia, para muito além do interesse público na
circulação da informação, o jornalismo.
Independentemente do que venha a decidir o STF em
relação à questão, nós da associação Procure Saber, no âmbito
do nosso pequeno foro e em que pesem as tantas dúvidas
e posições entre nós, resolvemos exercer o nosso direito
democrático de associação, de opinião e de manifestação,
levando a público o nosso propósito de defender o direito à
privacidade como elo importante da cadeia da cidadania
soberana, chamando a atenção de toda a sociedade para
a necessidade de amplo e profundo debate em torno desse
tema, da delicada situação em que se encontra esse prato
da balança do direito civil em nosso tempo, a privacidade, o
que ela significa, o que ainda é possível fazer para que ela
tenha sentido, para que os que ainda nela creem e confiam
possam encontrar nas regras, nas normas e nas leis alguma
garantia. O debate afinal toma corpo, podendo contribuir para
posicionamentos mais conscientes, mais maduros e mais
equilibrados sobre que tipo de vida queremos e podemos viver,
se os indivíduos nos confins de suas vidas privadas ainda
devem ser levados em conta, ainda reconhecidos e respeitados
em seus direitos ou se já não importam mais.
Temos tido sempre justificado apreço pelos que, ao longo
da História, se mostram capazes de compreender os dilemas
e contradições da vida em sociedade e que, apesar da dor
e do sofrimento dessa condição trágica, estão dispostos a
reconhecer de que lado estão. Como disse Francisco Bosco
referindo-se ao dilema entre o interesse público e o privado,
em seu escrito neste jornal, semana passada, é o princípio da
soberania decisória sobre a vida privada que deve prevalecer.
É a mesma, nossa opinião.
(Gilberto Gil, O Globo, 15/10/2013)
Leia o trecho a seguir e, sobre ele, responda à questão:

“Se a estes contemplarem com seu voto, estarão
contrariando os primeiros, os grandes interessados em que
vidas pessoais sejam livremente retratadas, transformadas
em ativos comerciais de grande valor para a montagem
do espetáculo midiático aue está, hoje em dia, para muito
além do interesse público na circulação da informação, o
jornalismo. ” (2°§) "


Respectivamente, a alternativa cujos referentes das palavras em destaque estão corretamente indicados é:

  • a) os que clamam pela garantia do direito à privacidade; espetáculo midiático.
  • b) Adin dos editores; o jornalismo.
  • c) os que clamam pela garantia do direito à privacidade; a Adin dos editores.
  • d) as Tv’s em especial; o espetáculo midiático
  • e) meios de comunicação; jornalismo.
#156870
Banca
. Bancas Diversas
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Matérias Diversas
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SAEB-BA
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(1,0) 3 - 

O DNA é o material genético dos seres vivos. A quantidade de DNA presente em um

  • a) espermatozoide é igual ao dobro da quantidade presente em um óvulo de um indivíduo da mesma espécie.
  • b) glóbulo branco é igual ao dobro da presente em um neurônio de um indivíduo da mesma espécie.
  • c) glóbulo branco de indivíduo de uma espécie é sempre igual à de um glóbulo branco de indivíduo de uma outra espécie.
  • d) óvulo é igual à metade da presente em um zigoto de indivíduo da mesma espécie.
  • e) espermatozoide é igual à presente em um glóbulo branco de indivíduo da mesma espécie.
#156871
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Matérias Diversas
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SAEB-BA
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(1,0) 4 - 

O campo ético é constituído pelo sujeito moral e pelos valores e obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, ou seja, as virtudes ou as condutas e ações conformes ao bem. Segundo Marilena Chauí, o agente moral só existe se for

  • a) virtuoso e controlador das próprias paixões e inclinações, assumindo as consequências de todos os atos, mesmo não sendo livres.
  • b) capaz de justificar seus atos pela força das influências do meio em que vive.
  • c) capaz, apenas, de discernir entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto.
  • d) consciente de si e dos outros; ser dotado de vontade e de capacidade para controlar e orientar desejos; ser responsável e ser livre.
  • e) competente e livre para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis, buscando aquelas que satisfazem quaisquer de seus desejos.
#156872
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. Bancas Diversas
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SAEB-BA
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(1,0) 5 - 

Segundo reportagem publicada em 16/08/2017, pela EBC Agência Brasil, mais de 300 animais estão em diferentes níveis de ameaças de extinção no estado da Bahia. A lista foi publicada, no Diário Oficial do Estado, da mesma data, contendo 331 espécies de anfíbios, aves, mamíferos, répteis, invertebrados, peixes e espécies ameaçadas de “interesse social”. Segundo a notícia, são 140 espécies, que se enquadram no nível "vulnerável"; 131, no nível "perigo"; 54, no "criticamente em perigo", e 5, em "regionalmente extintas". As espécies que constam nos níveis de ameaça passam a ter proteção integral dos órgãos de defesa do meio ambiente.
(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.b... dos animais que estão sobre ameaça de extinção no estado da Bahia são:

  • a) pica-pau-amarelo, calango, mico-leão-dourado, ararinha-azul.
  • b) onça-pintada, ararinha-azul, mico-leão-preto, tuiuiú.
  • c) onça-pintada, mico-leão-dourado, mico-leão-preto, papagaio-de-peito-roxo.
  • d) onça-pintada, ararinha-azul, papagaio-de-peito-roxo, pica-pau-amarelo.
  • e) calango, mico-leão-preto, onça-pintada, lobo-guará.
#156873
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(1,0) 6 - 

São Metas do Plano Estadual de Educação da Bahia 2016/2016 (Lei nº 13.559/2016):

I. Universalizar o Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 06 a 14 anos e garantir que, pelo menos, 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência do PEE-BA.
II. Universalizar o atendimento pré-escolar para as crianças de 04 a 05 anos de idade, por meio de criação da rede escolar estadual de educação infantil, nos termos da Emenda Constitucional Federal no 59, de 11 de novembro de 2009, e estimular a ampliação da oferta de Educação à Distância no Ensino Médio.
III. Expandir gradativamente o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência do PEE-BA, a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para 85%.
IV. Mobilizar esforços para alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental e priorizar a reclassificação desde o primeiro ano como medida preventiva ao insucesso escolar.
Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) II e IV.
  • b) I e IV.
  • c) I e III.
  • d) III e IV.
  • e) I e II.
#156874
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(1,0) 7 - 

A ofensa à dignidade ou ao decoro são elementares que se fazem presentes expressamente no crime militar de:

  • a) desacato a assemelhado ou funcionário
  • b) ingresso clandestino
  • c) desacato a superior
  • d) desobediência
  • e) desacato a militar
#156875
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(1,0) 8 - 

O ato de “retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra expressa disposição de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal” configura o crime militar de:

  • a) abuso de confiança
  • b) condescendência criminosa
  • c) omissão de dever funcional
  • d) retardamento de ato de ofício
  • e) prevaricação
#156876
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(1,0) 9 - 

Sobre o que configura conduta típica do crime de recusa de obediência, assinale a alternativa correta.

  • a) desrespeitar superior diante de outro militar
  • b) despojar-se de uniforme, condecoração militar, insígnia ou distintivo, por menosprezo ou vilipêndio
  • c) recusar obedecer a ordem do superior sobre assunto ou matéria de serviço, ou relativamente a dever imposto em lei, regulamento ou instrução
  • d) promover a reunião de militares, ou nela tomar parte, para discussão de ato de superior ou assunto atinente à disciplina militar
  • e) praticar o militar diante da tropa, ou em lugar sujeito à administração militar, ato que se traduza em ultraje a símbolo nacional
#156877
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(1,0) 10 - 

Sobre o que constitui a conduta típica de crime militar de motim, assinale a alternativa correta.

  • a) reunirem-se dois militares, com armamento de propriedade militar, praticando violência à coisa pública ou particular em lugar não sujeito à administração militar
  • b) reunirem-se militares desarmados agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la
  • c) reunirem-se mais de dois militares ou assemelhados, com material bélico de propriedade militar, praticando violência à pessoa em lugar sujeito à administração militar
  • d) deixar o militar de levar ao conhecimento do superior conspiração de cuja preparação teve notícia, ou, estando presente ao ato criminoso, não usar de todos os meios ao seu alcance para impedí-lo
  • e) reunirem-se militares armados, recusando obediência a superior, quando estejam agindo sem ordem ou praticando violência
#156878
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(1,0) 11 - 

A Convenção Internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial considera todos os homens iguais perante a lei e têm o direito à igual proteção contra qualquer discriminação e contra qualquer incitamento à discriminação. Sobre o papel dos Estados Partes, assinale a alternativa incorreta.

  • a) Cada Estado Parte compromete-se a efetuar nenhum ato ou prática de discriminação racial contra pessoas, grupos de pessoas ou instituições e fazer com que todas as autoridades públicas nacionais ou locais, se conformem com esta obrigação
  • b) Cada Estado Parte compromete-se a não encorajar, defender ou apoiar a discriminação racial praticada por uma pessoa ou uma organização qualquer
  • c) Cada Estado Parte só não deverá tomar medidas eficazes a fim de rever as politicas governamentais nacionais e locais e para modificar, ab-rogar ou anular qualquer disposição regulamentar que tenha como objetivo criar a discriminação ou perpetra-la onde já existir
  • d) Cada Estado Parte deverá, por todos os meios apropriados, inclusive se as circunstâncias o exigirem, as medidas legislativas, proibir e por fim, a discriminação racial praticadas por pessoa, por grupo ou das organizações
  • e) Cada Estado Parte compromete-se a favorecer, quando for o caso as organizações e movimentos multi-raciais e outros meios próprios a eliminar as barreiras entre as raças e a desencorajar o que tende a fortalecer a divisão racial
#156879
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(1,0) 12 - 

A Lei Federal nº 12.288 / 2010, institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. Nos termos da lei, assinale a alternativa que indica corretamente o sentido de desigualdade de gênero e raça.

  • a) o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga
  • b) toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada,em virtude de raça,cor, descendência ou origem nacional ou étnica
  • c) toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada
  • d) Os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades
  • e) Assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais
#156880
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(1,0) 13 - 

Assinale a alternativa que apresenta corretamente órgão de assessoramento imediato ao Presidente da República nas questões sobre Políticas de promoção da Igualdade Racial

  • a) Ministério da Justiça
  • b) Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
  • c) Secretaria de políticas públicas
  • d) Advogado-Geral da União
  • e) Secretaria Especial da Defensoria Pública
#156881
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(1,0) 14 - 

O artigo 4° da Constituição Federal preocupou-se fundamentalmente com a definição dos princípios que devem orientar o Estado brasileiro nas suas relações internacionais. Nesse ponto, cumpre sublinhar que o relacionamento do Estado brasileiro com países estrangeiros ou organismos internacionais constitui-se de atos identificadores da soberania do País no plano internacional. Leia atentamente os itens abaixo e, nos termos da Constituição de 1988, assinale a alternativa que não contém princípio regente das relações internacionais brasileiras.

  • a) Pluralismo político
  • b) Prevalência dos direitos humanos
  • c) Repúdio ao terrorismo e ao racismo
  • d) Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade
  • e) Concessão de asilo político
#156882
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(1,0) 15 - 

Assinale a alternativa correta. Apresenta-se como conduta própria de contravenção penal o ato de:

  • a) obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento
  • b) recusar à autoridade, quando por esta, justificadamente solicitados ou exigidos, dados ou indicações concernentes à própria identidade, estado, profissão, domicílio e residência
  • c) adquirir, receber ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte
  • d) destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia
  • e) apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção