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Simulado PREFEITURA DE SUZANO – SP | Professor de Educação Básica Adjunto | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SUZANO – SP | Professor de Educação Básica Adjunto

📚 Simulado Prefeitura de Suzano-SP | Professor de Educação Básica Adjunto | cód.8941

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#132047
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

A coordenadora Kátia realizou, com os professores das séries iniciais do ensino fundamental, uma revisão das teorias educacionais que dão suporte à construção do conhecimento, favorecendo, assim, a organização do trabalho didático-pedagógico. A equipe percebe que as concepções sobre o conhecimento constituem uma questão crucial, pois elas permeiam as práticas pedagógicas em sala de aula e essa percepção está correta, pois, segundo Cortella (1998), o conhecimento é entendido como

  • a) algo acabado, pronto, que quem detém passa a quem não sabe.
  • b) algo sem conexão com sua produção histórica e social.
  • c) um processo de produção e construções históricas, sociais e culturais.
  • d) algo mágico, transcendental, que acontece com a maturidade.
  • e) estático, relacionado com as ideias prévias e com muita exercitação.
#132048
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 17 - 

Alice, uma professora de educação básica adjunta, auxilia Cleide, professora titular da classe de 2o ano do ensino fundamental, no acompanhamento dos alunos durante a produção de textos em duplas, atenta aos tipos de erros que os estudantes cometem, aplicando a concepção mediadora de avaliação de Hoffmann (2000), segundo a qual o momento de correção passa a existir como um momento de

  • a) reflexão sobre as hipóteses que vêm sendo construí- das pelo aluno.
  • b) apuração das hipóteses como definitivamente certas ou erradas.
  • c) percepção dos erros reais do aluno.
  • d) coleta de informações para avaliar o aluno e selecioná-lo.
  • e) classificação do aluno a partir de seus erros e acertos.
#132049
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 18 - 

Segundo Hoffmann (2000), é preciso considerar que uma escola de qualidade é a que dá conta, de fato, do desenvolvimento de todas as crianças brasileiras, concebidas em sua realidade concreta. Realidade que é marcada por muita violência, miséria, epidemias, instabilidade econô- mica e política. O caminho didático pedagógico para o desenvolvimento, segundo a autora, é

  • a) um atendimento diferenciado às classes sociais.
  • b) um atendimento especial aos alunos com dificuldade.
  • c) uma educação com sistema de ensino.
  • d) um rol de atividades específicas para as diferentes regiões.
  • e) uma educação igualitária.
#132050
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Tipo
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(1,0) 19 - 

Débora leciona em uma escola municipal em que os professores vêm tentando integrar em um projeto, um propó- sito educativo comum às práticas sociais que permeiam a convivência escolar e comunitária. Com base em Azanha (2006), os profissionais dessa escola entenderam que em um projeto pedagógico tudo é relevante na teia das relações escolares, porque todas elas são potencialmente educativas ou deseducativas. Compreenderam, corretamente, quando o autor pondera que “ensinar bem, por exemplo, não é apenas ensinar eficientemente uma disciplina, mas é também o êxito em integrar esse ensino aos ideais educativos da escola” e que isso envolve reflexões sobre as práticas, com disposição para alterá-las, constituindo-se, assim, o projeto político-pedagógico que, segundo Azanha, é um

  • a) momento determinado pela gestão.
  • b) momento determinado pela gestão.
  • c) exercício de heteronomia.
  • d) exercício de autonomia.
  • e) espaço de resultados pedagógicos.
#132051
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 20 - 

As equipes de direção e coordenação das escolas municipais vêm discutindo com os professores a importância da participação da comunidade na escola. Apoiados em Paro (1998), entenderam que é necessário considerar tanto a visão da escola a respeito da comunidade, quanto sua postura diante da própria participação popular. Com relação aos condicionantes imediatos externos à escola, esse autor afirma que a participação da comunidade é geralmente determinada por elementos

  • a) morais, pedagógicos e institucionais.
  • b) econômicos-sociais, culturais e institucionais.
  • c) sociais, ideológicos e formação pedagógica.
  • d) ideológicos, morais e sociais.
  • e) estruturais, institucionais e econômicos.