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Simulado Prefeitura de Presidente Kennedy - ES de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Presidente Kennedy - ES de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE PRESIDENTE KENNEDY - ES DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Presidente Kennedy - ES.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Presidente Kennedy - ES que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Presidente Kennedy - ES, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Presidente Kennedy - ES de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Presidente Kennedy - ES.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Presidente Kennedy - ES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Para realizar o simulado Prefeitura de Presidente Kennedy - ES você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Presidente Kennedy - ES você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Presidente Kennedy - ES é aqui!


#160108
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(1,0) 1 - 

Há 50 anos o cenário do Rio de Janeiro, descrito por Zuenir Ventura, em "1968 - O ano que não terminou", incluía estudante morto, passeatas e tropas de choque. Compõe esse contexto histórico a(o):

  • a) formação da Frente Ampla, uma organização de suporte ao regime militar, sob a liderança de Carlos Lacerda.
  • b) apoio de cantores como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil ao regime militar, por este garantir a segurança da população.
  • c) passeata dos Cem Mil, mobilizada pelo clero conservador em defesa da tradição, da família e da propriedade.
  • d) edição do AI-5 (Aio Institucional) que cerceou liberdades e suspendeu direitos políticos.
  • e) vitória do regime militar sobre setores da esquerda que, ao radicalizarem, optaram pela luta armada.
#160109
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(1,0) 2 - 

Apesar dos desencantos, são poucos os que se manifestam a favor de um governo não democrático. Percebe-s e , por frequentes e variadas manifestações, que a maioria do povo reconhece que a manutenção dessas instituições é necessária para a democracia, mas ao mesmo tempo considera que para ter um bom governo não é suficiente apenas a participação formal através de eleições. Por meio de pesquisas acadêmicas e pelos registros da imprensa verifica-se que o povo não é indiferente aos assuntos públicos e deseja poder exercer maior influência. DALLARI, Dalmo de Abreu. Sociedade, Estado e direito: caminhada brasileira ruma ao século XXI, In: MOTA, Carlos Guilherme (org). Viagem Incompleta. A experiência brasileira (1500-2000). Agrande transição, 2a ed. São Paulo: Senac, 2000. A Nova República (Brasil, pós 1985) ampliou significativamente a possibilidade de participação popular no processo político quando:

  • a) estabeleceu o segundo turno para as eleições presidenciais.
  • b) concedeu a anistia para os punidos pela ditadura
  • c) estendeu o direito de voto às mulheres.
  • d) instituiu a plena liberdade de organização partidária.
  • e) revogou o AI-5 (Ato Adicional n°5).
#160110
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(1,0) 3 - 

“Choque do Plano Collor é o maior de toda a história”

Folha de São Paulo, 17 de março de 1990

Com esta manchete o Jornal Folha de São Paulo anunciou, há 28 anos, o Plano Collor, também conhecido como Plano Brasil Novo, aplicado pelo recém empossado presidente, Fernando Collor de Melo, com o objetivo de combater a inflação. Entre as medidas do Plano Collor destaca-se o(a):

  • a) criação de órgãos e empresas estatais como a Usiminas, reafirmando o compromisso com o neoliberalismo.
  • b) confisco monetário seletivo: também conhecido como imposto sobre as grandes fortunas, por incidir sobre quem tinha mais de 50 mil em conta corrente.
  • c) criação de uma nova moeda, o Real, cuja paridade com o dólar garantiu o sucesso do plano econômico.
  • d) confisco monetário: governo reteve das contas correntes e poupanças valores acima de 50 mil cruzados novos.
  • e) congelamento de salários: acompanhado pela liberação geral dos preços dos produtos não essenciais às classes populares.
#160111
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(1,0) 4 - 

Filme sobre a morte de Tancredo Neves ganha primeiro trailer.

Foi lançado nesta terça-feira (24/07/2018) o primeiro trailer do filme O paciente - O caso Tancredo Neves, que mostrará os últimos dias do presidente, eleito em 1985, mas não empossado. Sob a direção de Sérgio Rezende (Zuzu Angel, 2006), a produção terá o ator Othon Bastos no papel principal.

fonte: http://www.diariodepernambuco.... 2018/07/24/, acessado em 25 jul. 2018.

Decorridos 33 anos, a eleição de Tancredo Neves (Brasil, 1985) continua estimulando análises e produções artísticas.

O contexto histórico que resultou na eleição de Tancredo Neves foi marcado pelo(a):

  • a) avanço das oposições que reivindicavam o volo popular direto para a sucessão do general Figueiredo.
  • b) implantação de planos econômicos de estabilização que congelaram preços e trocaram o nome da moeda
  • c) aumento das ações repressivas lideradas pela “linha dura” e pelo setor de informações.
  • d) otimismo gerado pela realização de grandes obras públicas, como a Ponte Rio-Niterói e a transamazônica.
  • e) crescimento acelerado da economia brasileira, controle da inflação e estabilidade monetária.
#160112
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(1,0) 5 - 

Que diabo é esse regime que gera essencialmente uma série de males e, ao mesmo tempo, tem facetas de progresso?

FAUSTO, Boris. In: PANDOLFI, Dulce (org.). repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora da FGV.

O espanto do historiador Boris Fausto referindo-se ao Estado Novo, deve-se:

  • a) ao programa liberal condutor da economia conviver com práticas políticas ditatoriais.
  • b) ao governo autoriiários controlador dos sindicatos ter apoio dos comunistas.
  • c) a promulgação de leis trabalhistas ser incompatível com o poder autoritário.
  • d) ao pequeno desenvolvimento econômico ser compensado pelo florescimento da cultura.
  • e) a repressão, censura e controle terem convivido com o desenvolvimento econômico.
#160113
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(1,0) 6 - 

Ao conquistar a França, Hitler foi saudado como grande estrategista militar. O passo seguinte foi se concentrar na guerra contra a Inglaterra e avançar em direção ao Mediterrâneo. No início de 1941, conquistou a Iugoslávia, a Grécia e a ilha de Creta, contando com o apoio da Itália, que só passou a atuar em favor dos alemães às vésperas da queda da França.

VAIFAS, Ronaldo e outros. História: volume único. São Paulo: Saraiva, 2010.

A ascensão do Regime Nazista, liderado por Adolf Hitler, implicou na:

  • a) intervenção na Guerra Civil Espanhola, em apoio ao governo republicano, eleito em 1936, com apoio da frente popular.
  • b) assinatura do Tratado de Munique, mediante o qual Hitler devolveu a região de Sudetos para a Tchecoslováquia.
  • c) assinatura do pacto germânico-soviético de não agressão e adoção do socialismo como fundamento da organização social.
  • d) invasão da Polônia, em comum acordo com a Inglaterra e França, defensoras de uma política de apaziguamento.
  • e) formação do eixo Roma-Beriim-Tóquio. reforçado pelo Pacto de Aço assinado entre Alemanha e Itália.
#160114
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(1,0) 7 - 

Como se pode encontrar uma expressão quantitativa para o fato, que hoje em dia poucos poderiam negar de que a Revolução Industrial criou o mundo mais feio no qual o homem jamais vivera, como testemunhavam as lúgubres, fétidas e enevoadas vielas dos bairros baixos de Manchester? (...) Ninguém podia negar que havia uma pobreza espantosa. Muitos sustentavam que estava mesmo aumentando e se aprofundando. E ainda assim, pelos eternos critérios que medem os triunfos da indústria e da ciência, poderia até mesmo o mais lúgubre dos observadores racionalistas sustentar que, em termos materiais, o mundo estava em condições piores do que em qualquer outra época anterior (...)? HOBSBAWN, Eric J. A era das revoluções (1789-1848). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

As palavras do historiador Eric Hobsbawn, relativas à Revolução industrial Inglesa, demonstram que a(o):

  • a) pobreza aumentou, mesmo sendo difícil constatá-la no ambiente urbano.
  • b) invenção da máquina não se relaciona com o bem-estar da população.
  • c) industrialização criou um mundo mais feio. porém menos desigual.
  • d) indústria e a ciência impediram o desenvolvimento da pobreza.
  • e) florescimento da indústria coincide com o aumento da pobreza.
#160115
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(1,0) 8 - 

As execuções na guilhotina expressam a radicalização do processo revolucionário francês. Os Jacobinos, no período denominado Convenção (1792-1795), desencadearam o Terror da Revolução Francesa, durante o qual o(a):

  • a) rei Luis XVI fugiu para a Áustria, retomando è frente de um exército formado por uma coligação entre prussianos e austríacos.
  • b) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, restringiu o direito a insurreição, mas reconheceu o direito à propriedade.
  • c) Monarquia foi abolida e, em seu lugar, implantada uma República defensora do voto universal.
  • d) Lei do Máximo estabilizou os preços dos gêneros de primeira necessidade, atraindo os girondinos para refazer a base de apoio ao governo.
  • e) igreja católica se tornou a base do poder, tendo vários membros do clero ocupando cargos políticos expressivos.
#160116
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(1,0) 9 - 

150 Anos da Passagem de Humaitá marca a abertura do Ano Cultural da Marinha.

Durante a Semana Nacional de Museus, será inaugurada a exposição em memória aos 150 anos do acontecimento que entrou para a história como “Passagem de Humaitá”, na qual o público poderá refletir sobre alguns aspectos do maior conflito entre nações ocorrido no continente americano por meio da obra do pintor italiano Eduardo de Martino, convidado pelo Imperador Dom Pedro II para registrar cenas do teatro de operações.

Fonte: www.marinha.mil.br/noticias/150-anos-da-passagem-dehumaita-, consultado em 25/07/2018.

A Guerra do Paraguai (1864-1870), o mais longo conflito bélico ocorrido no sul da América do Sul, no século XIX, deixou marcas profundas na história dos países que dela participaram.

Entre as consequências da Guerra do Paraguai para o Brasil destaca-se a (o):

  • a) consolidação do exército brasileiro, que passou s exigir uma participação mais ativa na política imperial.
  • b) fortalecimento da monarquia vitoriosa que, superou a crise financeira e consolidou alianças com o exército e a igreja católica.
  • c) reafirmação do modelo escravista, pois os escravos foram impedidos de participar do exército vitorioso.
  • d) perda da província Cisplatina, que ganhou plena autonomia e assumiu, como Estado livre, o nome de Uruguai.
  • e) enfraquecimento da identidade nacional, pois o contato com outras realidades descaracterizou a embrionária cultura brasileira.
#160117
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(1,0) 10 - 

D. João e sua corte desembarcaram em janeiro de 1808 no Brasil e se estabeleceram no Rio de Janeiro, depois de uma escala em Salvador. Seu governo tomou medidas que mudaram a posição que o Brasil ocupava frente no Império Português, entre as quais a:

  • a) assinatura de tratado comercial com a França.
  • b) concessão privilégios à burguesia lusa. descontentando os ingleses.
  • c) proibição de manufaturas reafirmando a decisão de D. Maria I.
  • d) invasão e conquista da Cisplatina. futuro Uruguai.
  • e) abertura dos portos brasileiros às nações amigas.
#160118
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(1,0) 11 - 

África negra: os reinos sudaneses e o sistema de linhagens.

Os povos que viviam no Sael (território de savanas ao sul do Saara) eram conhecidos como sudaneses, pois essa área também era denominada Sudão (Bilad al-Sudan, que em árabe significa terra dos negros). Eram bons agricultores, plantavam mílhete (espécie de milho de grão miúdo), sorgo (cereal semelhante ao milho), arroz e cereais. Também caçavam, pescavam e criavam gado. Conheciam a m etalurgia, confeccionando pontas de lanças, enxadas e flechas com o ferro. Habitavam vilas com casas de taipa ou palha, próximas às terras cultivadas. Organizavamse em torno de linhagens e dos conselhos dos anciãos, sendo estes os responsáveis pela resolução das disputas nas aldeias.

Fonte: editoracontexto.com. br/blog/as-sociedades-africanasda-africa-ocidental-historia-e-cultura-afro-brasileira/, consultado em 25/07/2018.

Na África, diversamente das formas de organização social e política do Ocidente, criou-se um sistema de linhagens, caracterizado por:

  • a) privilegiar os interesses individuais em detrimento da coletividade.
  • b) supervalorizar o jovem e deixar o ancião em segundo plano.
  • c) ser baseado na reciprocidade e redistribuição.
  • d) ter bens vendidos pela lógica do mercado.
  • e) garantir a coesão social através da competição individual.
#160119
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(1,0) 12 - 

Os escravizados jamais abriram mão de serem agentes e senhores de suas vidas. Em primeiro Lugar, criaram entre si laços de afeição, associações religiosas e sociais, e redes. Viajantes anotaram que os cativos estabeleciam relações ternas com esposas e filhos dos senhores, e mantinham solidariedade com os “malungos, nome dado aos companheiros de viagem pelo Atlântico.

SCHWARCZ, Lilia M. e STARLING, Heloisa, M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Além dos laços afetivos e formação de associações, os escravizados negros no Brasil colonial reagiram ao cotidiano violento através de(da):

  • a) cumplicidade das comunidades indígenas com as quais formavam frentes antiescravistas.
  • b) formação de quilombos, ou seja. de comunidades tuteladas pela Companhia de Jesus.
  • c) fugas, assassinatos de senhores e insurreições organizadas.
  • d) busca de proteção junto as autoridades judiciárias, que rejeitavam qualquer tipo de maus tratos.
  • e) conversão ao catolicismo, garantindo o fim dos castigos físicos.
#160120
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(1,0) 13 - 

Luis XIV ordenou a construção de um imenso palácio próximo à Paris, em Versalhes, para acolher a corte. Essa imensa construção foi projetada pelo arquiteto Le Vau para abrigar até 20.000 pessoas, entre nobres e serviçais. Para erguê-lo numa área pantanosa foram necessários mais de 35.000 trabalhadores (...).

BURKE, P. A fabricação do Rei: a construção da imagem pública de Luis XIV. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

O Palácio de Versalhes, na França de Luis XIV, simboliza o apogeu do Estado Absolutista, caracterizado pela:

  • a) administração centralizada
  • b) submissão das forças armadas aos poderes locais.
  • c) tributação controlada pelos senhores feudais
  • d) intensa disputa politica entre os partidos de oposição.
  • e) diversidade de sistema de leis. pesos e medidas.
#160121
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(1,0) 14 - 

A obra “A criação de Adão”, de autoria do artista Michelangelo Buonarroti, é considerada uma das mais representativas do movimento cultural conhecido como Renascimento.

O Renascimento, um movimento cultural que surgiu na Europa, entre os séculos XIV e XVI, se caracterizou pelo(a):

  • a) visão culturalista de mundo, negando as contribuições das ciências.
  • b) teocentrismo que reconhecia a submissão do homem ao Deus.
  • c) racionalismo e rejeição plena das influências religiosas.
  • d) concepção de tempo, como algo pertencente ao homem.
  • e) hedonismo, fundamentado na rejeição aos prazeres.
#160122
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(1,0) 15 - 

Noite de Natal, litoral do Haiti, 1492. Em meio a uma forte tempestade típica da região do Caribe naquela época do ano, a esquadra de três navios do navegador Cristóvão Colombo luta contra as ondas para cruzar o que hoje é conhecido como Cabo Haitiano. Uma das ondulações, no entanto, joga a nau capitânia Santa Maria, onde viajava o próprio genovês, contra os rochedos próximos à costa. Em questão de minutos, o principal navio da expedição vai a pique.

História, Em busca de Santa Maria, O Globo, 25/10/2014, p. 34.

O navio Santa Maria, construído no século XV e que fez parte da primeira expedição de Cristóvão Colombo, saiu da Espanha com o objetivo principal de:

  • a) alcançar a América, continente já explorado pelos portugueses.
  • b) propagar o protestantismo em outros continentes.
  • c) chegar as índias navegando rumo ao Ocidente
  • d) contornar a África para alcançar a Ásia.
  • e) combater os muçulmanos no litoral africano