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Simulado PREFEITURA DE SUZANO – SP | Professor de Educação Básica Adjunto | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SUZANO – SP | Professor de Educação Básica Adjunto

SIMULADO PREFEITURA DE SUZANO – SP | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA ADJUNTO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SUZANO – SP para o cargo de Professor de Educação Básica Adjunto.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE SUZANO – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica Adjunto, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SUZANO – SP | Professor de Educação Básica Adjunto contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SUZANO – SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#132032
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
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(1,0) 1 - 

Para Singer (2002), a afirmação de Paulo Freire de que “ninguém ensina nada a ninguém; aprendemos juntos”, se aplica inteiramente à economia solidária, enquanto ato pedagógico. Pois para o autor, a economia solidária é um ato pedagógico em si mesmo, na medida em que propõe nova prática social e um entendimento novo dessa prática. A pedagogia da economia solidária requer a criação de situações em que a reciprocidade surge espontaneamente, assim como fazem

  • a) nos jogos competitivos.
  • b) nas brincadeiras escolares.
  • c) no brincar e o cuidar.
  • d) no jogo de amarelinha.
  • e) nos jogos cooperativos.
#132033
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
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(1,0) 2 - 

Segundo Bittencourt (2004), a escola pode ser concebida como um lugar privilegiado da produção das disciplinas escolares, ou como instituição que não tem autonomia suficiente para a criação, constituindo espaço de recepção e reprodução (política, ideológica, e acadêmica). Nesta concepção, o sucesso da escola dependeria de sua capacidade de adaptar convenientemente o conhecimento produzido fora dela. Segundo a autora, o papel do professor merece destaque na constituição das disciplinas, pois é ele quem transforma

  • a) em saber técnico o saber produzido exteriormente.
  • b) os saberes tradicionais em saberes atualizados.
  • c) o saber a ser ensinado em saber aprendido.
  • d) os saberes empíricos em saberes científicos.
  • e) o saber ideológico em conteúdos acadêmicos.
#132034
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
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(1,0) 3 - 

Hoffmann (2000) apresenta o seguinte relato de uma professora:

Não fico preocupada que o aluno descubra logo a resposta. Eu o faço pensar, na hora, mas se ele se mostra firme diante do que fez, eu digo que está bem, e depois crio outras situações com material concreto ou de outra forma para que ele venha a se dar conta. Esses casos, eu registro no meu caderno para depois ver o que aconteceu!

Esse relato mostra como a professora trabalha com o erro no processo de aprendizagem que, segundo a autora, ilustra que os erros dos estudantes

  • a) retardam a aprendizagem.
  • b) devem ser evitados.
  • c) indicam o que os alunos sabem ou não sabem ao final de um processo.
  • d) podem ser construtivos.
  • e) comprovam o alcance de um objetivo ao final de um estudo.
#132035
Banca
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Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
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(1,0) 4 - 

De acordo com De La Taille (1992), Piaget entende que a criança pequena não desconhece o fato de haver ações intencionais e outras casuais (o sem querer). Todavia, tal conhecimento ainda não comparece no seu universo moral, não existe como critério para julgar as ações próprias e as dos outros. Nesse sentido, segundo o autor, é correto afirmar que a fase na qual a criança se encontra é

  • a) o realismo moral.
  • b) o animismo.
  • c) a anomia.
  • d) a autonomia moral.
  • e) o materialismo.
#132036
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
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(1,0) 5 - 

Segundo o Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos (In: Tavares, 2010), essa educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica a permear o currículo, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, o projeto político-pedagógico da escola, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e avaliação. Para a autora, um dos grandes desafios para a efetivação da educação com esses fundamentos teóricos metodológicos implica em a prática escolar ser orientada de modo a assegurar

  • a) a construção de material pedagógico específico nas diferentes áreas de conhecimento.
  • b) o seu caráter transversal e a relação dialógica entre os diversos atores sociais.
  • c) a adoção de livros didáticos que incorporem conteú- dos atualizados.
  • d) uma avaliação da aprendizagem que contemple questões relacionadas aos Direitos Humanos.
  • e) a organização de uma proposta curricular bem definida, fechada.
#132037
Banca
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Pedagogia
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(1,0) 6 - 

O professor deve ter propostas claras sobre o que, quando e como ensinar e avaliar, a fim de possibilitar o planejamento de atividades de ensino para a aprendizagem de maneira adequada e coerente com seus objetivos. Nesse sentido, é correto afirmar que

  • a) o ensino deve potencializar a aprendizagem.
  • b) a aprendizagem deve se ajustar ao ensino.
  • c) as técnicas de ensino fortalecem o professor.
  • d) a motivação do aluno fortalece a sequência didática.
  • e) o clima da escola é fundamental para a aprendizagem.
#132038
Banca
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Pedagogia
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(1,0) 7 - 

Nas décadas de 1950 e 1960, o ensino da Arte no Brasil, sofreu a influência de um movimento pedagógico para o qual a aprendizagem ocorre por descoberta e aprender fazendo é fundamental para a aprendizagem, assim como o pesquisar e o solucionar problemas. A educação era centrada no aluno, e o professor tinha papel de facilitador da aprendizagem. A palavra de ordem no ensino da Arte era a criatividade compreendida como a criação do novo, com ênfase na originalidade, na flexibilidade, na fluência e na iniciativa do aluno. É correto asseverar que tais afirmações dizem respeito a uma abordagem relacionada à pedagogia

  • a) tecnicista.
  • b) crítico social dos conteúdos.
  • c) libertadora.
  • d) humanitária.
  • e) renovada.
#132039
Banca
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Pedagogia
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(1,0) 8 - 

Segundo as concepções de Ferreiro (1992), analise as afirmações a seguir.

Em língua oral permitimos à criança que se engane ao produzir, tanto quanto ao interpretar, e que aprenda através de suas tentativas para falar e para entender a fala dos outros.

PORTANTO

Em língua escrita só se aprende através da reprodução correta, e é melhor não tentar escrever, nem ler, se não está em condições de evitar o erro.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

  • a) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • b) As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
  • c) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda falsa.
  • d) A primeira afirmação é falsa, e a segunda verdadeira.
  • e) Tanto a primeira quanto a segunda afirmação são falsas.
#132040
Banca
VUNESP
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Pedagogia
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Prefeitura de Suzano-SP
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(1,0) 9 - 

Segundo Martins, Picosque e Guerra (1998), entre todas as linguagens, a arte é a língua do mundo, a linguagem de um idioma que desconhece fronteiras, etnias, credos, épocas. Pensar o ensino de arte é pensar na leitura e produção na linguagem da arte, o que, por assim dizer, é um modo único de despertar a consciência e novos modos de sensibilidade. Para as autoras, a partir do conjunto dos estudos de vários teóricos, pode-se estruturar três campos conceituais fundamentais para o ensino da arte:

  • a) fruição/apreciação; contextualização/conhecimento; reprodução/cópia.
  • b) percepção/análise; apreciação/fruição; desenho/reprodução.
  • c) conhecimento e contextualização conceitual-histórico-cultural; apreciação; reprodução.
  • d) criação/produção; percepção/análise, conhecimento; contextualização conceitual-histórico-cultural.
  • e) pensamento/criação; conhecimento e contextualização conceitual-histórico-cultural; reprodução.
#132041
Banca
VUNESP
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(1,0) 10 - 

Segundo Silva (In: Tavares, 2010), a escola democratizante é associada à ideia de escola da comunicação devendo priorizar na formação do aluno a capacidade de expressão, de compreender as mensagens escritas e orais. É necessário trabalhar o diálogo, ensinando o aluno a argumentar, analisar discursos e mensagens e, principalmente, a manejar a língua como instrumento de emancipação e autonomia; e, ainda, a escola deve ensinar a ler os meios de comunicação de massa, especialmente a televisão, que veicula mensagens descontextualizadas. Nesse sentido, para a autora, o trabalho da escola deve assumir o compromisso de capacitar os indivíduos para serem

    • a) participantes ativos nos movimentos sociais.
    • b) participantes dos movimentos estudantis na escola.
    • c) participantes dos conselhos de escola e do grêmio estudantil.
    • d) autores e atores em atividades curriculares e pedagógicas.
    • e) atores e autores do projeto de sociedade em que vivem.
    #132042
    Banca
    VUNESP
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    (1,0) 11 - 

    Os educadores de uma escola municipal de educação infantil organizaram atividades para explicitar a proposta pedagógica da escola aos pais. Na reunião, os professores têm a preocupação de justificar aos pais o tempo e o espaço destinado ao brincar pela escola, com apoio em Froebel, citado por Kishimoto (1998), argumentam que a brincadeira

    • a) tem natureza sociológica, é um fenômeno cultural.
    • b) constitui uma ação metafórica livre e espontânea da criança.
    • c) tem concepção filosófica, é a base do desenvolvimento infantil.
    • d) tem natureza psicológica e cognitiva, é um fenômeno social.
    • e) é vista como atividade exclusivamente infantil que tem base psicogenética.
    #132043
    Banca
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    (1,0) 12 - 

    Nas perspectivas colocadas por Madalena Freire (1996), analise as afirmações a seguir.

    Aprendemos a ler, construindo novas hipóteses na interação com o outro. Aprendemos a escrever, organizando nossas hipóteses no confronto com as hipóteses do outro. Aprendemos a refletir, estruturando nossas hipóteses na interação e na troca com o grupo.

    PORTANTO

    A função do educador é interagir com seus educadores para coordenar a troca na busca do conhecimento. Aprendemos a pensar, junto com o outro, num grupo coordenado por um educador.

    A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta.

    • a) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
    • b) As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
    • c) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda falsa.
    • d) A primeira afirmação é falsa, e a segunda verdadeira.
    • e) Tanto a primeira quanto a segunda afirmação são falsas.
    #132044
    Banca
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    (1,0) 13 - 

    Gisele, uma professora de educação básica adjunta, em uma escola municipal de Suzano, participa dos estudos sobre o processo de alfabetização que os professores realizam semanalmente. Segundo Ferreiro (1992) explica, no texto que estão lendo e discutindo, a ênfase praticamente exclusiva na cópia, durante as etapas iniciais da aprendizagem, excluindo tentativas de criar representações para séries de unidade linguísticas similares (listas) ou para mensagens sintaticamente elaboradas (textos), faz com que a escrita se apresente como

    • a) um preparo para a leitura.
    • b) o desenvolvimento da linguagem escrita e da recriação.
    • c) um objeto alheio à própria capacidade de compreensão.
    • d) o desenvolvimento da linguagem oral e do pensamento lógico.
    • e) um processo de maturação para a criação de textos
    #132045
    Banca
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    Prefeitura de Suzano-SP
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    (1,0) 14 - 

    Para Piaget, segundo De La Taille (1992), quando as crianças de 6 a 7 anos acreditam que as regras morais são imutáveis como as leis físicas e que, mesmo em se tratando de regras de jogos infantis (como bola de gude), nenhuma modificação é permitida, esse seu modo de pensar e agir indica que a criança está na fase

    • a) autônoma.
    • b) heterônoma.
    • c) indiferenciada.
    • d) individualista.
    • e) determinista.
    #132046
    Banca
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    (1,0) 15 - 

    Cortella (1998) aponta três concepções básicas da relação entre escola e sociedade, uma dessas concepções gestada nos anos oitenta, o otimismo crítico, entende que a educação teria uma função conservadora e uma função inovadora ao mesmo tempo. Segundo o autor, nessa concepção, o educador é alguém que

    • a) detém uma vocação e um dom.
    • b) desenvolve uma atividade marcada pela neutralidade.
    • c) é um agente da ideologia dominante.
    • d) tem um papel político/pedagógico.
    • e) tem um papel de adequar as pessoas ao modelo institucional.