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Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia

SIMULADO PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | PROFESSOR – BIOLOGIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP para o cargo de Professor – Biologia.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Biologia, contendo Biologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#132437
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
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(1,0) 1 - 

A Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mostrou muitos casos de polifenia (muitos fenótipos diferentes), o que corresponde a variações morfológicas e/ou comportamentais ocorridas durante o desenvolvimento embrionário, sem que haja variações no DNA desses seres vivos.

Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A enzima aromatase é muito ativa em temperaturas elevadas, transformando rapidamente a testosterona de ovos de répteis em estrogênio e, como consequência, gerando fêmeas em lugar de machos.

II. Ovos de dáfnia (crustáceo cladócero de 0,2 a 0,5 mm) com o mesmo genótipo geram adultos de tamanho normal, em ambientes sem predadores.

III. Ovos do crustáceo dáfnia geram adultos com o dobro do tamanho normal, se criados em ambiente com a presença de predadores.

São exemplos de polifenia induzida pelo ambiente:

  • a) I, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#132438
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
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(1,0) 2 - 

O estudo da permeabilidade de duas substâncias(1 e 2) através da membrana celular de uma célula animal estãorepresentadas nosgráficos a seguir.

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia A

                        E – Concentração no exterior | I – concentração no interior

Considerando que, no instante t, foi acrescentada uma substância capaz de inibir a cadeia respiratória, é correto afirmar que, antes da aplicação do inibidor,

  • a) ambas as substâncias são transportadas ativamente através da membrana.
  • b) ambas as substâncias são transportadas passivamente através da membrana.
  • c) a substância 1 é transportada ativamente e a 2 passivamente.
  • d) a substância 1 é transportada passivamente e a 2 ativamente.
  • e) os dados dos gráficos não permitem distinguir transporte ativo de passsivo.
#132439
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Concurso
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(1,0) 3 - 

O professor orientou seus alunos a fazerem o levantamento de determinadas características entre os membros da própria família ou entre vizinhos. Depois, selecionou alguns casos especiais a fim de testar os conhecimentos de genética da turma.

Um desses casos está representado no heredograma a seguir.

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia B

Após a análise do heredograma, os alunos concluíram que os indivíduos

I. 1 e 2 são homozigotos.

II. 3 e 4 podem ser homozigotos ou heterozigotos.

III. A probabilidade de 9 e 10 terem uma criança com a característica é 1/6.

Está correto o que se afirma em:

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) I e III, apenas.
#132440
Banca
FGV
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Biologia
Concurso
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(1,0) 4 - 

O conceito biológico de espécie proposto por Ernest Mayr, afirma que dois conjuntos de indivíduos pertencem a espécies diferentes se estiverem isolados reprodutivamente, isto é, entre espécies diferentes não há fluxo gênico.

Com relação ao conceito biológico de espécie acima citado, analise as afirmativas a seguir.

I. Em muitas espécies, o tipo de reprodução é majoritariamente assexuado.

II. Mesmo espécies diferentes trocam material genético, como acontece em bactérias.

III. O fenômeno da introgressão genética (troca de material genético entre espécies diferentes) é comum entre plantas.

O conceito biológico de espécie acima citado, apesar de muito utilizado, é criticado e enfraquecido

  • a) pela afirmativa I, apenas.
  • b) pelas afirmativas I e II, apenas.
  • c) pelas afirmativas I e III, apenas.
  • d) pelas afirmativas II e III, apenas.
  • e) pelas três afirmativas.
#132441
Banca
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Biologia
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(1,0) 5 - 

Em 1990, as emissões de carbono na atmosfera foram de 6 bilhões de toneladas. Nesse ano, a Terra tinha a capacidade de absorver, nos ecossistemas terrestres e marinhos (sumidouros), 3 bilhões de toneladas de carbono. Em 2008, as emissões de carbono chegaram a 9 bilhões de toneladas.

Com base nos dados acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Para interromper o crescimento de CO2 na atmosfera, deveríamos dividir por 3 as atuais emissões de CO2.

II. No curto prazo, o aumento da quantidade de CO2 na atmosfera favorece o aumento do crescimento das plantas.

III. O aumento da temperatura ambiente aumenta a capacidade de absorção de CO2 pelos ecossistemas marinhos.

Assinale:

  • a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#132442
Banca
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Biologia
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(1,0) 6 - 

Nos ecossistemas terrestres, a produtividade primária média, por m2 e por ano, é cerca de três vezes maior que a dos ecossistemas marinhos. Contudo, a produtividade primária total dos ecossistemas terrestres e marinhos é aproximadamente igual.

Considerando esses dados, analise as afirmativas a seguir.

I. A área dos oceanos e cerca de três vezes maior que a área da terra firme, o que compensa a maior produtividade dos ecossistemas terrestres, igualando a produtividade total nos dois ambientes.

II. Nos oceanos existem algumas áreas de ressurgência nas quais a produtividade primária é muito alta em função da ascensão da água profunda carregada de nutrientes.

III. A maior parte da produtividade primária dos oceanos se origina de plantas herbáceas cujas sementes se fixam nas zonas de pouca profundidade.

Assinale:

  • a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • b) se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • c) se apenas a afirmativa III estiver correta.
  • d) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#132443
Banca
FGV
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Biologia
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(1,0) 7 - 

A soja transgênica foi criada por meio da introdução de genes responsáveis pela síntese de uma determinada enzima nas células das plantas de soja. Esse gene torna as plantas resistentes aos efeitos do herbicida glifosato que, borrifado sobre a plantação, penetra pelas folhas, destruindo apenas as ervas daninhas não resistentes ao herbicida. O uso do herbicida tem o objetivo de eliminar plantas invasoras que dificultam a cultura da soja.

A cultura desse tipo de soja transgênica acarreta

  • a) a destruição de todas as plantas invasoras da área plantada.
  • b) o aparecimento de mutações que transformam as plantas selvagens em plantas transgênicas.
  • c) a seleção de plantas invasoras resistentes, levando ao maior uso do glifosato, o que aumenta a poluição local.
  • d) as plantas transgênicas se hibridizam facilmente com as invasoras.
  • e) a eliminação dos insetos e de outros animais que venham a invadir a plantação de soja.
#132444
Banca
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Biologia
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(1,0) 8 - 

Um aquecimento de 2°C das águas dos oceanos pode resultar na redução do fitoplâncton e na consequente redução do zooplâncton. Nessa situação, haverá uma queda na produção pesqueira.

Com relação aos dados acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A água mais aquecida se mantém na superfície do oceano, impedindo que a água fria do fundo, mais densa e rica em nutrientes (fósforo, nitrogênio, etc.) suba para a zona fótica.

II. O aquecimento dos oceanos reduz a penetração da luz do Sol com a consequente grande redução da taxa de fotossíntese.

III. O aquecimento dos oceanos provoca a diminuição da concentração de oxigênio dissolvido na água, diminuindo a taxa de fotossíntese.

Assinale:

  • a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • b) se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • c) se apenas a afirmativa III estiver correta.
  • d) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#132445
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Biologia
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(1,0) 9 - 

Galhos retirados de uma mesma planta foram plantados em cinco locais, entre o nível no mar e 3.000 metros de altitude. Os galhos desenvolveram indivíduos adultos geneticamente idênticos, mas todos fenotipicamente diferentes no que se refere à altura das plantas, tamanho das raízes, número e densidade de folhas.

Com relação a esse experimento e seu resultado, analise as afirmativas a seguir.

I. Os resultados se devem à norma de reação do genótipo, isto é, às diferentes manifestações do genótipo em relação ao meio ambiente.

II. Condições ambientais modificam o genótipo do indivíduo, resultando em novos fenótipos.

III. A maioria das características determinadas por genes apresenta pouca variação fenotípica, isto é, a plasticidade é limitada a poucos genes.

Assinale:

  • a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • b) se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • c) se apenas a afirmativa III estiver correta.
  • d) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
#132446
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Biologia
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(1,0) 10 - 

Até o momento, a ação mais eficaz contra o Aedes aegypti tem sido a de eliminar seus criadouros. Contudo, existem algumas características na reprodução desse mosquito que dificultam o seu combate.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O Aedes aegypti coloca seus ovos nas paredes dos criadouros e não diretamente na água. Os ovos podem ficar cerca de um ano em um lugar seco, mas permanecem viáveis e, quando o nível da água sobe, os ovos eclodem.

II. O Aedes aegypti deposita, diretamente em qualquer tipo de água, jangadas com 500 a 1000 ovos que eclodem rapidamente, formando larvas que completam seu ciclo em uma semana.

III. O Aedes aegypti utiliza, como criadouro, qualquer água acumulada, aparentemente limpa.

O texto inicial é justificado

  • a) pela afirmativa I, apenas.
  • b) pela afirmativa II, apenas.
  • c) pela afirmativa III, apenas.
  • d) pelas afirmativas I e III, apenas.
  • e) pelas três afirmativas.
#132447
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(1,0) 11 - 

A expressão “ecossistemas doentes” foi utilizada por ecólogos preocupados com a degradação ambiental, como uma forma de sensibilizar e motivar as pessoas a tomarem atitudes objetivas para evitar a destruição ambiental.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso extensivo de adubos contendo amônia e fósforo e o despejo de águas residuais com muita matéria orgânica, nitrogênio e fósforo, acabam chegando aos rios e, por conseguinte, ao mar, eutrofizando ambientes aquáticos, dando origem a ecossistemas doentes.

II. O enriquecimento de nutrientes dos ecossistemas aquáticos (eutrofização) se caracteriza pela grande redução da equitabilidade em função do aumento do número de indivíduos de poucas espécies, em geral de pequeno porte, isto é, três ou quatro espécies que correspondem a mais de 90% do total de indivíduos do ecossistema.

III. A eutrofização de ecossistemas aquáticos favorece as espécies de grande porte.

Está correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) I e III, apenas.
#132448
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Biologia
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(1,0) 12 - 

Sobre as atividades produtivas realizadas no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. A produção de alumínio é feita majoritariamente no Pará, o que significa construir hidroelétricas de grande porte na região amazônica.

II. As pastagens são ecossistemas com pouca capacidade de absorver o CO2 da atmosfera, e não contribuem para a manutenção da água.

III. As plantações extensivas de soja e milho exigem quantidades muito grandes de defensivos agrícolas o que elimina maciçamente a fauna e contamina os lençóis freáticos.

Problemas ambientais graves são evidenciados em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#132449
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(1,0) 13 - 

Considerando que mitocôndrias e cloroplastos são bactérias que vivem em simbiose nas células dos organismos eucariotos; que as associações simbióticas entre espécies diferentes (reinos diferentes) são o que chamamos de liquens; e que 90% das células do ser humano são bactérias fundamentais para o desenvolvimento adequado dos seus sistemas imunológico e nervoso, analise as afirmativas a seguir.

I. Um organismo é caracterizado por um único genoma que determina tanto a morfologia como o comportamento.

II. O que se chama de indivíduo é um conjunto de diferentes genomas que interagem simbioticamente durante a ontogenia, determinando as características morfológicas e comportamentais desse conjunto.

III. O indivíduo é um pequeno ecossistema de genomas e não pode ser caracterizado por um genoma único que determina tanto a morfologia como o comportamento.

Está correto o que se afirma em:

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#132450
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(1,0) 14 - 

Na metade do século XX, com a descoberta da estrutura e função do DNA, a Biologia entrou na fase do “determinismo genético”. Isso significa que todas as características dos indivíduos estariam determinadas no DNA.

Os trabalhos publicados, nesse início de século, na área da Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mudaram alguns paradigmas da própria teoria evolutiva. A Biologia do Desenvolvimento vem confirmando a maior participação do ambiente na criação da variabilidade genética.

Com relação à citação acima, analise as seguintes afirmativas.

1. O sexo em tartarugas e crocodilos é determinado pela temperatura de incubação dos ovos.

2. Pessoas que se transferem de regiões de baixa altitude para regiões altas passam a apresentar maior número de hemácias, sem que tenham ocorrido alterações genéticas.

3. Além da informação genética, o ambiente e as alterações epigenéticas são importantes na criação de variabilidade nas espécies de seres vivos, tanto morfológicas quanto comportamentais.

A citação inicial é corroborada

  • a) pela afirmativa 1, apenas.
  • b) pela afirmativa 2, apenas.
  • c) pela afirmativa 3, apenas.
  • d) pelas afirmativas 2 e 3, apenas.
  • e) pelas afirmativas 1, 2 e 3.
#132451
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(1,0) 15 - 

Considerando a interação mutualismo, analise as afirmativas a seguir.

I. As bactérias do gênero Rhizobium invadem as raízes de plantas da família Fabaceae, onde fixam nitrogênio atmosférico formando amônia.

II. A associação de fungos com raízes de angiospermas, formando micorrizas, é encontrada em 95% das angiospermas.

III. O mamífero do gênero Trichechus (peixe-boi) se alimenta de plantas marinhas cujas sementes passam por seu aparelho digestivo e se conservam viáveis (podem germinar).

É exemplo de mutualismo o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.