Processando...

Simulado Principais Autores | CONCURSO

Simulado Principais Autores

📚 Simulado Principais Autores gratuito | cód.18609

Não deixe a preparação para depois. Treine Principais Autores hoje mesmo! ⏱️

 

🔗 Veja mais simulados de Principais Autores

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar Principais Autores e conquistar a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado de Principais Autores foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado de Principais Autores e saia na frente na sua preparação!


📚 Questões de Principais Autores

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões de Principais Autores


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube sobre a disciplina Principais Autores. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Principais Autores


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais atualizados de Principais Autores.

Ver apostilas de Principais Autores


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#220577
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Considere as citações:
Durante séculos o pensamento dominante sempre caracterizou a razão como a dimensão mais importante, sendo a emoção, em vários momentos históricos, considerada o elemento desagregador da racionalidade, responsável pelas reações inadequadas do ser humano. (LEITE, 2006, p. 16).
Apesar de alternarem a dominância, afetividade e cognição não se mantêm como funções exteriores uma à outra. Cada uma, ao reaparecer como atividade predominante num dado estágio, incorpora as conquistas realizadas pela outra, no estágio anterior, construindo-se reciprocamente, num permanente processo de integração e diferenciação. (GALVÃO, 1996, p. 45).
As duas passagens nos remetem a uma compreensão do papel das emoções e da afetividade no processo de ensino e aprendizagem que foram evidenciadas por:

  • a) Jean Piaget.
  • b) Lev Vygotsky.
  • c) Sigmund Freud.
  • d) Henry Wallon.
#220578
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Para Piovesan et al (2018), a adolescência inicia-se com a puberdade, podendo ser definida como a transição no desenvolvimento entre a infância e a idade adulta.

De acordo com as ideias das autoras, analise as afirmativas a seguir sobre as transformações que ocorrem na adolescência.

I. Há um rápido aumento da altura e do peso, com modificações nas formas e proporções do corpo e na maturação sexual.

II. Em relação ao desenvolvimento cognitivo, são capazes de pensar em termos de possibilidades, testar hipóteses e lidar de maneira flexível com os problemas.

III. Apresenta uma maior necessidade de pertencer a um grupo, buscando como referência externa a identificação com os pais.

IV. Integra-se no mundo profissional, político e social do adulto por meio de reflexões sobre o mundo social e de construção de conceitos a respeito dele.

Estão corretas as afirmativas

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) I e IV, apenas.
  • c) I, II e IV, apenas.
  • d) III e IV, apenas.
#220579
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Segundo Luckesi (2011), a avaliação da aprendizagem é um recurso pedagógico necessário e deve estar à disposição do educador como ferramenta de auxílio ao educando na construção de sua autoconstrução, assim como não pode ser tirana e nem ameaçar com um poder discricionário.
Conforme o enunciado acima, marque a alternativa verdadeira defendida pelo autor.

  • a) Avaliar a aprendizagem na escola configura-se como um ato isolado de investigação da qualidade do desempenho dos educandos, tendo por base dados fúteis, decorrentes de sua aprendizagem, numa intervenção, a fim de corrigir os rumos da ação.
  • b) A avaliação da aprendizagem na escola configura-se como um ato de investigar a qualidade do desempenho dos educandos, tendo por base dados relevantes, decorrentes de sua aprendizagem e se necessário, numa intervenção, a fim de corrigir os rumos da ação.
  • c) O ato de avaliar configura-se como um recurso pedagógico necessário aos educandos para redirecionar o processo de ensino e aprendizagem, numa perspectiva discricionária de poder.
  • d) A avaliação da aprendizagem na escola configura-se como um ato de investigar a qualidade e o desempenho do educador, tendo por base dados dos educandos, a fim de corrigir os rumos da ação.
#220580
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Na base da teoria vygotskyana, encontra-se o princípio de que a apropriação da cultura humana ocorre por meio de relações interpessoais dentro da sociedade à qual o indivíduo pertence, e essa apropriação se dá por intermédio da educação e do ensino com a mediação de adultos e/ou pares mais experientes. Portanto, como atestam as proposições de Vygotsky (1934/2008), podemos afirmar que:

  • a) fatores genéticos, em especial, estão diretamente associados ao processo de desenvolvimento e aprendizagem.
  • b) causas originárias da infância como birras, choros, implicam necessariamente o comprometimento da aprendizagem da criança.
  • c) os períodos de desenvolvimento mental e alguns conceitos básicos como assimilação, acomodação, adaptação e equilibração são pilares da teoria de Vygotsky.
  • d) fatores sociais, culturais, históricos e institucionais podem influenciar processos de aprendizagem e desenvolvimento.
#220581
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando (LUCKESI, 2011). Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é:

  • a) Processual e dinâmica
  • b) Sistemática e rigorosa
  • c) Linear e permanente
  • d) Criteriosa e Assistemática
#220582
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Para Lev Semionovich Vygotsky, “aprendizagem e desenvolvimento não entram em contato pela primeira vez na idade escolar, portanto, mas estão ligados entre si desde os primeiros dias de vida da criança.” (VYGOSTSKY, 2010, p. 11). A partir dessa perspectiva teórica, considere as seguintes afirmativas:

1. Os processos de aprendizagem das crianças são especificamente relacionados à educação escolar.

2. A interação com sujeitos mais experientes desde o nascimento da criança impulsiona o desenvolvimento e a aprendizagem.

3. A aprendizagem ocorre em todas as ações que envolvem a mediação entre os sujeitos ao longo da vida.

4. O desenvolvimento das crianças não depende necessariamente das aprendizagens nas instituições educacionais.

Assinale a alternativa correta.

  • a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
#220583
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Para Piaget, o desenvolvimento da criança apresenta diferentes estágios denominados fases de transição.
São fases de transição definidas pelo autor, EXCETO:

  • a) Operatório concreto.
  • b) Operatório formal.
  • c) Pré-operatório.
  • d) Sensório-concreto.
#220584
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

As afirmações a seguir podem ser associadas à teoria Socioconstrutivista, defendida por Lev Vygotsky, EXCETO:

  • a) A linguagem do grupo cultural em que a criança se desenvolve não influencia no processo de formação de conceitos, pois ela os cria sem depender da interação com os adultos.
  • b) A linguagem humana tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.
  • c) O ser humano se constitui como tal na sua relação com o outro social.
  • d) Os conceitos são construções culturais, internalizadas pelos indivíduos ao longo de seu processo de desenvolvimento.
#220585
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento dos alunos ocorre, em seus vários aspectos (como o afetivo e o cognitivo, por exemplo), sobretudo em razão

  • a) das interações sociais das crianças com alguém, adultos ou crianças, mais experiente da cultura.
  • b) da exposição a aulas bem estruturadas, nas quais as ideias centrais são bem ilustradas.
  • c) da ação da escola, porque as famílias são muito desiguais em termos de escolaridade formal.
  • d) da família, que assiste e dá apoio à criança para se desenvolver integralmente.
#220586
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Segundo Libâneo (2015), o ato de planejar não se reduz ao momento da elaboração dos planos de trabalho, é uma atividade permanente de reflexão e ação e, portanto, uma característica importante do planejamento é o seu caráter

  • a) imutável
  • b) processual
  • c) processual
  • d) autoritário