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Simulado PREFEITURA DE VINHEDO – SP | Professor de Educação Básica I | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE VINHEDO – SP | Professor de Educação Básica I

📚 Simulado Prefeitura de Vinhedo-SP | Professor de Educação Básica I | cód.8559

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#128258
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(1,0) 1 - 

“Ciclos escolares referem-se aos graus ou níveis de ensino. Não tem necessariamente a ver com os avanços da Pedagogia e é inteiramente compatível com a seriação e com a reprovação escolar” (PARO, Vitor - Entrevista ao Serviço de Comunicação e Mídia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 10 de outubro de 2013). Quanto aos Ciclos de aprendizagem, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)

( ) São baseados nos ciclos de desenvolvimento biopsíquico e social da criança e do adolescente.

( ) Sua consideração na organização do ensino leva à eliminação da seriação.

( ) Traz como peculiaridade de eliminação (imediata ou progressiva) da reprovação

( ) Eles se mostram sempre necessários que se procura implantar uma concepção de educação escolar que supere a retrógrada estrutura pedagógica ainda existente.

( ) Foram criados para atender alunos de baixa-renda e são caracteristicamente sinônimos de graus ou níveis de ensino

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência corret

  • a) F, F, V, V, F
  • b) V, V, V, V, F
  • c) V, F, F, F, V
  • d) F, V, F, F, F
#128259
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Pedagogia
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Prefeitura de Vinhedo-SP
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(1,0) 2 - 

Leia atentamente o trecho a seguir: “No Brasil, a partir de 1920, as discussões sobre as reformas educacionais ganharam amplitude jamais vista no país, onde estavam, em pleno fervor, de um lado as ideias pedagógicas da Escola Nova, que dava grande valor à psicologia, e de outro, os católicos a favor da manutenção da Pedagogia Tradicional. Apesar de ter nascido nos movimentos da burguesia e da classe média, as propostas de mudanças educacionais da Escola Nova era um grande avanço: propunham ‘métodos ativos’ de ensino aprendizagem, deu importância à liberdade da criança e ao interesse do educando, adotou métodos de trabalho em grupo e incentivou a prática de trabalhos manuais nas escolas, valorizou os estudos de psicologia experimental e procurou colocar a criança, e não mais o professor, no centro do processo educacional” (BERTI, s/a, p.5). Dentro desse contexto, sobre peculiaridades relacionadas especificamente ao ensino da Matemática, assinale a alternativa incorreta

  • a) Matemáticos de todo o mundo não se detinham mais à preocupação com o ensino elementar, mas sim com o secundário e superior, focados na introdução do conceito de função, elemento unificador dos vários ramos da Matemática
  • b) Anísio Teixeira defendia, em 1930, reformas às condições dos problemas aritméticos que, para ele, deveriam ser as mesmas da vida real, propostos de acordo com ocupações e interesse da classe, de modo que os alunos, sentindo a necessidade de resolvê-los, aplicassem a solução, movidos por verdadeiro interesse
  • c) Florestan Fernandes, na década de 1930, propôs ao Distrito Federal, reformas onde se preocupava com a orientação dada com relação à questão dos problemas aritméticos
  • d) Na época, são percebidas tentativas de adequação do ensino a estudos mais recentes no campo da Matemática, que tinham como uma de suas características o rompimento da barreira existente entre os campos matemáticos - Aritmética, Álgebra e Geometria
#128260
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(1,0) 3 - 

“A matemática é uma ciência que estrutura o pensamento e o raciocínio humano, porém ela tem um papel que vai além do interior, pois é uma ferramenta de vasta utilidade e aplicabilidade nas mais diversas atividades humanas em todo o tempo” (LOPES, Verônica, s/d). Nesse sentido, sabe-se que os conhecimentos em História da Matemática permitem:

I. Compreender como chegamos aos conhecimentos atuais e o porquê de se aprender um conteúdo.

II. Reconhecer as necessidades que levaram o homem de uma época a pensar sobre um assunto com o objetivo de atender os seus anseios.

III. Ver as aplicações práticas nos dias atuais que levam o aluno a se motivar mais, a ter mais prazer, pois o que se estuda não surgiu do nada, mas é fruto de um processo que supriu a necessidade do homem antigo e o beneficia até hoje por meio da tecnologia.

IV. Favorecer o despertar do interesse do aluno, impulsionando inclusive, mudanças de atitude em relação à disciplina, vendo-a como um saber importante para a sua vida.

Estão corretas as afirmativas:

  • a) I, II, III e IV
  • b) II e IV apenas
  • c) I e III apenas
  • d) II e III apenas
#128261
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(1,0) 4 - 

O termo “alfabetização” designa o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica. O domínio dessa tecnologia envolve um conjunto de conhecimentos e procedimentos relacionados tanto ao funcionamento desse sistema de representação quanto às capacidades motoras e cognitivas para manipular os instrumentos e equipamentos de escrita. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I. As capacidades motoras e cognitivas percebidas nas habilidades de ler e escrever seguindo a direção correta da escrita na página, habilidades de uso de instrumentos de escrita (lápis, caneta, borracha, corretivo, régua etc.).

II. A aprendizagem de uma postura corporal adequada na leitura e na escrita, aprendizagem da caligrafa etc.

III. Em conhecimentos e procedimentos tem-se que a escrita alfabético-ortográfica é um sistema de representação.

Assinale a alternativa correta

  • a) I apenas
  • b) II apenas
  • c) III apenas
  • d) I, II, III
#128262
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(1,0) 5 - 

“A linguagem verbal se realiza por meio de signos linguísticos. Quando dizemos ou ouvimos palavras como SAPO e MESA, utilizamos signos linguísticos. Esses signos possuem sempre duas faces, como as moedas. Uma das faces é o(a)_______, ou a ideia que formulamos ao falar ou escutar as palavras SAPO e MESA. A outra face é o(a) _______, ou aquele conjunto de sons articulados, ao qual associamos um significado” (SOARES, 2005-2007; Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) e Ministério da Educação, p.20)
Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente, as lacunas

  • a) sentido, significado
  • b) sonoridade, escrita
  • c) significado, significante
  • d) pensamento, linguagem
#128263
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(1,0) 6 - 

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) - Lei nº9.394/96, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria, conforme disposto no Art.37 e § 1º desta Lei que estabelece: “os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames”. Sobre esse assunto, esta Lei prevê que:

I. Os exames, no nível de conclusão do ensino médio, serão realizados para os maiores de dezoito anos.

II. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.

III. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.

IV. Os exames realizar-se-ão no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de dezesseis anos.

V. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais não serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

Estão corretas as afirmativas:

  • a) I, III e V apenas
  • b) I, II e III apenas
  • c) II, IV e V apenas
  • d) I e IV apenas
#128264
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(1,0) 7 - 

Sem sombra de dúvidas, existe uma história pré-escolar da escrita. A criança não espera ter seis anos, e nem ter uma educadora responsável pela sua aprendizagem, para começar a refletir sobre o que é ler e escrever. Ao ingressar na escola, ela já formulou as mais variadas hipóteses sobre este objeto de conhecimento, as quais devem ser respeitadas pelo educador. Quanto aos níveis de evolução da escrita, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para o nível pré-silábico.

( ) Inicialmente, a criança não diferencia o desenho da escrita e não dá nenhum significado ao texto.

( ) Neste nível, pode-se considerar que a criança venceu as barreiras do sistema de representação da linguagem escrita.

( ) A criança trabalha com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala, porém, com uma particularidade: cada letra vale por uma sílaba.

( ) Produz riscos ou rabiscos típicos da escrita que tinha como forma básica (modelo).

( ) Elementos como pseudoletras ou números, podem aparecer em sua escrita.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • a) F, V, V, V, V
  • b) V, V, V, F, F
  • c) V, F, F, V, V
  • d) F, F, F, V, F
#128265
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(1,0) 8 - 

Leia atentamente o seguinte fragmento: O adulto, na figura do professor na instituição infantil, ajuda a estruturar o campo das brincadeiras na vida das crianças. Consequentemente é ele que organiza sua____, por meio da oferta de determinados objetos, fantasias, brinquedos ou jogos, da(o) _____e _____e do(a) _______para brincar. (RCNEI, 1998, p.28).

Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente, as lacunas

  • a) aula, disposição, seleção, jeito
  • b) base estrutural, delimitação, arranjo dos espaços, tempo
  • c) didática, escola, disponibilização, tempo
  • d) aula, base estrutural, organização, jeito
#128266
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(1,0) 9 - 

A professora Sônia inclui, sempre que possível, jogos e brincadeiras em seu planejamento. Ou ainda, quando há oportunidade de tornar mais lúdicas, as atividades destinadas às crianças. Sobre o brincar e as brincadeiras, assinale a alternativa incorreta

  • a) A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”
  • b) A brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação e isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica
  • c) Para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos signifcados
  • d) Toda brincadeira é uma imitação fel que, no plano das emoções e das ideias, reproduz uma realidade anteriormente vivenciada
#128267
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(1,0) 10 - 

“Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas em certos princípios” (Vol.1/RCNEI, 1998, p.13).A esse respeito, analise as afirmativas a seguir atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.

( ) Direito das crianças a brincar como forma institucionalizada de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil que atendam ao conjunto de expectativas da unidade escolar.

( ) Acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

( ) Socialização das crianças por meio de sua participação e inserção em algumas práticas sociais, evitando discriminação de certas espécies.

( ) Atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • a) V, F, V, F, V
  • b) F, V, F, V, F
  • c) V, F, F, F, V
  • d) V, V, F, F, F
#128268
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(1,0) 11 - 

Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) constituem-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade. Quanto à função deste compêndio teórico, analise as afirmativas:
I. Contribuir com as políticas e programas de educação infantil. II. Apoiar os sistemas de ensino estaduais e municipais. III. Socializar informações, discussões e pesquisas que possam colaborar ao trabalho educativo. IV. Subsidiar o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil.
Está correto o que se apresenta em:

  • a) I e II apenas
  • b) II, III e IV apenas
  • c) I, II e III apenas
  • d) I, II, III e IV
#128269
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(1,0) 12 - 

Leia atentamente: “O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela(o) _______, em colaboração com os(as) _______, o(a) _______ e os(as) _____, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da(o) _______ e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino” (Art. 11 do PNE, 2014). Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente, as lacunas.

  • a) Leia atentamente: “O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela(o) _______, em colaboração com os(as) _______, o(a) _______ e os(as) _____, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da(o) _______ e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino” (Art. 11 do PNE, 2014). Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente, as lacunas.
  • b) União, Estados, Distrito Federal, Municípios, Educação Básica
  • c) MEC, Estados, Municípios, Escolas, Ensino Fundamental
  • d) União, Entidades Federativas, Poder Público Estadual, Municípios, Educação Básica
#128270
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(1,0) 13 - 

O Art. 8º do Plano Nacional de Educação (PNE) publica que “os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei. A esse respeito, é sabido que os entes federados estabelecerão estratégias nos respectivos planos de educação. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta

  • a) Asseguramento da articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as culturais
  • b) Consideração das necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural
  • c) Garantia do atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo que se faça restrito aos níveis de ensino
  • d) Promoção da articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais
#128271
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(1,0) 14 - 

Em uma discussão dentro da sala de aula, professora e aluno divergem de opinião. Ela argumentativamente se sobressai à fala do aluno e mal o deixa expor verbalmente o que ele pensou e sentiu a respeito do assunto do qual divergiram. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. Pode-se afirmar que a professora privou o aluno de parte deste direito. Contudo, há pais, responsáveis e profissionais que ainda recorrem aos castigos físicos para disciplinar as crianças e os adolescentes. No Estatuto, o castigo físico “é entendido como a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em”:

I. Sofrimento físico ou lesão.

II. Tratamento cruel ou degradante que ridicularize e/ou humilhe.

III. Conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança e/ou ao adolescente que ameace gravemente.

Assinale a alternativa correta

  • a) I, apenas
  • b) II, apenas
  • c) III, apenas
  • d) I, II, III
#128272
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(1,0) 15 - 

Recentemente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº8.069/1990, completou 28 (vinte e oito) anos de publicação. Ao longo desses anos é possível perceber que este documento legislador contribuiu para proteger, dentre outros, a integridade física e emocional de crianças e adolescentes por todo Brasil. No âmbito do trabalho infantil coerentemente, o ECA prevê:

I. Ao adolescente até doze anos de idade é assegurada bolsa de aprendizagem.

II. Crianças e adolescentes podem prestar serviços comunitários (realização de tarefas gratuitas de interesse geral), por período não excedente a 12 (doze) meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais.

III. Ao adolescente aprendiz (maior de quatorze anos), são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.

IV. O ECA proíbe qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

V. Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado, dentre outros, o trabalho noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte.

Está correto o que se apresenta em:

  • a) III, IV e V apenas
  • b) I, II e IV apenas
  • c) II, III e V apenas
  • d) I, III e IV apenas