Processando...

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia

📚 Simulado Prefeitura de São Paulo-SP | Professor Biologia | cód.8963

Quer ser destaque no concurso Prefeitura de São Paulo-SP? Comece por este simulado agora mesmo! 🎓

 

🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de São Paulo-SP

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Prefeitura de São Paulo-SP foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de São Paulo-SP e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões Prefeitura de São Paulo-SP

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso Prefeitura de São Paulo-SP


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de São Paulo-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de São Paulo-SP


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de São Paulo-SP.

Ver apostilas para Prefeitura de São Paulo-SP


📢 Concursos Abertos para Prefeitura de São Paulo-SP

Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de São Paulo-SP. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para Prefeitura de São Paulo-SP


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#132452
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Darwin considerava as interações entre os seres vivos como um aspecto importante para a transformação dos indivíduos e das espécies.

Assinale a opção que indica, respectivamente, as interações que acarretam o maior e o menor prejuízo para as espécies envolvidas.

  • a) Predação e competição.
  • b) Competição e comensalismo.
  • c) Competição e mutualismo.
  • d) Parasitismo e mutualismo.
  • e) Predação e comensalismo.
#132453
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

A figura a seguir representa (de modo simplificado) uma seção de uma molécula de ADN (DNA) durante a replicação. Os algarismos representam as bases nitrogenadas constantes da molécula.

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia C



A substituição de algarismos por bases nitrogenadas pode levar a numerosas configurações. Entre as propostas de substituição listadas a seguir, assinale a correta.

  • a) se 1 for T e 2 for G, 7 será A e 6 será G.
  • b) se 1 for C e 2 for A, 7 será A e 6 será T.
  • c) se 1 for T e 2 for C, 7 será T e 6 será C.
  • d) se 1 for A e 2 for G, 7 será A e 6 será G.
  • e) se 1 for G e 2 for T, 7 será G e 6 será A.
#132454
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

O gráfico a seguir representa o tempo de existência de algumas espécies relacionadas ao homem atual e seus respectivos volumes cerebrais.

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia D

Aa – Australopithecus afarensis; Hh – Homo habilis; He – Homo erectus; Hs – Homo sapiens; Hn – Homo neanderthalensis.

O gráfico foi utilizado pelo professor em uma aula sobre evolução, para que os alunos entendessem que

  • a) o Homo sapiens é a espécie mais recente.
  • b) o Homo habilis apresenta o maior volume cerebral.
  • c) a espécie mais recente apresenta o maior volume cerebral.
  • d) o Australopithecus afarensis foi a espécie que viveu mais tempo.
  • e) o Homo erectus originou o Homo sapiens e este o Homo neanderthalensis.
#132455
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Em uma aula de Biologia, o professor propôs uma comparação entre o esqueleto interno de um vertebrado e o externo de um artrópode.

Após analisarem as funções de proteção, de mobilidade e de sustentação oferecidas pelos dois tipos de esqueletos, os alunos concluíram que o esqueleto externo de um artrópode oferece:

  • a) Proteção - Maior Mobilidade - Maior Sustentação - Igual
  • b) Proteção - Maior Mobilidade - Maior Sustentação - Menor
  • c) Proteção - Maior Mobilidade - Menor Sustentação - Menor
  • d) Proteção - Menor Mobilidade - Menor Sustentação - Maior
  • e) Proteção - Menor Mobilidade - Menor Sustentação - Menor
#132456
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado e, aproximadamente, na mesma escala.

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia E

Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um músculo estriado.

Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos concluíram que a mitocôndria proveniente das células musculares correspondia

  • a) à figura 1, uma vez que, sendo menor e com mais cristas, apresenta maior absorção de glicose e oxigênio.
  • b) à figura 1, uma vez que, tendo mais cristas, apresenta maior produção de ATP.
  • c) à figura 1, uma vez que, sendo menor e com mais cristas, apresenta maior superfície de contato com a actina e a miosina.
  • d) à figura 2, uma vez que, sendo maior e com menos cristas, pode produzir maior quantidade de ATP.
  • e) à figura 2, uma vez que, sendo maior e com mais cristas, consome menos energia para produzir ATP.