Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de São Paulo-SP | Professor Biologia | cód.8963
Quer ser destaque no concurso Prefeitura de São Paulo-SP? Comece por este simulado agora mesmo! 🎓
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de São Paulo-SP
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de São Paulo-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de São Paulo-SP
- 👔 Cargo: Professor Biologia
- 📚 Matéria: Biologia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FGV
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de São Paulo-SP e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de São Paulo-SP
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de São Paulo-SP
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de São Paulo-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de São Paulo-SP
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de São Paulo-SP.
Ver apostilas para Prefeitura de São Paulo-SP
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de São Paulo-SP
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de São Paulo-SP. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de São Paulo-SP
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #132452
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Darwin considerava as interações entre os seres vivos como um aspecto importante para a transformação dos indivíduos e das espécies.
Assinale a opção que indica, respectivamente, as interações que acarretam o maior e o menor prejuízo para as espécies envolvidas.
- a) Predação e competição.
- b) Competição e comensalismo.
- c) Competição e mutualismo.
- d) Parasitismo e mutualismo.
- e) Predação e comensalismo.
- #132453
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
A figura a seguir representa (de modo simplificado) uma seção de uma molécula de ADN (DNA) durante a replicação. Os algarismos representam as bases nitrogenadas constantes da molécula.

A substituição de algarismos por bases nitrogenadas pode levar a numerosas configurações. Entre as propostas de substituição listadas a seguir, assinale a correta.
- a) se 1 for T e 2 for G, 7 será A e 6 será G.
- b) se 1 for C e 2 for A, 7 será A e 6 será T.
- c) se 1 for T e 2 for C, 7 será T e 6 será C.
- d) se 1 for A e 2 for G, 7 será A e 6 será G.
- e) se 1 for G e 2 for T, 7 será G e 6 será A.
- #132454
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
O gráfico a seguir representa o tempo de existência de algumas espécies relacionadas ao homem atual e seus respectivos volumes cerebrais.

Aa – Australopithecus afarensis; Hh – Homo habilis; He – Homo erectus; Hs – Homo sapiens; Hn – Homo neanderthalensis.
O gráfico foi utilizado pelo professor em uma aula sobre evolução, para que os alunos entendessem que
- a) o Homo sapiens é a espécie mais recente.
- b) o Homo habilis apresenta o maior volume cerebral.
- c) a espécie mais recente apresenta o maior volume cerebral.
- d) o Australopithecus afarensis foi a espécie que viveu mais tempo.
- e) o Homo erectus originou o Homo sapiens e este o Homo neanderthalensis.
- #132455
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Em uma aula de Biologia, o professor propôs uma comparação entre o esqueleto interno de um vertebrado e o externo de um artrópode.
Após analisarem as funções de proteção, de mobilidade e de sustentação oferecidas pelos dois tipos de esqueletos, os alunos concluíram que o esqueleto externo de um artrópode oferece:
- a) Proteção - Maior Mobilidade - Maior Sustentação - Igual
- b) Proteção - Maior Mobilidade - Maior Sustentação - Menor
- c) Proteção - Maior Mobilidade - Menor Sustentação - Menor
- d) Proteção - Menor Mobilidade - Menor Sustentação - Maior
- e) Proteção - Menor Mobilidade - Menor Sustentação - Menor
- #132456
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado e, aproximadamente, na mesma escala.

Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um músculo estriado.
Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos concluíram que a mitocôndria proveniente das células musculares correspondia
- a) à figura 1, uma vez que, sendo menor e com mais cristas, apresenta maior absorção de glicose e oxigênio.
- b) à figura 1, uma vez que, tendo mais cristas, apresenta maior produção de ATP.
- c) à figura 1, uma vez que, sendo menor e com mais cristas, apresenta maior superfície de contato com a actina e a miosina.
- d) à figura 2, uma vez que, sendo maior e com menos cristas, pode produzir maior quantidade de ATP.
- e) à figura 2, uma vez que, sendo maior e com mais cristas, consome menos energia para produzir ATP.