Processando...

Simulado Principais Autores | CONCURSO

Simulado Principais Autores

Simulado Principais Autores

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Principais Autores não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Principais Autores

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Principais Autores foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Principais Autores
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado Principais Autores

  1. Todos Simulados Principais Autores
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Principais Autores e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Principais Autores

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Principais Autores, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Principais Autores

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#220577
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Considere as citações:
Durante séculos o pensamento dominante sempre caracterizou a razão como a dimensão mais importante, sendo a emoção, em vários momentos históricos, considerada o elemento desagregador da racionalidade, responsável pelas reações inadequadas do ser humano. (LEITE, 2006, p. 16).
Apesar de alternarem a dominância, afetividade e cognição não se mantêm como funções exteriores uma à outra. Cada uma, ao reaparecer como atividade predominante num dado estágio, incorpora as conquistas realizadas pela outra, no estágio anterior, construindo-se reciprocamente, num permanente processo de integração e diferenciação. (GALVÃO, 1996, p. 45).
As duas passagens nos remetem a uma compreensão do papel das emoções e da afetividade no processo de ensino e aprendizagem que foram evidenciadas por:

  • a) Jean Piaget.
  • b) Lev Vygotsky.
  • c) Sigmund Freud.
  • d) Henry Wallon.
#220578
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Para Piovesan et al (2018), a adolescência inicia-se com a puberdade, podendo ser definida como a transição no desenvolvimento entre a infância e a idade adulta.

De acordo com as ideias das autoras, analise as afirmativas a seguir sobre as transformações que ocorrem na adolescência.

I. Há um rápido aumento da altura e do peso, com modificações nas formas e proporções do corpo e na maturação sexual.

II. Em relação ao desenvolvimento cognitivo, são capazes de pensar em termos de possibilidades, testar hipóteses e lidar de maneira flexível com os problemas.

III. Apresenta uma maior necessidade de pertencer a um grupo, buscando como referência externa a identificação com os pais.

IV. Integra-se no mundo profissional, político e social do adulto por meio de reflexões sobre o mundo social e de construção de conceitos a respeito dele.

Estão corretas as afirmativas

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) I e IV, apenas.
  • c) I, II e IV, apenas.
  • d) III e IV, apenas.
#220579
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Segundo Luckesi (2011), a avaliação da aprendizagem é um recurso pedagógico necessário e deve estar à disposição do educador como ferramenta de auxílio ao educando na construção de sua autoconstrução, assim como não pode ser tirana e nem ameaçar com um poder discricionário.
Conforme o enunciado acima, marque a alternativa verdadeira defendida pelo autor.

  • a) Avaliar a aprendizagem na escola configura-se como um ato isolado de investigação da qualidade do desempenho dos educandos, tendo por base dados fúteis, decorrentes de sua aprendizagem, numa intervenção, a fim de corrigir os rumos da ação.
  • b) A avaliação da aprendizagem na escola configura-se como um ato de investigar a qualidade do desempenho dos educandos, tendo por base dados relevantes, decorrentes de sua aprendizagem e se necessário, numa intervenção, a fim de corrigir os rumos da ação.
  • c) O ato de avaliar configura-se como um recurso pedagógico necessário aos educandos para redirecionar o processo de ensino e aprendizagem, numa perspectiva discricionária de poder.
  • d) A avaliação da aprendizagem na escola configura-se como um ato de investigar a qualidade e o desempenho do educador, tendo por base dados dos educandos, a fim de corrigir os rumos da ação.
#220580
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Na base da teoria vygotskyana, encontra-se o princípio de que a apropriação da cultura humana ocorre por meio de relações interpessoais dentro da sociedade à qual o indivíduo pertence, e essa apropriação se dá por intermédio da educação e do ensino com a mediação de adultos e/ou pares mais experientes. Portanto, como atestam as proposições de Vygotsky (1934/2008), podemos afirmar que:

  • a) fatores genéticos, em especial, estão diretamente associados ao processo de desenvolvimento e aprendizagem.
  • b) causas originárias da infância como birras, choros, implicam necessariamente o comprometimento da aprendizagem da criança.
  • c) os períodos de desenvolvimento mental e alguns conceitos básicos como assimilação, acomodação, adaptação e equilibração são pilares da teoria de Vygotsky.
  • d) fatores sociais, culturais, históricos e institucionais podem influenciar processos de aprendizagem e desenvolvimento.
#220581
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando (LUCKESI, 2011). Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é:

  • a) Processual e dinâmica
  • b) Sistemática e rigorosa
  • c) Linear e permanente
  • d) Criteriosa e Assistemática
#220582
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Para Lev Semionovich Vygotsky, “aprendizagem e desenvolvimento não entram em contato pela primeira vez na idade escolar, portanto, mas estão ligados entre si desde os primeiros dias de vida da criança.” (VYGOSTSKY, 2010, p. 11). A partir dessa perspectiva teórica, considere as seguintes afirmativas:

1. Os processos de aprendizagem das crianças são especificamente relacionados à educação escolar.

2. A interação com sujeitos mais experientes desde o nascimento da criança impulsiona o desenvolvimento e a aprendizagem.

3. A aprendizagem ocorre em todas as ações que envolvem a mediação entre os sujeitos ao longo da vida.

4. O desenvolvimento das crianças não depende necessariamente das aprendizagens nas instituições educacionais.

Assinale a alternativa correta.

  • a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
#220583
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Para Piaget, o desenvolvimento da criança apresenta diferentes estágios denominados fases de transição.
São fases de transição definidas pelo autor, EXCETO:

  • a) Operatório concreto.
  • b) Operatório formal.
  • c) Pré-operatório.
  • d) Sensório-concreto.
#220584
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

As afirmações a seguir podem ser associadas à teoria Socioconstrutivista, defendida por Lev Vygotsky, EXCETO:

  • a) A linguagem do grupo cultural em que a criança se desenvolve não influencia no processo de formação de conceitos, pois ela os cria sem depender da interação com os adultos.
  • b) A linguagem humana tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.
  • c) O ser humano se constitui como tal na sua relação com o outro social.
  • d) Os conceitos são construções culturais, internalizadas pelos indivíduos ao longo de seu processo de desenvolvimento.
#220585
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento dos alunos ocorre, em seus vários aspectos (como o afetivo e o cognitivo, por exemplo), sobretudo em razão

  • a) das interações sociais das crianças com alguém, adultos ou crianças, mais experiente da cultura.
  • b) da exposição a aulas bem estruturadas, nas quais as ideias centrais são bem ilustradas.
  • c) da ação da escola, porque as famílias são muito desiguais em termos de escolaridade formal.
  • d) da família, que assiste e dá apoio à criança para se desenvolver integralmente.
#220586
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Autores
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Segundo Libâneo (2015), o ato de planejar não se reduz ao momento da elaboração dos planos de trabalho, é uma atividade permanente de reflexão e ação e, portanto, uma característica importante do planejamento é o seu caráter

  • a) imutável
  • b) processual
  • c) processual
  • d) autoritário