Processando...

Simulado PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE – MT | Médico – Clinico Geral | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE – MT | Médico – Clinico Geral

SIMULADO PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE – MT | MÉDICO – CLINICO GERAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE – MT para o cargo de Médico – Clinico Geral .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFMT para o concurso PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE – MT. Estas questões são especificamente para o cargo de Médico – Clinico Geral , contendo Medicina que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE – MT | Médico – Clinico Geral contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE – MT.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#131276
Banca
UFMT
Matéria
Medicina
Concurso
Prefeitura de Várzea Grande-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

As infecções respiratórias agudas (IRA) correspondem a 25% de todas as doenças e mortes em crianças de países em desenvolvimento. Cerca de 2% a 3% das IRA evoluem para infecção de parênquima pulmonar, destes 10% a 20% evoluirão para óbito, o que equivale a, aproximadamente, 3 milhões de crianças menores de 5 anos de idade. Em relação às pneumonias, assinale a afirmativa correta.

    • a) Segundo a Organização Mundial de Saúde, são “sinais de perigo” para crianças menores de 2 meses: frequência respiratória maior que 50 irpm, tiragem intercostal e diafragmática, febre alta, recusa alimentar, estridor em repouso, sibilância, sensório alterado com letargia, sonolência anormal ou letargia excessiva.
    • b) Os principais agentes etiológicos de pneumonia em maiores de 5 anos são os vírus Streptococcus pneumoniae, Chlamydia trachomatis, Mycoplasma pneumoniae, Haemophilus influenza, Mycobacterium tuberculosis.
    • c) São fatores de risco para IRA: desnutrição, doenças de base, baixa idade, baixo peso ao nascer, permanência em creches, episódios prévios de sibilos e pneumonia, interrupção precoce do aleitamento materno.
    • d) A realização de RX de tórax é mandatória em toda criança com suspeita de pneumonia.
    #131277
    Banca
    UFMT
    Matéria
    Medicina
    Concurso
    Prefeitura de Várzea Grande-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 2 - 

    São sequelas tardias das infecções por cepas nefritogênicas do Streptococcus B-hemolítico do grupo A de Lancefields: a glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica (GNDA) e a febre reumática. A GNDA é uma doença com base imunológica que se caracteriza por um processo inflamatório, não supurativo, nos glomérulos renais. Em relação à GNDA, assinale a assertiva correta

    • a) Acomete mais meninos que meninas (2:1) e classicamente se apresenta com edema, hipertensão e hematúria. O edema aparece em 85% dos casos, localizado frequentemente na face e, às vezes, é subclínico, sendo referido como aumento súbito de peso ou pela observação de roupas apertadas. A hipertensão arterial ocorre em 60 a 80% dos casos, é assintomática, e a hematúria pode ser micro ou macroscópica.
    • b) A fisiopatologia compreende a deposição de imunocomplexos com ativação de complemento no glomérulo, lesão da membrana basal glomerular e perda de proteína.
    • c) O tratamento envolve repouso, dieta com restrição proteica e de sal, restrição hídrica, diurético e hipotensor nos casos em que a pressão estiver aumentada, mesmo que o paciente esteja assintomático.
    • d) Dos exames complementares necessários para o diagnóstico, destaca-se o exame simples de urina que pode evidenciar proteinúria acima de 0,5g/dia, com frequência, além de hematúria, leucocitúria e cilindrúria. A dosagem de ureia e creatinina, em geral, encontra-se nos limites da normalidade ou com discreta ou moderada elevação. A hemoglobina pode estar discretamente baixa pela hipervolemia, resultando em anemia dilucional.
    #131278
    Banca
    UFMT
    Matéria
    Medicina
    Concurso
    Prefeitura de Várzea Grande-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 3 - 

    Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, houve redução significativa da mortalidade decorrente de diarreia em menores de 5 anos por melhorias das condições gerais de vida da população e da disseminação, entre profissionais da área da saúde e da própria comunidade, dos princípios fundamentais do tratamento da diarreia aguda e desidratação. Em relação a esse tema, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

    ( ) A diarreia aguda pode durar até 14 dias e determina perda de grande volume de fluidos, podendo causar desidratação. Pode ser causada por bactérias e vírus, na maioria dos casos. A desnutrição eventualmente ocorre se a alimentação não é fornecida de forma adequada e se episódios sucessivos acontecem.

    ( ) Nas deficiências de lactase, a lactose, substância osmoticamente ativa, ao não ser absorvida, carreia água para dentro da luz intestinal e a fermentação pela microbiota intestinal leva à produção de ácidos e gases, o que provoca distensão abdominal, aumento dos movimentos peristálticos, aumento dos ruídos hidroaéreos, fezes explosivas e com pH baixo. São comuns após episódios infeciosos virais ou bacterianos intestinais ou nas intolerâncias primárias à lactose.

    ( ) Enchimento capilar entre 3 e 5 segundos, olhos sem lágrimas, boca e mucosas secas, pulso rápido e débil, sinal da prega desaparece lentamente – a presença de 2 ou mais desses critérios caracteriza como desidratação grave e terapia de reidratação parenteral deve ser iniciada imediatamente.

    ( ) A avaliação laboratorial das diarreias crônicas inclui diversas provas, dentre elas as provas de absorção de nutrientes para avaliação de absorção de hidratos de carbono, como o teste de lactose, no qual se oferece 6 g/kg de peso corpóreo de lactose e dosa-se a glicose em intervalos de tempo definidos. Outros testes envolvem as dosagens de anticorpos antigliadina e antiendomísio (IgG e IgM), testes padrão ouro para o diagnóstico da doença celíaca por serem altamente sensíveis e específicos, e dosagem de cloro no suor em três amostras, sendo diagnóstico de fibrose cística concentração de cloro superior a 60 mEq/L.

    Assinale a sequência correta.

    • a) V, F, F, F
    • b) F, V, V, V
    • c) V, V, F, F
    • d) F, F, V, V
    #131279
    Banca
    UFMT
    Matéria
    Medicina
    Concurso
    Prefeitura de Várzea Grande-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    As doenças exantemáticas são afecções cutâneas frequentes na infância e caracterizam-se por quadro eruptivo cutâneo acompanhado geralmente por febre. As arboviroses, dentre elas dengue e Zika, são doenças exantemáticas que acometem as crianças. Em relação a essas doenças, assinale a assertiva INCORRETA.

    • a) Nos menores de 2 anos de idade, os sinais e os sintomas de dor na dengue podem manifestar-se por choro persistente, adinamia e irritabilidade, podendo ser confundidos com outros quadros infecciosos febris, próprios da faixa etária. Nesses pacientes, o início da doença pode passar despercebido e o quadro grave ser identificado como a primeira manifestação clínica. O agravamento, em geral, é mais súbito do que ocorre no adulto.
    • b) São considerados sinais de alarme na dengue: dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua; vômitos persistentes; ascite, derrame pleural, derrame pericárdico; hipotensão postural e/ou lipotimia; hepatomegalia maior do que 2 cm abaixo do rebordo costal; sangramento de mucosa; letargia e/ou irritabilidade e aumento progressivo do hematócrito.
    • c) O diagnóstico laboratorial da infecção pelo Zika vírus consiste em detectar a partícula viral por biologia molecular (reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa – RT-qPCR), que é o padrão ouro, ou detecção de anticorpos por sorologia (imunoglobulinas classe M ou G). O material genético (RNA viral) é o primeiro que pode ser detectado em vários tipos de amostras.
    • d) A relação entre microcefalia nos recém-nascidos e história de infecção pelo Zika vírus durante a gestação está muito bem documentada. O conceito de microcefalia é a medida do perímetro cefálico menor que – 3 desvios-padrão para a idade e sexo para o recém-nascido de termo e prematuro. Alterações dos olhos e da audição também vem sendo descritas. Há suspeita de que alguns efeitos da doença adquirida durante a gestação só sejam percebidos com o crescimento da criança.
    #131280
    Banca
    UFMT
    Matéria
    Medicina
    Concurso
    Prefeitura de Várzea Grande-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    A infecção do trato urinário (ITU) é a infecção bacteriana mais comum da infância e pode ser um evento sentinela para alteração renal subjacente. A história clínica e o exame físico da criança podem sugerir o diagnóstico, entretanto a confirmação só é feita pela urocultura. Em relação a esse assunto, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

    ( ) A ITU consiste na multiplicação de um único germe patogênico em qualquer segmento do trato urinário, identificado por urocultura coletada por método confiável. É uma doença que acomete principalmente o sexo feminino, podendo chegar a 20:1 casos, embora, do período neonatal até os seis meses de idade possa haver predominância no sexo masculino.

    ( ) A ITU ocorre quando bactérias ascendem à zona periuretral. Oitenta por cento das infecções urinárias adquiridas na comunidade são causadas pela E. coli uropatogênica (UPEC). Outros agentes listados são: Proteus sp, Klesbsiella sp, Staphylococcus saprophyticus, Enterobacter sp, Pseudomonas sp; enterococcus.

    ( ) As UPEC isoladas de pacientes com ITU febril apresentam fatores de virulência que aumentam sua sobrevivência no hospedeiro. São os Pili ou fimbrias (S, P e a tipo 1) que facilitam a sua ascensão ao trato urinário por mecanismo de contracorrente por aderirem ao epitélio tanto da bexiga como do trato urinário superior, e podem ficar quiescentes não se sabendo qual o estímulo que as reativa.

    ( ) Na criança que já apresenta controle esfincteriano, deve-se coletar urina de jato médio, após assepsia prévia, sendo considerada positiva a contagem bacteriana maior ou igual 50.000 UFC/mL. Em urinas coletadas por sondagem vesical, este valor é 100 UFC/mL e na punção suprapúbica qualquer crescimento bacteriano.

    ( ) O tratamento inicial com antibióticos é empírico, observando-se a idade e o estado geral do paciente. O tratamento parenteral deve ser reservado aos lactentes e àqueles com acometimento do estado geral e com vômitos.

    ( ) Toda criança que tenha diagnóstico de certeza de ITU merece uma investigação por imagem. No entanto, não há definição de quais procedimentos diagnósticos devem ser realizados e também não há definição de qual seria o melhor momento para sua realização. A ultrassonografia, por ser exame não invasivo e não expor o paciente à radiação, deve ser realizado em todos os que apresentarem ITU com o intuito de confirmar e/ou detectar má formações. No entanto, USG normal não exclui a existência de alterações, pois é um exame operador dependente.

    Assinale a sequência correta.

    • a) V, V, F, F, V, F
    • b) V, V, V, F, F, V
    • c) F, F, V, V, F, F
    • d) F, F, F, V, V, V
    #131281
    Banca
    UFMT
    Matéria
    Medicina
    Concurso
    Prefeitura de Várzea Grande-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    Em relação ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

    ( ) A vacina anti-meningocócica C deve ser feita aos 3 e 5 meses de idade com reforço aos 12 meses, podendo ser dada até os 5 anos incompletos.

    ( ) A vacina contra hepatite A é dada aos 15 meses, podendo ser dada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.

    ( ) A vacina contra a febre amarela deve ser aplicada aos 9 meses em uma única dose, não sendo necessárias revacinações, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde.

    ( ) A vacina de HPV deve ser dada dos 9 aos 14 anos de idade em meninas, dos 11 aos 14 anos em meninos e em homens e mulheres portadores de imunodeficiência até os 24 anos de idade. A vacina é feita em 2 doses.

    ( ) A vacina anti-pneumocócica 13 valente deve ser feita aos 2 e 4 meses de idade e com reforço aos 12 meses.

    ( ) A vacina dTpa pode ser dada na gestante a partir da 18.ª semana de gestação.

    Assinale a sequência correta.

    • a) V, V, V, F, F, F
    • b) V, F, V, F, V, V
    • c) F, F, V, V, F, F
    • d) F, V, F, V, V, V
    #131282
    Banca
    UFMT
    Matéria
    Medicina
    Concurso
    Prefeitura de Várzea Grande-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    A bronquiolite viral aguda sazonal é uma doença em que ocorre inflamação das vias aéreas de pequeno calibre, levando a quadro obstrutivo de intensidade variável, precedida por infecção de vias aéreas superiores. Tipicamente inicia-se com coriza e febre baixa que progride com tosse, taquipneia, sibilos, estertores subcrepitantes e sinais de desconforto respiratório. [...] Embora de ocorrência universal, ganha maior importância quando acometem prematuros, portadores de cardiopatias congênitas e de doença pulmonar crônica da prematuridade, grupos considerados de maior morbimortalidade. Em relação às bronquiolites, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

    ( ) O metapneumovírus tem sido envolvido como o 2.º agente etiológico mais frequente em alguns estudos, mas o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) ainda é o agente mais frequente. Merecem destaque também o rinovírus, influenza, parainfluenza tipo 3, adenovírus, enterovírus e o Mycoplasma pneumoniae, que, apesar de não ser um vírus, é citado na literatura como causa.

    ( ) Tiragem intercostal e/ou xifoidiana é o parâmetro de maior sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de infecção de vias aéreas inferiores em crianças.

    ( ) O diagnóstico é essencialmente clínico, entretanto a pesquisa do agente etiológico por imunofluorescência indireta é a melhor ferramenta diagnóstica.

    ( ) O RX de tórax pode evidenciar hiperinsuflação, retificação diafragmática, infiltrados peribroncovasculares e atelectasias segmentares.

    Assinale a sequência correta.

    • a) V, F, V, V
    • b) F, V, V, F
    • c) F, V, F, F
    • d) V, F, F, V
    #131283
    Banca
    UFMT
    Matéria
    Medicina
    Concurso
    Prefeitura de Várzea Grande-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    São fatores de risco para o desenvolvimento de excesso de peso nessa criança:

    • a) Prematuridade, interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo, introdução precoce do leite de vaca, dieta rica em carboidratos.
    • b) Baixo peso ao nascer, introdução precoce do leite de vaca, dieta rica em carboidratos e em produtos industrializados.
    • c) Baixo peso, dieta rica em carboidratos e em produtos industrializados.
    • d) Interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo, introdução precoce do leite de vaca, dieta rica em carboidratos e em produtos industrializados.
    #131284
    Banca
    UFMT
    Matéria
    Medicina
    Concurso
    Prefeitura de Várzea Grande-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    Considerando a concentração de carboidratos em cada mamadeira, assinale a afirmativa correta.

    • a) Está sendo ofertado a, aproximadamente, 8,5%, e está em excesso, pois a concentração de carboidratos não deve exceder 5%.
    • b) stá sendo ofertado a, aproximadamente, 15%, e está em excesso, pois a concentração de carboidratos não deve exceder 8%.
    • c) Está sendo ofertado a, aproximadamente, 20 %, e está em excesso, pois a concentração de carboidratos não deve exceder 8%.
    • d) Está sendo ofertado a 25%, e está em excesso, pois a concentração de carboidratos não deve exceder 5%.
    #131285
    Banca
    UFMT
    Matéria
    Medicina
    Concurso
    Prefeitura de Várzea Grande-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    Ao plotar no gráfico abaixo, Índice de Massa Corpórea da Organização Mundial da Saúde, qual seria a classificação atual do estado nutricional dessa criança?

    Simulado PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE – MT | Médico – Clinico Geral  A

    • a) Sobrepeso
    • b) Obesidade grave
    • c) Obesidade
    • d) Risco de sobrepeso
    #131286
    Banca
    UFMT
    Matéria
    Medicina
    Concurso
    Prefeitura de Várzea Grande-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    Paciente VMA, 37 anos, Gesta IV, Para III (três cesáreas), Aborto 0, tabagista, com idade gestacional de 31 semanas, chega ao pronto atendimento apresentando hemorragia genital de início súbito, sem relação com esforço físico. Refere sangramento vermelho vivo de moderada quantidade e indolor. Ao exame físico: hiporada ++/4+, frequência cardíaca 120 bpm, útero com tônus normal, frequência cardíaca fetal de 140 bpm e sangramento vermelho vivo em moderada quantidade ao exame especular. Qual a hipótese diagnóstica para o caso?

    • a) Descolamento prematuro de placenta
    • b) Placenta prévia
    • c) Rotura uterina
    • d) Inserção velamentosa de cordão
    #131287
    Banca
    UFMT
    Matéria
    Medicina
    Concurso
    Prefeitura de Várzea Grande-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    Qual o agente etiológico mais frequente na infecção do trato urinário durante a gestação?

      • a) Streptococcus do grupo B
      • b) Enterococcus faecalis
      • c) Proteus mirabilis
      • d) Escherichia coli
      #131288
      Banca
      UFMT
      Matéria
      Medicina
      Concurso
      Prefeitura de Várzea Grande-MT
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 13 - 

      Paciente ALV, 23 anos, primigesta com resultado de glicemia de jejum menor que 92 mg/dL na primeira consulta pré-natal. Em relação ao diabetes gestacional, deve-se realizar o seu rastreamento por qual exame e em qual período da gestação?

        • a) TOTG 75 g entre 28 e 32 semanas.
        • b) TOTG 75 g entre 24 e 28 semanas.
        • c) TOTG de 50 g entre 24 e 28 semanas.
        • d) Curva glicêmica entre 24 e 28 semanas.
        #131289
        Banca
        UFMT
        Matéria
        Medicina
        Concurso
        Prefeitura de Várzea Grande-MT
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 14 - 

        A síndrome HELLP é caracterizada por alterações laboratoriais em gestantes, em geral nas formas graves de hipertensão arterial. As suas alterações laboratoriais são as seguintes:

        • a) Elevação da desidrogenase láctica, TGO, TGP e ácido úrico.
        • b) Elevação da TGO e TGP, plaquetopenia e proteinúria.
        • c) Plaquetopenia e elevação da desidrogenase láctica, TGO e TGP.
        • d) Proteinúria, elevação do ácido úrico e plaquetopenia.
        #131290
        Banca
        UFMT
        Matéria
        Medicina
        Concurso
        Prefeitura de Várzea Grande-MT
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 15 - 

        Na gestação a identificação da infecção sifilítica é realizada por meio de testes sorológicos em virtude da maioria das gestantes ser assintomática. Qual teste deve ser realizado no rastreamento inicial da doença?

        • a) Teste treponêmico, pois quando negativo exclui a doença
        • b) VDRL, pois apresenta elevada especificidade.
        • c) VDRL associado ao FTA-ABS.
        • d) FTA-ABS pelo baixo custo.