Simulado Prefeitura de Leopoldina - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Leopoldina-MG foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Leopoldina-MG
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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- #159668
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(1,0) 1 -
“As teorias adotadas pela psicologia social para o estudo da agressão diferenciam-se no grau com que consideram a agressão como algo inato ou aprendido, na extensão com que leva em conta a influência de fatores pessoais ou situacionais como instigadores de atos agressivos e, ainda, quanto aos meios e técnicas que sugerem para o controle ou a prevenção da agressão.”
(Rodrigues, Aroldo 1999 p. 208.)
Dentre as várias definições teóricas para o conceito de agressão sob a perspectiva Freudiana, assinale a alternativa a seguir que apresenta a visão correta deste autor.
- a) Freud afirma que há três indícios libertadores da agressão, sendo o primeiro pessoas ou grupo de pessoas; o segundo objetos; e, o terceiro as diversas situações
- b) Sob a perspectiva Freudiana, agressão resulta basicamente de um instinto de luta herdado que os seres humanos compartilham com muitas outras espécies.
- c) Na visão de Freud, a energia agressiva é instintiva e não aprendida, e se não descarregada periodicamente, cresce até explodir ou até ser “aliviada” por um estímulo apropriado.
- d) De acordo com Freud os seres humanos parecem ter uma tendência inata para responder a estímulos ou situações sociais provocadoras, investindo contra eles de forma agressiva.
- #159669
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(1,0) 2 -
“Segundo Vygotsky o aprendizado está intimamente relacionado aos processos de desenvolvimento e constitui um aspecto desses processos na organização cultural e, portanto, humana das funções psicológicas.”
(Bessa, 2011, p. 87.)
De acordo com Vygotsky, em relação à aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.
I. O aprendizado, como relação do indivíduo com o ambiente sócio-histórico-cultural de que participa, desencadeia processos internos de desenvolvimento do indivíduo.
II. A aprendizagem pode ser definida como o despertar de processos de desenvolvimento no exterior do sujeito que não ocorreriam sem o seu contato com o ambiente cultural.
III. A importância do papel do outro social é relevante na visão de Vygotsky na medida em que traz à tona um conceito de sua teoria nas relações entre desenvolvimento e aprendizado: o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
- a) I.
- b) II.
- c) I e III.
- d) II e III.
- #159670
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(1,0) 3 -
“De acordo com o autor Aaron Beck (1987) muitas vezes a depressão não ocorre apenas por estressores ambientais e biológicos agudos ou crônicos. A exacerbação de traços característicos de personalidade, que podem constituir-se em mais um fator de vulnerabilidade cognitiva, também está normalmente envolvida com o início da depressão.”
(Knapp, 2004, p. 177.)
Considerando a teoria da psicologia cognitiva e o autor citado anteriormente, identifique os dois tipos de personalidades diferentes influenciados de maneira diversa no surgimento da depressão.
- a) Sociopática e autônoma.
- b) Sociotrópica e autônoma.
- c) Sociopática e anancástica.
- d) Sociotrópica e anancástica.
- #159671
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(1,0) 4 -
“Kurt Lewin é reconhecido como fundador da teoria dos pequenos grupos sendo privilégio de seu trabalho os grupos e a ação em psicologia social. Pesquisou sobre os aspectos psicológicos envolvidos na mudança social, as forças que impulsionam ou que resistem à mudança nos pequenos grupos.”
(Miranda, 2000, p. 12.)
Para Lewin, a postura de uma aprendizagem social ativa e participativa se articula em três ideias essenciais:
I. A importância do papel ativo do indivíduo na descoberta do conhecimento.
II. A importância de uma abordagem compreensiva na intervenção, que inclua aspectos cognitivos e afetivos.
III. A importância da adaptação social, no sentido não de um conformismo social, mas, sim, no de se comprometer com as mudanças sociais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
- a) I, II e III.
- b) III, apenas.
- c) I e II, apenas.
- d) II e III, apenas.
- #159672
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(1,0) 5 -
A fobia social é um estado de medo intenso e persistente, apresentado por uma pessoa ao ser exposta a determinadas situações sociais nas quais deduz que possa ser negativamente criticada, desaprovada ou rejeitada em função de algum comportamento seu. Em relação à fobia social e à psicoterapia funcional analítica, analise as afirmativas a seguir.
I. Com pacientes que apresentam quadro de fobia social, a psicoterapia deve gerar situações de exposições do paciente à estimulação fóbica, sendo altamente desejável que o estímulo evocador seja apresentado ao vivo e em uma intensidade suportável, promovendo, então, a extinção e a habituação.
II. Com pacientes que apresentam quadro de fobia social, a psicoterapia deve evitar situações de exposições do paciente à estimulação fóbica, sendo negativamente aceitável pelo paciente esse evento estressor, comprometendo, assim, a relação terapêutica, possibilitando ao paciente um comportamento de esquivar-se dessa situação ou fugir dela.
III. Com pacientes que apresentam quadro de fobia social a psicoterapia deve gerar situações de exposições do paciente à estimulação fóbica, sendo altamente desejável pelo terapeuta e paciente esse evento estressor, possibilitando uma boa relação terapêutica e impossibilitando ao paciente uma situação de esquivar-se dessa situação ou fugir dela.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
- a) I.
- b) I e II.
- c) I e III.
- d) II e III.
- #159673
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(1,0) 6 -
“O termo ‘condição feminina’ remete-nos à indagação: o que é ser mulher e que implicações decorrem desse fato. O que se pretende problematizar quando falamos de condição feminina é a complexidade do ser mulher em diversos contextos sócio-históricos, em distintas culturas, em que a apropriação de diferentes significados identitários e de papéis sociais parece invalidar a existência de uma única vivência feminina.”
(Almeida, 2006, p. 215.)
De acordo com a afirmativa anterior, pensar em “diversidade” neste contexto significa:
- a) Implica em pensar em um único lugar para a mulher no mundo, esquecendo que apesar da diversidade, as experiências femininas têm algo em comum, ou seja, são construídas e significadas socialmente em relação ao sexo oposto.
- b) Implica em questionar que a mulher é sempre pensada em relação a um outro, que é o tipo humano absoluto, ou seja, o masculino. A mulher não se vê, portanto, como sujeito de si. O modelo patriarcal impõe a ela a condição de objeto.
- c) Implica em refletir que o sexo diz respeito às características fisiológicas e de reprodução. Essa diversidade é uma forma simbolizada de identificar, agrupar e compreender o conjunto normativo de ações e papéis atribuídos aos homens e às mulheres em uma dada sociedade.
- d) Implica questionar o que é ser mulher ocidental ou oriental, pobre e asiática, pobre e brasileira, rica e americana, deficiente e negra etc. Ficando claro que a situação econômica, geográfica, o contexto sócio-histórico, político e cultural, a raça, a etnia, a afiliação religiosa e a idade são dimensões fundamentais para compreender o ser mulher.
- #159674
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(1,0) 7 -
“A resistência dos clientes à psicoterapia é um fato universal e comum a todas as abordagens. Normalmente, a pessoa imagina algumas possibilidades, como a punição pela apresentação ou pela revelação de comportamentos-queixa ao terapeuta, assim como a perda de controle sobre o seu ambiente e a si mesma, bem como a perda de reforçadores gerados por sua conduta inadequada.”
(BERNARD, Rangé 2001, p. 20.)
Em relação ao processo psicoterápico mencionado anteriormente, assinale a afirmativa INCORRETA.
- a) A análise da relação terapêutica estabelecida é uma estratégia importante em relação ao processo do cliente em resistir à terapia, assim como quebrar essa resistência, tornando-se mais consciente de seus comportamentos.
- b) Uma vez que o terapeuta possa entender, em cada caso, como se configura o comportamento de resistir do seu cliente, poderá ajudá-lo tanto a quebrar essa resistência imediata quanto também a tornar-se mais consciente de seus padrões comportamentais.
- c) A análise da relação terapêutica estabelecida é uma das estratégias existentes em relação ao processo do cliente em resistir à terapia, considerando que o comportamento de resistir inconsciente torna-se mais acessível e, assim, consciente durante as sessões psicoterápicas.
- d) O comportamento de resistir decorre da exposição do indivíduo a uma situação com possibilidades de ocorrerem contingências aversivas; em se tratando da psicoterapia, a pessoa imagina uma punição diante de certos comportamentos que serão queixados por ela durante as sessões terapêuticas.
- #159675
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(1,0) 8 -
“A teoria psicanalítica do desenvolvimento leva em consideração todos os aspectos do desenvolvimento do caráter, ou seja, da personalidade do seres humanos. Para Freud existem dois aspectos principais e que a maioria dos aspectos significativos da personalidade posterior são formados até o final dos primeiros cinco anos de vida do indivíduo.”
(Lawrence A. Pervin e Oliver P. p. 92.)
Considerando a visão de Freud sobre o desenvolvimento e a personalidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O primeiro aspecto considerado importante para Freud em relação ao desenvolvimento é que o indivíduo avança através de estágios deste processo.
( ) O segundo aspecto considerado importante para Freud em relação ao desenvolvimento enfatiza a importância de eventos passados para todo o comportamento posterior.
( ) A teoria psicanalítica do desenvolvimento de processos de pensamento concentra-se na mudança dos processos primários de pensamento para o processo de pensamento secundário.
( ) A parte mais significativa da teoria psicanalítica diz respeito ao desenvolvimento dos instintos, sendo estes estados de tensão corporal, que tendem a se concentrar em certas regiões do corpo.
A sequência está correta em
- a) F, V, V, F.
- b) V, V, F, F.
- c) F, F, V, V.
- d) V, V, V, V.
- #159676
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(1,0) 9 -
“A primeira entrevista é a primeira etapa do processo psicodiagnóstico; possui diversos objetivos e pode ser realizada em uma única vez ou em vários encontros. A primeira entrevista pode ser um momento mais curto e centralizada na descrição daquilo que causa preocupação no momento, assim como uma segunda entrevista pode ser o mais indicado para encontrar com o cliente menos tenso e mais colaborador no processo psicodiagnóstico.”
(ARZENO, Garcia 1995, p. 36.)
Diante de um processo de entrevista psicológica, analise as afirmativas a seguir.
I. No início da primeira entrevista, nossas perguntas devem ser mínimas para dar mais liberdade ao sujeito ou casal de pais mas, à medida que formos elaborando hipóteses presuntivas sobre o que estiver ocorrendo, será imprescindível fazer comentários e perguntas pertinentes.
II. Se o nível de ansiedade dos pais ou de um adulto for muito alto ao chegar para a primeira entrevista (seja essa ansiedade persecutória, depressiva ou confusional), torna-se difícil manter um clima ideal de trabalho.
III. A “estratégia” muitas vezes é comum em uma primeira entrevista psicológica; esta refere-se a uma dinâmica da entrevista previamente planejada. Já o motivo da consulta vai guiar a nossa busca, tornando-se conveniente explorar detalhadamente as áreas específicas com ela relacionadas, transformando, assim, o primeiro encontro em um inquérito persecutório.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
- a) III.
- b) I e II.
- c) I e III.
- d) II e III.
- #159677
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(1,0) 10 -
De acordo com Strey (1998, apud Bonin p. 58), sobre “Indivíduo Cultura e Sociedade” para compreender o ser humano, além de estudar seu corpo e sua origem animal, é necessário pesquisar, principalmente, como ele se constitui em um contexto sociocultural. Considerando o enunciado anterior, analise as afirmativas sobre “Indivíduo Cultura e Sociedade”, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Cada indivíduo, ao nascer, constrói um sistema social através de seu encontro com as gerações já existentes e que é assimilado por meio de inter-relações sociais.
( ) A primeira comunicação da criança recém-nascida com o outro seria através do choro. Esta ainda é uma expressão direta do estado afetivo da criança não sendo, contudo, uma comunicação que envolva, neste momento, uma representação mental.
( ) A sociedade com suas instituições, crenças e costumes não paira acima dos indivíduos, mas, sim, é constituída por indivíduos. Trata-se de colocar a sociedade acima do ser humano unicamente, sendo uma rede de inter-relações individuais em constante mobilidade.
( ) Cada indivíduo pode ser considerado como um nó em uma extensa rede de inter-relações em movimento. O ser humano desenvolve, através dessas relações, um “eu” ou pessoa (self), isto é, um autocontrole “egoico”, que é um aspecto do “eu” no qual o indivíduo se controla pela autoinstrução falada, de acordo com a sua autoimagem ou imagem de si próprio.
A sequência está correta em
- a) F, V, F, V.
- b) V, F, V, F.
- c) F, F, V, V.
- d) V, V, F, F.
- #159678
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(1,0) 11 -
Nos termos das regras de conduta ético-profissional, é dever do advogado, EXCETO:
- a) Desaconselhar lides temerárias, a partir de um juízo preliminar de viabilidade jurídica.
- b) Ingressar ou atuar em pleitos administrativos ou judiciais perante autoridades com as quais tenha vínculos negociais ou familiares.
- c) Estimular, a qualquer tempo, a conciliação e a mediação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível, a instauração de litígios.
- d) Preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo caráter de essencialidade e indispensabilidade da advocacia.
- #159679
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(1,0) 12 -
Em relação ao controle da administração pública, é correto afirmar que:
- a) A anulação judicial de um ato do Poder Executivo é exercício do poder de autotutela.
- b) A revogação pressupõe a retirada de um ato administrativo praticado com desvio de finalidade.
- c) O controle exercido sobre os atos municipais pelo Tribunal de Contas classifica-se como externo.
- d) A supervisão exercida pela administração direta sobre as entidades administrativas decorre da hierarquia.
- #159680
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(1,0) 13 -
Nos termos do Decreto-lei nº 3.365/41, considera-se casos de utilidade pública para fins de desapropriação comum, EXCETO:
- a) A reforma agrária.
- b) A salubridade pública.
- c) A conservação dos serviços públicos.
- d) O socorro público em caso de calamidade.
- #159681
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(1,0) 14 -
“Nos termos da Lei nº 12.016/09, quanto ao mandado de segurança, quando, a requerimento de pessoa jurídica de direito público interessada ou do Ministério Público e para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas, o presidente do tribunal ao qual couber o conhecimento do respectivo recurso suspender, em decisão fundamentada, a execução da liminar e da sentença, dessa decisão caberá agravo, _______ efeito suspensivo, no prazo de ______ dias, que será levado a julgamento na sessão seguinte à sua interposição.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
- a) com / dez
- b) sem / dez
- c) com / cinco
- d) sem / cinco
- #159682
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(1,0) 15 -
Nos termos da Lei nº 4.717/65, quanto à ação popular, é correto afirmar que:
- a) O vício de finalidade fica caracterizado quando o ato não se incluir nas atribuições legais do agente que o praticou.
- b) A ilegalidade do objeto ocorre quando o resultado do ato importa em violação de lei, regulamento ou outro ato normativo.
- c) O vício de forma se verifica quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto na regra de competência.
- d) A incompetência consiste na omissão ou na observância incompleta ou irregular de formalidades indispensáveis à existência ou seriedade do ato.