Simulado Principais Autores | CONCURSO
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🧪 Este Simulado de Principais Autores foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Principais Autores
- 🤩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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- #220577
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(1,0) 1 -
Considere as citações:
Durante séculos o pensamento dominante sempre caracterizou a razão como a dimensão mais importante, sendo a emoção, em vários momentos históricos, considerada o elemento desagregador da racionalidade, responsável pelas reações inadequadas do ser humano. (LEITE, 2006, p. 16).
Apesar de alternarem a dominância, afetividade e cognição não se mantêm como funções exteriores uma à outra. Cada uma, ao reaparecer como atividade predominante num dado estágio, incorpora as conquistas realizadas pela outra, no estágio anterior, construindo-se reciprocamente, num permanente processo de integração e diferenciação. (GALVÃO, 1996, p. 45).
As duas passagens nos remetem a uma compreensão do papel das emoções e da afetividade no processo de ensino e aprendizagem que foram evidenciadas por:
- a) Jean Piaget.
- b) Lev Vygotsky.
- c) Sigmund Freud.
- d) Henry Wallon.
- #220578
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(1,0) 2 -
Para Piovesan et al (2018), a adolescência inicia-se com a puberdade, podendo ser definida como a transição no desenvolvimento entre a infância e a idade adulta.
De acordo com as ideias das autoras, analise as afirmativas a seguir sobre as transformações que ocorrem na adolescência.
I. Há um rápido aumento da altura e do peso, com modificações nas formas e proporções do corpo e na maturação sexual.
II. Em relação ao desenvolvimento cognitivo, são capazes de pensar em termos de possibilidades, testar hipóteses e lidar de maneira flexível com os problemas.
III. Apresenta uma maior necessidade de pertencer a um grupo, buscando como referência externa a identificação com os pais.
IV. Integra-se no mundo profissional, político e social do adulto por meio de reflexões sobre o mundo social e de construção de conceitos a respeito dele.
Estão corretas as afirmativas
- a) I, II e III, apenas.
- b) I e IV, apenas.
- c) I, II e IV, apenas.
- d) III e IV, apenas.
- #220579
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(1,0) 3 -
Segundo Luckesi (2011), a avaliação da aprendizagem é um recurso pedagógico necessário e deve estar à disposição do educador como ferramenta de auxílio ao educando na construção de sua autoconstrução, assim como não pode ser tirana e nem ameaçar com um poder discricionário.
Conforme o enunciado acima, marque a alternativa verdadeira defendida pelo autor.
- a) Avaliar a aprendizagem na escola configura-se como um ato isolado de investigação da qualidade do desempenho dos educandos, tendo por base dados fúteis, decorrentes de sua aprendizagem, numa intervenção, a fim de corrigir os rumos da ação.
- b) A avaliação da aprendizagem na escola configura-se como um ato de investigar a qualidade do desempenho dos educandos, tendo por base dados relevantes, decorrentes de sua aprendizagem e se necessário, numa intervenção, a fim de corrigir os rumos da ação.
- c) O ato de avaliar configura-se como um recurso pedagógico necessário aos educandos para redirecionar o processo de ensino e aprendizagem, numa perspectiva discricionária de poder.
- d) A avaliação da aprendizagem na escola configura-se como um ato de investigar a qualidade e o desempenho do educador, tendo por base dados dos educandos, a fim de corrigir os rumos da ação.
- #220580
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(1,0) 4 -
Na base da teoria vygotskyana, encontra-se o princípio de que a apropriação da cultura humana ocorre por meio de relações interpessoais dentro da sociedade à qual o indivíduo pertence, e essa apropriação se dá por intermédio da educação e do ensino com a mediação de adultos e/ou pares mais experientes. Portanto, como atestam as proposições de Vygotsky (1934/2008), podemos afirmar que:
- a) fatores genéticos, em especial, estão diretamente associados ao processo de desenvolvimento e aprendizagem.
- b) causas originárias da infância como birras, choros, implicam necessariamente o comprometimento da aprendizagem da criança.
- c) os períodos de desenvolvimento mental e alguns conceitos básicos como assimilação, acomodação, adaptação e equilibração são pilares da teoria de Vygotsky.
- d) fatores sociais, culturais, históricos e institucionais podem influenciar processos de aprendizagem e desenvolvimento.
- #220581
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(1,0) 5 -
O papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando (LUCKESI, 2011). Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é:
- a) Processual e dinâmica
- b) Sistemática e rigorosa
- c) Linear e permanente
- d) Criteriosa e Assistemática
- #220582
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(1,0) 6 -
Para Lev Semionovich Vygotsky, “aprendizagem e desenvolvimento não entram em contato pela primeira vez na idade escolar, portanto, mas estão ligados entre si desde os primeiros dias de vida da criança.” (VYGOSTSKY, 2010, p. 11). A partir dessa perspectiva teórica, considere as seguintes afirmativas:
1. Os processos de aprendizagem das crianças são especificamente relacionados à educação escolar.
2. A interação com sujeitos mais experientes desde o nascimento da criança impulsiona o desenvolvimento e a aprendizagem.
3. A aprendizagem ocorre em todas as ações que envolvem a mediação entre os sujeitos ao longo da vida.
4. O desenvolvimento das crianças não depende necessariamente das aprendizagens nas instituições educacionais.
Assinale a alternativa correta.
- a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
- b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
- c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
- d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
- #220583
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(1,0) 7 -
Para Piaget, o desenvolvimento da criança apresenta diferentes estágios denominados fases de transição.
São fases de transição definidas pelo autor, EXCETO:
- a) Operatório concreto.
- b) Operatório formal.
- c) Pré-operatório.
- d) Sensório-concreto.
- #220584
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(1,0) 8 -
As afirmações a seguir podem ser associadas à teoria Socioconstrutivista, defendida por Lev Vygotsky, EXCETO:
- a) A linguagem do grupo cultural em que a criança se desenvolve não influencia no processo de formação de conceitos, pois ela os cria sem depender da interação com os adultos.
- b) A linguagem humana tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.
- c) O ser humano se constitui como tal na sua relação com o outro social.
- d) Os conceitos são construções culturais, internalizadas pelos indivíduos ao longo de seu processo de desenvolvimento.
- #220585
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(1,0) 9 -
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento dos alunos ocorre, em seus vários aspectos (como o afetivo e o cognitivo, por exemplo), sobretudo em razão
- a) das interações sociais das crianças com alguém, adultos ou crianças, mais experiente da cultura.
- b) da exposição a aulas bem estruturadas, nas quais as ideias centrais são bem ilustradas.
- c) da ação da escola, porque as famílias são muito desiguais em termos de escolaridade formal.
- d) da família, que assiste e dá apoio à criança para se desenvolver integralmente.
- #220586
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(1,0) 10 -
Segundo Libâneo (2015), o ato de planejar não se reduz ao momento da elaboração dos planos de trabalho, é uma atividade permanente de reflexão e ação e, portanto, uma característica importante do planejamento é o seu caráter
- a) imutável
- b) processual
- c) processual
- d) autoritário