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Simulado PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP | Professor II Educação Fisíca | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP | Professor II Educação Fisíca

📚 Simulado Prefeitura de São José dos Campos-SP | Professor II - Educação Física | cód.8972

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#132575
Banca
VUNESP
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
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(1,0) 1 - 

Um professor ensina a parada de cabeça como elemento ginástico. Assinale a alternativa que apresenta a ação correta dos alunos e a descrição correta desse tipo de parada.

  • a) Em trios, um aluno apoia sua cabeça e as duas mãos no solo, formando um triângulo entre esses três pontos de apoio. Os dois colegas que o auxiliam levantam suas pernas e tronco até que todo o corpo esteja na vertical e o sustentam até que o colega consiga se manter equilibrado sozinho.
  • b) Em trios, um aluno apoia sua cabeça e as duas mãos no solo, formando uma linha reta entre esses três pontos de apoio. Os dois colegas que o auxiliam levantam suas pernas e tronco até que todo o corpo esteja na vertical e o sustentam até que o colega consiga se manter equilibrado sozinho.
  • c) Em trios, um aluno apoia sua cabeça no solo. Em seguida, apoia seus pés nas costas dos dois colegas que o auxiliam e que estão em quadrupedia no solo, até que ele consiga se equilibrar sozinho.
  • d) Em duplas, um dos alunos inicia o exercício apoiando suas duas mãos no solo e, em seguida, impulsiona suas pernas para cima, uma de cada vez, para que o colega as segure e coloque o executante na posição vertical, e de cabeça para baixo.
  • e) Cada aluno deve realizar o exercício sozinho, apoiando suas duas mãos no solo e, em seguida, impulsionando as pernas para cima, uma de cada vez, até chegar à posição vertical e se equilibrar de cabeça para baixo.
#132576
Banca
VUNESP
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Tipo
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(1,0) 2 - 

Zotovici (In: Scarpato, 2007) usa o exemplo da proposta pedagógica de Ginástica Geral do Grupo Ginástico Unicamp na qual vivências, habilidades, discussões, resgate de atividades populares, folclore, etc. culminam em uma composição coreográfica final. Segundo ela, demonstrar essa composição coreográfica criada pelo grupo é uma das partes mais importantes ao se trabalhar com a formação humana por meio da ginástica, pois

  • a) sem ela, o professor não consegue dar nota aos alunos.
  • b) sem ela, não há sentido para as aulas de Educação Física.
  • c) ela reflete o resultado desse período do processo educacional.
  • d) ela constitui o objetivo primordial da Educação Física como componente curricular.
  • e) os alunos precisam ajustar o seu desempenho às regras e normas da Organização Mundial de Ginástica.
#132577
Banca
VUNESP
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
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(1,0) 3 - 

De acordo com Darido e Souza Júnior (2013), uma atividade que pode ser utilizada como aquecimento, na parte inicial da aula, quando o tema ensinado são as lutas, é:

  • a) pega-pega.
  • b) pular corda.
  • c) pega-pega corrente.
  • d) flexão de braço.
  • e) cabo de guerra.
#132578
Banca
VUNESP
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
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(1,0) 4 - 

Em uma aula cujo tema era introduzir o estudo das lutas, o professor explica aos alunos que há movimentos que são comuns a diferentes modalidades de luta.

Assinale a alternativa que menciona alguns movimentos de lutas considerados básicos de acordo com Freitas (In: Scarpato, 2007).

  • a) Agarrar, desequilibrar, driblar.
  • b) Driblar, arremessar, chutar.
  • c) Equilibrar, saltar, chutar.
  • d) Chutar, socar, esquivar.
  • e) Lançar, receber, esquivar.
#132579
Banca
VUNESP
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Educação Física
Concurso
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(1,0) 5 - 

Segundo Darido e Souza Júnior (2013), o esporte na escola tem sido ensinado de maneira inadequada e, por esse motivo, vem impedindo o desenvolvimento de objetivos mais amplos da Educação Física, como o sentido expressivo, criativo e comunicativo. Para atingir tais objetivos, esses autores sugerem que o ensino do esporte na escola deve

  • a) se restringir a desenvolver as habilidades motoras necessárias para as práticas esportivas.
  • b) ignorar a dimensão conceitual desse conteúdo, e ater-se às dimensões procedimental e atitudinal.
  • c) respeitar e atender as três dimensões dos conteúdos: a conceitual, a atitudinal e a procedimental.
  • d) enfatizar a dimensão conceitual desse conteúdo, utilizando preferencialmente aulas teóricas e vídeos.
  • e) se restringir a desenvolver as atitudes, porque a função da Educação Física é modelar o comportamento do aluno.
#132580
Banca
VUNESP
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Educação Física
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
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(1,0) 6 - 

Um professor de Educação Física começa o semestre perguntando a seus alunos quais modalidades esportivas gostariam de praticar durante as aulas. A partir disso, foram escolhidas as quatro mais votadas. No decorrer do semestre, o professor pediu que os alunos relatassem como costumavam praticar, fora da escola, tais modalidades e suas variações, estimulando-os a proporem transformações nas regras, nos materiais utilizados e no espaço utilizado para a prática.

Pensando no esporte inserido na Educação Física escolar, é correto afirmar que o professor conduziu suas aulas de maneira

  • a) correta, pois os alunos foram considerados como objeto da prática pedagógica, e não como sujeitos.
  • b) correta, pois os alunos foram considerados como sujeitos da prática pedagógica, e não como objeto.
  • c) incorreta, pois o planejamento das aulas é uma atribuição restrita aos professores e coordenadores pedagógicos.
  • d) correta, pois ao escutar o que os alunos desejavam, o professor aumentou o conteúdo lúdico de suas aulas, que é o principal objetivo da Educação Física.
  • e) incorreta, pois o sujeito da prática nas aulas de Educação Física deve ser o professor, que deve estimular a reprodução e a execução de habilidades e modalidades já consagradas no âmbito esportivo.
#132581
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VUNESP
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Educação Física
Concurso
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(1,0) 7 - 

Em uma aula de Educação Física, duas equipes mistas são formadas para jogar uma partida de basquetebol com três regras diferentes. A primeira limita o arremesso ao cesto somente após todos os integrantes terem recebido a bola pelo menos uma vez. A segunda diz respeito a quem poderá marcar os pontos, pois uma pessoa que já realizou um ponto só poderá marcar outro após todos da sua equipe terem marcado. A terceira estipula que, se um ponto foi marcado por um menino, o próximo terá de ser marcado por uma menina, ou vice-versa.

Além do estímulo ao desenvolvimento de habilidades óculo-manuais e outras habilidades motoras como correr, saltar, etc., é correto afirmar que essa atividade estimula

  • a) o espírito de equipe.
  • b) o êxito dos mais habilidosos.
  • c) a competitividade e o alto rendimento.
  • d) a individualidade dos participantes.
  • e) a segregação dos gêneros.
#132582
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Educação Física
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(1,0) 8 - 

Kunz (2001) critica o ensino do esporte no contexto escolar que adota o modelo do alto rendimento e propõe a transformação didático-pedagógica do esporte que ele estrutura na abordagem crítico-emancipatória. Nessa abordagem, ele apresenta uma sequência para o ensino que inicia com o aluno vivenciando, por exemplo, as possibilidades de imprimir o máximo de velocidade em uma corrida contando com um arranjo material proposto pelo professor. No segundo momento, há experiência livre de corrida dos alunos denominada de “transcendência de limites pela experimentação”, depois tem-se a “transcendência de limites pela aprendizagem”, em que ocorre a realização de prática bem-sucedida. Nessa sequência, a última situação é denominada de

  • a) “transcendência de limites criando” novas formas de correr, através da problematização de situações.
  • b) “transcendência física”, devido à melhoria das capacidades aeróbica e anaeróbica dos alunos, em decorrência do treinamento das corridas.
  • c) “transcendência motora”, pois a gama variada de atividades motoras conduz à melhoria da aprendizagem motora.
  • d) “transcendência cognitiva”, porque desenvolve a criatividade e a reflexão sobre a capacidade motora.
  • e) “transcendência psicológica”, em decorrência do sucesso do aluno na realização das atividades.
#132583
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Educação Física
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(1,0) 9 - 

Andrade e Freitas (2016), ao estudarem as possibilidades de atuação do professor de Educação Física no processo de aprendizagem de alunos com deficiência, concluíram que

  • a) devem ser propiciadas práticas da cultura corporal menos complexas para todos alunos da classe, com a finalidade de atender as demandas dos alunos com deficiência.
  • b) quando o professor oportuniza estratégias que consideram as singularidades dos alunos com deficiência, a aprendizagem deles é muito pouco significativa.
  • c) há indícios de que a função docente é irrelevante na organização das possibilidades de participação, aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com deficiência.
  • d) nas práticas de ensino que viabilizaram condições favoráveis à participação dos alunos com deficiência orientadas pela mediação sígnica, os conteúdos vão se tornando mais significativos para eles.
  • e) se deve, primeiramente, separar os alunos com deficiência dos ditos normais, depois desenvolver atividades distintas para ambos os grupos e só reunir os grupos quando os alunos com deficiência conseguirem executar bem as atividades propostas.
#132584
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Educação Física
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(1,0) 10 - 

A legislação brasileira vigente garante ao aluno com deficiência o direito à inclusão no sistema regular de ensino, com atendimento especializado às suas necessidades educacionais. Alves e Duarte (2012), ao estudarem sobre a participação de alunos com síndrome de Down (SD) nas aulas de Educação Física, detectaram que as construções sociais realizadas por esses alunos eram pobres e limitadas, revelando uma das dificuldades encontradas pelo professor durante o processo inclusivo de seu aluno, e concluíram que

  • a) as aulas de educação física revelam predominância de pontos positivos para a concretização do processo inclusivo do aluno com SD que não estão presentes em outras disciplinas do currículo.
  • b) o processo inclusivo deve ir além de atingir as metas educacionais propostas pelo sistema de ensino e proporcionar a inclusão do aluno com SD na rede social presente em sua turma e no ambiente escolar.
  • c) a simples adaptação dos conteúdos e atividades para que o aluno com SD consiga participar das atividades propostas em aula garante que o seu processo inclusivo seja concretizado com sucesso.
  • d) o aluno com SD envolveu-se em todas atividades propostas pelos colegas, no tempo livre da aula, o que mostra que há uma falha do professor em promover a inclusão deste aluno.
  • e) o aluno com SD não apresentou dificuldades para participar socialmente junto à turma, nem dificuldades para compreender e executar as atividades propostas em aula.
#132585
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Educação Física
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(1,0) 11 - 

No relato de experiência de Maldonado e Silva (2016), é destacada a importância de associar o ensino de jogos populares à realização de debates sobre como eles podem ser vivenciados na escola, de reflexões a respeito de aspectos conceituais e atitudinais ligados aos jogos, bem como avaliar os aprendizados conjuntamente com os alunos. Essas estratégias didáticas têm por objetivo

  • a) desenvolver o pensamento crítico dos estudantes.
  • b) proporcionar o desenvolvimento da consciência intransitiva dos alunos.
  • c) propiciar aos alunos reproduzirem fielmente nas avaliações as atividades realizadas.
  • d) promover a ordem nas aulas de Educação Física, combatendo a indisciplina dos alunos.
  • e) preparar os estudantes para participarem de eventos e competições esportivas de maneira organizada.
#132586
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(1,0) 12 - 

Analise os seguintes objetivos da Educação Física escolar para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

1) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.

2) Valorizar o patrimônio das práticas corporais nacionais.

Para Darido e Souza Junior (2013), esses objetivos estão relacionados, respectivamente, às dimensões dos conteúdos

  • a) procedimental e conceitual.
  • b) atitudinal e procedimenta.
  • c) factual e procedimental.
  • d) conceitual e atitudinal.
  • e) atitudinal e factual.
#132587
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Educação Física
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(1,0) 13 - 

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as práticas corporais compõem as seis unidades temáticas que serão abordadas pela Educação Física ao longo do Ensino Fundamental. A unidade temática lutas será tematizada __________ do Ensino Fundamental.

Assinale a alternativa que completa, corretamente a lacuna.

    • a) no 1° ano, apenas
    • b) no 2° ano, apenas
    • c) nos 1° e 2° anos, apenas
    • d) nos 2° e 3° anos, apenas
    • e) do 3° ao 5° ano, apenas
    #132588
    Banca
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    Educação Física
    Concurso
    Prefeitura de São José dos Campos-SP
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    (1,0) 14 - 

    Segundo Scarpato (2007), de acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a Educação Física é um componente curricular e deve estar integrada à proposta pedagógica da escola. Por isso, a Educação Física deverá assumir a responsabilidade de contribuir com as finalidades da Educação Básica que visam ao desenvolvimento do educando, à formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para

    • a) progredir no trabalho e em estudos posteriores.
    • b) ser aprovado no vestibular de universidade pública.
    • c) ingressar no ensino superior, assegurando-lhe emprego.
    • d) ater-se ao uso das técnicas já existentes no mercado de trabalho.
    • e) saber utilizar as tecnologias de informação e comunicação para permanecer no mercado de trabalho.
    #132589
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    VUNESP
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    Educação Física
    Concurso
    Prefeitura de São José dos Campos-SP
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    (1,0) 15 - 

    De acordo Fábio Silva (In: Silva, 2013), entre as diversas abordagens da Educação Física, tem-se a da Saúde Renovada, que é uma proposta com o objetivo de valorizar a prática do exercício físico e contribuir para uma conscientização dos educandos da importância de se adotar um estilo permanentemente ativo. Na perspectiva dessa abordagem, as aulas de Educação Física escolar devem privilegiar o desenvolvimento da aptidão física relacionada à saúde. Para Silva, nessa abordagem, a saúde está reduzida a aspectos preventivos, deixando de lado os aspectos

    • a) psicológicos relativos à prática de exercícios físicos.
    • b) educacionais da Educação Física na matriz curricular.
    • c) sociais, ambientais e econômicos na vida de toda a comunidade escolar.
    • d) antropológicos relevantes à sociedade brasileira.
    • e) recreativos presentes nas aulas de Educação Física.